deixar criança sozinha no carro | De Mãe para Mãe

deixar criança sozinha no carro

Responda
26 mensagens
telma diana -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Ola meninas...
Hoje a minha filhota foi passar o fim de semana com o pai, e acontece que a caminho do trabalho reparei com o seguinte cenário.
Numa bomba de gasolina estava o carro com a minha filha la dentro sozinha, enquanto ele estava lá dentro...
Será que posso fazer alguma coisa em tribunal? ou será que é considerado normal e nada vão fazer?
Eu parei tirei fotos ao carro e á menina... tenho essas provas...
Obrigada pela ajuda

mama_dica -
Offline
Desde 22 Nov 2015

Eu posso ser péssima mãe, mas quando vou pôr gasolina sozinha com os miúdos também os deixo no carro enquanto vou pagar...

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

Acho que não é caso para tribunal, temos que ser sensatos.
Pelo cenário descrito aparentemente pai estava a metros de distancia e foi uma fracção de minutos, enquanto fazia o pagamento.
Não me leve a mal,o facto de ter parado tirar fotos já parece mal, parece que procura confronto com o pai. leve as coisas a bem e não procure problemas.

Desculpe a minha sinceridade , é só a minha opinião.

vanya24 -
Offline
Desde 26 Set 2013

ola bom dia! bem acho q isso não é caso de ir para tribunal! eu também costumo fazer isso, pois estou sempre de olho,e é por apenas poucos minutos, quase todos os pais mães q vão sozinhos o fazem não é algo grave...

Sobre vanya24

*15 de Dezembro de 2009 ás 39 semanas+4dias nasce o meu príncipe com 3,660kg e 46cm às 14:39h
*25 de Outubro nasce meu 2°principe às 41 semanas+1 dia, com 3630kg e 50.1cm às 23:36 lindo! :baby:

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

Concordo com o que já disseram. Não estamos a falar de ir às compras ao continente e deixar os miúdos no carro. Estamos a falar de poucos metros e de olho na criança/crianças.
Confesso que se tivesse separada do pai dos meus filhos e o visse a tirar lhes fotos nessa ou outra situação, acabava de comprar uma discussão desnecessária.
Para tudo tem de existir bom senso...
Desculpa mas é apenas a minha opinião

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

telma diana -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Pois eu ate podia compreender... acontece que estou separa a 1 ano e tenho 2 queixas sem fundamento em cima de mim e estou constituída arguida, ele diz k vai continuar a confrontar-me porque diz que sabe que nunca faço nada contra ele... nos nem falamos...
eu vou abastecer sempre com a menina e nunca a deixo sozinha... e impensável... muito menos numa bomba de gasolina que o risco de explosão é iminente...
acho mesmo que é negligencia... ate a chover eu a tiro...

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Parece-me mais mal ter parado e ter tirado fotos, em vez de ir para o pé da sua filha e esperar que o pai regressasse, uma vez que tal acto lhe pareceu tão grave.
Honestamente não vejo problema nenhum, como muitas mães aqui disseram, também elas (e acredito que outros pais) deixam as criancas no carro enquanto procedem ao pagamento.

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

Pois, sinceramente acho que nessa situação o problema existe entre vocês e não na situação em si...

Se pensares nesses perigos que enuncias numa bomba de gasolina, vês que não faz muito sentido... Vais com a menina ao colo porque há risco de explosão? Se tiveres com ela ao colo a pagar já não há risco?

Olhem, pensem bem no que fazem à menina com essas guerras, pois eu sou filha de pais divorciados e sei bem o que isso faz..
Felicidades e tudo de bom

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Não é seguro e é mesmo potencialmente perigoso deixar uma criança sozinha num carro, mesmo que por momentos...nunca mais me esqueço de um caso de uma mãe americana que deixou os miúdos sozinhos por momentos enquanto foi deixar o animal de estimação a casa, entrou e saiu, e quando voltou tinha o carro envolto em chamas, porque um dos miúdos tinha retirado o isqueiro para brincar...

Como estas, acontecem muitas, e mais vale prevenir do que remediar. No entanto, garanto-lhe que o tribunal não vai dar qualquer atenção ao caso, vai parecer uma mãe belicosa, e nada lhe vai adiantar, porque o pai fez isso sem intenção, e apensa porque era mais fácil do que retirar a criança do carro, foi pouco tempo, e nada aconteceu...

