Escola - A Novela continua | De Mãe para Mãe

Escola - A Novela continua

Responda
102 mensagens
carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Olá mamãs,
Decidi abrir mais um tópico sobre este assunto, porque isto é bom demais e precisa de atenção.
Eu quero dar-vos motivos para rir e alegrar o vosso dia. Apesar de eu ontem ter tido um momento em que já só chorava, tal é o estado de stress e precisava de descarregar.
Ja nem sei em que ponto tinha ficado este asunto no outro post, mas vou tentar resumir a ultima semana.
Entao… o Henrique, apesar de todos os nossos esforços diários, ainda nao controla o cocó.
E com a ida para a escola, mudança, psicológico, stress, etc, a resposta/reacao dele é fazer coco nas cuecas de manha.
E a escola começou a dizer que nao o podem mudar, por nao têm pessoas, por causa do Covid etc.
Entao a solucao encontrada foi, ligarem-nos e nós irmos la a escola limpá-lo e mudá-lo. Apesar de isto ser muito cansativo e complicado para nós, mas nao tinhamos opcao. Azar o nosso, é a vida. Tinhamos que nos arranjar entre os dois e o trabalho.
Ora, que na 3f, o Henrique fez cocó. E nao nos informaram. Quando a ama chegou às 15h, estava com as cuecs cheias de cocó. À noite, só chorava porque tinha o rabo assado e vermelho e estava cheio de dores. Nao nos deixava mexer.
E ele tinha roupa lavada na mochila….
Nesse mesmo dia, quando a ama chegou, ele estava com a sweat 100% encharcada em agua. Eu confirmei quando cheguei ao final do dia. Nao havia 1cm de tecido seco. Mas a restante roupa estava seca.
Dizem que foi a seguir ao almoço que a lavar as maos se molhou (????). Ninguém viu? Ninguém o obrigou a parar? Como se conseguiu molhar daquela forma, so a camisola, nao foi repreendido, etc?
Sabem o que fizeram? Nada….
Nao o mudaram e ficou assim encharcado até a ama o ir buscar. E so o mudaram na rua, quando ela chegou.
Na cantina, queixam-se que ele nao come.
Estamos a falar de massa, arroz, tortilha que ele adora. Em casa come tudo e come sozinho. Na escola nao.
E dizem que nao podem estar a tomar conta das crianças um a um a ver se comem.
Estamos a falar de uma criança que nunca esteve na escola, faz hoje 2 semanas que começou, o catering é externo sem ninguem da escola conhecido, a comida deve ser diferente, mais a lingua, etc etc… ja sabem!
Isto foi a gota de agua, depois de 1,5 semana de escola, com uma pressao terrivel diaria sobre nós.
Nós sempre perguntámos o que é que podemos fazer mais, e nunca nos deram soluçoes nem ajudas.
Simplesmente dizem que ja fazem mais do que devem.
Ontem, depois de uma discussao com o director de manha pessoalmente na escola, e de outra discussao ao telefone com um auxiliar (que decidiu implicar comigo cada vez que me apanha no telefone), quando a ama o foi buscar à tarde, vieram queixar-se e voltar a implicar com ela, porque o Henrique quando estava a brincar na rua, pegou em areia e atirou para cima da cabeça dele…. Que era inaceitável
(What’s the fucking problem???????????????????????????
E qual a necessidade de vir discutir sobre isto?)
O director da escola, diz que em 30 anos de vida profissional, nunca viu nada assim. Nunca teve um caso assim.
