O nome da bebé, escolher ou não escolher... Eis a questão! | De Mãe para Mãe

O nome da bebé, escolher ou não escolher... Eis a questão!

Responda
16 mensagens
Claudia Vasco -
Offline
Desde 23 Mar 2017

Olá meninas!

Sei que vi um tópico parecido com este por aqui, mas eu preciso MESMO de algum amparo.

Não gosto de muitos nomes tipicamente portugueses, e os que gosto já estão tomados por pessoas próximas e não os quero repetir, ou então o meu marido não gosta deles, assim como eu não gosto lá muito das sugestões "portuguesas" dele.

Contudo existe um nome do qual ambos gostamos. Chloe.

O problema está em que sondei duas pessoas da minha família (como quem não quer a coisa) e as reações que recebi foram péssimas! Tipo " esse nome é horrível" e " isso é nome de cadela, gostava de um nome mais português". Assim sem dó nem piedade!
Isto fez imensa confusão na minha cabeça de grávida! E principalmente porque até para nós a escolha do nome não está a ser fácil...
Moral da história? Estou um pouco perdida e não sei bem o que fazer... Sei que isto é um pouco estúpido porque a filha é nossa e a decisão também. Mas não deixo de me sentir triste e desamparada...

Sonii -
Offline
Desde 19 Dez 2010

Ola mamã n stresses Piscar o olho eu tive o mesmo problemas quando foi dos meus filhos... e quando eu e o pai chegamos q um consenso ninguém gostou. .. nós n ligamos e metemos os nomes aos filhos conforme gostamos e hoje habituaram se e ja gostam Piscar o olho se gostam desse nome va sem receio o nome é giro eu gosto imenso. Beijinhos

MariaMom -
Offline
Desde 03 Out 2016

A mim disseram-me exatamente o mesmo!! "Já conheço 3 cadelas com esse nome". What??
Fiquei tristissima mas já me passou e vamos por exatamente o que pensamos e gostamos.
Ah e Chloe é lindo Piscar o olho

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Olá Cláudia. Pessoalmente, não entendo o problema que aparentemente muita gente vê em dar nomes tipicamente portugueses. Para mim, que tenho dupla nacionalidade e poderia utilizar uma lista mais alargada de nomes, nunca me fez sentido não escolher um nome do país onde vão crescer. Gosto de Chloe, mas nunca o daria a uma criança portuguesa. No entanto, é como dizem, quem tem de gostar ou pelo menos chegar a um consenso são os pais, nunca esquecendo que quem terá de carregar o nome e todas a piadinhas que se façam à volta dele, no caso de nomes mais invulgares, é a criança. Vai sempre haver quem não goste do nome, mas com o tempo todos se habituam. Acho que não faz mal nenhum ouvir opiniões de terceiros, mas não baseie a sua escolha nisso. O importante é que a Cláudia e o seu marido cheguem a um consenso.

Sugar -
Offline
Desde 16 Jul 2015

Olá! Eu também não dei a minha filha um nome tipico. Ainda recebo muitos "levantar de sobrancelha" ou pessoas que pedem mil vezes para repetir.

De qualquer forma, nao daria outro nome porque encaixa-se perfeitamente na personalidade dela.
O importante é o nome que vocês querem e pessoalmente acho que nem tem nada a ver com o ser um nome tipico ou nao. Se chamares Maria vais ter de resposta "ah mas ja existem tantas" se for santiago "sabes quantos foram registados este ano" se for Conceição "ah mas isso é nome d velha" se for Esbrubalina "ai mas isso é o nome da vizinha linguaruda)

Acredita da o nome que achares melhor. Toda a gente tem sempre algo a dizer.

milene26 -
Offline
Desde 03 Jan 2015

Já passei pelo mesmo , pois vivo na suica a família está toda em portugal , quisemos dar um nome de cá , diferente ! Pois tenho a mesma opinião que tu , os nomes em portugal toda agente tem toda agente poe os mesmos nomes (nada contra) apenas quis uma coisa diferente ! E pus yann au meu menino e até hoje me criticam , e dizem 'que raio de nome foste por a crianca' ! ? Mas os filhos são nossos , somos nós que os vamos chamar !

Gigi_porto -
Offline
Desde 21 Fev 2017

Ana Svensson escreveu:
Olá Cláudia. Pessoalmente, não entendo o problema que aparentemente muita gente vê em dar nomes tipicamente portugueses. Para mim, que tenho dupla nacionalidade e poderia utilizar uma lista mais alargada de nomes, nunca me fez sentido não escolher um nome do país onde vão crescer. Gosto de Chloe, mas nunca o daria a uma criança portuguesa. No entanto, é como dizem, quem tem de gostar ou pelo menos chegar a um consenso são os pais, nunca esquecendo que quem terá de carregar o nome e todas a piadinhas que se façam à volta dele, no caso de nomes mais invulgares, é a criança. Vai sempre haver quem não goste do nome, mas com o tempo todos se habituam. Acho que não faz mal nenhum ouvir opiniões de terceiros, mas não baseie a sua escolha nisso. O importante é que a Cláudia e o seu marido cheguem a um consenso.

Plenamente de acordo. Actualmente têm sido cada vez mais os pais a optar por nomes menos vulgares ou tipicamente portugueses. Eu prefiro os nomes mais tradicionais e entre estes, há uma imensidão de possibilidades.
Claro que nunca agradamos a todos e, em última instância, a escolha é dos pais, sem esquecer que é a criança que vai carregar o nome a vida toda e, nalguns casos, ser alvo de piadinhas.
Dito isto, se os papás gostam mesmo de Chloe, devem ignorar as opiniões alheias, até porque é um nome que não agradará à maioria.

