Yodafar- efeitos secundários perigosos?!! | De Mãe para Mãe

Yodafar- efeitos secundários perigosos?!!

Responda
27 mensagens
sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Olá a todas. Podem dizer-me se estão a tomar o Yodafar? Pergunto isto porque sei que desde há alguns anos que o Yodafar tem sido receitado por alguns médicos, juntamente com o ácido fólico mas hoje constatei uma coisa da qual já desconfiava. Se calhar é só coisas da minha cabeça mas na dúvida acho melhor expor o assunto. Então é assim: no início deste ano fiquei grávida e a minha médica mandou-me tomar o folicil e o yodafar. O folicil já tomava há algum tempo e, curiosamente, uns dias depois de ter começado a tomar o yodafar sofri um aborto espontâneo. Na altura comentei com a enfermeira mas ela disse-me que era "normal" haver abortos na primeira gravidez, etc, etc. Ok, o tempo passou e finalmente em setembro voltei a ter o meu positivo. Contudo esta semana receitaram-me novamente o yodafar e eu fiquei de pé atrás e achei melhor não tomar. Contudo, e tendo em conta a insistência dos médicos de que previne isto e aquilo, acabei por começar a tomar ontem. Hoje de manhã acordei com algumas dores tipo menstruais e quando fui fazer xixi (desculpem a descrição tão pormenorizada) reparei que o papel ficou sujo com uma espécie de corrimento castanho/ avermelhado, igual ao que tive quando comecei a abortar. Resumindo, mais uma vez, acredito que o Yodafar esteja relacionado. Hoje já não irei tomar e se continuar com este corrimento e dores irei ao hospital ou falar com a minha médica. No fundo o que pretendo saber é se alguma de vocês passou por isto ou se confiam neste medicamento. (Desculpem lá o testamento)

deia_mama -
Offline
Desde 18 Fev 2014

Eu tomei desde as 4 semanas de gravidez e continuo a tomar e não noto nada de diferente..

Sobre deia_mama

1º Positivo a 4 de Setembro de 2016 Espertalhão
1ª Ecografia a 14 de Outubro de 2016 (com 10 semanas e 3 dias)
2ª Ecografia a 27 de Outubro de 2016 (com 12 semanas e 2 dias) Perfeitinho Sonhador
Ecografia morfológica a 28 de Dezembro 2016 (com 21 semanas e 1 dia) It's a Boy!

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Estou a tomar desde as 9 semanas, juntamente com o folicil e magnesio e tudo tranquilo

Betamox -
Offline
Desde 03 Maio 2016

Olá Sofia, comecei a tomar folicil e yodafar desde que disse à minha médica que pretendia engravidar novamente e nunca tive problemas.

Katiee -
Offline
Desde 30 Maio 2015

Nunca me aconteceu tal coisa..

Sobre Katiee

Agosto 2014- AE Triste
Inicio dos treinos- Outubro 2014
FINALMENTE POSITIVO - 5 de junho 2016 * <3
4-02-2017 nascimento da minha princesa Maiara <3

Maedanonô -
Offline
Desde 06 Set 2016

Tomo desde a 7 semana de gravidez e nao aconteceu nada.
Penso que se fosse abortivo nao receitavam ...

Ansiosos pelo nosso bebé.

KikasB -
Offline
Desde 03 Maio 2015

Olá eu tomei durante toda a gravidez e não tive nada de anormal como refere.
Se fosse medicamento abortivo não receitavam assim o acho.

MLuis -
Offline
Desde 23 Out 2007

É um suplemento de iodo, pode optar por tomar vitaminas (centrum materna etc) que já tem na sua constituição ou suplementar a alimentação com iodo (sal iodado, ovos, marisco, peixe etc).
Na gravidez do meu filho não tomei (apenas vitaminas), mas tomei na gravidez da minha filha e no aborto que tive tb. Não vejo ligação, mas tire as dúvidas com o médico

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Obrigada pelas respostas, não digo que seja abortivo mas apenas achei coincidência e queria apenas ver se alguém teria passado pelo mesmo. Irei informar-me melhor com a médica e sobre as vitaminas referidas. Obrigada

Desde 14 Jun 2016

Também estou a tomar o yodafar, primeiramente em conjunto com o folicil e agora em conjunto com o folifer e não sofri qualquer efeito secundário. No seu lugar falava com a medica ou, tendo em conta o que se passou, ligava para a saúde 24 ou ia directamente ao hospital para poder ficar mais descansada.

Vanda Teixeira Matos

cmts -
Offline
Desde 07 Abr 2012

Eu estou a tomar desde início e não tenho notado nada de diferente

Eternamente -
Offline
Desde 19 Jan 2011

Olá eu tb tomo desde de cedo e não tive qualquer sintoma. Mas como as outras mamãs disseram, fale com um profissional de saúde sobre esse assunto e ficará mais descansada.

Sorrisos felizes

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

É óbvio que não vão receitar um medicamento abortivo. Eu tomei.

pinkpeonies -
Offline
Desde 04 Mar 2008

Por acaso, passei por dois abortos e tomava yodofar. Mas nunca relacionei uma coisa com a outra.

O que é certo, é que eu faço reacção alérgica ao medicamento. Fico com borbulhas e comichão. A GO, dizia que não era do yodofar, mas a médica de família disse me que já tinha tido casos de alergia ao medicamento, aconselhou me a parar e suplementar a alimentação com o sal iodado.
Quando disse à GO, ela disse que nao havia problema, que o sal iodado fazia o mesmo que o medicamento...
Fiquei sem perceber porque nos receitam suplementos, quando conseguimos o mesmo efeito de forma mais natural...