Em paralelo, sempre que falámos com a professora, nas calmas e tranquilamente, ela disse-nos que o Henrique é sociável, da-se com todos, todos o aceitam bem, que por vezes tem que lhe explicar que agora nao pode brincar com os carros porque é hora de ir desenhar (adaptaçao às rotinas e regras, normal para um criança que nunca esteva na escola), mas que ele comprende, que vai percebendo. Tranquilamente e sem stresses.
Alguém me explica esta perseguiçao do director e funcionario da escola?
O nosso filho é assim tao anormal?
Eu ja me questionei se o problema é meu!
Mas desculpem a falta de modéstia, mas quando eu comparo o meu filho com os outros miudos das minhas amigas ou mesmo do condomio onde vivemos, é o mais educado e calmo.
E nao estou a exagerar.
E tendo em conta as mudanças que está a ter este ano, nao se pode pedir mais.
A única coisa que eu esperava da escola era algum apoio com o cocó e com a comida. Porque nao podemos forçar nem controlar…
Isto foi a gota de água e claro que nao vai mais a esta escola.
Ontem mesmo tive que fazer noitada a trabalhar para compensar a falha durante o dia, com as discussoes e fui visitar uma segunda escola privada, completamente diferente da primeira (lembram-se que era um regimento militar e académico?), onde sem eu abrir a boca, informaram que o objetivo é o acompanhamento individual do aluno e da personalidade. Têm pessoas dedicadas aos alunos que têm necesidades especiais (sejam de deficiencia ou capacidades extraordinarias), têm casas de banho em cada sala de aula (qd vi isto, apeteceu-me chorar! Na escola atual é fora do edificio da aula. Um barraco sem portas e onde esta a mesma temperatura da rua...).
E até me mostraram uma aula onde eu por minha iniciativa perguntei porque estavam duas professoras enquanto nas outras so estava uma.
Ao que me disseram que a que estava atrás dos alunos, estava a acompanhar um aluno que tem problemas complexos, e de facto eu vi o aluno que estava completamente a leste da restante turma.
E ao almoço as professoras estao com os alunos na cantina, que é ao lado das salas de aula, que têm a cozinha incorporada, onde todos os días a comida é feita la.
Etc etc etc.
Uma perfeiçao! Tudo aparentemente perfeito.
Depois de ela mostrar tudo e falar, falei eu e apresentei os supostos “problemas” do Henrique com o cocó e com a comida.
E prometeu-me que eu podía ficar descansada.
Claro que ela quer é vender uma inscriçao e me ia dizer que sim a tudo.
Eu sou uma pessoa positiva e esperançosa. E quero acreditar que isto nao passou de uma péssima experiencia.
Mas neste momento nao acredito em nada nem em ninguem. So com o passar do tempo e ao ver os resultados.
O Henrique vai sofre MAIS UMA mudança e adaptacao, mas temos que seguir em frente e procurar sempre o melhor.
Nem que isso nos custe 600 euros por mês…. (e os que nao podem pagar???)
Ah! E fazem sesta a seguir ao almoço! E em vez de almoçarem as 14h, almoçam as 12h30m.
De manha so falam Inglês e à tarde só falam espanhol. 50-50.
Eu preciso mesmo que isto resulte bem! Estou totalmente deprimida com esta situaçao.
Claro que vamos apresentar a nossa situacao e fazer queixa desta escola em todo os sitios que pudermos.
Para terminar, penso muito nas crianças que em casa nao têm amor/carinho/atençao e estao ali naquela escola, onde tb nao podem ser crianças.

