Voltar ao trabalho, como?? | De Mãe para Mãe

Voltar ao trabalho, como??

Responda
14 mensagens
sharum -
Offline
Desde 21 Maio 2018

Olá meninas! Espero que esteja tudo bem com vocês e os vossos rebentos.
então, esta semana acaba a minha licença, pensei em pedir o alargamento mas não tenho poses financeiras suficientes para me sustentar 3 meses só com 25% do salário.
Acredito q já centenas de mães partilharam estas dúvidas e esta dor mas, estou com bastante ansiedade porque tenho a sensação que a minha filha vai pensar que a abandonei. Ela é uma bebe super sociável e simpática mas todos os dias da vida dela quem estava lá qd ela acordava era eu... o pai pouco presente pois esta sempre a trabalhar por turnos... de repente ela vai acordar e quem vai estar la com ela é outra pessoa e não a mãe. Vêem-me as lágrimas aos olhos só de imaginar ela ficar confusa ou sentir se perdida a pensar na pequena cabeça dela onde eu estou.
Pode parecer parvo eu sei, mas pronto. É a minha primeira filha... dicas ??? Triste

FilipaMac -
Offline
Desde 06 Fev 2018

Eu sei o que custa mamã. Comigo foi igual , fui sempre eu que estive com ele 24h todos os dias ate ir trabalhar. Na primeira semana sempre que o deixava para ir trabalhar ia a chorar ate ao emprego. Mas quando voltava era tao bom ver que ele sabia que eu ja estava ali e so me queria a mim. Elea adaptam se muito bem e sabem sempre quem é a mamã, nunca ira ser trocada ira ser sempre a seguranca da sua bebe . Estive agora 2 semanas de ferias 24/24h com ele e ele ja tem 7 meses ja compreende quw agora a mae vai embora e ja chora . Amanha comeco a trabalhar e acho que me vai custar ainda mais que o primeiro dia de trabalho . Custa muito deixa los mas temos de pensar que é para conseguirmos lhe dar tudo o que eles precisam que vamos trabalhar . Forca mamã. Qualquer coisa , estarei aqui

Sobre FilipaMac

Filipa Macedo

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Não é parvo mas é um pouco dramático, o que é normal também... e essa angústia de separação quando vai para a escola é também normal.
Acho que o exemplo que colocas é um pouco exagerado e sinceramente não me passou muito pela cabeça mas pensei muitas vezes que podia fica a chorar sozinha, que podiam não lhe dar a atenção que eu dava em casa e claro dava-me um aperto no peito essa coisa de chegar à creche deixar lá e passar horas sem saber da minha filha... vamos sempre sentir isso acho eu mas a verdade é que temos que relativizar.
A verdade é que acho que estamos a criar pequenas pessoas, que precisam de criar vínculos com outras pessoas, com outros ambientes e precisam de se lançar no mundo... se precisava ser tão cedo? talvez não, mas é uma necessidade e sinceramente não me parece que eles sofram imenso com isso ou tenham alguma sensação de abandono, acho que a dor é mais nossa...
Os nosso filhos vão bem para a escola e são bem tratados e criam vínculos com as educadoras e auxiliares e depois com os colegas, é bom para os estimular, aprendem coisas novas, as educadoras têm formação, estão habituadas, conheço várias e sei o valor que têm, o empenho, a experiência e a verdade é que os nossos filhos, salvo excepções estão muito bem entregues.
Acredita que estás a fazer o certo e estás a começar a criar uma menina que será autónoma e forte e tu também tens que ser forte como mãe, tens que ser feliz, realizada porque mãe feliz, bebé feliz!
Descomplica, pensa nas coisas boas e não cries essas minhocas na cabeça sobre abandono e afins Sorriso Força!

