sogras... que nervos!!! | De Mãe para Mãe

sogras... que nervos!!!

Responda
43 mensagens
Desde 23 Jan 2010

olá meninas!

é a primeira vez que coloco um tópico aqui sobre o tema, mas sei que deve ser dos temas mais abordados por aqui

não tenho muita queixa da minha sogra, até sou tolerante, embora tenha alturas que perco a paciencia (por dentro). temos feitios totalmente opostos e imcompatíveis, mas que vou tentando levar.

casei há 1 ano e estou a morar a cerca de 25km da casa da minha mãe e a 3km da casa da minha sogra... apesar de td, estou c a familia do meu marido tds os dias.

mal casamos, tinhamos de ir a casa dos meus sogros tds os dias e se n fossemos, reclamavam (principalmente a minha sogra). já tive chatisses com o meu marido, pois para todos eles, foi como se nunca tivesse casado, ele n teve que mudar quase nd da vida dele, eu mudei td...

a casa onde estamos a morar pertence aos meus sogros, embora estejamos a morar sozinhos, mas já aconteceu algumas vezes ela vir cá pra dentro como se nd fosse, (td bem que a casa é deles, mas agr nós estamos cá a morar).

às vezes irrita-me certas coisas... ainda hj ao almoço:
o nosso bebé vai ter 2 nomes próprios, por ex. Carlos miguel (desculpem n colocar aqui o nome do meu bebé, mas já criei este nick por causa de certas pessoas que passam por cá) e a minha cunhada disse: «ah, e depois como é que lhe vamos chamar? "Miguel" ou "Carlos Miguel"?» a minha sogra veio logo: «"Carlos Miguel"! Eu se ouço alguém a chamar-lhe só 1, ouve logo. não quero ninguém a chamar-lhe só 1 nome» Eu disse-lhe e se eu quiser chamar-lhe só "Miguel"?, eu é que sou a mãe!, mas lá continuou (já n me lembro o que respondeu...)

depois veio com a história: "o bebé tem de ser habituado a estar na cama, não se pode dar mto colo, se n ele habitua-se mal e depois n se cala!"

há uns tempos disse-me: «quando tiveres o bebé vens cá pra casa», mas respondi-lhe logo: «n vou, vou pra "minha"» ficou a olhar pra mim, mas disse-lhe logo que a minha mãe se tinha oferecido para vir ter comigo uns dias, pra me ajudar... aí n disse mais nd!

Eu nunca tive filhos, mas caramba eu é que sou a mãe, n? tudo bem que é o primeiro neto, mas tb é o primeiro neto dos meus pais e nem por isso a minha mãe mete o nariz ou diz que tenho ou n de fazer assim ou assado...

Isto de ter casado com o unico rapaz daquela familia às vezes deixa-me em estado de nervos...

O que eu n dava para morar mais a meio caminho da mãe e da sogra. talvez n se metesse tanto na nossa vida, caramba!!!

Desculpem o TESTAMENTO

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Lamento a tua situação, realmente é de dar nervos. Mas e esta é a minha opinião de alguém que vê (ou lê) de fora, enquanto vcs não sairem de casa dos vossos sogros e tiverem a vossa pp casa não tou a ver eles a mudarem de atitude.

Como vcs moram em casa deles, a tua bruxógra pensa que tem toda a liberdade e confiança do mundo para dizer o que quer, opinar, ir a vossa casa, etc. Depois estarem todos os dias juntos com os sogros também não ajuda.

Penso que o 1º passo é teres uma conversa aberta com o teu marido e dizeres o que sentes, para resolverem as coisas, e isso de preferência antes do bebé nascer. A prioridade agora é vocês dois se sentirem bem e o bebé que aí vem e vcs três enquanto família e não a famelga toda junta.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Desde 23 Jan 2010

pois, isso seria uma solução se eu morasse no mesmo espaço fisico que eles, mas n moro. os meus sogros têm 2 casas. eles moram numa´e nós moramos noutra, acontece é que moramos em freguesias vizinhas e a cerca de 3 km uma da outra...

tb n ajuda nd, nós tds os dias nos ver-mos, e isso era uma coisa que eu gostava de evitar, mas tem sido dificil...

já disse ao meu marido para se por no meu lugar e ouvir ou ter de fazer as coisas que eu faço à familia dele...

há uns tempos, a minha cunhada veio com uma história do tipo: «não dá para eu assistir ao nascimento do bebé? eu queria tanto!»

Eu disse-lhe: «nem penses, eu quero o teu irmão comigo, n quero mais ninguém!»

