3 Abortos Precoces (em 4 meses) - Trombofilias? | De Mãe para Mãe

3 Abortos Precoces (em 4 meses) - Trombofilias?

Responda
20 mensagens
rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Olá meninas!
Não sei se estarei a colocar o meu tópico no Sub-Fórum correcto, mas aqui vai e desde já agradeço a eventual ajuda que me possam dar.

Tenho 39 anos, tenho um filho que nasceu aos meus 36 anos e comecei os treinos para lhe dar um irmão em Janeiro de 2011.

Em Abril, tive uma mastite os treinos tiveram interrompidos por 2 meses. Ao mesmo tempo, a minha tiróide desregulou e ainda tive uns tempinhos para compensar. Voltei aos treinos em Junho mas a tiróide só regulou em Agosto.

Em Agosto, fui fazer uma análise à progesterona, aquela que se faz entre o 7º e o 9º dia pós ovulação. O valor veio dentro dos parâmetros normais mas muito baixo para quem quer engravidar. Em Setembro fui à minha GO e ela receitou-me Utrogestan.

Nesse mesmo ciclo engravidei. Ao fazer dois beta´s HCG ao sangue verifiquei que o mesmo em vez de subir e duplicar, desceu. A gravidez era não evolutiva por isso, parei com o Utrogestan. Passados poucos dia veio o Red.

Alguns dias depois do Red fui a uma consulta com a GO para ver se estava tudo "limpinho". E estava. Um novo Beta HCG tb o confirmou. Este ciclo durou 32 dias. O ciclo seguinte durou 21 dias.

No fim de Novembro, novo ciclo, nas Vésperas de Natal fiquei a saber que engravidei. Novo controlo com Beta´s ao sangue. Desta vez, o segundo Beta até subiu mas não o suficiente, por isso, ainda fiz um 3º. Este sim, desceu. Parei com o Utrogestan e uns dias depois lá apareceu o Red.

Já estaámos em Janeiro e uns dias depois lá fui eu à consulta para ver se tinha ficado tudo limpinho. E estava. Nesta eco a GO deu-me uma informação adicional, disse que eu não ía ovular pois não via nenhum foliculo a querer romper.

No fim do ciclo, comecei a desconfiar e fiz um teste de ovulação (sabiam que, por vezes, quando se está grávida, tb dá Positivo) e deu Positivo. No dia seguinte, fiz o de gravidez e no seguinte o Beta que confirmou. O 2º Beta, 48h depois, foi uma alegria. O valor, não só subiu como mais que duplicou. Telefonei à GO, pediu repouso absoluto e que tomasse o Utrogestan e o Cartia. Mas dias depois comecei a sangrar e como o Beta se manteve, parei tudo e esperei que o meu corpo fizesse o trabalho dele.

Continuei a fazer Beta´s pois o mesmo tem de ficar negativo e qual não foi o meu espanto quando o Beta seguinte subiu. Nesse mesmo dia fui fazer a eco para ver se o corpo tinha expelido tudo sozinho e não, não tinha, para além disso a GO viu uma massa na minha trompa direita. Tudo indicava que era uma gravidez ectópica, se sentisse alguma dor tipo facada corra para as urgências, disse a GO. Imaginam como fiquei...No dia seguinte fui a uma urgência, o médico que me atendeu desvalorizou mas manteve o conselho, em caso de dor forte, urgência consigo. Passados dois dias comecei a ficar com uma dor mais forte nos ovários, fui às urgências mas a outro Hospital. Desta vez, fui melhor atendida, fizeram um Beta HCG ao sangue, o valor já tinha descido para metade. Passados uns dias, novo Beta HCG, nova descida mas ainda valores de grávida. Na semana passada, finalmente o valor ficou de não grávida e através de outra consulta à GO fiquei a saber que já estou limpinha.

Próximos passos: a GO aconselhou uma consulta com o Dr. Jorge de Lima, GO especialista em abortos de repetição e trombofilias.
Só no final do mês é que irei à consulta. Há por aqui meninas na mesma situação?

Tenho lido imensas coisas na net. Tenho de deixar passar 3 meses para fazer as análises (no meu caso porque sofri um Ab recente)?? As análises não se fazem em qualquer lado? As análises são carissimas (já vi entre 200 e 600 euros). Os resultados demoraram algum tempo a vir?

