Gravidez e contrato de trabalho | De Mãe para Mãe

Gravidez e contrato de trabalho

Responda
11 mensagens
Ana3011 -
Offline
Desde 19 Jan 2007

Eu sei que sou muito chata, mas ninguem que eu conheça pessoalmente me consegue esclarecer.

o meu contrato de trabalho termina em Março/2009, caso eu engravide até lá, o meu patrão pode-me despedir ou por assim dizer não renovar o contrato?

Jokinhas

Sobre Ana3011

Mãe de duas filhotas lindas de morrer

cmgm -
Offline
Desde 10 Jul 2008

http://www.cite.gov.pt/cite/Faqs.htm
vê lá se te serve para alguma coisa.
Beijocas

Sobre cmgm

Bjs grandes Beijinho
A minha aventura começou a 20.07.2009 e chama-se Miguel Sorriso

PBC -
Offline
Desde 01 Abr 2008

Eu tb estou na mesma situação, estou grávida de 8 meses, meu contrato acaba em Outubro, se tudo for como planeado estarei de licença nessa altura, segundo o que já me informei e como aconteceu com uma colega a empresa pode não renovar (diferente de despedir). Se tivessemos efectivas é que não podia despedir. Vamos lá ver, falei com o meu patrão há poucos dias, que me informou que tem intenção de renovar, mas tenho algum receio porque a empresa está problemas financeiros...mas também gostava de saber mais informaçóes sobre este tema.bjs
PBC

cmgm -
Offline
Desde 10 Jul 2008

infelizmente, podes não ver o teu contrato renovado. Apenas a entidade patronal tem de comunicar á CITE o motivo da não renovação.
Bjs

Sobre cmgm

Bjs grandes Beijinho
A minha aventura começou a 20.07.2009 e chama-se Miguel Sorriso

Ana3011 -
Offline
Desde 19 Jan 2007

pois foi o que calculei, Chorão

que chatice, uma pessoa nunca está bem, este governo é do piuriu, e depois dizem que ainda ajudam as mulheres etc.....
Cambada de corruptos,ai meninas desculpem-me mas á certas coisas que me tiram do sério.
Uma pessoa quer contribuir para o crescimento da natalidade e não só, é um grande sonho meu e estou plenamente consciente que é isso que quero, mas em contrapartida, posso ficar sem trabalho~.
E depois ?quem é que paga as minhas despezas, e alimentação etc....

Ai nem sei o que fazer muito menos pensar.

Obrigada minhas lindas, pela ajuda.

Ana & Isidro
07/06/2008

Sobre Ana3011

Mãe de duas filhotas lindas de morrer

marlenita -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Eu tambem acho que não vais ter o contrato renovado!!!!!!!!!!! :'( infelizmente é assim! não ajudam quem precisa de ajuda e portugal esta mesmo a precisar de ajuda a nível de natalidade porque daqui a pouco vai ser só velinhos por ai...

Marizia -
Offline
Desde 28 Jul 2008

Olá linda... infeliz/ pode... sei perfeita/ o q estou a dizer pk estava com 3 meses qd fui "não renovada"... tinha um cargo de chefia intermédia no maior grupo de distribuição a nível nacional e apesar de no mês de Abril me terem incluído num programa de formação q duraria 6meses e q implicava deslocações p o Porto (sou de Lx logo pressupunha gastos de deslocação, estadia e alimentação... portanto suposta/ estavam a investir em mim...o q pressupõe que estaria satisfeitos pois já tinha quase 5 meses de casa)... dps de saberem q eu estava grávida... não renovaram o contrato... alegando q o desempenho não correspondia ao esperado (entao pk me tinha incluido numa formação q duraria 6meses ???)

Pois é linda... infeliz/ desde q apresentem outro motivo p a não renovação(como inadaptação ao posto de trabalho/ desempenho não corresponde ao esperado)... podem fazê-lo...

É lamentável ms é verdd... e dps disso arrajar emprego... não tem sido nada fácil... consegui uma substituição p férias (3semanas) e talvez consiga + uma... ms as empresas tratam as grávidas como doentes e como tal... não lhes renovam o contrato nem lhes kerem dar emprego mm q seja p pc tempo Triste enfim... n é fácil... ms o amor ao bébé q cresce dentro de nós...é maior q tudo e p ele/a enfretamos mm td Piscar o olho

beijinhos Piscar o olho

Sobre Marizia

Marizia, Rafael e Catarina
Afilhado da Alexandra Vale e da Miracle
Madrinha da Joaninha da Miracle

riska -
Offline
Desde 24 Fev 2007

queria só dizer uma coisa, olha que mesmo sendo efectiva podemos ser despedidas, está me acontecer neste momento Triste

se verem no site da CITE, os patrões podem nos despedir têm é que pedir parcer a CITE..
soube muito recentemente que vou ser despedida em conjunto com mais 2 colegas, porque patrão decidiu extinguir nosso posto de trabalho de um dia para outro sem razão nenhuma aparente.

