Parto na água *SISTEMA DE SAÚDE em Portugal* Petição | De Mãe para Mãe

Parto na água *SISTEMA DE SAÚDE em Portugal* Petição

Responda
8 mensagens
li.nomada -
Offline
Desde 05 Jan 2010

O Hospital de São Bernardo, em Setúbal, é o único hospital público da Peninsula Ibérica que oferece às grávidas a possibilidade de ter um parto na água.

Este projecto pioneiro — que até então só era possível em Portugal para quem optasse por um parto em casa ou nalguns hospitais privados carérrimos — tem permitido que, nos últimos quatro anos, dezenas de mulheres pudessem ter experiências bonitas, saudáveis e muito gratificantes [1], muito diferentes das que acontecem na maioria dos hospitais públicos onde as mulheres são sujeitas a muitas intervenções desnecessárias.

As evidências têm demonstrado diversos benefícios do uso terapêutico da água no trabalho de parto. Não existem evidências que demonstrem contra-indicações para o parto na água e esta é uma opção disponível em inúmeros hospitais, clinicas e casas de parto pela Europa fora.

Este opção do parto na água em Setúbal corre o risco de fechar, não porque não esteja a correr bem e a ser um sucesso, mas sim por questões políticas e lutas entre classes profissionais. Tudo começou a partir de um pedido de um obstetra do Hospital de Setúbal que se dirigiu à ordem dos médicos solicitando um parecer sobre o assunto. E a referida ordem deu um parecer desfavorável [2]. O parecer peca pela falta de evidências científicas e começa a receber respostas à altura[3] até a Ordem dos Enfermeiros se pronunciar sobre o assunto[4].

Telenovelas à parte, o que é fundamental aqui é que as mulheres podem vir a ser privadas desta opção no sistema público de saúde apenas e somente por questões de políticas internas totalmente alheias ao bem estar e à qualidade do serviço prestado.

Um grupo de mulheres, mães, parteiras, doulas e activistas dos direitos humanos no nascimento — nas quais eu me incluo — estão a criar um movimento de defesa desta causa [5], também com o apoio de personalidades internacionais.[6]

É muito importante partilhar e assinar esta petição!!!
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PartosAguaPortugal

Esta não é uma petição para mulheres grávidas que querem ter partos na água. É uma petição para TODOS, porque o que está em causa são os direitos humanos e as opções de escolha no sistema público de saúde. Porque queremos serviços de excelência também em Portugal!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

[1] Reportagem Sic Notícias: http://goo.gl/snNhjw
[2] Notícia: http://goo.gl/QBzHOM
[3] Blog Doutor Enfermeiro: http://goo.gl/53dkIk
[4] Parecer em PDF - http://goo.gl/z2R3CA
[5] Página FB - http://goo.gl/XGjZIx
[6] Video YouTube: http://goo.gl/zEipbE

Sobre li.nomada

li.nomada
Encantada com as duas princesa de Maio de 2010 e 2012

Wattie -
Offline
Desde 19 Jul 2011

Já assinei.
Beijinhos!

Sobre Wattie

Ainda não acredito que sou mãe de um bebé liiiiindo!!
Madrinha orgulhosa da Lúcia Almeida e da sua/nossa feijoca Diana!!!!!À espera do Carlos Eduardo da AnninhaSu.(que já chegou no dia 7/06!)E agora a princesa Diana a 17/08!
Afilhada da querida SabineH e madrinha virtual de todo o coração do príncipe Odin.
Visitem a minha lojinha!

CatJPA -
Offline
Desde 08 Jun 2014

Tb já assinei.

Sobre CatJPA

Última pílula Nov13
Início Treinos Jun14
Positivo 29/09/2014 Espertalhão Cegonha Apaixonado

Desde 11 Fev 2012

Feito!! Este sempre foi o tipo de parto que mais me agradou, por tudo o que pode proporcionar.

