Usar cremes na gravidez - recém-grávidas | De Mãe para Mãe

Está aqui

Usar cremes na gravidez - recém-grávidas

Gravida só com um lenço

Se descobriu que está grávida então comece a ter cuidado com os cremes que usa. Evite cremes que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácidos hidroxi e retonóis  -especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez.

Os cremes esfoliantes, cremes anti-idade, cremes para a acne ou cremes de dia, podem conter este tipo de componentes na sua composição, sobretudo os esfoliantes de pele. Os cremes com estes químicos não são aconselhados pois podem ser absorvidos pela sua pele, podendo chegar rapidamente até ao seu bebé em desenvolvimento.  

Contudo, ainda não se provaram ligações diretas entre defeitos de nascença e estes químicos, mas mais vale prevenir do que remediar.

Entretanto, se pretende fazer uma esfoliação ao corpo ou rosto, opte por uma escova ou luva especial, evitando assim a utilização de cremes para o efeito. Se pretende usar máscaras esfoliantes caseiras também o poderá fazer, desde que sejam à base de produtos naturais. Por exemplo, para a face experimente misturar ½ colher de sopa de açúcar granulado, um pouco de sumo de limão espremido na hora e uma colher de azeite extra virgem: aplique esta mistura com a ponta dos dedos em movimentos circulares, deixe repousar durante uns minutos, depois limpe e passe por água fria. Se tem problemas de acne opte por utilizar um adstringente à base de Corylus (aveleira) ou de pepino, e limpe a pele do rosto com um disco de algodão embebido num destes adstringentes naturais.

Depois do primeiro trimestre questione o seu médico se pode voltar a usar os seus cremes habituais, contudo, em caso de dúvida opte por não fazê-lo.