Lista da Maternidade de Vila Franca de Xira | De Mãe para Mãe

Lista da Maternidade de Vila Franca de Xira

Responda
39 mensagens
ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Olá mamãs! É a primeira vez que escrevo para o fórum e espero estar a ajudar tanto quanto os tópicos de outras mamãs já me ajudaram a mim Sorriso
Estou grávida de 36 semanas e fiz hoje a vista à Maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira.
Como já tinha procurado muito na internet e só encontrei num dos tópicos daqui uma lista da maternidade que já não está actualizada lembrei-me que talvez para alguma de vocês possa fazer falta por isso aqui vai:

Para a mamã:
3 camisas de dormir, se possível abertas à frente
6 cuecas de algodão ou descartáveis
2 soutiens e discos absorventes para os mamilos
Robe e chinelos de quarto
Produtos de higiene pessoal
Toalhas de banho e chinelos para o duche

Para o bebé:
4 conjuntos completos de roupa interior e 4 fatinhos que podem ser de 2 peças ou baby-grows ou cueiros
Mantinha ou envolta
4 fraldas de pano e fraldas descartáveis
2 toalhas de banho
Pente ou escova, creme hidratante

Importante:
Quando for para o bloco de partos, basta levar a primeira roupinha do seu bebé (interior e exterior), a mantinha e uma fralda de pano. Para si umas cuecas e os chinelos.
O seu boletim de grávida, análises e ecografias que tenha efectuado recentemente.

A verdade é que quando acabei de fazer a minha mala estava enorme de tantas coisas que tinha visto nas outras listas por isso fiz questão de perguntar à enfermeira que fez a visita e realmente com a ansiedade e o medo que nos falte alguma coisa acabamos por nos esquecer que so vamos estar lá dois a três dias e não precisamos de levar a casa às costas...
Espero ter ajudado! Boa sorte e uma horinha pequenina para todas as barrigudas como eu Espertalhão

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

ola Ffana... e bom saber qual a lista actualizada:)))
que corra tudo pelo melhor e depois vem ca contar TUDO:)

Beijokas

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

ILBarros -
Offline
Desde 03 Jul 2011

Obrigada bariguda lol uma horinha santa pra ti...a tua lista ta tao bem organizada, gostei e vou colar À tua lista Sorriso

Deia Rosa -
Offline
Desde 11 Set 2011

Olá mamã espero que corra tudo muito bem!!
Olha na lista penso que não vi os pensos higienicos. Também tive o meu beby em VFX e so dão os primeiros pensos higienicos. Não esqueças.
Boa SORTE!!

Sobre Deia Rosa

Andreia Rosa

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Obrigada a todas! Acho que preparar as coisas com antecedência e conhecer o espeço em si nos acalma bastante... Já vamos preparadas para quase tudo Sorriso Aconselho a visita a todas as mamãs, as enfermeiras são simpáticas, repondem a tudo e ainda vos dão umas sugestões bastante uteis!
Deia, realmente esqueci-me dos pensos, mas também não estão na lista que me deram... Acho que devem levar porque não ocupam muito espaço e ficam sempre descansadas se os que dão no hospital não chegarem (até porque mandar o marido comprar essas coisas dá sempre direito a 3h de queixinhas Gargalhadas ).
Outra coisa que me esqueci de dizer é que não precisam de levar muitos discos absorventes, basta levar 6 a 8 para 2 ou 3 dias e quanto às pomadas para os mamilos pelo que já me disseram várias enfermeiras o nosso leitinho é o melhor remédio por isso não vale a pena levar, se depois em casa virem que têm mesmo muitas dores e não está a cicatrizar logo põem.
Como foi a tua experiência em Vila Franca? Já tenho ouvido dizer muito bem da maternidade mas como as minhas experiencias lá (nas urgências) raramente foram boas gostava de saber por alguêm que já la esteve como foi...

Deia Rosa -
Offline
Desde 11 Set 2011

Ffana eu fiz a preparação para o parto la no hospital e ADOREI, so fizeste a visita ou também fizeste a preparação para o parto?
Olha eu também não tenho nada boas experiencias pelas urgências,mas no que diz respeito a estar grávida e frequentar o hospital de VFX só tenho a dizer MUITO BEM!!
A experiencia do parto foi muito boa, tive uma equipa fantástica a tratar de mim e do meu piolhinho.
Andei com contracções durante 3 dias por culpa do médico que propositadamente me rompeu as membranas por já estar na altura prevista do parto, foi o que me custou mais, fui para o hospital numa madrugada de 4f para 5f e fiquei logo internada,mas como n tinha dilatação suficiente e as contracções não estavam a acelerar a dilatação, na manha seguinte (5f) mandaram-me pra casa para caminha e movimentar-me e voltar lá nessa noite,mas aguentei-me ao máximo em casa e so fui na manhã de 6f e como sentia o bebé mexer sabia que estava tudo bem(Foi o melhor que me fizeram, nada melhor do que estarmos no nosso ambiente calmamente).
Quando lá voltei na 6f de manhã já me conheciam e pareciam estar à minha espera,lol, já estava prontinha para o parto e sem tempo para epitural(com 8 dedos de dilatação). Fui muito bem atendida, sem dúvida nenhuma. Mesmo já no quarto, as enfermeiras andam sempre a perguntar se está tudo bem e verificam como está o bebé e como está a evoluir a nossa recuperação, muito atenciosas!! Espero que tenhas a mesma sorte que eu!!
Beijinhos e tudo a correr bem!!

Sobre Deia Rosa

Andreia Rosa

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Eu estou a fazer a preparação na Póvoa de Sta. Iria porque me disseram que era o único sitio onde podia fazer. Não sei se no Hospital ainda fazem.
Para já ainda só tive uma aula mas para a primeira aula acho que correu muito bem, sai de lá com as ideias mais importantes para o parto como a respiração, as contrações, os movimentos do bebé, as anestesias... Coisas que não fazemos ideia mas que depois nos vão ajudar muito!
Gostei muito da visita porque para mim que sou mamã de primeira viagem acalmou-me um bocadinho ver o espaço e os equipamentos, ver que estão preparados para tudo e são atenciosos.
Pelo que tenho lido aqui no forum a Maternidade é diferente dos outros serviços do hospital e as mamãs saem de lá contentes mas como em vários outros serviços o atendimento é... enfim... nem vale a pena comentar... estava mesmo a pensar em ir ter na MAC. Depois vieram várias outras mamãs e dizer que na MAC são brutos e preocupam-se pouco com a mamã e o bebé no purpério e nos tratam mal quando somos de fora de Lisboa fiquei mesmo indecisa...
Neste momento passei para acompanhemento no Hospital de V F Xira e espero que corra tudo bem, espero mesmo ter a tua sorte!! Sorriso
Beijinhos e obrigada por partilhares essa experiencia!!

Deia Rosa -
Offline
Desde 11 Set 2011

Pois não sei se continuam a ter a preparação para o parto, eu fiz a minha na parte da fisioterapia e foi em 2010 (fevereiro e março) e foi excelente, ensinam muita coisa. Fui muito bem preparada a nivel da respiração e das contracções, até a enfermeira parteira elogiou,eheh... Ensinam também alguns exercicios de relaxamento para aliviar o imenso acansaço que já sentimos nessa fase e a dar banhinho ao bebé (infelizmente faltei a essa aula) e além disto tudo tiram-nos muitas dúvidas. Nada melhor do que estarmos num espaço onde temos muitas experiencias e duvidas para partilharmos e ainda ter a certeza que a sensação das outras mamãs são identicas, enfim, é optimo!!
Vai corre tudo bem querida,vais ver!!! Também já ouvi falar mal da MAC, as proprias enfermeiras de VFX. Vais estar em optimas maos!! Qualquer coisa, Apita!! beijinhos

Sobre Deia Rosa

Andreia Rosa

[email protected] -
Offline
Desde 27 Set 2011

ola
Para mim é a 1 vez aqui no forum
Estou adorar e tiro muitas dúvidas.
Estou gravida de 26 semanas , 1ª gravidez e tenho algumas dúvidas.
Vou ter a minha filha no Hospital Vila Franca Xira, alguma coisa que eu deva saber , falam tão mal de lá.

Tenho algum receio.....
bjs

Deia Rosa -
Offline
Desde 11 Set 2011

Olá Cris...
Olha como podes ver pela minha experiencia só tenho a dizer bem da equipa que me atendeu no hospital de VFX,de todas as areas do hospital, a maternidade é a MELHOR!! Descansa e vais ver que tudo vai correr pelo melhor!!
Pensas ter preparação para o parto??
Espero que esteja a correr tudo bem com a gravidez... E vai ser menino ou menina??
beijinhos

Sobre Deia Rosa

Andreia Rosa

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Olá Cris!