Lyli -
Offline
Desde 26 Ago 2010

Concordo com tudo o q diz a mamã bluegirl. Voces tem de ter o vosso espaço, a vossa independência, e a unica maneira de fazer isso é falando com o teu marido sobre aquilo q achas q não é justo. É ele que tem de falar com a mae dele Preocupado
Já com a minha sogra é a mesma coisa. Ela é 5*, sempre a ajudar etc... Mas é TAO metida. Eu estou a tratar da minha bebé, a mudar a fralda ou qualquer coisa e ela tem sempre de meter a mao À espera é TAO mas TAO chato. Eu estou habituada a fazer as coisas sozinha. E como deves calcular, duas pessoas a mudar uma fralda, é quase impossível. Coitada, ela só quer ajudar mas só atrapalha. O meu marido já lhe disse várias vezes q ela só atrapalha e para nao se meter quando estamos a fazer alguma coisa com ela, mas ela nao mete isso na cabeça. Até mete a mao atrás das costas da bebé quando eu estou com ela ao colo, como se a fosse deixar cair Choque! Que raivaaa!!! eu nao quero ser mal educada, por isso fico calada. Se disser alguma coisa, fica toda ofendida e fica semanas a pensar naquilo.

AI, q alguem nos dê força para aturar estas sogras Careta LOL
beijinhos!! Uma hora pequenina Beijinho

Sobre Lyli

Positivo 09/09/10! É uma meninaa!! A minha Lylianne nasceu dia 18 de Maio 2011 às 04h15, com 3680kg e 51cm, às 40semanas + 4! Amo te tanto filha!
♥ O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA ♥
Madrinha e afilhada da Margarida, da Lillys e da T Sofia Beijinho
E madrinha da Andreýýa!

Mar@Bia -
Offline
Desde 08 Maio 2011

a tua cunhada queria assistir ahahaha
opa so mm um pessoa de mta confiança eu nem o meu namorido quiz e mm que quisese não chhegava a tempo axo k é um momento mto intimo não é um circo pa kk um ficar a assistir OMG

Sobre Mar@Bia

Desde o dia 5/12/2010 que conheço o verdadeiro amor. Filhota és tudo para mim.
Façam o favor de Cuscar o meu perfil e a minha pagina no facebook Sorriso
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010198656507
https://www.facebook.com/Imagens-M%C3%A1gicas-Fotografia-763997807042920/

Nelita c -
Offline
Desde 04 Abr 2010

No meu caso, tenho a minha própria casa, mas muitas vzes, principalmente aos fins de semana para estarmos mais perto dos nossos amigos quando vamos sair ou passear ficamos em casa dos meus sogros, ou então nas semanas em que trabalho num escritório que fica a 30km da minha casa e apenas a 5km da casa da minha sogra.

Posto isto, estou em casa dela imensas vezes, smp nos demos muito bem, não podes imaginar o quanto..até ao dia : Já estive duas vezes grávida só que perdi os bebés; eu e o meu marido decidimos adiar os treinos até nos recompor-mos e claro contamos a decisão .

Há umas semanas tive uma quebra de tenção e ela muito aflita ligou logo para uma médica amiga ( eu disse q nao era preciso mas ela insistiu) e a médica disse que poderia estar grávida...

Ela veio-me contar e eu disse "seclhar até estou" disse isto a brincar pq já não estou a treinar.. e a resposta dela logo imediatamente foi "estás estás, vais é logo direitinha aos hospital ter com a tua amiga enfermeira Clara para ela resolver a situação" e o meu marido disse "sim mas só daqui a 9 meses" e ela "não nao que nem chegava a nascer" ...

Fiquei de um tal modo magoada que não imaginas, a partir dai tudo o que não gostava antes mas nunca manifestei ( pq até gosto dela e gosto de ter uma boa relação com ela) passei a não suportar ! ..

Por exemplo, netse momento estamos em casa dela, no nosso quarto o meu marido está num computador e eu noutro tinhamos a porta fechada,e ela entrou aqui com um montão de torradas e eu disse que não queria comer pq tinha acabado de lanchar e ela olhou para mim com um ar de ofendida " mas eu fiz msm agora as torradinhas".. claro que nao disse mais nada, mas só tinha vontade de dzer "entao mas nao lhe pedi nada"..

Sei o que custa aguentar certas coisas, mas ignora, digo-te q é a melhor forma

Lyli -
Offline
Desde 26 Ago 2010

Por acaso nisso tive sorte, só o papá é q quis assistir ao parto, mais ninguem. Tmb se quisessem, nao deixava Careta

Sobre Lyli

Positivo 09/09/10! É uma meninaa!! A minha Lylianne nasceu dia 18 de Maio 2011 às 04h15, com 3680kg e 51cm, às 40semanas + 4! Amo te tanto filha!
♥ O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA ♥
Madrinha e afilhada da Margarida, da Lillys e da T Sofia Beijinho
E madrinha da Andreýýa!

elispinto -
Offline
Desde 09 Jul 2010

MAs só tu e o teu marido podem resolver essa questão. Não faz sentido, no meu ver ir todos os dias a casa da sogra nem a casa dos pais. Não tava a ver a arrastar exausta de um dia de trabalho para ir visitar a sogra todos os dias nem tão pouco a minha mãe. Uma coisa a minha mãe sempre e disse, quem casa quer casa e é bem verdade.
Fala com o teu marido e explica-lhe o incómodo que sentes nessas situações e fá-lo ver que é preciso marcar bem a distância entre a casa dos pais com a vossa.
Tudo bem que eles vos ajudem na casa, mas não podem se meter. Quanto à tua cunhada, acho que foi um lançar o barro na parede a ver se cola. Se o meu marido não pudesse estar presente a única pessoa a quem confiava tamanha tarefa seria à minha mae.

força e conversando tudo se resolve!