Tantas questões...
Beijinhos

1ªGravidez:UPM: 1 Set; Pos.: 27 Set; Ab espontâneo: 7 Out
2ªGravidez:UPM: 29 Nov; Pos.: 24 Dez; Ab espontâneo: 7 Jan
3ªGravidez: UPM: 7 Jan; Pos.: 6 Fev: Ab espontâneo: 10 Fev

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Tópico actualizado

Morabeza -
Offline
Desde 12 Abr 2011

Depois de 2 abortos consecutivos num espaço de 6 meses consegui consulta com a Dra Fátima Serrano na MAC no grupo das GEMF (Grupo de Estudos de Morte Fetal).Fiz todos os exames recomendados incluindo o estudo completo das trombofilias (que só pode ser feito 3 meses após a expulsão completa da última perda caso contrário os resultados podem vir alterados), cariótipo do casal, ecografia 3D da cavidade uterina, histerossalpingografia, exames microbiológicos, etc.No meu caso deu TUDO negativo. Não há razão aparente para o que me aconteceu. Próxima gravidez: considerada gravidez de risco, tomar cartia mal comece a tentar (diz que é diferente começares a tomar antes de engravidar ou já grávida), e mal tenha positivo utrogestan. Basicamente é medicação de prevenção na base da "fezada" visto que nada foi descoberto.
Gosto muito da médica e do acompanhamento.
Boa sorte!

Editei para responder às tuas perguntas.
Não paguei absolutamente nada por nenhum exame, apenas a taxa das consultas da MAC.
Cariótipo do casal: fiz no Laboratório Joaquim Chaves (autorizado pela administração da MAC).O resultado demorou cerca de 2/3 semanas.
Estudo completo das trombofilias: Hospital dos Capuchos (autorizado pela administração da MAC). O resultado demorou 2 meses a sair.
Restantes exames: feitos na MAC. Relatórios em cerca de 1 semana.

Sobre Morabeza

Mãe de 3 filhos: 1 comigo e 2 anjos no Céu

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Tenho tantas perguntas para te fazer, deixa ver se me lembro de todas:
- como marcaste a consulta, com a credencial do médico de familia?
- quanto tempo demorou desde a marcação até à consulta propriamente dita?
- o teu marido não fez nenhum exame?(só essa do cariotipo do casal?)
- essa eco da cavidade uterina, como é?
- e esses exames microbiológicos, são exames ao muco?
- ainda não retomaste os treinos?

Beijinhos e obrigada;)

Morabeza -
Offline
Desde 12 Abr 2011

No meu caso conheço uma pessoa que é amiga intima da médica e a consulta foi marcada directamente com ela. De qualquer das maneiras não precisas de credencial nenhuma. Ligas para a MAC e pedes para te ligarem às consultas de GEMF. Dizes que tens 39 anos, que tiveste 3 abortos consecutivos com o mesmo parceiro e elas, em principio marcam-te a consulta.Caso não marquem por telefone (mas costumam fazê-lo) dirige-te lá. Se não conseguires assim marcas uma consulta no privado coma Dra Fátima Serrano ou com a Dra Isabel Nogueira (estas são as 2 médicas responsáveis pelas consultas de GEMF sendo que a Dra Fátima é a chefe da consulta)que elas depois encaminham-te para a MAC (pelo menos antes das medidas da Troika faziam isso).

No meu caso a consulta foi de uma semana para a outra, mas nem sempre é assim. De qualquer das maneiras tens que esperar 3 meses a partir da data do último aborto (que pelo que vi foi em meados de Fevereiro pelo que só podes fazer o estudo das trombofilias a partir de meados de Maio).Por isso mesmo que tenhas consulta antes podem mandar-te fazer os outros exames mas só vais ter respostas mais concretas após o relatório deste último (que é o mais demorado a sair).

Como não temos dificuldades em engravidar o meu marido só fez o cariótipo mais nada.

A ecografia é como uma eco normal, só que feita com um aparelho xpto e um médico especialista nas mesmas.

Os exames microbiológicos é uma análise feita através de recolha de corrimento.

Ainda não voltei aos treinos mas já tenho luz verde para o fazer. O facto de ainda não ter tentado novamente foi uma opção pessoal.

Qualquer coisa dispõe.

Sobre Morabeza

Mãe de 3 filhos: 1 comigo e 2 anjos no Céu

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Obrigada por responderes.

Calculo que, por não encontrarem a causa, tenhas ainda muito medo de voltar a tentar.