Isa R. -
Offline
Desde 15 Abr 2013

Como já disseram não é caso para isso. Eu faço sempre isso, simplesmente porque mantenho sempre o contacto visual com ele porque em todas as bombas as portas/paredes são de vidro. Deixo sempre as portas do carro trancadas e demoro 2 minutos.

Não sei as circunstâncias da bomba em questão, mas parece-me que está a exagerar de forma a ter alguma coisa para pegar com o pai.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Eu nunca o fiz, chegando a optar por uma bomba de supermercado apenas para não ter de tirar o miúdo do carro. As outras vezes levo-o comigo ao colo. Se o deixasse sozinho ele ia "conduzir". :p
Relativamente ao caso em questão, há mesmo necessidade de fazer queixinhas? Não pode dizer só ao pai que preferia que não o fizesse, até porque ela pode fazer alguma parvoíce dentro do carro. Ao "lixar" o pai está a fragilizar a relação pai-filha. Pode não gostar dele, até pode ter motivos, mas é o único pai que ela tem (e as miúdas adoram o pai!!). Faça tudo o que puder para se darem bem. Deve ser horrivel ter os pais zangados.
Os juízes têm mais que fazer, se aparece lá com coisinhas sem sentido, vai perder a credibilidade.
Conheço um caso em que a mãe fazia tudo pela filha, comprava-lhe tudo o que ela queria, tratava o pai por "o teu progenitor"... e não é que a miúda adorava o pai? Quando pode escolher foi morar com a avó paterna.

juzita86 -
Offline
Desde 13 Jan 2016

Parece que quem começou a guerra foi ele e não você é anda lhe a fazer a vida negra! Já que foi constituída arguida mostre as fotos ao seu advogado que ele saberá o que fazer!

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Estamos aqui a falar de duas situações distintas: uma, é o facto de ser perigoso e totalmente desaconselhado deixar uma criança sozinha num carro, que, não se esqueçam, é uma máquina cheia de combustível inflamável...outra, é o facto de levar ou não o pai a tribunal por causa disso, e esta segunda questão parece-me que não daria em nada.

Quanto à primeira, que ninguém se engane: deixar uma criança num carro é, sem qualquer dúvida, um comportamento pouco sensato, mesmo que nos queiramos convencer do contrário.

Ainda há umas semanas, uma amiga minha teve um incêndio no seu carro, que começou por um curto-circuito, e durou apenas uns segundos a deflagrar, com direito a chamar Bombeiros e tudo...

Já imaginaram se o filho estivesse lá dentro? É que ela só se ausentou uns segundos, e esteve semore perto do carro... Um veículo automóvel é um ambiente potencialmente perigos, e mesmo que estejamos sempre a olhar para a criança, o perigo demora segundos a surgir... confesso que me choca a facilidade com que se leva a cabo esta prática, não imaginava que fosse tão comum, e é uma grande falta de cuidado, acreditem.

Pode correr sempre bem, mas um dia não corre, e aí vão ser choradas lágrimas amargas que podiam ser evitadas.

Nem de propósito, vejam esta notícia que saiu hoje, e vejam como ficou esta criança devido a um incêndio que deflagrou num veículo...e a mãe estava ao lado, imaginem se não estivesse.

Pensem bem,. mais vale perder uns minutos do que arriscar em coisa tão séria.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3659544/Boy-7-left-severe-burns-...

mama_dica -
Offline
Desde 22 Nov 2015

Por essa ordem de ideias os carros são engenhos explosivos perigosíssimos e ninguém devia era andar neles, que estão em risco iminente de combustão espontânea. Haja um bocadinho de bom-senso. Não condeno quem não queira deixar a criança sozinha nem por um segundo, mas daí a chamar negligentes a todos os outros...

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

mama_dica escreveu:
Por essa ordem de ideias os carros são engenhos explosivos perigosíssimos e ninguém devia era andar neles, que estão em risco iminente de combustão espontânea. Haja um bocadinho de bom-senso. Não condeno quem não queira deixar a criança sozinha nem por um segundo, mas daí a chamar negligentes a todos os outros...

Para mim, é indefensável deixar uma criança sozinha num carro. Se temos de os usar, claro que sim...se devemos facilitar, nunca!

Mas não precisam de acreditar na minha palavra que não me conhecem de lado nenhum...experimentem ligar para a APSI e perguntar-lhes o que acham dessa prática, e eles logo vos dirão de sua justiça.

Anónima1 -
Offline
Desde 04 Dez 2010

Não qurendo desvalorizar a questão posta pela mamã que criou este tópico, gostava de perguntar a vossa opinião, pois foi esta minha "dúvida " que me fez abrir este post para ler.

Muito em breve terei de passar a ir diariamente levar o meu pequeno de quase 4 anos ao infantário e terei de levar comigo o mais novo, tem 1 mês. Agora de verão, a maior parte das vezes os miúdos estarão a brincar no pátio cá fora e nem terei necessidade de ne afastar do carro por mais de 10 metros. No entanto por vezes terei de ir levar mochila, etc. De inverno terei obrigatoriamente de entrar, claro.
Nao me sinto confortável em deixar o pequeno no carro, ate tb porque provavelnente estara a dormir, mas não será também prejudicial para o seu frágil sistema o contacto desnecessário com outras crianças que certamente até iriam sempre ver o bebé?
Não sei se estou a ser picuinhas...
Obrigada

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Anónima1 escreveu:
Não qurendo desvalorizar a questão posta pela mamã que criou este tópico, gostava de perguntar a vossa opinião, pois foi esta minha "dúvida " que me fez abrir este post para ler.
Muito em breve terei de passar a ir diariamente levar o meu pequeno de quase 4 anos ao infantário e terei de levar comigo o mais novo, tem 1 mês. Agora de verão, a maior parte das vezes os miúdos estarão a brincar no pátio cá fora e nem terei necessidade de ne afastar do carro por mais de 10 metros. No entanto por vezes terei de ir levar mochila, etc. De inverno terei obrigatoriamente de entrar, claro.
Nao me sinto confortável em deixar o pequeno no carro, ate tb porque provavelnente estara a dormir, mas não será também prejudicial para o seu frágil sistema o contacto desnecessário com outras crianças que certamente até iriam sempre ver o bebé?
Não sei se estou a ser picuinhas...
Obrigada

Não está a ser picuinhas, compreendo-a perfeitamente, e louvo-a pela preocupação de não deixar a criança sozinha no caroo.

Quanto a contágios, ele estará no Babycocque, certamente, por isso, de inverno, sugiro que coloque a capa de chuva, e de verão, uma fraldinha a tapá-lo, e assim as crianças já não interagem tanto com ele...claro que nada impedirá totalmente uma possível transmissão, principalmente na época das viroses, mas sempre ajuda.

Outra opção, é falar com os responsáveis da escola, e pedir se seria possível a deslocação de uma auxiliar ao exterior para receber o seu mais velho, pode ser que sejam compreensivos e aceitem...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Bem, acho que sao duas questoes diferentes. É caso para tribunal? Nao! Especialmente se tirou fotos mas n foi lá. Se era perigoso tiraria a sua filha de imediato.
Agora para mim é imprudencia! E o meu proprio marido ja o faz e teve que me ouvir. Eu ja cheguei a ter a minha filha a dormir e tirei a na mesma. Paciencia. Ao menos tenho a consciencia tranquila. A minha filha n fica no carro comigo anmais de 1 metro. Mesmo que a consiga ver.
Ja houve casos , que podem ser raros mas que eu me quero escusar de ser uma das raras excepções!
Um horrivel que vi foi de uma mae que foi a uma loja e o carro estava a frente. Um bandido entrou no carro e arrancou (no caso as chaves estavam no carro) a mae viu porque estava perto mas n chegou.foi a correr puxar o filho que estava com cinto de seguranca (ja era grandito) . Ela foi arrastada e o miúdo junto e o bandido n parou. Ela foi projectada e o miudo como ainda estava com cinto foi arrastado e morreu. Claro que pensamos que deixou a chaves. Mas mesmo n deixando quem diz que n passam dois gajos de mota e um parte o vidro com o capacete (aconteceu isto quando eu era pequena e roubaram a carteira da minha mae que estava no assento e nos todos com a minha mae no carro) e n tiram a crianca e a levam de mota?? É que no assalto com a minha mae eles demoraram 2 segundos a partir e levar as coisas. Apanhamos um susto brutal. Isto é pouco provavel de acontecer? Claro e ainda bem. Mas eu n vacilo. A quem acontece tambem pensavam que nunca aconteceria!

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Também acho que o tribunal não lhe vai dar muito crédito com essa queixa.
Pelo que disse, acho que o problema está no pai que pelos vistos está usando coisas mesquinhas desse género para fazer queixa de si, e a Sra. está tentando arranjar coisas para também fazer queixa dele. não entre nesse jogo, não vale a pena e só saem todos a perder.
Mantenha-se calma e atenta e se ele for um pai negligente e tiver realmente algo relevante contra o pai, então vaia a tribunal.
Quanto ao carro explodir e por aí fora, cada cabeça sua sentença e cada um faz o que acha melhor.

Benimamy -
Offline
Desde 21 Mar 2016

Não é prudente deixar a criança no carro, mas não me parece que seja caso de ir a tribunal, mas fale com o advogado e elé melhor que ninguém lhe dirá o que é melhor fazer.
Mas por vezes temos que pensar que também erramos ou temos necessidade de fazer alguma coisa menos correcta.
Dou-lhe um exemplo disso mesmo, tenho uma amiga que tem gémeas. Quando as ia levar ao infantário, por serem duas ela não conseguia levar os dois ovos ao mesmo tempo. O infantário é de acesso restrito e tem estacionamento próprio, o que ela fazia era parar mesmo à porta, levava uma, fechava o carro e depois vinha buscar a outra. Um dia o pai de um menino que também andava no mesmo Infantário abordou-a e disse-lhe que não devia fazer isso e que se algum dia a voltasse a ver a fazer isso fazia queixa na segurança social. Ela desabou e chorou que se fartou, ao ponto das educadores terem que a acalmar. Ora mãe de gémeas na altura com 5/6 meses, cansada,a tentar fazer o melhor pelas filhas e alguém a ameaçar com uma queixa é dose...
O episódio passou e agora à pouco tempo esse mesmo pai que agora tem um filho mais pequeno fez a mesma coisa. Parou o carro foi levar o mais velho e deixou o mais novo no carro trancado. Ela viu, esperou por ele e apenas lhe disse: "lembra-se de mim? Então gostava que eu agora também lhe disse que fazia queixa de si à segurança social?"
Ele baixou a cabeça, engoliu em seco e foi embora sem dizer uma palavra.
Isto apenas para dizer que por vezes também fazemos coisas menos correctas,mesmo tentando ser a melhor mãe do mundo

Sobre Benimamy

A minha princesa chegará em breve .... Sorriso Sorriso Sorriso
Já és tão amada meu amor
Sorriso Sorriso Sorriso Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu sou mãe de gémeas e havia de ser comigo esse comentário! Levava uma desanda tal que nunca mais se atrevia a cruzar-se comigo!
Por mais que uma mãe de gémeos desenvolva capacidades (quase) sobrenaturais, infelizmente ainda não é possível fazer crescer braços. Portanto, sim, o que essa mãe fez fiz eu muitas vezes, não na creche (porque as tive em casa até aos 2 anos e depois já caminhavam) mas sempre que saía sozinha com elas. Deixava uma no carro (na rua), ia levar a outra a casa, deixava uma sozinha (em casa), ia buscar a outra. Maiorzinhas, uma ficava do lado de dentro do prédio enquanto ia buscar a outra. Ou deixava uma (que estava doentita) no sofá e dizia-lhe "não sais daqui" e ia levar a outra à creche (5 m de carro ida e volta). E em bebés deixei-as no berço por minutos para ir levar o lixo ou buscar as coisas do carro.
Chamem a comissão de menores Sorriso existe uma certa distância entre poss+ivel e o desejável...e muito pior (mas pouca gente se preocupa com isso) é ver adultos totalmente absortos nas redes sociais enquanto os filhos estão "seguros" ao pé delas, ou do corpo pelo menos, porque da atenção não interessa...

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

guialmi escreveu:
Eu sou mãe de gémeas e havia de ser comigo esse comentário! Levava uma desanda tal que nunca mais se atrevia a cruzar-se comigo!
Por mais que uma mãe de gémeos desenvolva capacidades (quase) sobrenaturais, infelizmente ainda não é possível fazer crescer braços. Portanto, sim, o que essa mãe fez fiz eu muitas vezes, não na creche (porque as tive em casa até aos 2 anos e depois já caminhavam) mas sempre que saía sozinha com elas. Deixava uma no carro (na rua), ia levar a outra a casa, deixava uma sozinha (em casa), ia buscar a outra. Maiorzinhas, uma ficava do lado de dentro do prédio enquanto ia buscar a outra. Ou deixava uma (que estava doentita) no sofá e dizia-lhe "não sais daqui" e ia levar a outra à creche (5 m de carro ida e volta). E em bebés deixei-as no berço por minutos para ir levar o lixo ou buscar as coisas do carro.
Chamem a comissão de menores existe uma certa distância entre poss+ivel e o desejável...e muito pior (mas pouca gente se preocupa com isso) é ver adultos totalmente absortos nas redes sociais enquanto os filhos estão "seguros" ao pé delas, ou do corpo pelo menos, porque da atenção não interessa...