Cacau80 -
Offline
Desde 30 Set 2010

Duvido que alguém tem uma situação pior que a minha, vivo no R/C, a minha sogra no 1º andar do mesmo prédio, a minha mãe no Brasil e o meu marido é filho único Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir tenho que rir para não chorar.
A minha sogra também adora meter o nariz onde não é chamada e não vale a pena tentar conversar com o meu marido, por mais que ele acha que estou certa (e ele sabe) nunca me dá razão. O raio da mulher até dizer que a minha pipoca não precisava de quarto disse. Como mãe e Terapeuta da Fala entendo que quanto mais cedo a piolha for para a creche melhor (após o período de amamentação, é claro) a minha sogra acha que só deve ir depois dos 3 anos, tenho mais um zilhão de exemplos para dar, mas só vou dar um conselho. Diga sim a tudo e depois faça a tua maneira Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir é o que tenho feito para não me chatear, deixei também de mostrar-lhe tudo que comprava/ganhava para a neta, sempre havia uma critica associada. Tudo que nos foi oferecido veio da minha parte (amigas e colegas de trabalho) e da parte do meu marido nem a família ofereceu um par de meias, por isso tudo tinha que ter uma crítica percebes ;)?
É complicado eu te dizer para ter calma, eu mesma não tenho, mas ignorar é o melhor remédio.
Outra coisa, chame o teu filho do que te apetecer, eu chamo miuda, piolha, pipoca, parasita Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Bia, filhota e ai de quem me recriminar, viro uma leoa!
Boa sorte e um beijinhos grande

Sobre Cacau80

https://www.facebook.com/FuxicoDaCarol

O Grande erro de nós seres humanos, é trocarmos o que queremos na vida pelo que queremos no momento.

daisy_flipp -
Offline
Desde 23 Jan 2010

nao quero deitas mais achas para a fogueira mas sei bem o k é ter problemas com a sogra. dava-me bem com a minha enkt comi e calei, agora tive a minha bebé e as coisas mudam porque trata-se da minha filha e nao vou continuar a permitir certas coisas, comecei a bater um bocado mais o pé e a mulher sempre a ficar toda ofendida, ate k chegou a um ponto em k deixámos de nos falar. ela tanto fez tanto pisou tanto me deu cabo do juizo que ja nao suportei mais, o problema memso é k já estava a causar discuyssoes constantes com o meu marido (o que é mesmo de evitar e agora falo para todas nós k temos estes problemas). parece k as sogras se transformam em bruxas mal temos um filho porque ficam obcecadas com o neto, foi o k aconteceu. ela quer ser mae da minha bebé e acha que eu sou uma incompetente e k sou uma rival, porque se eu nao existisse o filhinho ia a correr ter com ela para pedir ajuda pra criar a bebé, entao eu sou um alvo a abater.
há que evitar ter problemas com os maridos por causa das bruxógras, k bater o pé e marcar o nosso território kd se trata dos nossos filhos e de coisas mesmo k ultrapassam todos os limites, noutras tudo bem até podemos engolir por respeito e tal, mas há cenas k sao mesmo sagradas e k se nao dermos um chega pra lá nunca mais vamos ter controle sobre a nossa vida.
é obvio k nao tou feliz com o facto de estar de relaçoes cortadas com ela, ate pk nao sou uma ingrata k de repente se esquece de tudo o k ela ja fez por mim, mas o preço a pagar para estarmos de bem uma com a outra era demasiado alto, portanto paciencia, ela é k sai a perder.

Bem-vinda, filhota!!!
É um alívio ter-te nos braços sã e salva. Apetece-me gritar: MISSÃO CUMPRIDA (mas depois acordava-te, né?) hehehe

