Baixa Gravidez de Risco | De Mãe para Mãe

Baixa Gravidez de Risco

Responda
11 mensagens
jujuca30 -
Offline
Desde 26 Abr 2019

Olá mamãs 😊 alguém aqui que já tenha passado por algo semelhante e sabe a melhor maneira de resolver?

Há 2 semanas entrei de baixa por contrações e a médica de família passou por doença natural. Agora as coisas complicaram um bocadinho e comecei com algumas perdas de sangue e a obstetra no privado passou me uma declaração em como considera a que é uma gravidez de risco e deverei ficar de repouso até ao parto.
Agora, esperavam pela próxima consulta no médico de família (é só dia 11 de dezembro) para levar a declaração ou devo sozinha junto da segurança social “transformar” esta baixa por doença natural em gravidez de risco? E como se faz isso?

Obrigada a todas!!!

Joana2323 -
Offline
Desde 21 Jan 2019

Eu ia ao centro de saúde perguntar e tentar falar com a médica.

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

Se tem a declaração vá logo ao centro de saúde pedir a rectificação da baixa, até porque mais tarde esses meses com baixa normal vão influenciar a licença de maternidade, se tem direito a receber a 100% não espere mais Sorriso

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Se não consegui falar com a médica, ligue para a linha direta da SS e veja se entregar lá o formulário não vai haver diferença por já estar a meio de uma baixa

MarinaSantos -
Offline
Desde 05 Fev 2011

Pode optar por ir ao centro para a médica lhe transformar a baixa ou pode ir diretamente à segunda social e preenche um formulário próprio e entrega a declaração (tire uma cópia para si). Foi assim que eu fiz.

Ana Serejo -
Offline
Desde 05 Jun 2018

A carta da obstetra deve ser suficiente na segurança social, mas talvez seja melhor para si ir a uma consulta de recurso assim que possível no centro de saúde.. mesmo que nao seja o seu medico a atende-la, pode alterar a baixa.
As melhoras e que tudo corra bem

jujuca30 -
Offline
Desde 26 Abr 2019

Obrigada a todas pelas respostas!
Enviei o documento pelo site da segurança social e preenchi o requerimento que tem lá de subsídio de paternalidade “gravidez de risco “ e hoje já aparece como deferido é calculado o valor que vou receber durante todo o período da baixa 😊
A minha dúvida agora é a seguinte: o que é que entrego na entidade patronal para justificar a ausência daqui para a frente?
Beijinhos e tudo de bom para todas!

MarinaSantos -
Offline
Desde 05 Fev 2011

Eu entreguei cópia do documento do médico e também copia de como tinha sido aceite na seg. Social.

MarinaSantos -
Offline
Desde 05 Fev 2011

Eu entreguei cópia do documento do médico e também copia de como tinha sido aceite na seg. Social.

STcarvalho -
Offline
Desde 30 Set 2019

Só uma duvida, o medico de família tem de passar baixa medica ou basta preencher o formulário e entregar na segurança social?

é preciso algum relatório médico? Depois somos chamados à junta medica?

jujuca30 -
Offline
Desde 26 Abr 2019

STcarvalho escreveu:
Só uma duvida, o medico de família tem de passar baixa medica ou basta preencher o formulário e entregar na segurança social?
é preciso algum relatório médico? Depois somos chamados à junta medica?

Se for gravidez de risco pode solicitar a baixa médica com o relatório da obstetra e preencher o documento na segurança social ou ir com esse relatório ao médico de família e ele passa (percebi que desta maneira é mais directa pq vem logo de lá com o papel da baixa e entra tudo directamente para a segurança social).
Se for baixa normal penso que só o médico de família é que lhe pode passar e para isso não é obrigatório ele ter relatório da obstetra, tem poder para tomar essa decisão sozinho.

A mim já me chamaram a uma junta médica mas relativo ao tempo que estava de baixa normal, quando lá fui até já estava de gravidez de risco mas eles disseram que no programa ainda não tinham nada actualizado.. Penso que agora já não me devem chamar mais!