Onde está o LIKE? Sorriso

telma diana -
Offline
Desde 04 Maio 2012

obrigada a todas pela atenção e carinho...
acabei por me acalmar um pouco e não fazer nada, mas acontece que aquele individuo deixa-me fora de mim... no dia 1 de julho mais uma queixa crime sobre mim, fiu chamada a tribunal no dia 1 mais uma vez... mais uma vez arguida... agora diz k entrei no mail dele... a serio... estou cansada.... ele que prove pois não consegue pois nunca o fiz nem tenho a passe dele sequer...
so queria k ele arranjasse alguém i k me deixasse em paz de uma vez por todas... uk ele ganha com isto????
quanto a menina ela chora que doi quando vai para o pai, depois vem e diz k ele á mau, tira os brincos dela e bate. deixa-a num canto a ver tv enquanto k ele esta a jogar ps ou a ver futebol... não sei uk fazer... ela é mesmo obrigada a ir... a menina é tao pequena para estar assim com alguém por quem ela não sente carinho nem atenção...
para quem nao sabe separei-me por violencia domestica, quando chegou a minha filha não pensei 2 vezes e separei-me...
ele chegava a casa e nunca lhe dava um beijo a menina, no inicio chamava a atençao ele dizia "oh nem a vi... ou oh esqueci-me..."
digam-me pf isto e de ser bom pai????
porque a menina não gosta de ir para ele i chora tanto?
fico de rastos... e agora vem as ferias são 15 dias sem a minha filha k esta habituada a mim... i ele nao cedeu a passar 2 semanas mas alternadas... nao.... acham??? eu tentei mas ele exigiu passar os 15 dias seguidos... como ira ser?
percebem a minha angustia???
desculpem o desabafo e obrigada

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

Apesar de manter a minha opinião sobre a origem do tópico, agora percebo as vossas guerras. Luta pela tua filha, pela sua segurança, e vai até onde não puderes mais. Mas com pés e cabeça, senão, lamentavelmente isso ainda acontece, não te consegues livrar dele. Quanto à tua questão, respondo com experiência própria de filha de pais nessa situação, um homem que pratica violência contra uma mulher, não pode ser bom pai. Como já referi acima, sou filha de pais divorciados, a minha mãe foi durante anos vítima de violência doméstica e eu desde os 16 anos que não tenho qualquer tipo de relação com ele,por opção própria pois nessa idade já fui ouvida em tribunal,já lá vão 14 anos. Faz me falta um pai, sim. Mas não aquele que me fez. Desculpa testamento, mas isto só para dizer que tens mesmo de lutar pela tua filha pois a minha mãe não lutou logo(amo a minha mãe) e só eu sei o que isso fez a minha personalidade.

Beijinhos e muita força. Procura ajuda por favor

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama parece me mais lógico ir pela parte do ele bater na menina e de ela mostrar um forte desconforto em ir com o pai. A situacao do carro ninguem lhe vai ligar. Sou completamente a favor da relacao com o pai ser mantida, de n se usar os filhos como arma de arremesso so pk achamos que eles n têm direito de ficar com os filhos tb. No entanto, casos de violencia domestica sao diferentes. E, por aquilo que descreveu (e apenas isso pois estou a ouvir um lado apenas) a sua preocupacao parece ter alguma legitimidade. Averigue tudo que pode fazer para defender a sua pequena

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Percebo a sua angústia, sim, e concordo que deve defender a sua menina, mas como já lhe disseram tem de ser inteligente na forma como o faz, ou ainda piora a situação.
Numa primeira análise, eu levaria a criança a um psicólogo para perceber as razões da insegurança da menina. E se se confirmar que ela é negligenciada pelo pai, tem aí a um bom princípio para ir para tribunal, sempre com relatórios médicos e não apenas a sua palavra contra a dele.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?