Anacapel -
Offline
Desde 19 Jul 2017

Olá Carla. Essa escola nova parece tudo que procura. Em relação à outra estou sem palavras é mesmo de bradar aos céus e se fosse eu fazia queixa nas entidades competentes.

Desde 24 Maio 2017

Oh Carla eu não acompanhei o outro tópico mas li tudo o que escreveste e estou incrédula desde o primeiro ponto. Não podem mudar a criança e os pais têm que ir à escola mudar?! Mas o que é isto? Eu nunca ouvi o semelhante. Nem cabe na cabeça de ninguém o semelhante. Tu informa-te bem sobre essas condições que te estão a dar e faz queixa nas entidades competentes! E desculpa, mas, onde é a escola? Que é para eu nunca na vida pôr lá um filho meu!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Anacapel escreveu:
Olá Carla. Essa escola nova parece tudo que procura. Em relação à outra estou sem palavras é mesmo de bradar aos céus e se fosse eu fazia queixa nas entidades competentes.

Sim, vamos fazer. Mas só a partir da próxima semana porque amanha ainda tenho que ir a esta escola para anular inscricao. Até nao vou discutir mais, nem fazer mais barulho.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

SílviaSantosMarques escreveu:
Oh Carla eu não acompanhei o outro tópico mas li tudo o que escreveste e estou incrédula desde o primeiro ponto. Não podem mudar a criança e os pais têm que ir à escola mudar?! Mas o que é isto? Eu nunca ouvi o semelhante. Nem cabe na cabeça de ninguém o semelhante. Tu informa-te bem sobre essas condições que te estão a dar e faz queixa nas entidades competentes! E desculpa, mas, onde é a escola? Que é para eu nunca na vida pôr lá um filho meu!

Olá Silvia, chegámos a Espanh há um mês e meio...
Ainda nem estamos totalmente adaptados ao novo país e sistemas e levamos com isto. Nao consigo perceber se é da escola, se é do sistema espanhol.

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Olá Carla tenho acompanhado os seus tópicos mas não tenho comentado porque tenho 0 experiência e acho que há aqui pessoas mais capacitadas para a aconselhar.
Só queria mesmo deixar uma palavra de conforto, acho que essa escola é mesmo terrível, só precisavam de dar apoio à criança e a coisa provavelmente resolvia se bem.
Nem quero imaginar o que é esse tipo de "perseguição" não faz sentido nenhum deixarem o menino sujo, molhado, a função deles é cuidar das crianças, chega a ser uma crueldade com o menino.
Fez muito bem tira lo de lá.
São tantas mudanças para um menino tão pequeno mas não tenho dúvidas que na escola certa com o devido apoio ele vai se adaptar perfeitamente.
Espero que corra tudo bem na nova escola.
Força 😘

B.love -
Offline
Desde 26 Fev 2018

Força, Carla, acho que tomou a melhor decisão!

A escola deveria ser uma instituição para apoiar as crianças e as famílias, trabalharem em colaboração para o seu melhor desenvolvimento. É inacreditável a experiencia que teve nessa escola, espero que a sua queixa mude algo para melhor e que nem todas as escolas públicas espanholas sejam assim. Ah! E espero que os miúdos espanhóis não andem a ser inibidos de ser crianças (e que brinquem com areia e terra, ainda que seja a atirar para cima da própria cabeça!).

Espero que tudo corra bem na nova escola e que em conjunto consigam ultrapassar os desafios que têm tido com o cocó, comida, etc. Tudo de bom!

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Credo, que horror mesmo! Como é possível não mudarem a criança? Desumano mesmo...
Vai correr bem nesta nova escola , vais ver!
É para isso q trabalhamos , para dar o melhor aos nossos filhos . Não lamentes o dinheiro
Beijinhos

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Essas pessoas nessa escola é que não estão no seu perfeito juizo, só pode. Quantas crianças não fazem cocó nas cuecas depois do desfralde? Que criança não se molham a lavar as mãos? Quantas não resistem a comer? Quantas não atira areia à sua cabeça? Acho que só um boneco e não uma criança. A atitude deles, essa sim não é normal e é cruel. Fazes bem em tirá-lo e procurar uma escola amiga de crianças e não bonecos.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Leticia _29 escreveu:
Olá Carla tenho acompanhado os seus tópicos mas não tenho comentado porque tenho 0 experiência e acho que há aqui pessoas mais capacitadas para a aconselhar.
Só queria mesmo deixar uma palavra de conforto, acho que essa escola é mesmo terrível, só precisavam de dar apoio à criança e a coisa provavelmente resolvia se bem.
Nem quero imaginar o que é esse tipo de "perseguição" não faz sentido nenhum deixarem o menino sujo, molhado, a função deles é cuidar das crianças, chega a ser uma crueldade com o menino.
Fez muito bem tira lo de lá.
São tantas mudanças para um menino tão pequeno mas não tenho dúvidas que na escola certa com o devido apoio ele vai se adaptar perfeitamente.
Espero que corra tudo bem na nova escola.
Força 😘

Obrigada!
Muito bem se tem portado ele!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

