Ouvir pela primeira vez o batimento cardíaco do bebé

Flor em cima da barriga de uma grávida

O primeiro escutar do coração do bebé, é um momento muito poderoso - é uma grande evidência que dentro de si bate um pequeno ser cheio de vontade de viver. E quando é que poderá esperar ouvir, pela primeira vez, o batimento cardíaco do bebé?

A altura em que poderá escutar o coração do seu bebé dependerá de diversos fatores. Com um Doppler, provavelmente poderá escutar o coração do bebé por volta das 12 semanas de gestação, mas existem diversas variáveis a ter em consideração.

Uma das razões devido às quais poderá não conseguir escutar o coraçãozito do seu bebé é devido à posição do bebé no útero ou mesmo do próprio útero.

Outro motivo é que muitas mães, logo acima do osso púbico, têm uma camada de gordura protetora mais espessa, que torna difícil escutar o batimento cardíaco de um pequenito com apenas 12 semanas. Poderá ser difícil localizar o bebé ou escutar o som do coração através de uma camada espessa. Adicionalmente, a posição da placenta também poderá interferir com o áudio da frequência cardíaca fetal.

Se apenas usar um estetoscópio, terá de esperar até cerca das 20 semanas de gestação para poder ouvir o batimento do coração do bebé, e mesmo assim não quer dizer que seja fácil de conseguir. Também é necessário ter em conta que necessita de distinguir entre o batimento rápido do coração do bebé e o batimento mais lento da mãe.

Nota: Com o passar de cada semana o som do bater do coração do bebé torna-se mais fácil de escutar.

0
Média: 4.2 (31 votos)