Criança 3 Anos acorda a meio da noite a gritar | De Mãe para Mãe

Criança 3 Anos acorda a meio da noite a gritar

Responda
10 mensagens
abspinola -
Offline
Desde 26 Jan 2011

Ola mamas sou nova por estas bandas e registei pois preciso da vossa juda e concelhos, sinto me completamente perdida,
Sou mae de um menino de 3 anos, o Afonso sempre foi um menino que dorme lindamente bem as noites, claro quando esta doente e quando tem pesadelos ja sabemos que nao é bem assim, o normal é ir para a cama sozinho bebe o leite e adormece lindamente e vai ate de manha, ha 8 dias para cá o filme é outro, acorda ha meio da noite a gritar a chamar por mim e chorar e so acalma se comigo na cama dele, estou a tentar fazer de tudo para ele nao se habituar a minha cama, senão é outro castigo, mas tento ao maximo que ele adormeca sem a minha presença, ja disse que o quarto tens bruxas e fantasma ja lhe expliquei que isso nao existe, so existe nas historias e filmes, ja mudei a luz do candeeiro em vez da luz de presença tem o candeeiro ligado, tem as presianas subidas que ele pediu me para subir, mamas nao sei mais o que fazer, para tornar a ver o meu Afonso a ser o menino que era... sera uma fase? sera que passa? o pai ja ligou para a Pediatra para saber o que fazer numa situação destas...

Estou a necessitar de ajuda e de conselhos...

Bjs Ana

Desde 02 Jul 2009

evita deixa-lo ver mta tv, desenhos com lutas bixos fantasmas e afins...pode ser pesadelos...kuase d certeza o meu irmao tbm fazia isso alias nem dormia...a minha mae tinha k dormir com ele e mesmo assim acordava a meio da noite e falava pra minha mae, oh mae o k e k ekele homem ta ali parado a olhar pra mim! oh mae manda akele homem embora! obs: n tinha homem nenhum em casa a minha mae e separada...
a minha mae ate se passou...lol
depois eu e o meu marido passamos uns meses na casa da minha mae e o filme repetia-se mesmo de olhos fexados contorcia-se e gritava sai daki sai daki ! bixo mau sai daki! isto com 5 anos de idade...foi horrivel

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Pois é Ana são pesadelos e olha que é horrivel e tive-os até tarde e sei bem o que é termos bichos maus na nossa cama que só desaprecem com os papas por perto, assim que eles saiem voltam a atacar...

O Gabriel tb tem 3 anos e claro que tem pesadelos, mas como está mau habituado a dormir connosco é muito mais facil acalma-lo, só acorada uma unica vez e depois de miminho adormece logo.

O que vale é que isto é só uma fase.

Boa sorte e bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

abspinola -
Offline
Desde 26 Jan 2011

:& Eu sei que vai ser uma luta terrivel, o cansaço ja se esta a poderar de mim, hoje adormecemos no sofa os dois...
Tenho quer ter duple ou tripla paciencia, espero que passe rapido...

Noa sei se concordam comigo ou nao, mas logo em vez de leite vou lhe dar um cha de camonila, pode ser que o acalme...

Sei lá...

Obrigado mamas

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

eu tenho que discordar um pouco com o que a mamã coco-mom disse, pois eu também tenho um filho com 3 anos, a quem já aconteceu o mesmo. Acordava a chorar e a gritar desalmadamente, muito assustado com os olhos muito abertos, e mesmo eu pegando nele ao colo e falando calmamente com ele, era como se ele não me ouvisse, levando-me a crer que embora estivessa com os olhinhos abertos, na verdade estava a dormir. Só passados 10a 15 minutos é que eu conseguia-o acalmar. Não vejo que seja mimo, nem más hábitos, apenas pesadelos. Nestes casos, temos que ter muita paciência, calma, pois é mais uma fase que vai passar.