B.love escreveu:
Força, Carla, acho que tomou a melhor decisão!
A escola deveria ser uma instituição para apoiar as crianças e as famílias, trabalharem em colaboração para o seu melhor desenvolvimento. É inacreditável a experiencia que teve nessa escola, espero que a sua queixa mude algo para melhor e que nem todas as escolas públicas espanholas sejam assim. Ah! E espero que os miúdos espanhóis não andem a ser inibidos de ser crianças (e que brinquem com areia e terra, ainda que seja a atirar para cima da própria cabeça!).
Espero que tudo corra bem na nova escola e que em conjunto consigam ultrapassar os desafios que têm tido com o cocó, comida, etc. Tudo de bom!

Espero que nao seja geral aqui em Espanha e que seja apenas um caso isolado. De qualquer modo nao vou deixar passar em branco. Se ajudar a que alguma coisa mude para melhor, ficaria muito contente.

Teresa.A -
Online
Desde 28 Nov 2019

Estou horrorizada! Deixar um miúdo de 3 anos com cocó e molhado é inaceitável. Que raio de escola essa. Como já sugeriram, acho que devia apresentar queixa.
E agora vai correr bem! Essa escola parece ter tudo o que procura.
E o Henrique vai-se adaptar bem rápido. Até porque vai mudar para melhor 🍀

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

É melhor fazer mesmo queixa em todo o lado, porque não me admirava nada que esse discurso do "nunca vi nada assim" fosse repetido a vários pais. Eu estou um bocado confusa com essa politica dos cocós, se ele fosse à sanita sem acidentes, não ia ninguém limpar-lhe o rabo por causa do covid? A uma criança de 3 anos? E é possível que a comida do catering soubesse mal, especialmente habituado a comida caseira.

É mais uma adaptação mas é melhor adaptar-se a uma segunda escola do que a ser maltratado.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ana Maria Costa1 escreveu:
Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Também não me espanta o horário de almoço. Até já sabia antes de vir para cá.
Mas fiquei muito contente por encontrar uma escola que vai mais de encontro aos nossos costumes.
Almoçar as 14h em Portugal?
Se for aos restaurante a essa hora, estao cheios de gente. Eu propria fazia isso muitas vezes.
Mas dormia até as 11h ou 12h, e podia comer sempre que me apetecia. As criança na escola nao podem comer qd lhes apetece. Têm hora marcada. E se por acaso houve um dia em que nao lhes apeteceu comer de manha ou comeram menos (que acontece até a nos), vao ter que esperar até à hora definida. Estejam esfomeados ou nao.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ansha escreveu:
Credo, que horror mesmo! Como é possível não mudarem a criança? Desumano mesmo...
Vai correr bem nesta nova escola , vais ver!
É para isso q trabalhamos , para dar o melhor aos nossos filhos . Não lamentes o dinheiro
Beijinhos

Sim, ja nao lamento.
No inicio tinham-me avisado que isto poderia acontecer. Mas quis acreditar que seria uma boa escola.
Nao é.
Quero é o bem estar dele.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Nem vou discutir que essa escola está a ser pessimamente dirigida, porque é algo bastante óbvio. Se calhar é por isso que era a única com vagas... quero acreditar que seja mais a exceção do que a regra das pré-escolas espanholas.
Mas também a aconselho a não se precipitar na escolha da escola privada. Aquilo que a incomodava antes nessa escola (a excessiva rigidez dos horários, a introdução de mais uma língua, para além do espanhol, o currículo muito centrado nas competências académicas,...) mantém-se. Agora não está a pensar nisso porque está desesperada por uma alternativa, mas releia o que escreveu na altura...nesse aspeto, nada mudou...Sinceramente, temo que daqui a umas semanas se possa sentir de novo frustrada. Sobretudo a questão da língua preocupar-me-ia, acho excessivo o Henrique ter de aprender duas línguas novas em simultâneo. E será que nessa escola toleram que a criança atire areia para a cabeça? Pode estar a sair de uma má experiência (mas onde o menino, apesar de tudo, andava contente), para uma orientada mais para os pais do que para as crianças.
O meu conselho é que pondere várias alternativas. Não há escolas perfeitas, mas há escolas que se aproximam mais do que consideramos essencial. E sendo privadas, certamente há a oferta de modelos pedagógicos diferenciados.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