NRmudd -
Offline
Desde 07 Jul 2011

Olá! Eu compreendo te bem! Nós vivemos 5 kms dos meus sogros e 20 dos meus pais. Quando eu e o meu marido começamos a namorar eu dava imensa confiança à minha sogra... ERRO! Ela, claro, ganhou confiança e eu, quando senti que essa confiança estava a ser demais comecei a afastar me. Não tenho muita razão de queixa porque ela nunca me tratou mal mas por vezes quando estamos todos junto sinto que estou prestes a rebentar porque a mulher tem que ter SEMPRE opinião mesma quando não é pedida! Eu detesto isso! Eu posso dar-te alguns exemplos mas são tantos! São tantas coisas pequenas que vão acumulando e chega ao ponto de, por vezes, começar a afectar a relação com o meu marido! Já tive várias discussões com o meu marido por causa disso, especialmente porque para ele tudo o que a mãe faz ou diz é sem "maldade". Deve ser a primeira santa que conheço!! LOLOL Ainda não estou grávida mas às x fico angustiada pq n sei como vai ser qdo tiver um filho! Eu vejo como ela procede com a mha cunhada e n consigo suportar o que vejo! Para não criar problemas fico calada mas qdo for a mha x espero n ficar. Os filhos da minha cunhada são praticamente criadas pela mha sogra e consequentemente são super mimados! Ela já chegou ao cúmulo de dizer que ela é mais mãe que a mha cunhada (de uma forma brincalhona, claro, para não parecer maldosa) Credo!! Mãe só há uma! Por vezes as crianças pedem coisas e a minha cunhada diz que não, mas depois a minha sogra diz "deixa lá, não faz mal nenhum"... Enfim! Fico enjoada!! Sinto que a família dele está sempre a tentar estar em "vantagem" enquanto que os meus pais estão sempre a evitar de serem chatos ou a meterem na nossa vida. Uma coisa é certa, depois da licença de maternidade, a criança vai pra creche!!! O filho será meu e do meu marido e isso terá que ser bem definido logo de início!

Sobre NRmudd

Um anjo no céu (13 semanas)desde 13/02/13
Histeroscopia cirurgica/excisão de septo uterino: 15/03/13
POSITIVO!!!!!!!!!: 04/11/2013
DPP: 18 de Julho 2014

Fuzia -
Offline
Desde 01 Jun 2010

Mas sooo euuu adoro a minha sogra??? =P Vivo por cima dela e ela em vez de subir as escadas e vir ver a neta... telefona a perguntar se pode vir ca acima... =D
Masss obvioo que a melhor sogra do mundo e a do meu maridooo =D ahahahahhah

Sobre Fuzia

Afilhada da doce e amorosa Butterfly1... =D Eu e a Laurinha guardaremos eternamente as tuas palavras de amor que nos aquecem o coraçao =D

Comadre da mama Cisco e Sogrinhaaa do meu Elvis =D Cisco & Laurinha uma historia de amor desde a barriguinha da mama =D hihihi.. Amamo-vos muitoooooo

Sapip -
Offline
Desde 12 Mar 2011

Olá a todas,

Desculpem estar me a meter na conversa, mas eu venho dar outra perspectiva das coisas. No meu caso tenho a minha familia toda muito longe de mim e do meu marido, a minha sogra gosta muito de nós mas está a cerca de 250 km de nós, logo é impossivel estar a ajudar-nos sempre que pode, além que não é rica.

Por outro lado, os meus pais têm todo o dinheiro do mundo e não tenho o apoio deles porque odeiam, firmo outra vez isto odeiam crianças, por isso não tenho qualquer apoio deles, e olha que eles podem dar e muito apoio, além que nenhum deles trabalha. Só viajam para ali e para lá.

Por isso dá-te por muito feliz que ainda tens o apoio da tua familia, porque algumas de nós nem isso tem e se eles tem essa atitude é porque gostam muito de vocês, principalmente do neto que aí vem.

Digo isto porque às vezes passo muitas dificuldades, a contar tostões e tudo....

Cumprimentos
desculpa mas queria te dar outra perspectiva da coisa...
bom parto e uma hora muito pequenina

Sobre Sapip

Positivo a 16 de Junho de 2011 *****
Engravidei no dia 5 de Maio de 2011 (pelas minhas contas!!!!)
DPP a 2 de Fevereiro de 2012
♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥(40+5)
Nasceu a minha estrelinha dia 7/02/2012 *****

NRmudd -
Offline
Desde 07 Jul 2011

Sim Sapip. É efectivamente outra perspectiva. Pode ser que seja porque gosta muito de nós e do neto ou... então porque gosta muito de meter o nariz onde n é chamada e pensa que n somos capazes de fazer as coisas bem feitas à nossa maneira. Mas pronto... cada um sabe de si!

