Engasgar - O medo geral | De Mãe para Mãe

Engasgar - O medo geral

Responda
8 mensagens
RaquelMouta -
Offline
Desde 27 Abr 2014

Olá mamãs.

Eu considero-me uma mãe descontraída, não sou obcecada com limpezas a fundo, com lavagem da chucha assim que cai para o chão, com engasgamentos, etc.

Por sinal, a minha filha engasga-se muito frequentemente, é um bebé de 7 meses, que sempre regurgitou muito e até com a própria saliva se engasga. Fica mesmo toda vermelha, com a expressão muito aflita, até que a viro de cabeça para baixou e manda fora o líquido que tem a mais.

Já tem quatro dentes e ontem dei-lhe pela primeira vez aquelas bolachas da bledina. Ela é muito comilona, pôs metade da bolacha na boca, partiu-a e tive que lhe tirar os bocados de dentro da boca.
Gostava que partilhassem comigo como foi (ou está a ser) a experiência dos vossos filhotes a comerem os primeiros sólidos sozinhos. O que lhe deram? Com que idade? Eu tenho receio que ela tenha realmente alguma dificuldade na deglutição, uma vez que nem precisa de estar a comer para se engasgar. Por outro lado, não queria atrasar-lhe mais este novo passo.

Desde já, obrigada a todas as mamãs e umas boas festas Sorriso

Raquel Mouta

ysa84 -
Offline
Desde 25 Jan 2009
I Love DMPM

eu tive de "racionar" a bolacha ao Mat durante muito tempo! Ele nunca se engasgou mas enfiava a bolacha inteirinha pra dentro da boca! E pão igual! Ainda agora! Parece que tem medo que lhe tire as coisas! lol...

em relação aos primeiros sólidos, ainda não lhe deste sopinha passada? Está a LM?
Tenho uma amiga que só com 2 anos e tal é que o puto começou a tolerar o que quer que seja além de iogurte e leite... que por si só era muitop mau a comer mesmo isso! Há crianças que têm mais dificuldade em tolerar bocadinhso de comida! Mas relax! Alguma vez conheceste algum adulto que só comesse comida passada/Liquida? Não pois não?! Então atua filha não será a primeira! dá-lhe tempo! Sorriso

Sobre ysa84

13 meses, 10 ciclos, positivo a 17.4.012 Apaixonado 18.12.012 - 39s+2d - 3600gr 49cm - parto vaginal + ventosa
1 mês, 1 ciclo, positivo a 8.9.015 Apaixonado 12.5.016 - 38s+6d - 2725gr 48cm - cesariana + forceps
http://www.facebook.com/PrescricaoDiaria

RaquelMouta -
Offline
Desde 27 Abr 2014

Ela bebe LA e come sopa e fruta desde os 4 meses. Tenho estado a deixar tudo mal triturado, para ela se ir acostumando a texturas, mas ela não gosta muito. Ela come muito bem, demasiado bem até, está com 9 kg... Sorriso

Raquel Mouta

MdeLima -
Offline
Desde 30 Dez 2013

Olá mamã!!
Eu, ao contrário de si, sou muito pouco descontraida em relação àquilo que refere. Os engasgamentos são o meu maior medo... apesar de ser bastante racional e de ser rápida e fria a agir, depois de ela ficar bem farto-me de chorar e fico a tremer.
Adiei o mais que pude dar-lhe bolachas.. apesar de ela com 7 meses já ter 6 dentes. Cada vez que lhe dava pra mão, ela partia em bocados grandes e metia tudo na boca e lá ia eu tirar-lhe aquilo da boca. Depois a pediatra, numa consulta, disse-me que as melhores bolachas são as Maria normais. Que não aconselha as bolachas para bebés., por se desfazerem e eles não terem noção de quanto trincam. Disse-me ainda para não lhe tirar da boca os bocados grandes pq eles conseguem humedecer a bolacha e por no céu da boca com a língua.
Com a bolacha Maria nunca mais tive problemas... come sozinha uma ou duas inteiras num minuto. Sorriso

Sobre MdeLima

2ª viagem Sorriso
Consulta pré concepção - 04/11/2016 - tudo ok
Folicil 07/11/2016
Positivo - 05/12/2016!!!!!

RaquelMouta -
Offline
Desde 27 Abr 2014

Eu não lhe queria dar bolacha maria porque ela está muito acima do peso e temo que engorde ainda mais. Já me falaram em dar-lhe uma cenoura. Já alguém experimentou?

Raquel Mouta

MdeLima -
Offline
Desde 30 Dez 2013

Eu dou-lhe bolacha Maria daquelas da gullon, sem açucar. E olha que essas da bledina tbm têm muito açucar.
Nunca tinha ouvido essa da cenoura, mas eu nao daria...

Sobre MdeLima

2ª viagem Sorriso
Consulta pré concepção - 04/11/2016 - tudo ok
Folicil 07/11/2016
Positivo - 05/12/2016!!!!!

AnaKa -
Offline
Desde 09 Jul 2014

A minha bebe tem 2 meses e hoje no berco comecou a ficar muito vermelha e a fazer barulhos estranhos. Depois reparei que saiu leite do nariz.
Iniciei massagem nas costas e como não chorava chamei o i inem. Felizmente quando chegaram já tinha as vias desobstruidas e aliviada e nao foi necessario ir ao hospital.
Foi um grande susto.
Não sei como as mães aguentam. .. só de pensar que tenho de dormir fico preocupadissima...

RaquelMouta -
Offline
Desde 27 Abr 2014

Imagino o susto! Mas ponha o coração à larga mãe, os bebés pequeninos ainda são muito inexperientes. Sorriso

Raquel Mouta