fmmartins escreveu:
Essas pessoas nessa escola é que não estão no seu perfeito juizo, só pode. Quantas crianças não fazem cocó nas cuecas depois do desfralde? Que criança não se molham a lavar as mãos? Quantas não resistem a comer? Quantas não atira areia à sua cabeça? Acho que só um boneco e não uma criança. A atitude deles, essa sim não é normal e é cruel. Fazes bem em tirá-lo e procurar uma escola amiga de crianças e não bonecos.

Essa é uma das minhas questoes.
Que crianças sao aquelas que passam naquela escola, para o diretor me dizer na cara, que em 30 anos de trabalho nunca tinha visto um caso (???) como o Henrique.
Nao consigo perceber.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Teresa.A escreveu:
Estou horrorizada! Deixar um miúdo de 3 anos com cocó e molhado é inaceitável. Que raio de escola essa. Como já sugeriram, acho que devia apresentar queixa.
E agora vai correr bem! Essa escola parece ter tudo o que procura.
E o Henrique vai-se adaptar bem rápido. Até porque vai mudar para melhor 🍀

Espero que sim.
Preciso que sim. Nao so por ele, mas pela minha sanidade mental!
Obrigada!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

chiclete escreveu:
É melhor fazer mesmo queixa em todo o lado, porque não me admirava nada que esse discurso do "nunca vi nada assim" fosse repetido a vários pais. Eu estou um bocado confusa com essa politica dos cocós, se ele fosse à sanita sem acidentes, não ia ninguém limpar-lhe o rabo por causa do covid? A uma criança de 3 anos? E é possível que a comida do catering soubesse mal, especialmente habituado a comida caseira.
É mais uma adaptação mas é melhor adaptar-se a uma segunda escola do que a ser maltratado.

Tens razao. Obrigada por esse reparo.
Ate amanha nao convem fazer nada, mas a partir daí vou me informar onde e o que fazer.
Tenho um colega de trabalho que tem uma irmã que trabalha numa escola publica e diz que nao é nada assim.
Portanto, estou a tentar ser mentalmente lucida e continuo a querer acreditar que é esta escola! Um caso péssimo e que nao é o sistema daqui!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

carlabrito escreveu:

Ana Maria Costa1 escreveu:Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Também não me espanta o horário de almoço. Até já sabia antes de vir para cá.
Mas fiquei muito contente por encontrar uma escola que vai mais de encontro aos nossos costumes.
Almoçar as 14h em Portugal?
Se for aos restaurante a essa hora, estao cheios de gente. Eu propria fazia isso muitas vezes.
Mas dormia até as 11h ou 12h, e podia comer sempre que me apetecia. As criança na escola nao podem comer qd lhes apetece. Têm hora marcada. E se por acaso houve um dia em que nao lhes apeteceu comer de manha ou comeram menos (que acontece até a nos), vao ter que esperar até à hora definida. Estejam esfomeados ou nao.


Nós almoçamos muitas vezes perto das 14.00 e jantamos sempre depois das 21.00 Sorriso Isso é secundário. As minhas filhas estavam habituadas a almoçar em casa perto das 13.00 e foram para a creche almoçar às 11.30. Na altura achei que ia ser horrível para se habituarem, mas foi bastante fácil, e ao fim de semana mudavam para o outro horário. Que todos os problemas fossem esses!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Ai Carla, mas que história! Estou completamente aparvalhada com o teu relato. Que horror. Pobres crianças.
Ainda bem que encontraste uma escola melhor, vai correr tudo super bem, vais ver.
Dá um abracinho bem apertado ao Henrique.
Se acham que atirar areia para a cabeça é inaceitável, deviam vir morar aqui, tinham logo uma apoplexia! 🤣 se vissem o estado de certas crianças no parque...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