SOP-Abril.2013 / Início do Ovusitol-Julho.2013 / Última pílula-18.Out.2013
Treinante desde 26.Nov.2013
Positivo a 14.Abr.2015
DPP a 13.Dez.2015 ----- Ansiosamente à espera da *Princesa Ema* ------

Desde 05 Out 2011

Só soube ontem da polémica através do meu marido que é enfermeiro...
Depois li o tópico, vi e li todas as informações anexas e li a petição.
Eu sou uma adepta incondicional das terapêuticas não convencionais... desde que claro rodeadas de todos os cuidados necessários...
O nosso ''querido'' bastonário da ordem dos médicos já tem por algumas vezes demonstrado ignorância a mais para um homem que estudou tantos anos e ocupa o cargo que tem, mas infelizmente ele representa muito bem o perfil da maioria dos médicos que andam para aí.
Acho um absurdo uma série de coisas que se passam na saúde no nosso país, acho ainda mais absurdo quererem obrigar a mulher a ter um parto frio e instrumentalizado só porque os médicos querem poupar a sua paciência, tendo as mulheres muito sossegadinhas na horas de dar à luz... se a dor do parto não tivesse nenhuma função ela não existia! Compreendo perfeitamente que com a evolução da medicina as mulheres queiram optar por ter um parto menos doloroso, quando bem informadas dos potenciais riscos e consequências... o que eu não concordo é pressionarem as mulheres a optar por um parto medicamento, o qual está provado ter inúmeras desvantagens, ao mesmo tempo que querem impedir os partos naturais usando métodos do alívio da dor não farmacológicos, só porque neste caso não há provas de que não faça mal!!! Alguma coerência aos senhores doutores não lhes fazia nada mal!

Às vezes acho que em vez de caminhamos no sentido de uma sociedade desenvolvida querem obrigar-nos a caminhar no sentido do sub-desenvolvimento, tentando atentar contra a inteligência das pessoas esclarecidas e aproveitando-se da ignorância das pessoas menos informadas.
É dever nosso lutar contra estas tentativas de estupidificar as pessoas retirarem-lhes um direito fundamental, o de poder optar pela alternativa que mais corresponde às expectativas da mulher...
Espero sinceramente que isto venha a trazer mudanças boas para a nossa saúde d para a nossa sociedade, mas o lobby dos médicos é tão grande...
Esperemos para ver...

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

debby1986 -
Offline
Desde 23 Dez 2013
I Love DMPM

Assinado, compartilhado! Eu quero ter minha filhota na água em Agosto!!!!!!!!!!!!!!

Sophya.Silva. -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Não só assino como deixo a minha opinião.
É completamente ridículo o que a ordem dos médicos tem feito ultimamente para que tudo seja ''trabalho médico''. Não só li esta noticia como li varias opiniões que as pessoas deixavam sobre o assunto.
Fiquei perplexa muito sinceramente. Li comentários como ''Acho bem, isto são modernices parvas'' ''Se os médicos dizem é normal que seja perigoso.'' ''Somos seres terrestres e não aquáticos'' '' Essas mães não gostam dos filhos. malucas!'' Bem...um role de barbaridades. Pensei seriamente que tínhamos voltado a época medieval. Devo dizer que uma das desculpas do Sr. presidente da ordem dos médicos foi mesmo ''somos animais terrestres e não aquáticos''.
Quando o problema dele é mesmo porque um Enfermeiro é que é pioneiro neste método e conseguiu-o no publico. Óbvio que o que estes senhores querem é que isto seja um exclusivo do privado. No privado já podemos ser todos aquáticos! ah sim... e temos assistência médica. RIDÍCULO!!
Mas mais ridículo foi perceber que grande parte dos portugueses esta completamente ''sem ligações sinápticas'' e ceguinhos. Cheios de comentários tristes.
Também não me poderei admirar tanto, quem esta por trás disto são os mesmos senhores que estão no poleiro, postos la pelos mesmos que são contra as ''modernices''.
Já fiz o meu desabafo, obrigada :P

(Não utilizo novo acordo ortográfico no forum)

maria.pintao -
Offline
Desde 28 Jun 2014

Sou nova aqui neste forum, mas nao podia deixar de mostrar a minha apreensao quanto a uma mensagem que acabei de ler na pagina do facebook dedicada a este assunto.... num post de hoje alguem disse que a partir de hoje o hospital de setubal deixou de fazer este tipo de parto. :(
E eu andava tao entusiasmada e convencida que iria concretizar esse desejo ja em agosto... como custa saber que afinal nao posso ter a minha filha do modo que eu tanto ambicionava e sonhava....