Epidural | De Mãe para Mãe

Epidural

Responda
12 mensagens
Diana Abigail -
Offline
Desde 10 Abr 2018

Conheco pessoas que se queixam que ficaram com dores após levarem a epidural, o que me dá um pouco de receio.
A minha questão é muito simples: dói levar a epidural? Poderá haver "danos" futuramente?
Obrigada ✨

Cândida Silva -
Offline
Desde 11 Dez 2017

Olá Diana,
Eu nunca levei epidural, mas tenho alguns conhecimentos teóricos, por isso o que posso dizer é o seguinte:
Sim, pode doer a levar a epidural, no entanto eles normalmente administram uma pequena anestesia local antes da agulha da epidural que é mais larga. Sendo uma anestesia que é dada próximo da coluna tem de ser aplicada no sítio correcto, para quem tem problemas de coluna pode ser dificil para o anestesista colocá-la no sítio exacto, o que pode provocar alguns problemas no futuro, ou se for administrada por alguém que não esteja muito concentrado no que está a fazer também pode correr menos bem.
As piores situações que eu conheço de pessoas que levaram a epidural e que provocou problemas são dores lombares e ciáticas, porque se for mal administrada pode afectar o nervo ciático e provocar dores durante muitos anos.
Claro que esta é a pior das hipóteses, e é raro isto acontecer. O normal é ser bem administrada e a pessoa ter apenas o alívio da dor praticamente sem sentir a agulha a espetar.
Tudo depende da sua fisionomia da coluna e também da pessoa que vai dar a anestesia. Eu por saber estas coisas gostava de conseguir ter a minha bebé sem epidural porque também tenho escoliose e tenho mais risco de não correr bem, no entanto não sou contra, acho que se chegar a um ponto que eu veja que não aguento vou arriscar e pedir.
Tudo na vida tem riscos, algumas coisas vale a pena arriscar outras não...mas não stresse muito com isso, o que tiver de ser será e há-de correr tudo bem Piscar o olho
Beijinhos

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Não me doeu a levar. A pior parte foi mesmo manter a posição (joelhos na barriga)... Nada fácil com um barrigão! E nunca tive incómodos naquela zona. Absolutamente nada.
Infelizmente não fez o efeito que devia, mas isso é outra história. Sorriso

claudia1987 -
Offline
Desde 03 Abr 2011

Com as dores das contrações não vai sentir nada, 100% a favor da epidural.... e tenho escoliose... não doeu e não fiquei mal....

Estamos a lutar contra a Infecção por Citomegalovirus!
DPP: 04/11/2011 DN:07/11/2011 c/ 3590kg, 49.5cm
Apesar da gravidez atribulada... tenho um filho saudável, sem sequelas, muito inteligente e muito espertinho (terrorista) 😂
🙏À procura de uma mana/mano para o meu Santiago 😉 desde Agosto 2018🙏

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A mim não me doeu, nem dei por ela e não tive de me colocar em posição nenhuma em especial.

VaniaCardoso -
Offline
Desde 15 Nov 2017

Eu tive de ser espetada por duas vezes e tenho pavor a agulhas. O mais difícil é mesmo manter a posição, como já foi dito acima. Após ela lá estar, é a maravilha 😝

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

A mim não doeu a colocar.
Mas também não senti diferença nenhuma. Tive as dores todas, sem dormência em lado nenhum. Não fez efeito. Acho que foi mal colocada.

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Eu levei epidural 2x, e por acaso já tinha ouvido pessoas dizerem que ficam com dores nas costas, mas eu não fiquei com nada mesmo. Na 1a muito bem colocada, na 2a sempre pensei que ia ficar com mazelas , pois alem de a anestesista não ter conseguido dar com o sitio e estar sempre a espetar um nervo que me provocava dores piores que as contracções, acabou por não conseguir, deixou o cateter mal colocado que me fez uma enorme pisadura e tinha bastantes dores, mas foi enquanto esteve pisado, porque depois passou totalmente. Ah e quanto ao doer ao espetar, durante as contracções nem te lembras disso Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá Diana!
Sinceramente já percebi que a classificação de todos os passos de um parto varia muito de mulher para mulher e tem muito a ver também com a sua experiência.
Eu levei epidural e não me doeu absolutamente nada! Só tive que conseguir ficar quieta o tempo suficiente para a médica dar a epidural o que era complicado com as dores das contracções, mas de resto dificuldade nenhuma e dor nenhuma... fazes tudo como te mandam, posição, ficar muito quieta, etc... e logo passa e estás sem dores.
Antes do parto também tinha medo da epidural, depois do parto digo-te que foi de tudo o que menos me custou... mesmo!

Sobre AneteS

Anete

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Bom... a minha opinião em relação à epidural é um pouco diferente das acima descritas e neste meu segundo parto vou tentar evitá-la enquanto me sentir com forças para isso.
Com isto não quero dizer que não devemos usar a epidural mas que se a conseguirmos evitar melhor... trata-se de um procedimento onde é preciso rigor e experiência para que não hajam sequelas... e quando falo em sequelas não me preocupo tanto com aquelas comuns, que são aos dores de cabeça ou dores lombares. Claro que são dores muito fortes mas ao fim de alguns dias vão desaparecendo.
O que me preocupa são as sequelas mais raras, aliás muito raras, mas que a meu ver são terrivelmente assustadoras, como é o caso das lesões neurológicas. Infelizmente conheço uma caso em que uma epidural mal administrada colocou a pessoa em coma em estado vegetal...
É rarissimo algo assim acontecer, maaaaaas eu vou tentar aguentar.
Do meu primeiro parto o que não gostei da epidural foi o facto de meter atrasado o trabalho de parto, o que foi confirmado pela minha GO. Segundo o que me foi explicado pela médica, uma epidural dada muito cedo, pode duplicar o número de horas que demoramos a fazer a dilatação, no meu caso foram 19horas Triste

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá
Olha eu fartei-me de ouvir histórias dessas.
Estava cheia de medo! Estava com tantas dores que não senti a epidural.. Por isso não acredites em tudo pk somos todos diferentes..
E após parto nunca senti nada, não tenho nenhuma dor a mais nas costas.. E não aguentava passar pelo que passei ou quer dizer não imagino passar o que passei sem epidural..
Tudo a correr bem

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá,
Eu levei epidural e não me custou levá-la, tinha tantas dores que nem senti. Levei vários reforços durante o trabalho de parto e depois antes da cesariana. Hoje em dia também não noto diferença nem dores de costas.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?