Sono do bebé...e da mamã... | De Mãe para Mãe

Sono do bebé...e da mamã...

Responda
5 mensagens
Ana Sofia Braz ... -
Offline
Desde 19 Nov 2012

Olá mamãs!
Tenho uma dúvida (ou pensamento) sobre o sono do meu bebé... O sono do meu bebe sempre sofreu alterações...ele tem 3 meses e meio e já dormiu muito bem e muito mal. Desde que nasceu que dorme na caminha de grades no nosso quarto, queríamos comprar uma alcofa mas o tempo foi passando e olha acabou por ficar por lá. Desde que saímos da maternidade que o tentei ensinar o que era dia e noite. Durante a noite nunca o acordei para comer (ele é um bebe grande e gostoso: 66cm e 7,700 kg). Como é óbvio nas primeiras semanas acordava muitas vezes durante a noite, dava o biberão mudava a fralda sempre com pouca luz e sem conversa, só miminhos e colinho. Até aqui tudo óptimo, já fazia blocos de 3 ou 4 h seguidas. É o melhor estava para vir: aos 2 meses e meio começou a dormir das 21:30 às 05:00, bebia leite e voltava a dormir, estava no céu! No entanto assim que fez 3 meses ui...demora para dormir, chora imenso (ou melhor, berra), só adormece no colo e depois de gritar durante 20-30 minutos. Dorme das 21:30 às 02:30 e acorda a chorar, dou leite e adormece...e a partir daqui acorda praticamente de hora a hora! Parece que houve um retrocesso ?? ou era eu que já estava mal habituada ? Ele sempre teve muitas cólicas e gases mas até disso estava melhorzito...agora durante a noite acorda por tudo e por nada: basta nos ouvir a virar na cama que acorda logo, e para piorar o meu namorado ressona...já me disseram que deve ser um pico de crescimento, mas não sei...já estou a ponderar mudá-lo para o quartinho dele, pelo menos não acordava com os nossos barulho (digo eu). Toda a gente me diz que é manha, que a culpa é minha porque lhe dou colinho...mas a verdade é que só o levanto da cama em último caso, já o deixei chorar "para ver se adormecia sozinho" e o que ganhei foi uma insónia do bebe durante 3 horas...ajudem-me! Ou consolem-me com a vossa experiência! Parece que agora é que tenho um recém-nascido, estou um farrapo! Beijinhos

LiaF -
Offline
Desde 02 Jan 2016

Aii mamã... leio o seu testemunho e sabe que fico com uma "inveja".. é que o meu menino tem 12 meses e nunca dormiu mais do que 3h seguidas (e nessas tres horas ainda resmunga e pede a chucha, etc). Mas ele nunca me habituou mal..sempre foi assim. Quando ele tinha uns 5, 6 meses eu ja estava a desesperar. Depois engravidei e sentia ainda mais sono e pensei é agora que elouqueço. Mas por mais incrivel que pareça, quantas mais semanas passam, e devia estar a preocupar me porque agora serão dois a chorar. Nao, até estou tranquila..acho que o corpo acaba por se habituar à rotina. Acho que a relaçao de pais e filhos é algo tao especial que o corpo começa a se habtiuar que tem que confortar as crias.

Como nunca fui adpeta do deixar chorar, é claro que também ha dias que acordo cansada e desejosa que ele durma, mas nao consigo deixar o meu pintainho a chorar (digam as pessoad que é birra, manhas, nao quero saber).

A última parte do seu comentario parte me o coraçao... nao deixe um bebe chorar ate se cansar. É cruel. Ainda por cima daqui a uns meses vai olhar para tras e perceber que ele ainda era tao pequenino. Nao se esqueça que o seu filho esta no mundo à tão pouco tempo que tudo lhe é estranho. O meu filho so adormecia ao colo e a partir dos 6 meses que nem quer que o peguemos.

Sei que nao devo ter ajudado muito na questao do sono..mas o Conselho que lhe dou e esse eu sei que é valioso..é ignorar o que as outras pessoas dizem acerca da educaçao do seu filho. Deus me livre deixar de dar colinho aos meus filhos com receio do que a sociedade vai dizer e pensar.

Um beijinho e força e por incrível que possa parecer agora, tudo vai melhorar com o tempo

Ana Sofia Braz ... -
Offline
Desde 19 Nov 2012

Obriga Lia pela resposta! Eu tb nao sou adepta do deixar chorar...fiz uma única vez e chorei eu mais a seguir do que ele, nunca mais! Bem me dizem que ele só tem manhas mas o que eu penso é: ele é um bebe não sabe falar e se está desconfortável chora e temos que aconchega-lo...neste momento está a dormir no meu colo e pronto...já pensei inclusive que possam ser dentes, mas não sei se é cedo ou não. O que é certo é que há algo que o incomoda durante a noite...e ele não dorme. Vamos ver se é mesmo uma fase, pode ser o tal pico de crescimento dos 3/4 meses! Muitas felicidades para o bebe que vai chegar! Beijinhos

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Ele é muito pequeno ainda.. dê tempo ao tempo

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Não vou ajudar na questão do sono, e até acho um bebé ainda muito pequeno para ter rotinas de sono e sono por mais horas eles passam por várias fases e nem todas são simples, às vezes estamos mais cansadas e não os entendemos tão bem. O que queria alertar é para não "ouvir" o que os outros lhe dizem, a mamã é que sabe o que é melhor para o seu bebé e pronto, as pessoas têm a mania de dar opiniões que ninguém lhes pede e que opinar para os outros é bem mais fácil do que fazer para nos. O meu filho ainda hoje não dorme sozinho e então agora com a chegada da bebé é só críticas "ele não dorme sozinho? Ainda usa a chucha? Bebe leite no biberão? Tens que o habituar e tirar lhe isso tudo antes da irmã nascer" mas eu pedi o opinião a alguém? É tão bom ter o miminho do nosso amor sempre connosco, e nunca lhe tiraria nada que vá dar à irmã, vai ficar mais mimalho vai, e qual é o problema? E tão bom ser mimalho, há pessoas que põem os bebés com 6 meses a dormirem sozinhos no quarto deles e acham isso uma vitória, cada um sabe de si, não estou a criticar, mas eu tenho os meus filhos para estar com eles, dar lhe mimo, estraga los, educa los e tudo o que eu puder, quero aproveitar, daqui a uns tempos vou querer fazer muitas coisas que eles não vão querer, por isso tenho que aproveitar agora, não sou exemplo para ninguém mas é assim que eu gosto :), e o marido também Sorriso beijinhos e boa sorte, siga o seu coração e ele vai estar bem..

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas