1º dia de aulas 1ª classe | De Mãe para Mãe

1º dia de aulas 1ª classe

Responda
10 mensagens
sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

Ola

Os vossos meninos e meninas ficaram muito nervosos com a mudança de escola? ou de ano?

o meu anda que nem pode; começou a gaguejar novamente( esta em tratamento); e nao quer comer.

ele desde os 3 anos que frequenta escolinha; agora como vai mudar; ja nao sei o que fazer.

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

A minha filha mudou de escola faz em Novembro 1 ano, depois de frequentar uma escolinha como mudei as instalações do meu trabalho tive de muda la de escola, ela foi connosco visitar a escola mas vi que ela estava em pânico no momento da visita, os primeiro dias foram complicados, pois ela entrou em inicio de Dezembro na escola nova, depois a minha cunhada veio passar as festa de fim de ano connosco em Angola então ela só ficou 1 semana na escola de resto ficou em casa, em Janeiro é que foi complicado foi um mês bastante intenso aqui em casa, de noite perguntava me se ia para a nova escola e eu dizia que sim e ela fartava se de chorar e de manha igual, mas depois passou e agora não diz nada e adora a escola nova...

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

A minha também anda nervosa, é normal alias é uma mudança na vida deles, eu aconselho é falares com ele, com calma para perceberes o medo dele, transmitir-lhe segurança, ele vão ter colegas novos? ou tem meninos conhecidos na mesma escola? quando a escola começar fala nisso á professora dele.já fizeste a consulta dos 6 anos senão fala com isso com a medica, beijinhos

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Como mãe de um traquina de 7 anos que passou por essa experiência no ano passado, posso dizer-te que a entrada na escola foi uma grande mudança na nossa vida familiar. Sem falsas modéstias, o meu filho é um menino esperto, muito independente e adapta-se muito bem a novas situações e mesmo assim não foi fácil... Mas acho que eles também sentem muito essa ansiedade por antecipação dependendo da nossa atitude. Vê se inconscientemente não são vocês pais que lhe transmitem essa tensão da mudança. Fala-lhe da escola de modo positivo e deixa a parte negativa para quando lá estiver. Cá em casa custou muito ter TPCs TODOS os dias sem exceção, horas de brincadeiras perdidas, de saudades dos amigos da creche, de material escolar perdido e estragado todas as semanas, do que custou assimilar as regras da sala de aula... Foi uma luta! Se é assim para todos? Acho que não, mas que é uma mudança muito grande é. Nós pais somos os mediadores e o porto de abrigo e temos que ser sempre positivos.

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

ola

obg

sim, talvez nos andemos tb nervosos com as mudanças; so vai uma antiga colega com ele; ele fala muitos dos antigos colegas e da namorada que ficou na outra escola. mas ja nem sei o que lhe dizer.

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

sandrad1 escreveu:
ola
obg
sim, talvez nos andemos tb nervosos com as mudanças; so vai uma antiga colega com ele; ele fala muitos dos antigos colegas e da namorada que ficou na outra escola. mas ja nem sei o que lhe dizer.

Tenta despreocupá-lo e mudar o foco da conversa mas não desvalorizes os medos e ansiedades.
Pode até puxar o assunto e perguntar o que é que ele pensa sobre a nossa escola, se está feliz, se sente algum medo e explicar à criança que é natural sentirmos algum medo quando estamos perante coisas novas, que todos sentem isso mas que é isso que nos permite conhecer novas coisas e pessoas, fazer novos amigos, etc. (adaptando o discurso à criança e à sua idade, claro).

O meu filho está na mesma situação. Eu sei que ele está feliz, a decisão de mudar de escola foi tomada em conjunto e ele participou nessa escolha, no entanto também noto nele alguma ansiedade e receio também - o facto de ser tímido também não ajuda muito nestes momentos.
O que nós temos tentado fazer é desmistificar as coisas, fazê-lo entender que o que sente é normal mas que também vão haver imensas coisas boas (fazer novos amigos, estar com o melhor amigo ,etc). Explicamos também que todos os meninos da 1ª classe vão ser novos lá, que nenhum conhece todos os meninos e nenhum andou naquela escola anteriormente.
Pessoalmente acho importante explicar as coisas às crianças porque ao perceber as coisas e saberem como são não têm tanta tendência para imaginar coisas más e é mais fácil para eles lidarem com situações das quais sabem o que esperar. Esta entrada na escola já lhes vai trazer muitas coisas novas, quanto mais coisas nós conseguirmos desmistificar mais fácil é para eles lidarem com os imprevistos (que serão menores).

O meu filho também fala algumas vezes nos amigos e na educadora. No entanto, a maioria dos seus amigos também não ficou na antiga escola e outros ainda continuam na pré. Talvez por isso, o que mais ajudou a serenar a ansiedade foi o facto de lhe termos dito que a poderíamos ir visitar à escola antiga, os amigos e a educadora. Além disso tentamos mudar o foco da ideia de ir perder amigos e o contacto para o facto de ir fazer mais amigos, de estar com o melhor amigo e o facto de ficar com uma boa professora (este último desde que tivemos a confirmação que a professora que ficará com ele será efectivamente a pessoa que nós queríamos que fosse).

Hoje foi o primeiro dia dele no ATL. Vamos deixá-lo lá algumas horas por dia antes de começarem mesmo as aulas para começar a conhecer crianças e a ambientar-se aos novos locais e às pessoas.
Ele até foi muito bem e ia todo contente mas quando lá chegou começou a ficar muito retraído. A melhor opção nestes momentos é dar-lhes o nosso melhor sorriso e dizer para se divertirem muito, mostramos confiança e dar-lhes a ideia que sabemos que ele ficará bem.

Mas estaria a mentir se dissesse que o meu coração não ficou pequenino ao vê-lo a ficar inibido e ansioso. Só que faz parte, ele é assim tímido e eu só posso dar o meu melhor para não demonstrar estas preocupações, dar-lhe a ideia que consegue ultrapassar tudo e que tudo vai correr bem.
Nós ainda somos a referência pela qual eles julgam o mundo e a melhor forma de os ajudarmos a lidar com esses sentimentos nesses momentos é mostrar-lhes de todas as formas possíveis que acreditamos que tudo está bem e vai ficar bem.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Melhor forma é desmontrares segurança, é mudança enorme na vida dele não podes desmontrar nervosismo, mesmo que é isso que sintas.
Ele vai-se adaptar as crianças tem essa facilidade e vantagem em relação a isso, falo muito com a minha filha tipo já vistes que vais aprender a ler os livros de tens, depois tens ajuda de nós e do mano, tu consegues!
Meu filho mais velho, quando entrou na catequese, não conhecia ninguem o mesmo se passou quando entrou no escutismo o ano passado. Ele é amizades fácil, adapta-se muito bem. No teu caso tens a vantagem de ter amigo vem da antiga escola, vai fazer novos amigos, vai correr bem!

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

VAMOS ver como se adapta; pois ele nao faz amizades facilmente e ainda por cima gagueja( mesmo estando ja a fazer terapia)

obg

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Quanto tempo ficam eles na escola? o horário normal é das 09/12h e depois das 13h/15h nao é? 5 horas, é isso?

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Creio que sim Dona_amora, pelo que me disseram é isso mas não sei se pode variar.