Quanto tempo temos de guardar os comprovativos legais? - Ajuda | De Mãe para Mãe

Quanto tempo temos de guardar os comprovativos legais? - Ajuda

Responda
4 mensagens
dtandsmps -
Offline
Desde 13 Ago 2007

Olá mamãs...
Estou em fase de arrumações por casa e a acontece que tenho 8 anos de faturas guardadas... água, luz, gás, irs, etc etc etc...
Pelo que percebi legalmente ao final de 5 anos qualquer tipo de fatura passa a ficar caducada... a lei ainda é assim?
Poderei guardar apenas as faturas dos ultimos 5 anos e desfazer-me de tudo o resto?
Obrigada

Sobre dtandsmps

Vendo TESTES DE GRAVIDEZ e de OVULAÇÃO 0,30€/uni.
sms 912862168 (qualquer hora)

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

colada

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

MiniMe84 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Os únicos comprovativos que tem que guardar são os do IRS, ou seja, todas as despesas que usou na dedução à colecta do seu IRS, do marido, filhos ou outros dependentes, e a respectiva declaração, durante quatro anos. No entanto desde a introdução do sistema de efactura a tendência é que o prazo vá reduzindo, mas para precaver aconselho os quatro anos.

Facturas de manutenção da casa (agua, luz, gás e telefone) terá que guardar, no máximo, seis meses, uma vez que havendo qualquer dúvida de pagamento esses serviços só podem exigir pagamentos até seis meses desde da data da factura. Ou seja, imagine que durante 2016 se atrasou a pagar a factura de Janeiro e Março e pagou as restantes, as empresas de gás/luz/telefone já não lhe podem exigir o pagamento porque não reclamaram a dívida no prazo de seis meses e, portanto, a mesma caducou. Não interessa se tem comprovativo ou não.

Relativamente a papeis das finanças (IUC, IMI, impostos de selo) aconselho a guardar o máximo de tempo possível uma vez que ultimamente a AT tem feito a esperteza de pedir pagamento de coisas que já estavam pagas há vários anos e, nesse caso, se não tiver o comprovativo fica mesmo com um problema entre mãos. O mesmo com a segurança social. Infelizmente hoje em dia o maior receio que devemos ter é das instituições públicas que deveriam ser as primeiras a dar o exemplo.

Papeis do IEFP (desemprego, formações, POc, etc) deve ser pelo prazo mínimo de cinco anos.

Espero ter ajudado.

catisdi -
Offline
Desde 22 Jan 2013

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?