guialmi escreveu:
Nem vou discutir que essa escola está a ser pessimamente dirigida, porque é algo bastante óbvio. Se calhar é por isso que era a única com vagas... quero acreditar que seja mais a exceção do que a regra das pré-escolas espanholas.
Mas também a aconselho a não se precipitar na escolha da escola privada. Aquilo que a incomodava antes nessa escola (a excessiva rigidez dos horários, a introdução de mais uma língua, para além do espanhol, o currículo muito centrado nas competências académicas,...) mantém-se. Agora não está a pensar nisso porque está desesperada por uma alternativa, mas releia o que escreveu na altura...nesse aspeto, nada mudou...Sinceramente, temo que daqui a umas semanas se possa sentir de novo frustrada. Sobretudo a questão da língua preocupar-me-ia, acho excessivo o Henrique ter de aprender duas línguas novas em simultâneo. E será que nessa escola toleram que a criança atire areia para a cabeça? Pode estar a sair de uma má experiência (mas onde o menino, apesar de tudo, andava contente), para uma orientada mais para os pais do que para as crianças.
O meu conselho é que pondere várias alternativas. Não há escolas perfeitas, mas há escolas que se aproximam mais do que consideramos essencial. E sendo privadas, certamente há a oferta de modelos pedagógicos diferenciados.

Não é a mesma escola so re a qual criou um tópico, é uma outra escola.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

guialmi escreveu:

carlabrito escreveu:
Ana Maria Costa1 escreveu:Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Também não me espanta o horário de almoço. Até já sabia antes de vir para cá.
Mas fiquei muito contente por encontrar uma escola que vai mais de encontro aos nossos costumes.
Almoçar as 14h em Portugal?
Se for aos restaurante a essa hora, estao cheios de gente. Eu propria fazia isso muitas vezes.
Mas dormia até as 11h ou 12h, e podia comer sempre que me apetecia. As criança na escola nao podem comer qd lhes apetece. Têm hora marcada. E se por acaso houve um dia em que nao lhes apeteceu comer de manha ou comeram menos (que acontece até a nos), vao ter que esperar até à hora definida. Estejam esfomeados ou nao.

Nós almoçamos muitas vezes perto das 14.00 e jantamos sempre depois das 21.00 Isso é secundário. As minhas filhas estavam habituadas a almoçar em casa perto das 13.00 e foram para a creche almoçar às 11.30. Na altura achei que ia ser horrível para se habituarem, mas foi bastante fácil, e ao fim de semana mudavam para o outro horário. Que todos os problemas fossem esses!


Eu penso que é sempre preferível almoçarem mais cedo do que ficarem até às 14h com fome.

moni78 -
Offline
Desde 11 Abr 2017

Um abraço apertado Carla, está situação está de certeza a ser complicada para toda a família. Creches e escolas é sempre uma lotaria, podem ser mt boas ou péssimas e até nas mesmas miúdos e famílias podem ter vivências diferentes. Um miúdo de 3 anos pode ter mt autonomia mas não deixa de ser um miúdo, q precisa de ser acompanhado. Não nos podemos enganar, não podem dar a mesma atenção a todos os meninos ao mesmo tempo mas deixar um menino com a roupa suja de cocó é desumano. O meu miúdo tb vai para a escola, tb em Espanha e nem quero pensar se algo assim lhe acontecesse. Aqui as pessoas de uma forma geral são mais "descontraídas" para não dizer desleixadas com as crianças, na alimentação e coisas do dia a dia. A mim tb me faz um certa confusão dar o almoço às 2h ou mais tarde aos miúdos e o jantar em mts casas às 21h, mas pronto são costumes. O teu menino certamente ainda não sabe bem pq teve q deixar a vida boa e tranquila q tinha em França para começar outra com tantas mudanças, precisa de tempo, quem não precisa numa situação igual?