Olha... para já os unicos conselhos que te posso dar são ignorares aquilo que já ouviste do hospital porque à coisas mesmo muito desagradaveis de alguns serviços mas experiencia que eu tenho tido ate agora com o serviço de obstetricia tem sido muito boa e fazeres as aulas de preparação para o parto! Pode parecer que conheces tudo e que te vais orientar bem (e se calhar até orientas) mas é sempre uma ajudinha que tens e ficas mais informada. As maternidades e os procedimentos mudam muito e ajuda teres a informação mais recente.
Pelo menos a mim tá a ajudar!

Espero que continue a correr tudo bem contigo Piscar o olho
Beijocas

[email protected] -
Offline
Desde 27 Set 2011

ola mamâs

Estou a tratar das aulas de preparação de Parto, já fiz a inscrição no centro de saúde da Povoa,mas ainda não me chamaram.
Faz uma semana, nã sei....
Vou ter uma menina , a gravidez está a correr bem.
Está previsto para 3 de Janeiro, vamos ver.
Agora começou pés inchados e pernas,algum conselho para ajudar?
Ando a fazer natação para gravidas estou adorar.

Beijos para vocês mamâs

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

A minha "turma" vai acabar as aulas de preparação para o parto esta semana por isso entretanto a enfermeira deve fazer outra "turma" para começar. Mas como só tens dpp para Janeiro pode ser muito cedo... Se quizeres podes ligar para lá e pedir para falar com a Enf. Maria João e ela dá-te uma ideia de quando deves começar e de como estão as vagas. Eu gostei muito mesmo, acho que ajuda muito Espertalhão
A natação ajuda a diminuir o inchaço, se puderes caminha muito principalmente na praia com a agua fresca, e pôe umas listas telefónicas debaixo do colchão para subir as pernas enquanto dormes. Quando puseres hidratante põe sempre de baixo para cima e aproveita para massajar que melhora a circulação Piscar o olho acho que estas são as coisas que ajudam mais!
Continuação de boa gravidez mamã!

Mamã Elsa -
Offline
Desde 13 Jan 2012

Olá =) eu tou grávida de um menino, o Santiago.!
Está previsto nascer para 8 Fevereiro, mas para ser sincera acho que não chego lá Lol..
É o meu primeiro filhote, estou a ter aulas de preparação para o parto em Benavente e também já fiz a vesita á maternidade de Vila Franca de Xira, elas foram muito simpáticas.
Foi a primeira vez que vi uma sala de partos e para ser sincera não era nada como imaginava =p.!
Eu també tenh essa lista que me deram, realmente també achei a falta dos pensos higiénicos e vou seguir o vosso conselho em levar na mesma.
Mas e os toalhetes para o rabinho do bebé e a pomadinha para assaduras? elas dão lá? não é necessário levar?
Gostaria que me tirassem esta duvida =)
Obrigado
FElicidades para todas voçês **

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Olá Elsa!

Tens de levar fraldas, pomada e toalhitas. Eles têm para as primeiras horas mas para o internamento deves ter teus. Eu usei os toalhetes do hospital até a minha mãe aparecer com a mala que não ficou comigo (eles têm uma caixa de toalhetes por quarto e as enfermeiras dão-te umas 3 ou 4 fraldas e uma embalagem pequena de pensos super absorventes).
Em relação à sala de partos, não te preocupes Sorriso realmente não tem muito bom aspecto e não é nada convidativa mas na hora do teu bebé nascer não vais olhar para isso, só vais querer que ele nasca bem e saudável. Só te levam para lá quando o bebé já está mesmo mesmo a nascer.
Uma horinha muito pequenina!!
Felicidades

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

como estão provavelmente ja tem todas os bebes nos braços.. eu vou ter a minha menina no VFX mas poruqe a minha GO passou para la.... podem me dizer como é.. a nivel de quartos.. etc etc.. eu ja tive uma em Santa MAria e outra no Sao francisco de XAvier...