Sobre NRmudd

Um anjo no céu (13 semanas)desde 13/02/13
Histeroscopia cirurgica/excisão de septo uterino: 15/03/13
POSITIVO!!!!!!!!!: 04/11/2013
DPP: 18 de Julho 2014

Desde 23 Jan 2010

Fuzia escreveu:
Mas sooo euuu adoro a minha sogra??? =P Vivo por cima dela e ela em vez de subir as escadas e vir ver a neta... telefona a perguntar se pode vir ca acima... =D
Masss obvioo que a melhor sogra do mundo e a do meu maridooo =D ahahahahhah

Guarda a tua sogra numa caixa pra não estragar. Sogras como essa devem andar em vias de extinção

Desde 23 Jan 2010

compreendo o que dizes, em parte tens razão, mas eu sempre me desenrrasquei sozinha, até quando comecei a namorar para o meu marido (foi o unico namorado que tive) tive dificuldades passar a fazer as coisas a 2, mas agr é dificil ter alguém a querer mandar em ti mais que a tua propria mae, e meter o nariz ou opinar em td!

quanto a contar os tostões, acredito que o teu problema é complicado, mas infelizmente tb sei o k é isso:
o meu marido ganha o salário mínimo e eu tenho um negócio pekenino que até ao momento n tem dado nenhum (às vezes até pomos dinheiro do salário do meu marido no negócio). andamos com 1 mão à frente outra atrás... quase td o k tenho pro bebé foi dado (é em 2a mão - caminha, carrinho, ovo, roupa, etc). só algumas roupinhas e a roupa de cama é nova...

Cacau80 -
Offline
Desde 30 Set 2010

Uma mamã que falou que somos uma alvo a abater, identifiquei-me completamente, sinto que a minha sogra me vê como a incubadora da neta dela, pelos comentários que faz, sentiria-me uma incompetente se a implicância da minha parte não fosse grande Gargalhadas mas como já ultrapassei muita coisa, cada picadela me deixa ainda mais segura que sou uma super mulher Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir eu sei que as vezes é mesmo implicância minha, mas foram tantas coisas pequeninas que agora já não a volta a dar, acreditem, tenho imensa pena, a minha mãe está tão longe que queria partilhar com a minha sogra o que não posso partilhar com a minha mãe, do fundo do coração tenho muita pena de não ser possível!

Sobre Cacau80

https://www.facebook.com/FuxicoDaCarol

O Grande erro de nós seres humanos, é trocarmos o que queremos na vida pelo que queremos no momento.

catia casimiro -
Offline
Desde 14 Ago 2008

Olá a todas,

Eu ainda não tenho filhos, espero ter daqui por aninho mais coisa menos coisa. Mas enquanto á minha sogra não me posso queixar. morei com os meus sogros durante 4 meses e correu tudo bem, respeitaram sempre o meu espaço. Á 3 anos que moro na mesma rua que eles são uns 5mint distância e passo semanas sem os ver. nunca me apareceram em casa sem avisar.Ligam várias vezes para irmos lá jantar ou sair.
Já me disse que sonhou varias vezes que eu lhe dizia que estava grávida, está desejosa. O meu namorido também é filho único.

Não tenho razão de queixa. Sorriso

Desde 23 Jan 2010

catia casimiro escreveu:
Olá a todas,
Á 3 anos que moro na mesma rua que eles são uns 5mint distância e passo semanas sem os ver. nunca me apareceram em casa sem avisar.Ligam várias vezes para irmos lá jantar ou sair.

a minha até já nos disse que nem sabia o que nos fazia se estivesse 1 semana sem ir lá...

e ainda ontem me apareceu lá em casa, tinha eu tomado banho naqueles instantes e ainda nem os calções tinha vestidos. chamou por mim porque queria abrir a porta que dá acesso à parte de cima onde eu estava (e que tava trancada) .. vesti uns do meu marido à pressa, pois dali a nd já ela tava à minha beira

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Desculpem dizer isto, mas não cabe a cada uma de nós impor os limites que queremos? As pessoas só vão até onde deixamos e muitas vezes se nos aparecem em casa sem avisar, se se metem em demasia, etc, é porque nós deixamos e ficamos caladas.

Não tou a dizer para lhe dar dois berros embora muitas vezes apetecesse, mas para deixar bem claro até onde pode ir. Por exº, se não gostamos que apareçam sem avisar, porque não dizer-lhe isso mesmo de forma educada? Se ela não entender e continuar a aparecer, então não se abre a porta, aí vai perceber de certeza.

É só porque acho que é muito díficil mudarmos os outros, eles são como são, mas podemos mudar a nossa atitude e como lidamos com as pessoas. Nem ficar calada mas também (tirando certos casos extremos) não é preciso ser agressivo.

Isto porque já li aqui muitas mamãs a dizerem que não gostam disto e daquilo na sogra mas que ficam caladas. Ora o problema não está na sogra, está no ficar calada.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

NANCE -
Offline
Desde 16 Mar 2011

bluegirl escreveu:
Desculpem dizer isto, mas não cabe a cada uma de nós impor os limites que queremos? As pessoas só vão até onde deixamos e muitas vezes se nos aparecem em casa sem avisar, se se metem em demasia, etc, é porque nós deixamos e ficamos caladas.

Não tou a dizer para lhe dar dois berros embora muitas vezes apetecesse, mas para deixar bem claro até onde pode ir. Por exº, se não gostamos que apareçam sem avisar, porque não dizer-lhe isso mesmo de forma educada? Se ela não entender e continuar a aparecer, então não se abre a porta, aí vai perceber de certeza.