Os teus ab, foram consecutivos, assim como os meus dois últimos?

Se tiveres paciência, podes dizer-me como é esse exame a histerosalpingo....já ouvi falar tanto mas nunca ninguem disse como é. É o que tenho mais receio de fazer. Sabes porque te mandaram fazer esse exame?

Beijinhos;)

Morabeza -
Offline
Desde 12 Abr 2011

Como não encontraram nenhuma causa aparente é como entrares no jogo da roleta russa. Tenho 35 anos um filhote com 5 anos e tive 2 abortos consecutivos (um espontâneo às 6 semanas e o outro retido às 9sem+3dias) num espaço de 6 meses.

A histerossalpingografia é normalmente utilizado para examinar exaustivamente o útero e as trompas de Falópio. Consiste numa radiografia do útero (histero) e das trompas (salpingo). Através da combinação do exame radiológico com o líquido de contraste que é introduzido através dos órgãos reprodutores da mulher, a HSG constitui o melhor método para observar o funcionamento interno dos órgãos.A histerossalpingografia permite ao médico verificar se as trompas de Falópio estão desobstruidas ou se estão dilatadas ou obstruídas. Este exame permite ainda uma avaliação da dimensão, da forma e da estrutura do útero.A histerossalpingografia é normalmente realizada na secção de radiologia e demora aproximadamente 15 minutos. A radiografia em si é muito rápida, mas os preparativos, nomeadamente a introdução dos instrumentos, demoram mais tempo. Este exame implica a utilização de vários instrumentos. Porém, o primeiro passo é sempre igual: é introduzido um espéculo e o colo uterino é desinfectado, geralmente com iodo. Seguidamente, é utilizado um pequeno par de fórceps para imobilizar o colo uterino, o que pode provocar uma sensação de picada. Depois, com a ajuda de outro instrumento, é introduzido um contraste radiológico, oleoso ou aquoso, no útero através do colo uterino. Quando a pressão aumenta, este líquido desloca-se ao longo das trompas de Falópio e eventualmente até à cavidade abdominal, o que permite examinar a forma e a estrutura da cavidade uterina, bem como verificar se as trompas de Falópio estão ou não obstruídas. A pouco e pouco, vão sendo realizadas várias radiografias para acompanhar o percurso do líquido.
Não tenhas receio, há mulheres que se queixam que é doloroso mas no meu caso não me custou nada, mas deram-me 2 analgésicos cerca de 1 hora antes do exame. Fizeram para ter a certeza que não havia nenhuma obstrução nas trompas nem nenhuma infecção resultante dos abortos (que pode acontecer e é de difícil diagnóstico) ou de outra coisa qualquer.Faz parte do batalhão de exames que mandam fazer nas GEMF, vais fazendo vários exames e consoante os resultados vais fazendo mais. Também fazes as análises à tiróide essas coisas todas.

Sobre Morabeza

Mãe de 3 filhos: 1 comigo e 2 anjos no Céu

Morabeza -
Offline
Desde 12 Abr 2011

Esqueci-me de te dizer para te preparares psicologicamente para 3 coisas:
- 3 meses à espera para fazeres o estudo das trombofilias e mais 1/2 meses à espera dos resultados...custa porque parece que o tempo nunca mais passa. Por isso arranja outros projectos para ocupares a cabeça com outras coisas.
- Tem que se ir preparada para tudo! Podes receber boas ou más noticias. Há casos de pessoas que ficam a saber que é melhor não tentarem mais pois descobrem doenças auto-imunes que podem por em risco a vida da mãe.
-Há muitos casos, como o meu, que não se descobre nada! Que foi o maldito azar!

Sobre Morabeza

Mãe de 3 filhos: 1 comigo e 2 anjos no Céu

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

E obrigada mais uma vez, foste incansável.

Pelo menos ficaste a saber que está tudo bem.

Quando decidires que está na hora, desejo que seja rápido e que, desta vez, corra tudo bem.

Beijinhos;)

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

mais meninas na minha situação? Ou seja, que foram encaminhadas para especialistas em Ab/Trombofilias e que estejam à espera da consulta ou dos resultados dos exames?