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

guialmi escreveu:
Nem vou discutir que essa escola está a ser pessimamente dirigida, porque é algo bastante óbvio. Se calhar é por isso que era a única com vagas... quero acreditar que seja mais a exceção do que a regra das pré-escolas espanholas.
Mas também a aconselho a não se precipitar na escolha da escola privada. Aquilo que a incomodava antes nessa escola (a excessiva rigidez dos horários, a introdução de mais uma língua, para além do espanhol, o currículo muito centrado nas competências académicas,...) mantém-se. Agora não está a pensar nisso porque está desesperada por uma alternativa, mas releia o que escreveu na altura...nesse aspeto, nada mudou...Sinceramente, temo que daqui a umas semanas se possa sentir de novo frustrada. Sobretudo a questão da língua preocupar-me-ia, acho excessivo o Henrique ter de aprender duas línguas novas em simultâneo. E será que nessa escola toleram que a criança atire areia para a cabeça? Pode estar a sair de uma má experiência (mas onde o menino, apesar de tudo, andava contente), para uma orientada mais para os pais do que para as crianças.
O meu conselho é que pondere várias alternativas. Não há escolas perfeitas, mas há escolas que se aproximam mais do que consideramos essencial. E sendo privadas, certamente há a oferta de modelos pedagógicos diferenciados.

Tem razao e eu concordo consigo.
é por isso que eu tambem disse mais ou menos que estou com um pé atras mesmo com a nova escola. Aparentemente vai tudo correr bem, mas so com o passar do tempo é que se vai ver.
Até porque estou â espera de corrigir estas dificuldades, mas certamente vao aparecer outras.
Nao estou iludida de que tudo vai ser perfeito a partir de 2f.
Quanto à questao das duas linguas, nao temos hipotese.
nao ha uma unica escola publica ou privada que nao seja bilingue no minimo. até a escola da gabriela. Ensinam aos miudos EN.
Até esta escola pública onde o Henrique esta.
Todas ensinam inglês.
A diferença entre elas, é a percentagem do idioma durante o dia.
Por exemplo, na primeira privada era 70% Inglês, 30% Espanhol. Que nao me agradava, porque eu nao tenho interesse nenhum que ele aprenda o Inglês agora.
A prioriade é o Espanhol.
Eu estou a gostar muito de estar em Sevilha e sinceramente tenho vontade de parar com as mudanças de países para dar estabilidade aos miudos enquanto sao pequenos.
E nesse caso é o Espanhol.
Por outro lado, tb tentamos que as escolas sejam o mais perto possivel de casa. Por causa da logistica.
E nao ha quase opçoes de privadas (nem publicas. esta era a unica).
E esta escola nova que vi ontem, ja nao é perto de casa. e fica na outra ponta da cidade, contraria ao nosso trabalho.
é verdade que esta procura está sob desespero e angustia, mas tambem tentamos num curto espaço de tempo encontrar a melhor solucao para todos.
Porque a nivel "academico", nao sei..... Nao devem variar muito. Digo eu!
Apenas deve mudar o modo como se apresentam aos pais.
Penso no que uma mae me dizia num outro post, que por vezes é so mais areia para os olhos....
Outro criterio de escolha... é que nesta escola que eu visitei, ja la estao 6 miudos do nosso condominio. Que nos deram excelentes referencias da escola. Um deles até sera da turma do Henrique.
Na outra por exemplo nao conhecemos ninguem.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Lamento Carla, de facto é inadmissível.
Que tudo corra bem na nova escola
beijinho

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Carla, as reações que o Henrique tem tido parecem-me perfeitamente normais para uma criança que está a passar por tantas mudanças ao mesmo tempo. Dê tempo ao tempo e tudo vai ao sítio.
Tudo o que tem contado dessa escola é absolutamente surreal. Ainda bem que já arranjaram outra opção e, se tem boas referências de pais que têm lá os filhos, melhor ainda. Pode ser que o facto de ter na turma um menino que já conhece até contribua para que a integração seja mais fácil. Quanto à língua não se preocupe. Ele não terá dificuldade em aprender qualquer uma das duas.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Sansa escreveu:

guialmi escreveu:
carlabrito escreveu:
Ana Maria Costa1 escreveu:Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Também não me espanta o horário de almoço. Até já sabia antes de vir para cá.
Mas fiquei muito contente por encontrar uma escola que vai mais de encontro aos nossos costumes.
Almoçar as 14h em Portugal?
Se for aos restaurante a essa hora, estao cheios de gente. Eu propria fazia isso muitas vezes.
Mas dormia até as 11h ou 12h, e podia comer sempre que me apetecia. As criança na escola nao podem comer qd lhes apetece. Têm hora marcada. E se por acaso houve um dia em que nao lhes apeteceu comer de manha ou comeram menos (que acontece até a nos), vao ter que esperar até à hora definida. Estejam esfomeados ou nao.