Cátia R. Silva -
Offline
Desde 31 Maio 2012

mamã, eu desta vez resolvi não tomar por iniciativa própria..e bati o pe com a médica, porque, em 1o lugar da minha filha mais velha não havia nada disso e eu passei uma gravidez espctacular e tive uma filha perfeitinha! Na 2a gravidez a médica apresentou-me o yodafar e eu la comecei a tomar...bem...eu passei tão mal mas tão mal com enjoos provocados pelo medicamento que nem me levantar da cama conseguia...ja para não falar que me alterou as tensões! Nesta gravidez quem manda sou eu e não a médica...e o meu pimpolho ta enoooooorme e saudavel!!

Matilde:Positivo: 20/3/12
Dpp: 4/12/12 Dp: 22-11-2012
Beatriz:Positivo: 12/02/2015
Dpp: 23/10/2015 Dp:15-10-2015
João:Dp:22-01-2017

Cátia R. Silva -
Offline
Desde 31 Maio 2012

Mas abortivo de certeza que não é mamã!! Senão eles nem colocariam no mercado! Agora no meu caso eu tive efeitos secundários, mas de qualquer maneira são raros. Experimente pois todas as gravidezes são diferentes. Eu falei na minha experiencia e opção pessoal Piscar o olho

Matilde:Positivo: 20/3/12
Dpp: 4/12/12 Dp: 22-11-2012
Beatriz:Positivo: 12/02/2015
Dpp: 23/10/2015 Dp:15-10-2015
João:Dp:22-01-2017

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Se praticamente todas as grávidas atualmente tomam iodo, é evidente que quem tem abortos também o está o tonar...assim como as que têm gravidezes perfeitamente normais. No seu caso, será apenas uma coincidência infeliz.
Pode acontecer é efeitos secundários desagradáveis, eu por ex. Dei me mal com o nausefe e tive de deixar de o tomAr.

Marlene Pires A... -
Offline
Desde 23 Set 2016

Eu também tomo o iodafar desde as 6 semanas e não noto nada de diferente.

Ariel Ab

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Não disse que era abortivo, tal como já referi apenas achei coincidência e pelos vistos há, de facto, pessoas que preferem não o tomar. Hoje já não tomei e não tive os tais sintomas... lá está. Quinta-feira tenho consulta e irei falar no assunto com a médica. Obrigada a todas pelas opiniões

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Olá. Eu também tomei yodofar junto com folicil mesmo antes de engravidar... não notei nada. Julgo que essa indicação da DGS é recente (poucos anos), ie, antes ninguém tomava... fizeste análises à tiroide? Talvez fosse importante fazê-las para ver se necessitas verdadeiramente de iodo ou se o seu excesso pode ser prejudicial.

XANDRINA PEREIRA -
Offline
Desde 27 Maio 2011

Coincidência ou nao desde que comecei a tomar yodafar,comecei a me sentir mal e tive um aborto pode ter sido ou não, mas de uma próxima nao vou tomar .

16-10-2016 - Perdi a minha estrelinha
16-06-2017 - Perdi a minha estrelinha

vsanto -
Offline
Desde 15 Jun 2016

Tomo desde a 9ª semana e tudo tranquilo!
Andei enjoada e com vómitos foi quando tive que tomar antibiótico para a infeção urinária.

Yara FS -
Offline
Desde 09 Maio 2016

Mas há algum estudo sério que indique que o Yodafar está relacionado com abortos? Eu tomei na gravidez inteira e está a correr tudo bem.

Betamox -
Offline
Desde 03 Maio 2016

Claro que não Yara.

Se houvesse, os médicos não indicariam este suplemento para as grávidas tomarem!

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Xandrina Pereira lamento muito pela tua perda e mais uma vez, tal como eu desconfiava, sofri mais um aborto assim que comecei a tomar o yodafar. pelos vistos aconteceu o mesmo contigo. Não vou alongar mais este assunto mas já começa a ser muita coincidência. Contudo já tenho consulta marcada para dar inicio a análises e exames mais profundos para ver o que se passou pois não quero alarmar ninguém aqui que toma e dá-se bem com o yodafar.

XANDRINA PEREIRA -
Offline
Desde 27 Maio 2011

Sofia G. Mendes , sim eu também vou fazer exames , nao somos todas iguais a reacção ao produto nao é igual em toda a gente uns fazem reacção outos não, secalhar nos tivemos azar . Por opção na próxima gravidez nao tomarei este produto . Bjx

16-10-2016 - Perdi a minha estrelinha
16-06-2017 - Perdi a minha estrelinha

Flop -
Offline
Desde 06 Abr 2016

Ola a Todas!!

Tive 3 perdas mas não creio que esteja relacionado com este medicamento. Há pouco tempo tive luz verde para voltar a tentar e a GO disse que para substituir essa medicação por sal iodado, ou seja, em vez de cozinharmos com sal marinho ou outros, cozinhamos os alimentos com este sal que é enriquecido em iodo.
Beijinhos

Sobre Flop

Setembro 2014 - AR com curetagem
Abril 2015 - Grav Anemb c/ curetagem
Julho 2015- Histeroscopia cirúrgica para remoção de restos ovulares
Maio 2016 - AR com aspiração

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?