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Minha querida, pelo que me falas, o teu menino poderá estar a sofrer dos chamados Terrores Nocturnos. É muito comum especialmente em meninos, e começam mais ou menos na idade do teu menino.
São diferentes dos pesadelos em muitas coisas, mas podes fazer uma pesquisa na internet. Isso vai passar com o tempo, mas causa realmente muito sofrimento ao teu pequenito. Mantém os hábitos a que ele está habituado. Não mudes as rotinas. Lê-lhe um livrinho antes de dormir, cria um ambiente calmo e acalma-o na hora de dormir. Se ele acordar com um episódio a meio da noite, acalma-o o melhor possível, mas tenta não o acordar mesmo. Nos terrores nocturnos a maioria das vezes eles ainda estão a dormir e não se lembram do que sonharam... Se conseguires acalma-lo sem o acordar é melhor, que assim ele não chega a lembrar-se do episódio de manhã.
Tens que ter muita calma e paciência, mas isso vai passar. Se vires que se mantém, aconselho-te a levar o principe a um psicólogo para ele te dar algumas orientações.
Aqui à uns anos acompanhei uma priminha minha que teve o mesmo problema e a coisa resolveu-se em poucas semanas.
Se precisares de mais alguma informação diz, que eu tenho algumas coisas que usei com ela e que te posso encaminhar. Agora não tenho é tempo para te mandar isso.
Beijos grandes

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

loved_baby -
Offline
Desde 23 Maio 2010

Ola mamã!
Deixa-me tentar dar-te uma estratégia que já usei com uma menina com quem trabalhei (um pouco mais velha, 5 anos). Mas se o teu menino fala em bruxas e fantasmas, experimenta fazer com ele uma "caçada" antes de o deitares. Fá-lo espreitar todos os recantos do quarto para que ele veja que ñ há nada. E tb podes fazer com ele um cartaz para a porta do quarto, a dizer que está proibida a entrada a bruxas e fantasmas.
Tenta, ñ custa muito. Às vezes uma coisa simples ajuda, e ele saber que lhe estás a dar atenção tb. Talvez assim não precises de ficar na cama dele nem leva-lo para a tua, o que na minha opinião ñ faz bem às crianças...
Vais ver que é uma fase que passa depressa.
1 beijinho

LB2011

+ k muito feliz com os meus tesourinhos lindos!

Madrinha orgulhosa da daniela25

Desde 02 Jul 2009

O que são terrores nocturnos?
Como se comporta a criança durante um episódio de terror nocturno?
Em que idade aparecem os terrores nocturnos?
Como são os ciclos de sono normal na criança?
Em que fase do sono aparecem os terrores nocturnos?
Os terrores nocturnos e os pesadelos são a mesma coisa?
Há factores desencadeantes dos terrores nocturnos?
Há tratamento para os terrores nocturnos?

Terrores noscturnosO que são terrores nocturnos?
Terrores nocturnos são uma alteração do sono frequente em crianças, em que há um despertar abrupto e acompanhado de sinais de ansiedade intensa, geralmente nas primeiras horas de sono.

Como se comporta a criança durante um episódio de terror nocturno?
"A criança acorda em sobressalto, uma ou duas horas depois de ter adormecido, com um grito de pânico a que se segue um período em que manifesta grande ansiedade, com o olhar fixo, sudação, respiração rápida, aceleração dos batimentos cardíacos e movimentos descoordenados. A agitação dura alguns minutos e não cede às tentativas de conforto por parte dos pais.

Quando o episódio termina, a criança volta a adormecer e não se recorda do que se passou, quer seja acordada a seguir, quer na manhã seguinte."

Em que idade aparecem os terrores nocturnos?
Os terrores nocturnos aparecem por volta dos quatro anos e podem manter-se até aos doze anos, mas com uma redução gradual do número de episódios.

Como são os ciclos de sono normal na criança?
"Como o adulto, a criança tem ciclos de sono leve e de sono profundo ao longo da noite. Estes ciclos recebem o nome de sono de movimento rápido dos olhos (sono REM – Rapid Eye Movement) e sono sem movimento rápido dos olhos (sono NREM – Nom Rapid Eye Movement).

Uma pessoa ao adormecer entra na primeira fase de sono NREM que é um período de sono cada vez mais profundo, com uma diminuição das respostas aos estímulos ambientais e em que o acordar é difícil. Ao fim de cerca de uma hora e meia de sono profundo há um período de sono leve (sono REM) que se acompanha de movimentos vigorosos dos olhos, diminuição da tensão muscular e despertar mais fácil.