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

Eu tive o Goncalo em marco la.. n posso dizer q recomendo pq estaria a mentir! Em relacao ao internamento, os quartos sao quase todos de 2 camas.. ha um de 5 e outro de 3, se n estou em erro. Eu fiquei no de 5. Qt à comida.. e MA! Muito ma. Se quiseres mais informacoes avisa:) boa sorte

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

obrigada.. eu só vou para la porque é para ser a minha go a fazer o parto.. caso contrario vou para a MAC...

qt a comida.. deve de ser identica a Santa Maria.. um horror.. acho que perdi peso so com a comida que não sabia a nada... (vou pedir é que me levem Sorriso o unico dia em que foi boa, foi no dia da ALTA.. sabe-se la porque...lol...lol...

sabes os horarios das visitas?

bj

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

Eu nunca tinha estado internada... so em miuda... caso tenha outro bebe so o terei ali se n puder mm fugir... detestei... a unica parte boa foi o servico de enfermagem... todas as enfermeiras foram excelentes... os horarios sao das 16 as 17 e das 19 as 20... o pai das 13 as 20.. beijokas

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

a minha medica diz que para ela nao é só o hospital ser XPTO.. o principal para ela sao os anestesistas... o resto ela adapta-se... eu confesso que santa maria era podre de velho.. mas nao tenho nada a apontar e não foi a minha medica qeu fez o parto... em Sao Franscisco as salas de parto eram excelentes.. em compensação as enfermeiras e auxiliares do internamento... deixavam muito a desejar.. por isso olha.. desde que esteja com a minha medica em quem eu confio.. o resto .. olha... rezo para que corra td bem para me vir embora depressa!!
lol

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

lolol.. tb vai um bocado por ai... eu fui com marcacao para inducao...quem me fez os toques, rebentou as aguas e decidiu q seria parto normal (n tinha bacia suf larga) foi o dr q supostamente e o dir de obs do hospital! O meu menino esta ca e bem.. mas n posso dizer q o medico tenha sido acessivel, simpatico ou qq coisa de simpatica... nunca soube qt tinha de dilatacao... em q ponto da situacao estava... fez-me passar mt ml pela situacao da bacia ser estreita.... enfim.... o MEU medico vi-o qd estava no recobro pq veio ver o menino... boa sorte p ti e depois vem contar....:)

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

Ahhhhhh
Qt ao vires embora rapido, n te preocupes:) eles metem toda a gente a mexer dali o mais rapido q podem:)

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

acredito.. Sorriso

pois a minha medica diz que se ela resolver nascer num dia que não seja sexta feira.. que estou proibida de ir para lá e para o hospital da minha area (torres vedras).. lol..
eles bem sabem o que se passa la dentro Sorriso
obrigada pela ajuda e por acaso nao te lembras da lista?

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

A lista q me deram no C.S. foi:
Mae:
2camisas dormir
Robe
Produtos higiene
Toalhas para o banho
Chinelos de quarto e de banho
Pensos

Bebe:
4 conjuntos completos com interiores
Gorros
Fraldas
1 casaquinho
+ alguns interiores para o caso de o bebe se sujar

O robe e os chinelos de quartos foram e vieram q nem sairam do saco.. aquilo e quente..

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Olá meninas!

O Gui nasceu em Outubro em VFX e só tenho a dizer bem, as enfermeiras foram super atenciosas, explicaram tudo o que me foi feito, ajudaram em tudo o que precisei (principalmente porque o meu bebe era perguiçoso e adormecia na maminha Gargalhadas e tiraram-me todas as duvidas.
Entrei por voltas das 19h com as aguas rebentadas e à 1h da manha o Guilherme já estava cá fora. Foi muito rapido e só tive dores "a sério" na ultima hora e a epidural não fez grande efeito, mas isso ninguém podia prever.
Em relação aos quartos e às instalações temos de ser realistas, e desculpem se estiver a ser bruta, mas se querem um hotel têm de o pagar... Têm de ir para um hospital privado... Os quartos são partilhados como na grande maioria das maternidades publicas, e se pesquisarem vão ver que este hospital já é bem velhinho e o novo ja esta a ser construido mas podem estar descansadas que todo o equipamento é actualizado e os técnicos são super profissionais.
Além disso não podem ver esta experiencia como um "passeio no parque" porque não é facil e terem alguém experiente que vos ajude nesta hora mais sencivel e emotiva é uma mais valia.
As colegas de quarto podem ajudar-vos quando têm mais dores e o bebe não acalma, partilham experiencias convosco e fazem-nos sentir menos ansiosas a tomar conta do bebé pela primeira vez. Se estiverem sozinhas num quarto perdem muito apoio acreditem.