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Querida, a minha filha é Luna, não faltam aí cadelas chamadas Luna... Piscar o olho Sabes oque respondo, não faz mal porque eu adoro animais, até mais do que algumas pessoas! Ela era para ser Luna chloe Sorriso tinha dois nomes para menina que eram esses e depois era para colocar os dois mas la me decidi só por Luna. Não ligues a opiniao dos outros... Nunca vais conseguir um nome que todos gostem... Piscar o olho Ganha segurança e avança para o que queres e não ligues aos outros. Os outros puseram os nomes que quiseram aos filhos e aposto que não te consultaram... ?

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Por essas e por outras é que não peço opiniões, apenas informo a decisão final quando eu e o marido, os únicos que podem opinar, chegamos a um consenso!
Nem a minha mãe que vive connosco se atreve a opinar... notei que torceu um pouquito o nariz quando lhe disse mas não disse nada, só fez uma cara assim estranha mas calou-se e fez muito bem!
Mas avisei sempre desde o início da 1ª gravidez, quando anunciei a gravidez à família (só às 12 semanas) que o nome seria escolhido unicamente por nós dois e quando decidissemos informavamos, até lá não precisávamos de palpites! LOL Remédio santo, ninguém se atreveu Piscar o olho

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

Tal como as outras mães referiram vai haver sempre quem não goste do nome, mesmo sendo o nome mais comum do Universo.
Lembro-me que quando informei as pessoas do nome do meu filho que houve gente que não gostou inclusive a minha mãe disse-me que era feio/horrível. Fiquei super magoada da maneira como ela se expressou, mas mesmo assim segui com a minha e hoje em dia não me imaginaria á chamar-lhe de outra forma.
Com isto quero dizer que se gosta de Chloe coloque, as pessoas acabam por se habituar ?

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Simples...

Gosta? Põe!

Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Também sofri desse mal... Cai no erro de mostrar a lista que tinha de opções e ouvi muitas criticas. Arrependi-me e acabei por vedar a informação do nome até estar escolhido oficialmente... No entanto, entre os meus dois nomes favoritos acabei por escolher o mais tradicional.. mas acho que deve optar por aquilo que gosta.. no entanto vai ter que lidar com pessoas que não o vão saber pronunciar. Eu pessoalmente gosto muito desse nome e estava na minha lista se fosse menina Sorriso

Gabriela Neves -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Olá, Claudia!
Chloe é um nome muito bonito! Não fique desanimada porque alguns familiares não gostaram! A decisão é dos pais e se tentarem agradar a todos nunca vão conseguir escolher um nome para a vossa filha porque todos vão ter opiniões diferentes. Em Portugal, as pessoas ou reclamam do facto do nome ser demasiado popular ou não gostam por ser diferente/pouco usado. Há cada vez mais pessoas a escolher nomes estrangeiros (porque a lista já começa a incluir alguns deles) e nomes que raramente eram ouvidos há uns anos atrás (ex: Flor, Safira, Romeu,...). Eu também gosto de alguns nomes que não são tradicionais como Oliver e James e não deixaria de os usar se os meus amigos ou familiares me dissessem que seria melhor escolher "algo mais português".
Se ambos gostam mesmo do nome, usem-no! As pessoas acabarão por se habituar ao nome da vossa bebé.

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Olá,

Se os papás gostam, devem seguir em frente!
Até porque se estão à espera de encontrar um nome que agrade a toda a gente a criança há de fazer 5 anos e ainda não ter nome! Sorriso

Eu queria um nome completamente fora do vulgar - Suri - e o papá concordava, apesar de não ser a primeira escolha dele. Depois começaram a chover críticas, principalmente dos familiares... "ai, porque é um nome muito pesado" e "vão gozar com a criança", etc...

O meu marido começou a ficar com medo, mudou de ideias e começou a pressionar para mudar o nome.

Resultado, acabámos por mudar e, apesar de também gostar do novo nome que escolhemos, tenho pena de ter cedido à pressão, porque Suri continua a ser a minha opção favorita!

Se gostam, ignorem as opiniões externas...

Bjinhos,

patriciasp -
Offline
Desde 10 Nov 2006

Olha os pais é que tem de gostar...os restantes respeitem e habituem se....tb não gostam do nome da minha bebê, fazem gracinhas e afins mas está mais que escolhido

17-12-2009 Nasceu o meu Tesouro
05-05-2015 10 semanas Aborto espontâneo
25-01-2016 12 semanas aborto retido
05-01-2017 05 semanas Aborto quimico
29-10-2017 Nasceu a princesa

MIsabeAraujo -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Passei pelo mesmo gostava muito de Oceana e sempre falei disso com a minha mãe, a primeira coisa que ouvi quando soube que era uma menina foi " não vais sequer ponderar Oceana pois não?"por acaso o meu marido nunca gostou do nome então nem entrou na lista. Depois estávamos muito indecisos entre Helena e Olívia, segundo a minha sogra Helena era nome de velha do povo, Olívia era nome de filha de mãe do bairro (o que não entendo sinceramente o que ela quer dizer com isto, eu adoro o nome Olívia e acho que faz um par lindo com Chloe sinceramente) e que a menina tinha que ter o nome dela, Maria Antonia, por acaso não desgosto do nome mas a minha filha chama se Helena e acabou apesar de muitas vezes ela ainda vir cá a casa e chamar a minha filha de Maria mas enfim o que se pode fazer. Não deixes que ninguém se intrometa no nome da tua filha se gostas de Chloe chama-lhe Chloe não vejo ninguém a fazer piadas com o nome sinceramente, a minha prima chama se Amal tem 16 e nunca sofreu piadas e olha que é um nome muito propenso a tal.