Catarina25 -
Offline
Desde 10 Jan 2012

Mamã
Verdade custa muito. Dói horrores. No início quando vamos buscar o bebé nem parece o mesmo....porque ganham hábitos diferentes. Mas por muito estranho que lhe possa parecer tudo acaba por se ajustar. Você vai acabar por se sentir bem por ter alguma "normalidade" e depois ao final do dia o amor e as brincadeiras são melhores, mais bem aproveitadas.
Dicas? Faça uma adaptação gradual...de 1 ou 2 semanas. Primeiro só duas horas (que vão parecer 2 anos)....dps 3....dps só manhãs....etc etc etc....aproveite essr tempo para se mimar um pouco e n ficar a pensar sempre nela.
Tudo vai correr bem. Sorriso

.Inicio de Treinos: 20/12/2012
❤Positivo: 😍 20/02/2013 Aborto: 22/03/2013 😢
.Novo inicio: 26/02/2014
❤Positivo 😍 12/03/2014 (3 dias antes do atraso do Red)
.De volta a treinos: 22/09/2018
❤Positivo 😍 04/12/2018 (4 dias antes do atraso). Vem com calma minha princesa.Obrigada Deus...universo...🙏

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Exacto , tb ia dar essa dica da adaptação gradual durante uma ou duas semanas ...

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Agora fiquei com o coração pequenino, fico sempre quando leio estes tópicos. Não tenho grandes dicas, para mim deixar a minha filha aos cinco meses para ir trabalhar foi das coisas que mais me custou na maternidade. Com o tempo essa ansiedade e angustia vão passando e saber que está bem entregue ajuda. Também concordo com a dica da adaptação gradual, vai ser bom para as duas. Que tudo corra pelo melhor Sorriso

Kathy86 -
Offline
Desde 19 Mar 2019

Olá, sei bem o que sentes, passei por isso, e ainda pior pois estive de baixa a gravidez toda por isso custou me horrores voltar a rotina, e ainda por cima tinha um chefe super mau, obrigou me a voltar no dia 26de Dezembro depois do natal, quando estavam quase todos de folga, foi horrível nunca me vou esquecer de quanto mal me senti nesse dia.. Para amenizar o sentimento decidi não colocar numa creche e sim deixar na avó, fiquei mais tranquila e aos poucos voltei a adaptar-me à rotina.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

É normal para mim. passamos todas por isso! vai amenizar com o tempo.

sharum -
Offline
Desde 21 Maio 2018

Eu sei que o exemplo que dei foi um pouco dramático, mas era só um exemplo !!!
Já falei com a pessoa que vai ficar com ela para fazermos isso de umas horas para tanto ela como eu nos ambientarmos lol.
Obrigada a todas pela partilha e conselhos!! ❤️

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

RLL78 escreveu:
Olá @sharum
No meu caso vou ter de regressar ao trabalho 10 dias após o parto - trabalho em regime de prestação de serviços para um empresa estrangeira que não oferece nem licença de maternidade nem nada quando não trabalhamos.
A solução que encontrei foi ter uma ama dentro de casa durante os meus turnos.
Não sei qual é a sua situação financeira e se esta lhe permite algo senelhante mas se sim, acho que é sempre melhor do que deixar a criança num infantário.
Relativamente à preocupação com a segurança da criança, hoje em dia há imensas opções de video vigilância.

Mas não faz os descontos cá é? Não tem de estar os 42 dias (ou lá o que é) com o bebé?
E puxa, 10 dias depois do parto ir trabalhar? Ninguém merece Triste . Desejo uma óptima recuperação 😘

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Mas isso é um país árabe ou q? 🧐 que estranho

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

RLL78 escreveu:

Ansha escreveu:Mas isso é um país árabe ou q? 🧐 que estranho

Nop, USA. Se já para quem tem contrato à termo quase não há protecção ao trabalhador imagina para alguém que presta serviços?
A segurança social naquele país é fraquíssima, é cada um por si.


Hum... pois é..., 🤷‍♀️

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

RLL78 escreveu:

Ansha escreveu:Mas isso é um país árabe ou q? 🧐 que estranho

Nop, USA. Se já para quem tem contrato à termo quase não há protecção ao trabalhador imagina para alguém que presta serviços?
A segurança social naquele país é fraquíssima, é cada um por si.


Lol... mas há segurança social? Pois, EUA não pagam licença de maternidade... mas vives cá e descontas lá, é isso?

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Sim, nesse aspecto os USA são equiparados a países de 3 mundo 😒😒. Não sei como há tanta gente a considera-los um país de sonho. Viu uma vez aquele programa do John Oliver sobre a (falta de) licença de maternidade e fiquei chocada... Inclusive estava lá a história de uma mãe que teve o filho prematuro e assim que estava recuperada fisicamente foi logo trabalhar (e deixar o filho no hospital) pois precisava de guardar os dias de férias que tinha para quando o miúdo tivesse alta poder ficar em casa com ele... Revoltante mesmo

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?