Vida sexual após filhos | De Mãe para Mãe

Vida sexual após filhos

Responda
4 mensagens
TâniaMTPaiva -
Offline
Desde 04 Out 2017

Bom dia, é o seguinte estou a passar por uma fase que nem eu percebo bem.
Dês que tive o meu primeiro filho o meu apetite sexual reduziu muito.
Além do cansaço, da descoberta da maternidade e aumento de peso que mexeu muito com a minha auto-estima fiquei sem apetite sexual.
Fiz um esforço, consegui emagrecer e mais adaptada a vida de mãe o meu apetite voltou a aparecer mas mesmo assim nunca mais voltou ao mesmo.
Quando voltei a “gostar” de mim, a auto estima voltou mas voltei a engravidar e dês de então o apetite sexual desapareceu!
Tive a minha bebe a 3 meses, mas até hoje vontade de fazer sexo morreu completamente.
Estou a passar uma fase complicada no meu relacionamento, onde o meu namorado me conta isso.
Só q n sei como voltar a “atividade”, sinto um misto de emoções dentro de mim.
Na minha cabeça penso q tenho q dar um tempo sobre o assunto, q é uma fase. Mas depois tenho o meu namorado a cobrar e já n consigo me focar em mim.
Além de n me sentir com a auto estima em altas, mesmo me protegendo tenho medo de voltar a engravidar.
Já tentei explicar ao meu namorado q estou a passar por um pôs parto eq é uma fase mas parece n perceber.,
Estamos juntos a quase 5 anos, antes de termos filhos tínhamos uma vida sexual ativa. Mas depois de ter tido as crianças da minha parte tudo mudou, n consigo voltar aquilo q era.
Estou a sentir uma pressão psicológica enorme.
Alguém q me de algum conselho sff! Obrigada

Tania Paiva

arlpereira -
Offline
Desde 09 Fev 2019

Bom dia!
Imagino que se esteja a sentir muito mal com toda esta situação.
É comum os casais passarem por períodos difíceis na vída íntima e sexual após o nascimento de um filho.
É muito importante que comuniquem e que ambos estejam dispostos a compreender a perspetiva do outro, sem forçar nada.
Pelo que conta, também me parece que uma preocupação muito grande sua, neste momento, seja o poder voltar a engravidar? Já falou disso com o seu namorado? Já definiram se e quando pretendem ter mais filhos? E o que vão fazer para prevenir caso não pretendam ter mais filhos em breve?
Parece-me que isso pode retirar algum peso, partilhar essa preocupação, para que também ele a possa gerir. Parece que é uma responsabilidade só sua, mas não é.
Espero que tudo corra bem e estamos aqui para o que for preciso!

Positivo 29/12/19 ***

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

A situação que descreve e perfeitamente normal. Antes de sermos pais tinhamos uma vida sexual mais ativa do que agora e já lá vão 4 anos. Uma vida sem grandes responsabilidades é completamente diferente de uma vida com um filho. Eu não tive problemas de peso e mantive o mesmo corpo mas também senti uma redução da predisposição pois o cansaço ganha. O seu namorado tem mais é que compreender, somos seres humanos não máquinas sexuais. Se você não tem vontade e está cansada é um direito seu e só cabe a ele respeitar. Claro que ninguém está dizer para viver em celibato mas se pode ser 80 é 64...

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Acho que é uma verdade universal, a vida sexual muda após o nascimento dos filhos... É todo um cocktail de situações que propicia a isso. Mas acho que com o tempo vai melhorando. Mas atenção, comigo ainda não voltou ao normal e já se passaram 18 meses... Acredito que desde que voltei ao método contracetivo hormonal então pior fiquei. Quanto à auto-estima, é normal, o que eu fazia era tomar as rédeas da situação, era à minha maneira e portanto era como eu me sentia mais confortável... Mas os maridos têm que perceber o nosso lado e secundarizar o sexo por um tempo, isso é fundamental. Estas coisas têm que ser conversadas.