Até quando usaram a cama de grades | De Mãe para Mãe

Até quando usaram a cama de grades

Responda
12 mensagens
mdps -
Offline
Desde 10 Dez 2009

Gostaria de saber as vossas experiências para saber qual a altura ideal de colocar os bebês a dormir em camas "normais"

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Eu mudei o Afonso para a cama de solteiro com cerca de 13 meses.
Ele mexia-se imenso e ficava literalmente virado ao contrário e durante algum tempo andou às cabeçadas na cama de grades cada vez que se virava.
Mas o motivo que me fez mudá-lo para a cama foi outro.
Nós fomos de férias para fora e comprei-lhe uma cama de viagem, à qual o rapaz não se adaptou de maneira nenhuma. Chorava, gritava e com o esforço acabava sempre por vomitar. Acabei por lhe criar o vício de o adormecer na nossa cama e só depois é que o passava para a cama dele.
Assim que o punha em cima da cama, ele corria para as almofadas e mergulhava de cabeça.
Entretanto regressamos e o hábito foi tal que passou a reagir à cama de grades da mesma forma que reagiu com a de viagem.
Resultado, continuei a adormecê-lo na nossa cama e a passá-lo para a de grades.
Mas não podia continuar com este sistema e amaldiçoei as férias por causa desta mudança. Ele sempre adormeceu sozinho e sempre foi muito fácil. Assim que o deitava, virava-se para o lado e em poucos minutos já ele estava ferradinho. Mas a verdade é que de tanto bater na cama de grades, acabava por acordar de noite.
Então, achei que se o tinha de adormecer, sempre era melhor adormecê-lo no quarto dele e na cama dele, do que no nosso.
Inicialmente ficávamos ao pé dele para que adormecesse, mas aos poucos lá se habituou a adormecer sozinho e desde a primeira noite que passou para a cama de solteiro, dormiu a noite toda.
A cama dele é a da gama Malm do IKEA. É muito baixinha e como coloquei na posição de colchão embutido na cama, ainda ficou mais baixa.
O que fiz foi encostar a cama a um canto do quarto ficando com a cabeceira e uma lateral encostadas à parede. Ao fundo da cama encostei a cama de grades como precaução e na outra lateral apliquei uma barra de segurança.
Como tinha medo que ele se pendurasse na barra, punha sempre um edredon dobrado no chão para lhe amortecer a queda. Mas a verdade é que ele nunca caiu e ao fim de 1 mês talvez, retirei-o.
Uma coisa que achei importante fazer foi ensiná-lo a descer da cama.
A barreira não cobria a cama toda porque a maior que arranjei era de 1,50m e a cama tem 2 m. Naquele espacinho que sobrava andei a treiná-lo para descer. Chamava-o até ali, virava-o e ia puxando-o aos pouquinhos "de marcha-atrás" até tocar no chão. Depois de algum tempo ele já descia sozinho.
Claro que se escapava mais vezes da cama, mas preferia que ele descesse do que se atirasse de cabeça.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

o meu foi por volta dos 2 anos e meio.. se calhar a´te podia ter dado antes, n sei, mas esperei até acabar umas alterações na casa!
editei p dizer q antes de ir pa cama normal dormia sem a grade da frente na caminha de grades :)

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

Desde 05 Out 2011

Olá mamã!
Olha, eu sei que por regra temos alguma ''pressa'' de colocar os nossos meninos dormir em camas '' normais'' logo que possível, é mais prático de fazer cama e pode ser uma mudança importante para se sentirem mais crescidos.
Eu sinceramente inca não sei como vou fazer, mas estou a pensar deixar o Lourenço a dormir na cama de grades até aos 3anos, claro que antes dessa idade tiro uma das laterais para a tornar mais ''normal'' e para ele e habituar.
Eu acho as camas de grades bastante mais conchegantes para as crianças.

Dou-te o meu exemplo... a casa dos meus pais é um T2+1, nós somos 3 irmãos, eu sou a mais nova, o meu irmão é mais velho 5anos que eu e a minha irmã é quase 10anos mais velha que eu.
Os meus pais dormiam num quarto, eu e a minha irmã no outro e o meu irmão no ''+1''
Por questões de logística eu dormi na cama de grades até aos 5anos.
A minha cama estava com uma das grades encostada à parede e o iutrolado está livre. Durante o dia fazia de sofázinho e à noite era a minha cama, assim ficávamos com mais espaço no quark porque era só um caminha de grades e uma cma de solteiro.
Posso dizer-te que eu adorava aquela cama e nunca me senti ''interiorizada'' por dormir lá até tão tarde, porque eu sentia-me aconchegda. Era uma cama à minha medida.
Quando deixei de caber lâ,ma minha mãe comprou uma cama de casal e passei a dormir com a minha irmã.
Eu acho as comas de solteiro muito grandes para os miúdos, ele ficam lá perdidos no meio.
O meu sobrinho mais novo também dormiu na cama de grades pelo menos até aos 3anos, precisamente porque também partilha o quarto com o irmão mais velho. Depois de lâ passou para a parte de baixo de um beliche. Assim continuam a ter muito espaço para brincar.

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

MartaJesus_ -
Offline
Desde 10 Out 2011

Oláá !