Desejo mt sinceramente que tenham mais sorte e que não passem pela mesma situação
quando se está a contrato é sempre mais arriscado pq basta não renovar não é preciso pedir o tal parecer... mas se for despedimento eles conseguem dar a volta se quiserem e justificarem de alguma maneira só que ja é mais complicado...

boa sorte a todas, e que tudo vos corra bem Sorriso
Marizia, espero que tenhas sorte c onsigas arranjar alguma coisa, sei que não é facil ams temos que ser positivas Piscar o olho
beijinhos grandes a todas

Marizia -
Offline
Desde 28 Jul 2008

Lamento mt p ti... e sim de facto é mt dificil... ms eu CONSEGUI!!! tinha q compartilhar isto convosco Piscar o olho n percam a esperança e nunca deixem de tentar meninas... é verdd q são só 3semanas pk é uma substituição p férias... ms n faz mal... o + imp é q p trabalhar p pratica/ + um mes... dps terei direito a + um mes de sub de materninade... o q significa + um mesito em casa c o m menino... pk agora feliz/ tenho-me sentido bem e n me faz falta nenhuma tar em casa... ms qd o m anjinho nascer... tds os momentos c ele saberão a pc c certeza Piscar o olho

p isso meninas... se tiverem na mm situação...n desesperem... inscrevam-se em agencias de trab temporario... podem ser so 3 semanas ms é melhor q nd Piscar o olho

beijocas p todas e mt boa sorte p ti Riska... tb vais conseguir Piscar o olho

Sobre Marizia

Marizia, Rafael e Catarina
Afilhado da Alexandra Vale e da Miracle
Madrinha da Joaninha da Miracle

Amorinha -
Offline
Desde 19 Out 2007

No caso de serem despedidas nessa situação a vossa entidade patronal não pode colocar ninguém no vosso lugar. Porque o motivo que certamente eles darão não vai ser "ela estava grávida", irão dizer que não existe necessidade de uma pessoa no cargo que voces tinham.
Nesse caso, estejam atentas e informe-se se está alguém no vosso lugar, com a mesma categoria e funções que voçes porque assim poderão processar a vossa entidade patronal.
No entanto nada melhor que falarem com os vossos chefes e esclarecerem todas as vossas dúvidas. Até porque assim podem gozar da vossa licença descansadas.

Beijoquinhas

Andreia e Tomás
O meu dia de sonho: 19-08-2008

Sobre Amorinha

Andreia e Tomás Olá!
Sementinha a caminho Vai ser um Vasco

isabel83 -
Offline
Desde 14 Mar 2008

Lindas também estou numa situação complicada de emprego!

Trabalho vai fazer dois anos em 02 de outubro para uma empresa de trabalho temporário, e estou colocada a prestar serviço para a segurança social.

Sei que o contrato que existe entre a empresa e a seg. social vai terminar em dez. de 2009, e como tal o meu também, uma vez que foi contratada para aquele efeito.

A segurança social precisa de pessoal para fazer o que faço, portanto vai ter que colocar alguém, e só não continua com o contrato com a empresa de trabalho temporário porue existe um limite legal de dois anos para esse tipo de prestação de serviço, ou seja, se a seg. social precisa dos profissionais vai ter que os contratar directamente e não através de empresas de trabalho temporário.

A seg. socaial já decidiu que vai continuar com os profissionais, só que a minha dúvida é a seguinte. A Seg. Social está a pensar abrir concurso para nós concorremos até abril de 2009 no máximo. Claro que neste concurso pode entrar outra pessoa, mas eu vou concorrer tenho probabilidade de ficar. Mas imaginem que no próximo mês (Agosto e sabendo que iniciei o ciclo dia 29 de julho)fico grávida, será que me contratam na mesma? é que nessa altura imagine-se estaria a um mês da data prevista para o parto?

A minha dúvida é mesmo inciar os treinos a sério este mês ou no próximo, mas a verdade é tenho um desejo tão grande de os iniciar já este, então o meu marido nem se fala, anda ansiosissimo com isso, volta e meia diz olha aquele meu amigo vai ser pai, a tua colega também, e nós nunca mais começamos, coisas assim.

E eu por outro lado também penso, bem eu tenho um quiarto dermoide no ovário direito e como sabem se sem problemas no sistema reprodutor custa por vezes engravidar, com eles deve ainda custar mais, e isso depende de situação para situação. Mas a verdade é que o meu relógio biológico anda a 100 à hora, e se adio os treinos e depois levo muito tempo para engravidar, acho que fico doida. O que é certo é que se engravidar em setembro, também tou de oito/sete meses em Abril? Parece-me que a pensar no trabalho só no próximo ano e depois de ter certezas da contratação é que podia iniciar os treinos, mas eu não estou disposta a esperar esse tempo, quero muito um filho/a, e mais que preocupa-me o meu quisto, se corre mal uma gravidez com ele, tenho que tirtá-lo e esperar mais tempo, não é que tenha tempo para tentar mais tarde, mas gostava de ter dois filhos antes de ter os 30 anos, tenho 24 (faço 25 em Dezembro).

Por favor diagam-me alguma coisa deêm-me a vossa opinião
Existe alguem de recursos humanos, ou advogado que me possa ajudar a esclarecer estas dúvidas.

Beijinhos grandes desculpem o testamento

Sobre isabel83

Em treinos desde Setembro de 2008
Espero que o Pai Natal nos traga a nossa sementinha