Jardim de infância público | De Mãe para Mãe

Jardim de infância público

Responda
5 mensagens
Charlotte-s -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Bom dia,
Este ano estou a ponderar inscrever a nossa filha numa escola básica que tem pré-escolar a partir dos 3 anos. Falando com outras mães, disseram que poderia pedir para visitar a escola e saber mais informações, e até acompanhar a minha filha nos primeiros dias de adaptação. Passei na escola e disseram-me que não era possível entrar nem sequer para a menina ver o espaço. Fiquei bastante desconsolada e a menina também. É assim em todo o lado nos infantários públicos?
Já agora, onde posso saber quanto se paga? É só a inscrição ou há mensalidade ou propinas? Ela não vai comer lá nem ficar fora das horas.

Obrigado a todas que responderem!
Beijos.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

o meu filho anda na primária público, e claro que não autorizam pais a entrar e sair a não ser quando vamos por ex a uma reunião com a prof ou em dias de festa.
E não consigo imaginar deixarem os pais estarem nas aulas da pré nos primeiros dias, se houver 20 alunos isso significar 20 adultos na sala?
se pensares nisso também não gostarias que a escola deixasse entrar adultos na escola enquanto a tua filha está lá, não é....
no público não se paga mensalidade, só as refeições. e tens de prever quem fique com ela nas férias escolares.

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá,

No publico não deixam entrar na escola a não ser para por e buscar a criança ou quando há reuniões.

Tem o horário escolar das 09h ás 15h30m, ou seja, não pode deixar a menina só de manhã tem que cumprir o horário (e nisso elas são rigorosas) pois a educadora tem metas a cumprir a nivel curricular da criança.

Almoçam na cantina e o preço varia entre 0 eur a 1,46 eur por refeição (depende do escalão na segurança social), fora isso não paga mais nada a não ser um outro passeio e entrega de material no principio do ano lectivo.

Nas ferias escolares não pode frequentar a escola, só quem tenha o prolongamento.

As inscrições começam já no dia 15 de Maio no portal das escolas ou secretaria do agrupamento.

Felicidades!

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Visitar as escolas e acompanhar a criança nos primeiros dias de adaptação, só é feito no privado. Aí sim, pode ir visitar, pedir informações e acompanhar a criança no período de adaptação. Na maior parte das escolas privadas até pode aparecer quando quer só para ver se está tudo bem.
Não sei como é no público, mas provavelmente é como as mamãs disseram anteriormente.

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...

Charlotte-s -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Bom dia,
Compreendo a Marina4, de facto é uma questão de segurança não deixar entrar muitos encarregados de educação na escola. Mas como ouvi isso do privado, pensei que também era possível.
Quanto ao não poder sair antes das 15h30, acho que aqui não se aplica porque falei com a avó de uma menina que após os 3 anos ainda fazia a sesta e ela disse que a neta só ia de manhã porque depois do almoço dormia e quando acordava já a escola estava a acabar. Espero que continue a ser assim, porque a minha filha dorme a sesta e ainda lhe faz muita falta.

Obrigado a todas e felicidades.