É só porque acho que é muito díficil mudarmos os outros, eles são como são, mas podemos mudar a nossa atitude e como lidamos com as pessoas. Nem ficar calada mas também (tirando certos casos extremos) não é preciso ser agressivo.

Isto porque já li aqui muitas mamãs a dizerem que não gostam disto e daquilo na sogra mas que ficam caladas. Ora o problema não está na sogra, está no ficar calada.

"

Concordo 100% com tudo o que escreveste.
Na minha opinião muitas destas situações surgem pela falta de maturidade destas mulheres e por vezes também, por estarem a morar ou na casa da sogra ou mesmo ao lado e muitas vezes dependerem da ajuda financeira da dita. Por esse motivo é que "comem e calam" pois de outra forma não se deixavam pisar.

Sobre NANCE

Tenho saudades da época em que a decisão mais difícil era a de escolher o sabor de um gelado!

Nelita c -
Offline
Desde 04 Abr 2010

Tens toda a razão que não se deve ficar calada quando não gostamos de atitudes/respostas(conversas/perguntas, mas à pessoas que até quando se diz de forma educada ficam ofendidas e arranjam outra coisa para implicar.

Como já disse acima gosto muito da minha sogra, eu e o meu marido namoramos muitos anos, e smp estive muito tempo em casa dela, a falar com ela, já trabalhamos juntas, ela telefona-me para conversar e tudo, contudo à imensas coisas que não gosto, ou seja o facto de ela se meter em tudo, até ao dia em que passou dos limites eu nunca abri a boca porque sei que ela não é só assim comigo, é msm com toda a gente.
Gosta de contar todas as situações que acontece, trata-me como se eu fosse uma criança..

Já lhe disse imensas vezes quando não gosto de alguma coisa.
Quando começei a trabalhar num trabalho que gosto muito só algumas vezes por semana, o meu marido não queria que eu fosse, e ela virou-se para mim e disse "não vás, ficas aqui em casa a passar a ferro, e a limpar a casa enquanto ele vai trabalhar, não te importas? se ele nao quer nao vás" e eu disse "mas eu não sou nenhuma fada do lar para ficar em sua casa à espera que o meu marido chegue" e ela disse "sim mas ele nao queria ele também manda um bocvadinho em ti" e ri-me e disse "olha agora, mas você também pede ao seu marido para ir sair e se ele nao quiser voce nao vai? nem o avisa sequer" (porque ela e o meu sogro fazem tudo sem sequer avisar, mesmo que seja um ir de férias LOl) com isto ela riu-se também e disse "ah eu estava a brincar tu fazes o que queres" .. eu sei que ela estava a falar a sério, mas para que vou eu me chatear, se já disse educadamente e a pessoa msm assim insistiu?

Chega a um ponto que o responder farta, o dizer com delicadeza esgota-se e passamos a ficar caladas

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Se nós falamos educadamente e mesmo assim as pessoas ficam ofendidas, bem... problema delas, certo? Não somos responsáveis pelos sentimentos dos outros principalmente quando os tratamos com respeito e educação.

Em relação a teres começado num trabalho novo e ela pôr-se com palpites, eu só pergunto uma coisa: porque carga d'água ela tem de saber sobre a tua vida e o teu trabalho novo? Primeiro não tem de saber nada e não tens que contar nada e segundo não tens que lhe responder a tua opinião só porque ela pergunta. Responde algo neutro como: "pois, é a sua opinião", e viras as costas e fazes como queres. Quando damos a nossa opinião, estamos a dar confiança e espaço para o outro (neste caso a sogra) responder de volta.

Não quero parecer uma sabe-tudo, mas é que "been there, done that".

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Fuzia -
Offline
Desde 01 Jun 2010

Tambem ja pensaram o que os nossos maridos devem dizer das sogras deles..??? nao imagino de forma alguma o meu marido dizer mal da minha mae... mas la esta.. tenho sorte... =D
E como uma mae disse nao tem haver com o viver em casa das sogras ou depender delas financeiramente.. tem haver com as pessoas mesmo...
eu moro por cima da minha sogra e nao tenho kualker problema.. sempre k falo em comprar casa ela fica toda ofendida porque ela cedeu-nos este piso.. (um T3) e nao temos necessidade de comprar casa...
por isso vai de pessoa pra pessoa..
E digo-vos mais-... EU VOU SER UMA SOGRA DO PIOR =D ahahaahhah... nao kero caaa meninos de volta da minha princesaa =P

Sobre Fuzia

Afilhada da doce e amorosa Butterfly1... =D Eu e a Laurinha guardaremos eternamente as tuas palavras de amor que nos aquecem o coraçao =D

Comadre da mama Cisco e Sogrinhaaa do meu Elvis =D Cisco & Laurinha uma historia de amor desde a barriguinha da mama =D hihihi.. Amamo-vos muitoooooo

Nelita c -
Offline
Desde 04 Abr 2010

Tens toda a razão, e como te disse até certo ponto era o que eu fazia, ou não ligava ou respondia "pois" . Mas até um dia ela me ter dito uma coisa que não devia ( que disse no primeiro comentário que fiz aqui no topico) em que falou da possibilidade de eu estar grávida eu passei a responder ( mesmo que de forma educada) a cada comentário.