Eu não sei qual será a idade ideal, nem sei quais os aspetos que devemos ter em conta para tomar essa decisão.
A realidade, é que a minha filha vai passar para a sua caminha nova agora em Agosto com os seus 2 anos e 9 meses. Tudo por um simples motivo, ela já salta da cama e até agora não me importava porque ela dormia no meu quarto e o berço estava ao lado da minha cama. Mas agora vamos mudar-nos para a casa nova e ela já vai ter o quartinho dela. Portanto, não vou arriscar e vou meter-lhe já a cama nova para que ela não tenha a infeliz ideia de salta do berço e cair no chão ! :)

Beijinhos <3

Alexandra Filipa, minha princesa, meu orgulho!

AdrianaT -
Offline
Desde 20 Abr 2012

A minha foi para a cama com 2 anos pelo simples motivo de que vinha ai o mano e então eu comecei a treiná-la a dormir na cama de solteiro, com a barreira claro, hoje em dia ela até já dorme em camas sem ela. Acho que varia de criança para criança e de diferentes factores. :) Beijinhos ***

Sobre AdrianaT

Blog de uma mãe solteira, uma mãe de dois, mas sobretudo MÃE.
http://maea2.blogs.sapo.pt/

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

A minha pipoca foi com 15 meses.

Terminei de mobilar o quarto e fiz uma cama de casal (1.40m/1.90m). Isto porque ela acordava imensas vezes de noite e eu tinha-a no meu quarto na cama de grades mas andava esgotada de estar sempre a levantar-me de noite. Assim, mudei-me com ela para o quarto e dormi com ela até aos 2 anos. Era mais fácil porque não tinha de me levantar.

Também comprei as barreiras de proteção de 1.50m para ela não cair abaixo. Ainda hoje as tenho colocadas porque ela tem um sono muito agitado e assim fico mais descansada.

mdps -
Offline
Desde 10 Dez 2009

Obrigada a todas pelas respostas :)

Eu acho q ainda o vou manter mais um pouco na caminha de grades, ele é um pouco agitado durante a noite, mas o que fiz foi por, além do protetor lateral tradicional, outro do ikea que fica a toda a volta.

A razão da minha pergunta foi porque ele adora as ditas camas" normais" e não sei muito bem qual a altura ideal para fazer a mudança ;)

Já agora outra pergunta, algumas mamas disseram q tiraram uma lateral da cama de grades para se irem habituando... Mas e depois ficava assim o lado aberto? E não caiam?

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

[quote=mdps]Obrigada a todas pelas respostas :)

Eu acho q ainda o vou manter mais um pouco na caminha de grades, ele é um pouco agitado durante a noite, mas o que fiz foi por, além do protetor lateral tradicional, outro do ikea que fica a toda a volta.

A razão da minha pergunta foi porque ele adora as ditas camas" normais" e não sei muito bem qual a altura ideal para fazer a mudança ;)

Já agora outra pergunta, algumas mamas disseram q tiraram uma lateral da cama de grades para se irem habituando... Mas e depois ficava assim o lado aberto? E não caiam?[/quote]

A única vez que a minha pipoca ficou só com uma grade (a do lado dela) Foi numa altura em que estávamos de férias. Levei só uma porque tinha como objetivo dormir com ela. Houve um dia que ela estava a dormir tão bem que eu saí a ver se ela se começava a habituar a dormir sozinha... Passado um tempo ouço um estrondo no intercomunicador! Era ela a cair! :''( :''( :S :S

Editei para dizer que era uma cama de casal e não de grades... Ou seja era enorme e mesmo assim ela caiu... Se fosse a de grades não durava 10 minutos sem cair!

mdps -
Offline
Desde 10 Dez 2009

Pois eu estava a imaginar esse desfecho :( Pela lógica na cama de grades sem a lateral a queda seria ainda mais rápida ;)

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

O meu mudou com cerca de 21 meses para uma cama de casal pq se entalava todo nas grandes mesmo com o protector de grades integral.

Enfiava pés, mãos, batia com a cabeça e acordava 500 x de noite por causa disso, ao mesmo tempo resolveu por-se em pé e debruçar-se de cabeça na grade, e pronto, foi melhor mudar.

Da cama de casal, caiu 1 x :S mas era mto baixinha, foi mais o susto. Nessa altura coloquei a barreira lateral, já q a cabeceira e o outro lado estavam encostados à parede.

Depois, com 2 anos e meio comprámos a MALM do IKEA e é onde dorme até hoje. Continua com a cabeceira e 1 lateral encostada à parede e a barreira do outro lado...qd é q tiraram as barreiras, mamãs de meninos mais crescidos?

Curiosamente em casa da minha avó dorme a sesta na nossa cama que e de casal, mas das antigas, com 1,33 x 1,85 m, sem barreiras nem almofadas nem nada, e nunca caiu.

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

mónica93 -
Offline
Desde 21 Jan 2012

Bem eu vou passar agora a minha Íris para uma caminha de criança
ela e o berço nunca foram muito amigos .. e agora noto que se sente apertada mal se mexe ali e anda a por la as voltas ..
vou deixar o berço montado e tentar po-la na nova caminha ..
Vamos ver se começa-mos todos a ter umas noitinhas mais descansadas ...
Se achas que o teu bebe esta preparado força linda
beijoqitas

Sobre mónica93

Dia 26 de Abril a minha vida ganhou novo sentido Minha íris ?. Muitooo FELIZ <3 Espertalhão nBaby M a caminho meu segundo amor ?

Madrinha e afilhada pipaantunes
e o seu Vasquinhoo Espertalhão <3 adoro-vooos HB

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?