Nós almoçamos muitas vezes perto das 14.00 e jantamos sempre depois das 21.00 Isso é secundário. As minhas filhas estavam habituadas a almoçar em casa perto das 13.00 e foram para a creche almoçar às 11.30. Na altura achei que ia ser horrível para se habituarem, mas foi bastante fácil, e ao fim de semana mudavam para o outro horário. Que todos os problemas fossem esses!

Eu penso que é sempre preferível almoçarem mais cedo do que ficarem até às 14h com fome.


As horas a que temos fome também são uma questão de hábito. estando estas crianças habituadas a almoçar às 14h, regra geral não estarão cheias de fome antes disso. Já se sabe que, em Espanha, os horários são ainda mais tardios que os portugueses que já são mais tardios que a maioria.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ana Maria Costa1 escreveu:
Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Ah e quanto ao título, ok. Concordo consigo.
Já alterei.
Quero mesmo acreditar que este é um caso isolado! Que isto nao é o sistema (neste caso, espanhol)

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Ana Svensson escreveu:

Sansa escreveu:
guialmi escreveu:
carlabrito escreveu:
Ana Maria Costa1 escreveu:Só acho mal que o título seja "escola" pública" de resto procure o melhor para vós, que há boas escolas públicas em Espanha não tenho dúvidas! Quanto ao horário de almoço não me espanta, é cultural, todas as refeições são mais tarde, era como espanhóis chegarem cá e quererem almoçar às 14, a nós não nos fazia sentido não é? Que tudo corra bem mamã!

Também não me espanta o horário de almoço. Até já sabia antes de vir para cá.
Mas fiquei muito contente por encontrar uma escola que vai mais de encontro aos nossos costumes.
Almoçar as 14h em Portugal?
Se for aos restaurante a essa hora, estao cheios de gente. Eu propria fazia isso muitas vezes.
Mas dormia até as 11h ou 12h, e podia comer sempre que me apetecia. As criança na escola nao podem comer qd lhes apetece. Têm hora marcada. E se por acaso houve um dia em que nao lhes apeteceu comer de manha ou comeram menos (que acontece até a nos), vao ter que esperar até à hora definida. Estejam esfomeados ou nao.

Nós almoçamos muitas vezes perto das 14.00 e jantamos sempre depois das 21.00 Isso é secundário. As minhas filhas estavam habituadas a almoçar em casa perto das 13.00 e foram para a creche almoçar às 11.30. Na altura achei que ia ser horrível para se habituarem, mas foi bastante fácil, e ao fim de semana mudavam para o outro horário. Que todos os problemas fossem esses!

Eu penso que é sempre preferível almoçarem mais cedo do que ficarem até às 14h com fome.

As horas a que temos fome também são uma questão de hábito. estando estas crianças habituadas a almoçar às 14h, regra geral não estarão cheias de fome antes disso. Já se sabe que, em Espanha, os horários são ainda mais tardios que os portugueses que já são mais tardios que a maioria.

Eu não me faz confusão almoçar ás 14h (em minha casa ao sábado o miúdo acaba por comer perto dessa hora) o que me faz confusão é estarem tanto tempo sem comer 🤔. Porque pelo que percebi não fazem lanche a meio da manhã, não é? É que se tomassem o pequeno almoço, digamos às 8h, depois o lanche às 11h e depois fossem comer às 14h, vejo um horário perfeitamente normal, agora ficar das 8 às 14 sem comer? 😱. Até já estou a entrar em hipoglicemia só de pensar