Adaptação á nova casa | De Mãe para Mãe

Adaptação á nova casa

Responda
8 mensagens
pitalina -
Offline
Desde 08 Set 2011

Ola mamãs!
Em breve (daqui a um mês) nós vamos mudar de casa. E hoje recebemos finalmente as chaves. Foi um momento de grande alegria e entusiasmo! Como imaginam ha muita coisa para preparar (pintar, por carpetes no chão, instalar coisas...etc etc).

Só que infelizmente...não está a ser fácil para a minha filha mais velha aceitar a nova casa Triste até agora ela só viu a casa 2x. E em ambas as vezes ela sempre fazia uma grande birra. Por exemplo hoje tentei mostrar-lhe o quarto novo (a casa ainda está vazia) e ela começou a chorar e a gritar. Tentei acalma-la e explicar-lhe de uma forma mais simples que pude e com calma que vai ser o quartinho novo pra ela e que iremos viver nessa casa. Mas mesmo assim não se acalmou. As unicas partes da casa que ela gostou foi a varanda e a casa de banho. De resto se entrassemos pra um quarto ela desatava aos berros a chorar. Enfim, chegámos á conclusão que não dava mesmo leva-la novamente connosco enquanto que pintassemos os quartos/limpar o chão e a casa de banho entre outras coisas....enquanto que ela estiver lá. Mas ao mesmo tempo, quero que ela se habitue á nova casa.
Nós planeamos pintar o quanto dela com a mesma cor (roa) que ela tem no quarto actual dela. E por a mobilia mais ou menos no mesmo sítio que ela tem no quarto antigo. Enfim...queremos que ela se sinta em casa.
Mas temos um pressentimento que ela não vai aceitar o novo quarto dela (nem a casa) nos primeiros dias (ou até semanas) Triste

Aceitam-se sugestões. Sorriso

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, a mim faz-me impressão ver um quarto vazio, com apenas a fichas, janelas e portas. De certeza que para a sua filha (não desvalorizando a resistência natural a mudanças) ver um quarto vazio deverá ser mais ou menos a mesma coisa, afinal, que piada tem paredes e chão?
Decore-o e coloque as coisas dela lá que vai ver que ela vai gostar.
A casa de banho sempre tem mais coisas dentro que um quarto vazio, daí que se calhar até se sinta melhor...

Desde 13 Set 2012

Olá mãe!

A sua mónica é mto pequenina ainda! No momento, a nova casa para ela não passa de um lugar estranho e, como qualquer lugar estranho, causa-lhe insegurança. Ela não tem capacidade de projetar as coisas dela num lugar que lhe é desconhecido. Não se preocupe em tentar habituá-la levando-a lá antes que tudo esteja pronto. Se tiver alguém de confiança que fique com ela, aproveite para deixar tudo num brinco e depois então qd for para mudar, mudem e pronto. Quando ela vir na nova casa as coisas que considera suas, a sua caminha, os seus brinquedos, os seus bonecos de estimação, vai ver que tudo fica melhor. Mesmo assim, nos primeiros dias, principalmente nas primeiras noites,, será normal alguma dificuldade em dormir tranquilamente. Espere algum medo, alguma insegurança e esteja preparada para a mimar e acalmar. tudo vai correr bem, mas é preciso dar tempo ao tempo.

O que torna uma casa nossa não são as paredes. Uma casa vazia é apenas um imóvel, sem sentimento, sem personalidade; à medida que o vamos "tornando nosso", pintando, limpando, arrumando, decorando, ela vai ganhando a "cor" da família que o prepara. Quando tudo está no lugar, é quando a casa se torna nossa. A sua pequenina sente isso e, para ela, aquela casa é apenas um espaço vazio que não lhe diz nada, não lhe traz memórias de nada; para facilitar a adaptação, reserve tempo nos primeiros dias para fazer acontecer coisas boas e divertidas para ela no novo espaço. quando ela começar a associar o novo espaço a motivos para risos e gargalhadas, vai ver que o espaço será dela!

Beijinhso e tudo de bom

SMSantos

pitalina -
Offline
Desde 08 Set 2011

Hoje a cena repetiu-se novamente Triste voltamos á casa nova (continua vazia). O meu marido precisava da minha opinião onde/como pintar as paredes dos quartos das nossas princesas. E eu claro, estava com vontade de lá ir dar uma vista de olhos. Imaginar/planear onde por a nossa mobilia, etc. Só que como da ultima vez ... ela desatou aos berros a chorar Confuso Quando entramos na casa ela agarrou-se ás minhas pernas....quase não consegui andar lol até chorou durante o caminho todo a regresso da nossa casa actual. Só então é que se acalmou.

Estou em desespero. Será melhor não voltar a trazê-la pra casa nova até ao dia que mudamos oficialmente pra lá?
Até estou com medo como vai ser a recção dela no dia em que iremos mudar de casa Triste

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Nós mudamos de casa há 3 meses e correu tudo bem.
A Francisca participou em todo o processo de mudança e divertiu-se imenso a encaixotar/desencaixotar tudo Sorriso
Não fizemos pinturas (o apartamento é alugado e já estava pintado) mas se o vai fazer acho que a devia levar e deixá-la "ajudar". Vai ser divertido para ela brincar com as tintas Piscar o olho
Acho que a sua filhota está a sentir a sua ansiedade e por isso é que está tão ansiosa com a mudança! Uma dica: quando for à casa nova, leve SEMPRE meia dúzia de brinquedos dela para ela ter algo familiar.

Boa sorte Sorriso

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Sónia Maria Santos escreveu:

O que torna uma casa nossa não são as paredes. Uma casa vazia é apenas um imóvel, sem sentimento, sem personalidade; à medida que o vamos "tornando nosso", pintando, limpando, arrumando, decorando, ela vai ganhando a "cor" da família que o prepara. Quando tudo está no lugar, é quando a casa se torna nossa.

Sorriso engraçado que eu sendo um adulto sinto o mesmo que a filhota da mamã Pitalina e estas palavras da Sónia ilustram tão bem aquilo que sinto,deram-me tanta força para enfrentar este processo de viver numa casa nova!
Obrigada querida apesar de ser um tópico antigo soube mesmo bem ler os teus conselhos!

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu destesto mudanças Sorriso e sempre que mudei de casa, embora tenha sido para melhor, custou-me...e sentia uma certa angústia cá por dentro. Claro que depois passa!

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Sorriso
É como por aqui Guialmi viemos para melhor a casa é bem maior apesar de ser um apartamento temos melhores condições porque voltamos à cidade onde os acessos a um simples supermercado é como piscar os olhos.
Neste momento sinto aquela sensação de vazio apesar de ter caixotes por todo o lado é como se não tivesse lar e isto é tão estranho,apesar de já ter lidado com mudanças desta vez custou mais e nem sei bem a razão :),mas é como a Sónia diz depois tudo ganha cor e cheiro a família ;)!

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