Eu gosto da minha sogra, ela até esse dia era como uma mãe para mim. E ela sabe de certos assuntos da minha vida por uma simples razão: ela trabalha no mesmo ramo que eu, e onde trablha que é no hospital, é onde está a minha ginecologista, que é muuito amiga dela. Ela soube disso do trabalho porque o meu marido comentou em frente dela, e claro contou que não queria.. e ela deu opinião. Tudo bem que se o meu marido contou, estava a pedir a opnião, ou no minino a dar asas para ela dizer algo sobre o assunto, mas dizer o que disse...espera ai um bocadinho.

há situações que não controlas e não podes evitar que ela saiba. Ou msmo que se meta, na situação de quem tem filhos.

Quando estava grávida, ela contava muito coisas do meu marido, que é filho unico e que foi criado praticamente pela tia, e como eu sei que ela adora crianças, vai smp dar beijinhos e falar com elas, mesmo que nao conheça ( ora ai está, mais um exemplo que não é preciso dar-lhe confiança para ela fazer coisas que não gosto), eu disse-lhe msm de forma discreta para ela saber que nao gosto " Não sei como você conseguia que a sua cunhada estivesse tanto tempo com o seu filho, eu quando for o meu quero estar o máximo de tempo que puder com ele, dps é mais que 2 a dar palpites sobre a educação e eu acho que nao vou gostar"..

Como vez não é por falta de "avisos" da minha parte. Ela é uma pessoa que se mete nas coisas, que dá opiniões entendes? e por vezes desagradáveis..

paty_pedro -
Offline
Desde 05 Nov 2009

MAS PORQUE É QUE AS SOGRAS (DELAS) SÃO SEMPRE PROBLEMA?!!!!

Pois, eu namorei 9 anos com o meu actual marido. No inicio eram só coisas boas, até me chegou a ajudar numa situação ou noutra. Pasava era o tempo todo a dizer me mal da minha cunhada (esposa do irmão do meu marido, a única nora na altura). Ao inicio até acreditava e apesar de tudo ainda tenho de concordar com ela em algumas coisas mas até ao dia em que eles (o irmão do meu marido e a esposa) nos convidaram para sermos padrinhos do menino. O ditado é velho mas é certo: "Juntam-se as comadres, descobrem-se as verdades!" Começamos a falar mais, a estar mais próximas e fui vendo que as coisas não eram como ela as pintava e também já começava a ficar chateada com algumas situações mas ia-me calando ou ia dando a volta e assim aprendi a lidar com determinadas situações. Tudo corria bem até um dia....1 mês antes do meu casamento. Eu acho que ela nunca aceitou a "perda" dos pintinhos, muito menos a do meu marido pois ele estava mais em casa do que o meu cunhado (ele é motorista de pesados de mercadorias de longo percurso e o meu marido faz o mesmo mas cá em Portugal). 3 anos antes, já lhe tinha dado um "chega para lá" pela altura em que compramos a casa pois como do mais velho fio ela que escolheu (e ele já namorava) pensava que ia andar também a escolher por mim e eu coloquei-a no lugar...afinal a casa era para eu morar não para ela morar! Penso que ela, apesar de dizer que não tinha nada contra a casa, nunca superou pois escolhi uma casa mais longe dela para que o meu marido não tivesse de ir lá muito (grande problema da minha cunhada pois o marido ia lá deixar o camião e antes de ir para casa a pé ia dar um beijo à mãe e saia de lá com ouvidos cheios). Tudo foi passando mas um mês antes do casamento (casei em Setembro 2010) ela que, também não teve hipótese de se meter em nada, sugeriu que convidássemos umas pessoas que eu não queria muito convidar mas acedi pois não tinha o número necessário de adultos que tinha no contrato na quinta. Eles aceitaram e ela aproveita para nas minhas costas convidar a menina deles para ir levar as alianças e quando fala comigo diz que a rapariga é que tinha pedido. Depois disso ainda passou muita água debaixo do rio mas e uma história muito grande. Quando vim a descobrir a verdade passei-me e segundo a minha cunhada ela também disse que queria que a menina fosse porque o NETO não ia ser capaz, que ia deixar ficar mal! Afinal quem mandava? Eu ou ela? Eu chateei-me com ela até porque ela tratou-me mal e expulsou-me de casa e disse que na minha vida ninguém mete o bedelho que mesmo os meus pais que ainda me sustentavam, na altura, não o faziam portanto agradecia que só desse opinião quando eu pedisse e que não metia mesmo nunca mais os meus pés naquela casa. Só voltei lá depois do casamento pelo meu marido para que houvesse uma relação minimamente boa mas os dentes nunca mais mos vê, muito menos as ajudas tão Preciosa que lhe dava sem dever obrigações nenhumas! Por vezes ainda começa assim para o meu marido:"Ai, estás tão gordo!" E eu penso: é sinal que não está a passar fome como passava porque ela nem lhe cozinhava só mandava sandes. Depois começa: "Devias comprar bifinhos de frango" e mais isto e mais aquilo e aí eu respondo que isso é muito caro, que mesmo a comprar os produtos de marca branca gasto muito dinheiro por mês que se fosse a comprar assim tudo caro não ganhava para a boca. E depois como quem não come não c... ele era preso dos intestinos e está me sempre a perguntar se ele tem andado bem e quando eu digo que sim e que ele até já como alguns legumes não acredita-deve pensar que era a mãe maravilha mas está muito longe de o ser! A única coisa que ela soube dar foi mimos porque se ele tem alguma educação essa foi dada pelo pai que tem as ideias mais no sítio.
Ahhh...mas ao irmão mais velho que está casado há 10 anos continua a fazer tudo desde lavar louça até cozinhar para ele levar e ainda toma conta dos 2 filhos dele. A mim nunca me fez nada, nem uma ajuda quando passamos uma mau momento financeiro deu e ainda já disse que não toma conta de mais netos nenhuns. Está a pensar que me faz ferida mas eu dispenso que ela o faça..prefiro a minha mãe que além de ainda não ter netos é melhor educadora e tem sido o meu apoio nas horas piores!

