Quantas refeições deve fazer um bebé? | De Mãe para Mãe

Quantas refeições deve fazer um bebé?

Responda
5 mensagens
Andreia Marina ... -
Offline
Desde 26 Set 2016

Mamãs, quantas refeições fazem os vossos bebés por dia? A minha bebé tem 7 meses e meio e aa rotina dela é:
Acorda às 8h30, bebe leite entre essa hora e as 9h,
Almoça entre as 12h e 12h30,
Lancha papa às 16h00,
Bebe leite entre as 20h e as 20h30.
Vai para a cama e dorme até às 8h30 do dia seguinte. Ou seja faz apenas 4 refeições! Acham pouco? Devia dar leite mais algu a vez?

Love_plus1 -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Oi mamã!
Não lhe sei dar certezas quanto à sua pergunta mas na minha opinião a sua filhota já sabe resmungar quando tem fome e se não o faz é porque está bem!
Cada bebé é único e tem necessidades diferentes, mas se cresce e engorda como era suposto então é porque lhe basta o que come!
No meu caso tenho uma bebé de “alta manutenção” (como digo na brincadeira). A rotina dela é: 8h30 Leite, 11/11h30 sopa + fruta (na creche), 15/15h30 papa ou iogurte com fruta e/ou bolacha (na creche), 19h sopa + fruta, 21h Leite, 02h/03 Leite...
Apesar debater 10 meses continua a comer de noite, provavelmente já é apenas hábito e não necessidade mas que bebe o biberão todo lá isso bebe e não é gorda, até vimos na última consulta (9 meses), que subiu no percentil de comprimento!
Tudo de bom para as duas!!

Nasceu às 15h28 do dia 19 de Março de 2017 (dia do pai) com 50 cm e 3,300kg!!

Desde 30 Abr 2016

O meu bebé com a idade da sua pequenina fazia a mesma quantidade de refeições, mas era um malandro e ainda acordava durante a noite para beber leitinho Sorriso

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ola Andreia.
Acho que depende do bebé.
Quando o Henrique fez 4 ou 5 meses (ja nao me lembro bem), falei com uma especialista em bebés, e ela disse que eu devia comecar a treinar o bebe para fazer apenas 4 refeicoes por dia.
E até houve mamas aqui no forum que me diziam que faziam isso.
Na minha opiniao... eu acho muito pouco!
Mas no teu caso, se ele depois do jantar vai para a cama e dorme de seguida ate ao dia seguinte sem acordar, nao acho mal a rotina que ele tem.
Por na verdade o meu bebe faz a mesma rotina durante o dia.
A questao é que ele so adormece com leitinho. E sinceramente eu gosto disso porque desde o jantar ate ao pequeno almoco acho muitas horas sem comer nada.
E ate à uma semana, ele ainda acordava a meio da noite para comer tambem.
E estamos a falar de um bebe que comecou os solidos aos 4 meses e comer MESMO muito bem! Bastante quantidade de sopa e frutas.
Portanto, a rotina no geral aqui é:

8h30: Pequeno almoco: leite
12h: sopa + iogurte
15h30: lanche: papa de cereais + compota
19h: Sopa + banana ou outra fruta
21h30: leite e vai dormir
5h-5h30: Leite

Mas por exemplo, se ele acorda as 7h para beber o leite, depois come a banana a meio da manha para nao ficar sem comer ate ao almoco.
Depende.
E na semana passada aumentei a dose do leite antes de dormir, tento que ele beba tudo e assim ja nao acorda de noite e dorme das 22h +- até às 8h.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
depende do bebé. O meu tem algumas (mais ou menos) certas (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar). O resto é miminho (mas que alimenta). Acordar para dar leite só nos primeiros tempos. Quem sabe o que são más noites, nem pensa nessa possibilidade. Espertalhão
O meu filho mais velho mamava menos vezes que o mais novo e era bem mais gorducho. E dormia a noite toda! Não é a quantidade de vezes que come os "engorda".
Como a pediatra me disse: "não arranje problemas onde eles não existem".
Não se preocupe. Se ela tivesse fome queixava-se ou começava a perder peso ou vitalidade.
Felicidades!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?