Colestase e pre eclampsia - 2ª gravidez? | De Mãe para Mãe

Colestase e pre eclampsia - 2ª gravidez?

Responda
3 mensagens
Steff -
Offline
Desde 26 Jun 2011

Olá mamãs

Tive gémeos e tive colestase que se começou a manifestar as 28s mas só confirmadas as 32s. Todas as semanas fazia análises mas os valores estiveram sp controlados.
3 dias antes dos meus bebés nascerem tive pré eclampsia.

Alguma mamã já teve estes dois problemas ou apenas um e voltou a engravidar? Como correu?

Gostava mt de voltar a ser mãe mas os medos tomam conta de mim Triste

Obrigada a todas pelas respostas.

beijinhos

Litazinha -
Offline
Desde 19 Maio 2010

Olá!
Tenho uma amiga que teve colestase duas vezes. Ou seja, tem dois filhos de idades diferentes e das duas desenvolveu o mesmo problema. Correu tudo bem, pois foi bem acompanhada e medicada para que tal acontecesse.Fiz uma pesquisa rápida na net e li que quem já teve colestase da gravidez numa primeira gestação tem uma probabilidade de entre 60 e 80 por cento de voltar a desenvolver o problema numa gravidez subsequente.
São apenas probabilidades, como é óbvio.
A única coisa que posso dizer é o que a minha ginecologista/obstectra me disse já várias vezes "cada pessoa é uma pessoa", "não há duas gestações iguais mesmo na mesma mulher".
Penso que o que terá que acontecer numa gestação futura é ser bem acompanhada por uma equipa de especialistas nestas situações problemáticas logo desde o ínicio. Por o coração ao alto e ... ir em frente, se for esse o desejo!
Sei que não é fácil (já passei por 3 abortos depois do meu filho) e tenho muita vontade de ter outro filho mas o medo está a tomar conta de mim...

Muitas felicidades!

Sobre Litazinha

Afilhada da anacch, da mli, da cris e zé for ever e da Jacinta Dias Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Madrinha da Jacinta Dias, da anacch e da mli Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

Steff -
Offline
Desde 26 Jun 2011

Muito obrigada pela tua resposta Sorriso

Eu confesso que tenho mais medo da pre eclampsia do que da colestase pq a pre eclampsia pode dar em qq fase da gravidez e a colestase é so no 3º trimestre o que faz com q se o nascimento tiver que ocorrer não nasce assim tão prematuro.

Eu gostava mt de voltar a ser mãe embora ainda sinta que estou a recuperar da gravidez dos gémeos. É mt cansativo e parece que agr estou a sentir o cansaço todo mas gostava mt de aumentar a família Sorriso

Sei que se n tentar irei sp esse "peso" na consciência e terei que deixar nas mãos de Deus Piscar o olho

Só gostava de ouvir relatos de quem já tenha passado por isso Piscar o olho

Quanto a ti desejo-te as maiores felicidades deste mundo e que consigas ter o que desejas em breve e que corra td mt mt bem Sorriso

Beijinho cheio de energia positiva Apaixonado