Desculpem o testamento mas quando se fala nisto há tanto a dizer que este espaço não chega!

Beijinhos

E começa uma nova história......
Madrinha babada da Raquel da Coisiha Doce (Theswetestthing) e da Zitta....Afilhada orgulhosa da Moranguinha e da Su!!!! Mana da lutadora Ysa: ambas já vencemos!
Estela2010, Malu-ka e Paty_pedro: Uma por todas e todas por um bebé! As mosqueteiras venceram!!!!!

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Fuzia escreveu:
Tambem ja pensaram o que os nossos maridos devem dizer das sogras deles..??? nao imagino de forma alguma o meu marido dizer mal da minha mae...

Pois se tiver razão para dizer, qual o problema? Sinceramente a minha sogra é um anjo ao pé da minha mãe... tanto que aqui coisas que disse como opinião de como se deve lidar com a sogra, em muitas situações aplicam-se à sogra do nosso marido...

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

babyzitah -
Offline
Desde 22 Mar 2011

quando estavamos para casar a minha sogra mostrou o que era e tentou fazer com que nao casassemos... a partir dai cortei logo as confianças!! e aos poucos e o que deves fazer... o teu marido e o herdeiro da casa e voces e que a habitam, portanto ela nao pode entrar como se nada fosse!! e uma questao de respeito!
concordo que aos poucos te deves impor. tu chamas o teu filho como entenderes e ninguem tem nada a ver com isso!!

Força!

Sobre babyzitah

Deixei a pilula em Janeiro 2011.
Exames todos feitos em Março 2011
Começo treinos em Abril de 2011
A minha estrelinha ja brilha

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Nelita c escreveu:
Como vez não é por falta de "avisos" da minha parte. Ela é uma pessoa que se mete nas coisas, que dá opiniões entendes? e por vezes desagradáveis..

Então nesse caso é preciso agir mesmo. Se lhe disseste por exº para não aparecer sem avisar mas ela insiste em aparecer, então não abras a porta. E afasta-te um bocado também.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

DanielaD -
Offline
Desde 03 Fev 2010

Este tópico apareceu numa altura em q preciso mesmo de desabafar sobre o asunto mas tinha tanto para dizer q é difícil. E ainda por cima o maridão está à beira... Triste

Sobre DanielaD

Nasceu o Abel a 12 de Outubro de 2010 Sorriso

Madrinha da Ktandrade, da JUANE e da kelmarks
Ktandrade madrinha do meu filhote lindo

luxita -
Offline
Desde 23 Fev 2009

bolinho de chocolate escreveu:
olá meninas!

mal casamos, tinhamos de ir a casa dos meus sogros tds os dias e se n fossemos, reclamavam (principalmente a minha sogra). já tive chatisses com o meu marido, pois para todos eles, foi como se nunca tivesse casado, ele n teve que mudar quase nd da vida dele, eu mudei td...

Desculpem o TESTAMENTO

Pois...como te compreendo! É que não é só a família que não entende que eles se casaram...eles também às vezes agem como se nunca se tivessem casado. A ti são os sogros...eu junto a cunhada...
Mas atenção, os meus sogros não fazem mais por nós porque não podem porque tenho-lhe muito a agradecer...a cunhada é que dispensava!

Sobre luxita

Minha vida, meu universo gira à tua volta...amo-te muito minha menina

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?