Apneia do sono, como reagir? | De Mãe para Mãe

Apneia do sono, como reagir?

Responda
6 mensagens
pré.mamã.vr -
Offline
Desde 09 Out 2010

Coloquei esta dúvida no consultório, mas gostaria de a colocar também aqui para caso exista uma mamã mais esclarecida Sorriso
Comprei este fim-de-semana um respisense para usar no meu filho quando nascer.
Entretanto surgiu-me uma dúvida.
Não tenho conhecimentos de primeiros socorros e não sei como reagir se realmente o meu menino tiver um episódio de apneia do sono que o respisense não resolva.

Para bebés ecológicos e amigos do ambiente:
http://ecobaby-pt.webnode.pt/
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 01/06/2011 ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Um dia mágico ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ O César veio conhecer os papás♥

Katitucha -
Offline
Desde 13 Out 2010

Olá! eu tb comprei um respisense a semana passada! pois quanto aos conhecimentos de 1º socorros, caso aconteça (esperemos k não) uma situação mais grave sinceramente axo k não vai ajudar mto, a não ser k tenhas mto sangue frio no momento! no entanto se pesquisares na net encontras como fazer RCP em bebes... eu tirei um curso de 1ºs socorros mas já foi a 5anos (tem k se renovar de 2 em 2 anos)... mas se por acaso acontecer ao meu bebe (Deus queira k não!) não sei se serei capaz de aplicar os conhecimentos, axo k nessa situação entrava mas era em panico... o melhor a fazer é ligar logu para o 112.. ( e rezar pa k não demorem a xegar!)

mas linda não penses mto nisso... temos k pensar positivo!! depois de tarem ca fora á tenta coisa k lhes pode acontecer, não podemos tar sempre a pensar no pior! bjinhos

Sobre Katitucha

‎(¯`v´¯)
•.¸.• Rodrigo Alexandre a aquecer o meu ♥ desde 11/06/2011
¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)Positivo 3/12/2012 - o digo vai ter um mano!!
(¸.•´ (¸.•´ .•´¸¸.•´¯`·٠•●♥Santiago Rafael chegou a 23/03/2013 ♥

pré.mamã.vr -
Offline
Desde 09 Out 2010

Acredita que nunca fui tão paranóica como estou agora! Aliás, sempre fui um pouco desligada.
Acredito que a informação é o nosso maior aliado e por isso vou tentar estar o mais bem informada possível. Ter o aparelho e não saber como agir em caso de necessidade é quase um desperdício de dinheiro. A não ser que em caso de apneia baste acordar o bebé...
Para o ano está previsto lá na escola uma formação de 1os socorros e já pedi à colega que está a organizar para marcar para quando eu estiver lá, depois da licença. Mas vou ver na net para já ficar com algumas noções.
Acredito que, mesmo com os nervos em alta, o instinto protector nos vai ajudar a não entrar em pânico e ajudar o nosso bebé se for preciso.

Para bebés ecológicos e amigos do ambiente:
http://ecobaby-pt.webnode.pt/
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 01/06/2011 ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Um dia mágico ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ O César veio conhecer os papás♥

Monica83 -
Offline
Desde 10 Abr 2011

1º inclinar ligeiramente a cabeça do bebe para trás
2º cobrir a boca e o nariz do bebe com a nossa boca e expirar levemente 2 vezes para a boca do bebe. Enquanto se faz isto devemos verificar se o peito se mexe para termos a certeza que o ar está a entrar e que a manobra está a ser bem feita
3ºRealizar 5 compressoes com os dedos indicador e medio no peito do bebe (2 dedos abaixo da linha do mamilo fazer compressoes ate mais ou menos 1,5cm).
4ºRealizar 1 expiraçao por cada 5 compressões

Nota: as compressoes so se realizam no caso do bebe nao ter pulso (nos bebes ve-se no braço), se o bebe tiver pulsaçao faz-se somente a respiraçao artificial a cada 3 segundos

ssrmg -
Offline
Desde 29 Maio 2008
I Love DMPM

espanhol:
http://www.youtube.com/watch?v=pv1d1X4dx0E
ingles:
http://www.youtube.com/watch?v=cRuaQAkFi28&NR=1

Em ambos se percebe como é, esperando que não seja necessário!!!!!!!!!!!!!

Sobre ssrmg

Nasceu a 23 de Junho de 2010 o meu Diogo com 3760gr com 51cm às 11:55h.

A nossa lojinha: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/16508
Diogo: http://demaeparamae.pt/forum/ola-sou-ssrmg-aqui-vou-escrever-minha-histo... -->Sinto-me tão feliz por ser mamã!Adoro, amo o nosso filhote!!

Ana Sis -
Offline
Desde 11 Jun 2012

Ola.
Bem sei que há muito foi colocado este post, mas de facto gostaria de partilhar a minha experiencia.
Infelizmente acontece com alguma frequencia os bebes nos primeiros dias de vida se engasgarem e nao conseguirem respirar, muitas vezes devido a secreçoes. Ao meu filhote aconteceu no primeiro dia de vida. Estava no hospital e mesmo assim nao foi nada facil.
Posso dizer que nao entrei em panico (fiquei muito assustada) mas reagi logo. Agarrei no bebe e virei-o de costas e dei-lhe palmadinhas nas costas ( as pancadas intercostais, tb tenho curso de primeiros socorros). Enquanto o fazia corri para a sala das enfermeiras, so la estava uma enfermeira (estagiaria) que tb nao o conseguiu por a respirar. Entretanto o meu filho estava roxo escuro. Ambas procuravamos outras enfermeiras. La encontramos uma que pegou nele, chamou a equipa medica ( que estava numa sala mm ao lado do meu quarto (eu nao sabia) e foi a equipa que o pos a respirar, com auxilio de tubos, oxigénio, enfim ...
Respirei de alivio e as lagrimas correram-me pela cara. Mas ate o manuel estar a respirar estava capaz de tudo. Com sangue frio, racional, sem pânico.
Escrevo para dizer que acho que como maes reagimos, sabemos que o nosso filho precisa de nos. Eu reagi e tive sempre sangue frio.

Falei com o medico e disse-lhe que se estivesse em casa aspirar-lhe-ia a boca com a minha. Ele disse que sim. Primeiro limpar-lhe a boca com uma gase e de seguida aspirar (e rezar digo eu!).

Ja voltou a acontecer em casa mas o manuel ja reage e ja se safa =)

Todas deviamos ter o curso de primeiros socorros.

E esse aparelho funciona? Gostaram? Disseram-me que dava muitos falsos alarmes e nao me aconselharam... Qual a vossa opiniao?

Bjinhos.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?