Dbocardi -
Offline
Desde 11 Mar 2012

ola... boa tarde
entao tenho uma filha de 7 anos na qual tive uma gravides perfeita, depois disso em 4 anos ja tive 03 abortos,
nesse ultimo o medico descobriu que tenho trombofilia, cheguei a tomar heparina mas mesmo assim tive a perda.
estou muito magoada, tenho medo de engravidar e vir a acontecer tudo de novo, mas tenho um sonho de ter outro filho e tentarei novamente com medo mais tentarei...
preciso de pessoas com trombofilia para trocar experiencias e me dar mais conforto.
obrigada

Dbocardi -
Offline
Desde 11 Mar 2012

ola... boa tarde
entao tenho uma filha de 7 anos na qual tive uma gravides perfeita, depois disso em 4 anos ja tive 03 abortos,
nesse ultimo o medico descobriu que tenho trombofilia, cheguei a tomar heparina mas mesmo assim tive a perda.
estou muito magoada, tenho medo de engravidar e vir a acontecer tudo de novo, mas tenho um sonho de ter outro filho e tentarei novamente com medo mais tentarei...
preciso de pessoas com trombofilia para trocar experiencias e me dar mais conforto.
obrigada

Morabeza -
Offline
Desde 12 Abr 2011

Dbocardi escreveu:
ola... boa tarde
entao tenho uma filha de 7 anos na qual tive uma gravides perfeita, depois disso em 4 anos ja tive 03 abortos,
nesse ultimo o medico descobriu que tenho trombofilia, cheguei a tomar heparina mas mesmo assim tive a perda.
estou muito magoada, tenho medo de engravidar e vir a acontecer tudo de novo, mas tenho um sonho de ter outro filho e tentarei novamente com medo mais tentarei...
preciso de pessoas com trombofilia para trocar experiencias e me dar mais conforto.
obrigada

http://demaeparamae.pt/forum/factor-v-leiden-trombofilias
http://sempremulhersempre.blogspot.com/2011/11/trombofilia.html
http://gravideztrombofiliamilagres.blogspot.com/

Sobre Morabeza

Mãe de 3 filhos: 1 comigo e 2 anjos no Céu

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Já fui ao Dr. Jorge Lima (Hospital Cuf Descobertas)- GO especialista em Abortos de repetição e trombofilias.

Mandou-me fazer uma eco a 3D com o Dr. Alberto Relvas da GoClinic - já fiz e tenho Adenomiose.

Mandou-me fazer várias análises: sanguineas, urinárias e um exsudado vaginal(clamidia, etc)

Mandou-me fazer a mim e ao marido análises sanguineas ao cariotipo do casal.

Ainda não as fiz pq o Dr. disse para fazer, entre o 2º e o 4º dia do ciclo de Abril (porque uma das análises - FSH - assim o exige)

Tenho aqui uma embalagem com Cartia (20 comprimidos) se alguma menina precisar, dou. (enviem-me mensagem privada).

Tb tenho uma embalagem de Ovusitol (Suplemento Alimentar)-30 saquetas, que a minha GO me "receitou" há uns ciclos atrás, para ajudar na ovulação mas, como já não vou tomar, vendo baratinho (custou 16euros)(enviem-me mensagem privada)

Pretty Butterfly -
Offline
Desde 20 Abr 2012

rosa choque1 escreveu:
Já fui ao Dr. Jorge Lima (Hospital Cuf Descobertas)- GO especialista em Abortos de repetição e trombofilias.

Mandou-me fazer uma eco a 3D com o Dr. Alberto Relvas da GoClinic - já fiz e tenho Adenomiose.

Mandou-me fazer várias análises: sanguineas, urinárias e um exsudado vaginal(clamidia, etc)

Mandou-me fazer a mim e ao marido análises sanguineas ao cariotipo do casal.

Ainda não as fiz pq o Dr. disse para fazer, entre o 2º e o 4º dia do ciclo de Abril (porque uma das análises - FSH - assim o exige)

Tenho aqui uma embalagem com Cartia (20 comprimidos) se alguma menina precisar, dou. (enviem-me mensagem privada).

Tb tenho uma embalagem de Ovusitol (Suplemento Alimentar)-30 saquetas, que a minha GO me "receitou" há uns ciclos atrás, para ajudar na ovulação mas, como já não vou tomar, vendo baratinho (custou 16euros)(enviem-me mensagem privada)

Olá Sorriso

Eu também sou acompanhada pelo Dr. Jorge Lima... Ele é fantástico, um médico excelente...
Depois de ter sofrido um aborto, a minha médica achou melhor fazer alguns exames e analises e descobri que sofria de trombofilias, á partir dai sou acompanhada pela minha médica e por ele...
Antes de tentar engravidar novamente começei a fazer medicação, Cartia e Femibion 1...
Entretanto em Janeiro começamos nos treinos e no fim de Fevereiro tive a maravilhosa notícia de que estava grávida Sorriso
Tive logo consulta com o Dr. Jorge e começei logo a fazer as injecções de heparina... Até agora está tudo a correr bem, estou de repouso e a fazer a medicação religiosamente, para ver se desta vez corre tudo bem???
Como estão a correr as coisas, gostaste do médico?
Beijinhos Beijinho
Como vão as coisas contigo, gostaste do médico?