Enfim, só tenho a dizer que a minha experiencia foi muito boa e que vos desejo uma experiencia tão boa ou, se possivel, melhor ainda!

Beijinhos e uma horinha muito pequenina!

Racky -
Offline
Desde 14 Ago 2009

ffana o problema n e os quartos serem partilhados ou as instalacoes em si. Eu so tenho a dizer bem da equipa de enfermagem do internamento. Agora em relacao q quem me provocou e fez o parto... por mt q queira... n houve uma vez q o sr tivesse sido um bocadinho atencioso ou sensivel... a pessoa q teve a seguir a mim foi igual... eu estava no corredor, supostamente no q chamam recobro, e ouvi o parto dela.. no caso das duas, n tinhamos as ancas suficientemente largas p poder provocar a expulsao... foi a ventosas... as dores q ele me provocou na sala de partos a tentar arranjar o espaco... n consigo explicar.. foi dose... mas cada caso e um caso e na minha opiniao e uma questao de sorte a equipa q apanhamos...

Sobre Racky

24 de Março de 2012... amo-te mais q tudo

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

já no terceiro parto.. por isso sei bem o que me espera!!lol...
eu tive uma em Santa MAria e outra em Sao franscico de Xavier.. são ambos publicos e nao tem nada a ver... em SFX podes escolher as refeiçoes, tens tv no quarto e é uma casa de banho e duche para cada 2 quartos! .. já em Santa maria... não tens tv , a comida é uma porcaria que nem sabor tem.. mas as funcionarias são um amor!!! já em SFX deixaram mt a desejar...

mas para mim o que conta é se os equipamentos são bons e funcionam! o resto para mim não me interessa... mas tb acho que 8 num quarto é um abuso como acontece na MAC... pois 8 mulheres,8 bebes e mais as visitas das 8 mulheres... imagina!!!
acho que o maximo aceitavel são 4 Sorriso
é bom partilhar o quarto pois podemos conversar... pelo menos em SFX eu e a minha colega de quarto como não conseguiamos dormir conversavamos... e qd uma ia ao wc ou tomar banho a outra tomava conta do bebe da outra isso para mim é uma grande vantagem..:) eu só queira saber como funcionava pois para mim é um sitio novo que só vou conhecer no dia do parto... Toda a gente sabe que para luxo existem os privados... mas para mim é dinheiro deitado á rua.. Pois se acontece alguma coisa transferem para o publico!

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

ffana -
Offline
Desde 20 Mar 2011

De facto conta muito a equipa que nos ajuda... O médico que me seguiu era o director de obstetricia do hospital e realmente têm uma personalidade diferente mas não desgostei, embora tenha de reconhecer que a maioria das pessoas que eu conheçpo não me diz muito bem dele... O meu parto correu tão bem que não foram precisos medicos. A enfermeira parteira fez o parto sem problemas por isso se calhar falo "com a barriga cheia". Mas estive no quarto maior e quando sai estava cheio. Não é confortável mas como já sabia que ia ser assim não estranhei. Apanhei "colegas" amigas e revezavamo-nos para ir a casa de banho, ajudavamo-nos umas às outras por isso correu muito bem. Acho que se forem mentalizadas as coisas correm melhor. E concordo com a Cuca79 em relação aos hospitais privados: "para mim é dinheiro deitado á rua.. Pois se acontece alguma coisa transferem para o publico!"

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

é verdade a equipa é muito importante.. a minha medica prefere ser ela a fazer o parto por causa do meu colo do utero que sangra muito! qd foi da minha menino do meio ela disse logo as enfermeiras "não se assustem, este colo sangra muito!" e qd fui para o quarto e me mandaram levantar.. dito e certo... escorria me pelas pernas.. mas elas foram impecaveis.. dai eu no pos parto ter de tomar sempre ferro mais uns meses...

para ter bebes nada melhor que um publico! na Mac por exemplo uma vez receberem um bebe que tinha nascido na Cuf.. e a propria equipa disse que se demorassem mais 5m ja nada podiam fazer!

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

sonya_250808 -
Offline
Desde 07 Ago 2009

ola mamas... Mais alguem com experiencias em VFX vo ter la o meu menino para dezembro e gostava de saber como ta aquilo... boa sorte a todas Sorriso

--» Es a melhor coisa das nossas vidas Sorriso «--

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

eu estou quase a ter a minha menina.. ainda nao sei se sera la mas se for venho ca dizer!

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]