Ao longo da noite, conforme se aproxima a manhã, diminuem os períodos de sono profundo (sono NREM) e aumentam os períodos de sono leve (sono REM).

Nas crianças pequenas, os períodos de sono superficial são maiores que no adulto, o que se traduz por despertares mais frequentes. No entanto, a maioria das crianças aos dois anos de idade é capaz de dormir toda a noite, embora a profundidade do sono varie ao longo da noite."

Em que fase do sono aparecem os terrores nocturnos?
Os terrores nocturnos são uma alteração da segunda metade do sono NREM (sono profundo). Por este motivo, a criança, que estava profundamente adormecida, parece confusa e desorientada, não responde às tentativas de consolo dos pais, e não se recorda do sucedido na manhã seguinte.

Os terrores nocturnos e os pesadelos são a mesma coisa?
"Não. Enquanto os terrores nocturnos surgem mais no princípio da noite (em que os períodos de sono profundo são mais longos), os pesadelos são um fenómeno do sono superficial (sono REM), e por isso ocorrem mais na segunda metade da noite ou quando a manhã se aproxima (quando aumentam os períodos de sono REM).

Por outro lado, nos terrores nocturnos o despertar acontece no início do episódio, enquanto nos pesadelos a criança acorda a meio ou no final, quando a tensão causada pelo conteúdo assustador do sonho se torna demasiado intensa. Ao acordar de um pesadelo a criança rapidamente fica orientada e desperta, consegue descrever o conteúdo do sonho e deixa-se tranquilizar pelos pais (em contraste com os terrores nocturnos em que se mantém confusa e agitada, sem que nada a acalme, esquecendo o episódio logo que retoma o sono)."

Há factores desencadeantes dos terrores nocturnos?
Os terrores nocturnos não são sinal de doença orgânica ou psicológica e podem aparecer em qualquer criança saudável. No entanto, as condições que aumentam a duração do sono profundo (sono NREM), como o cansaço ou certos medicamentos, podem facilitar o aparecimento de terrores nocturnos.

Há tratamento para os terrores nocturnos?
"Habitualmente não há indicação para tratamento dos terrores nocturnos, sendo suficiente tranquilizar os pais e ensiná-los a lidar com o problema, informando-os da sua natureza, da sua inocuidade para a criança e da sua progressiva diminuição com o passar dos anos. Para reduzir o número de episódios é importante estabelecer uma boa rotina de sono, evitando a fadiga que interfere na duração do sono profundo.

Quando os episódios são muito frequentes podem utilizar-se técnicas comportamentais (acordar a criança antes do episódio durante vários dias pode suprimir os terrores nocturnos por períodos mais ou menos longos) ou administrar medicamentos que modificam a fase final do sono NREM."

Autora: Dra Ana Ferrão

abspinola -
Offline
Desde 26 Jan 2011

Obrigada mamas eplas vossas boas respostas,
Eu ja andeia pesquisar os terrores nocturnos e realmente é mesmo isso que tem, ele so se acalma comigo ao lado dele, uma mama disse para fazer o jogo para encontrar os que lhe atormenta, mama é mesmo isso que vou fazer esta noite, vou lhe oferecer um amiguinho novo, um peluche que o vai proteger das noites más, e ter paciencia, penso queé uma fase que vai passar... quanto tempo levará nao sei, mas vou fazer tudo para ele ultrapassar esta situação,
Falamos ha pouco com a Pediatra dele, e ela confirmou mesmo a nossa suspeitas,e aconselhou a marcar uma consulta de Sono ,a CUF, para verificar e existe mais alguma coisa...
Ja pensei nos mimos, mas o meu filho é sim mimado e muito agarrado a mim, mas acho que acordar a meio da noite aos gritos,vermelho, com os olhos bem abertos nao me parece que seja mimos, mas sim medo, como ele ja disse me ... que tem medo das bruxas e fantasmas...

Vou ter paciencia e resolver pelo melhor...

Obrigada a todas

pelos vossso conselhos

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Vai dando novidades Sorriso

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?