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Nunca mais vim aqui dar noticias...

Já fiz as análises prescritas pelo Dr. Jorge Lima. Excepto uma porque o seguro não comparticipa (e deve ser uma das mais importantes), pediram-me 130eur.:(
Estou a tentar fazê-la pelo público, mas não está a ser fácil. A minha Médica de Familia, disse que não podia passá-la, encaminhou-me para as consultas de Apoio à Fertilidade no hospital.

Neste momento, estou à espera dessa consulta (está quase) e à espera do resultado das análises.

Em relação ao Dr. Jorge, não criei grande empatia com ele. Talvez por ter sido encaminhada pela minha GO e estar ali só para tentar descobrir a causa dos meus abortos.(eu tb estava em dia não, por isso, não fui de grandes conversas e apenas me limitei a responder ao que ele me ía perguntando)

Lamento o aborto que sofreste e Parabernizo-te pela nova Gravidez. Desejo-te muitas Felicidades e que tudo vos corra bem.

Beijinhos;)

Pretty Butterfly -
Offline
Desde 20 Abr 2012

Eu também só estou com ele porque a minha GO me encaminhou para ele... Continuo a ser seguida pela minha GO, mas na parte das trombofilias é tudo com ele... Eu gostei bastante dele, é prestável, responde sempre aos mails, sempre disponivel...

Em relação as analíses acho estranho a tua médica de familia ñ te passar!!! A minha GO na altura disse-me que as analises iam ser caras para tentar fazer pelo publico... Até estava com receio pois ñ tenho médico de familia... Mas chequei lá pedi as analises, o médico apenas me perguntou o porquê de as estar a fazer e passou-as todas... Fiz no Ins. Ricardo Jorge e ñ paguei nada!!!

Mas os médicos é para o que lhes dá, quando soube o resultado as minhas, o Dr. Jorge pediu para os meus pais fazerem também as analises e a médica de familia deles disse que ñ passava as analises pois se tivessem uma trombose agora era por causa da idade!!! Achas normal!!!
O Dr. Jorge teve de fazer uma carta para ela passar as analises e passou-as muito contrariada...

Beijinhos e tudo de bom Beijinho

Wale Lisboa -
Offline
Desde 06 Dez 2009

Vc tem ainda o ovositol???

Silva25 -
Offline
Desde 07 Maio 2012

Olá,

Desculpa a minha pergunta, qual é esse teste que ter referes "Ao fazer dois beta´s HCG ao sangue verifiquei que o mesmo em vez de subir e duplicar, desceu."
É os exames ao sangue?
Precisas de credencial para fazer ou podes ir a um laboratorio e fazem?
É caro?
Quais os valores que tem que estar para estres grávida?
Desculpa a minha ignorancia,eu as 2x que fiquei gravida apenas fiz o exame da farmacia.
Beijos

Sobre Silva25

1º Aborto - 29 Setembro 2011 (7 Semanas)
2º Aborto - 12 Abril 2012 (4 Semanas)
13 Agosto 2012 - Teste Posistivo (Grávida Gemeos)

rosa choque1 -
Offline
Desde 11 Mar 2012

Sim, são exames ao sangue. O teste "de farmácia" deu Positivo num dia, no outro a seguir fui a um laboratório fazer o teste ao sangue.

Normalmente sim, é necessária a credencial do médico. No meu caso, como tenho um Seguro de Saúde(Multicare) e eles não exigiam, fiz sem a credencial do médico e paguei apenas 2,15eur. (mais barato que os de farmácia Gargalhadas

Particularmente, sem Seguro, já ouvi valores desde os 20 aos 80eur. Varia de laboratório para laboratório.

Em relação aos valores, os resultados costumam ter os valores de referência e, por vezes, variam de laboratório para laboratório, mas a diferença não é grande.

Beijinhos Piscar o olho