Batizado | De Mãe para Mãe

Batizado

Responda
8 mensagens
Desde 18 Maio 2019

Bom dia mama... Quero baptizar a minha filha para o ano que vem , ela estará com 5 anos e 7 meses ...
Quero baptizar a minha filha, na Margem Sul, mas tenho dois problemas....
1º Tenho duas madrinhas ....
2º Sou separada do pai da minha filha
Pelo que andei a ler na net, até ao 7 anos podem ser baptizadas , mas não sei quais as igrejas que o fazem ...
Será que me podem ajudar? Obrigada

Família Pinxavelhos

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Bom dia,
não percebo nadinha do assunto, só o facto de "haver problemas" para a igreja arrepia-me, mas sei que pode ser batizada quando quiser. Acabei de ter um primo a ser batizado aos 32 anos. Se a opção de batizar é só pela idade pode estar descansada que ela batiza-se em qualquer momento e acho que em qualquer igreja. Aliás, sei se muito gente que se batiza para casar.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

MisaL escreveu:
Bom dia,
não percebo nadinha do assunto, só o facto de "haver problemas" para a igreja arrepia-me, mas sei que pode ser batizada quando quiser. Acabei de ter um primo a ser batizado aos 32 anos. Se a opção de batizar é só pela idade pode estar descansada que ela batiza-se em qualquer momento e acho que em qualquer igreja. Aliás, sei se muito gente que se batiza para casar.

Penso que o que a autora está a referir (e posso estar muito enganada pois tb não percebo nada do assunto) é que os bebés e crianças até determinada idade podem ser batizados assim sem fazer mais nada. Depois têm de "tirar o curso" (efectivamente estudar a religião antes de serem baptizados).

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu esclareço a questão da idade. No caso de crianças, se não forem batizadas até uma certa idade (geralmente os 4 ou 5 anos), só serão batizadas quando fizerem a primeira comunhão, aos 8-9 anos. Ou seja, devem fazer a catequese (que se inicia aos 6 anos) e na altura de receberem a primeira comunhão são batizadas primeiro, na mesma cerimónia.
Quanto à questão de ser separada, não faz diferença. Quanto às madrinhas, o que pode acontecer é só uma ficar "oficial" e a outra assina como testemunha.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não tinha reparado que a sua filha já terá quase seis anos. Pois, assim pode ser indicado que inicie a catequese (no ano em que inicia o 1º ciclo) e depois batiza-se na primeira comunhão. Porque não optar por essa solução? Ou então batizá-la já este ano?

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

guialmi escreveu:
Eu esclareço a questão da idade. No caso de crianças, se não forem batizadas até uma certa idade (geralmente os 4 ou 5 anos), só serão batizadas quando fizerem a primeira comunhão, aos 8-9 anos. Ou seja, devem fazer a catequese (que se inicia aos 6 anos) e na altura de receberem a primeira comunhão são batizadas primeiro, na mesma cerimónia.
Quanto à questão de ser separada, não faz diferença. Quanto às madrinhas, o que pode acontecer é só uma ficar "oficial" e a outra assina como testemunha.

Pois, era isto a que me referia (só não sabia detalhes). O que por um lado penso que faz mais sentido, a criança ser baptizada após realmente ter a iniciação na religião do que por exemplo quando nasce... 🙄🙄🙄

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Ah, não fazia ideia, mas acho estranho, se calhar pode depender de paróquia. Sei de pessoas que fazem tudo numa cerimónia (batizado, comunhão, crisma...) para a seguir poderem casar, nunca ouvi que fizessem um curso, mas podem não me ter dito, também pode ser Sorriso

CatiaS_S escreveu:

MisaL escreveu:Bom dia,
não percebo nadinha do assunto, só o facto de "haver problemas" para a igreja arrepia-me, mas sei que pode ser batizada quando quiser. Acabei de ter um primo a ser batizado aos 32 anos. Se a opção de batizar é só pela idade pode estar descansada que ela batiza-se em qualquer momento e acho que em qualquer igreja. Aliás, sei se muito gente que se batiza para casar.

Penso que o que a autora está a referir (e posso estar muito enganada pois tb não percebo nada do assunto) é que os bebés e crianças até determinada idade podem ser batizados assim sem fazer mais nada. Depois têm de "tirar o curso" (efectivamente estudar a religião antes de serem baptizados).

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

MisaL escreveu:
Ah, não fazia ideia, mas acho estranho, se calhar pode depender de paróquia. Sei de pessoas que fazem tudo numa cerimónia (batizado, comunhão, crisma...) para a seguir poderem casar, nunca ouvi que fizessem um curso, mas podem não me ter dito, também pode ser

CatiaS_S escreveu:

MisaL escreveu:Bom dia,
não percebo nadinha do assunto, só o facto de "haver problemas" para a igreja arrepia-me, mas sei que pode ser batizada quando quiser. Acabei de ter um primo a ser batizado aos 32 anos. Se a opção de batizar é só pela idade pode estar descansada que ela batiza-se em qualquer momento e acho que em qualquer igreja. Aliás, sei se muito gente que se batiza para casar.

Penso que o que a autora está a referir (e posso estar muito enganada pois tb não percebo nada do assunto) é que os bebés e crianças até determinada idade podem ser batizados assim sem fazer mais nada. Depois têm de "tirar o curso" (efectivamente estudar a religião antes de serem baptizados).

Sim, não é só.chegar ali e serem baptizadas. Têm que ir a várias reuniões com o padre (pelo menos foi o que me disseram, quando eu disse que nem baptizada era, quanto mais casar de igreja, "ah, mas "só" precisas de te reunir com o padre x vezes antes de ele te baptizar". ...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?