Vestuário Escola | De Mãe para Mãe

Vestuário Escola

Responda
230 mensagens
Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Li uma notícia sobre a proibição de certa roupa numa escola em Lisboa, nomeadamente, calções muito justos e curtos, camisolas decoradas, chinelos de dedo, mini saias, etc. Qual a vossa opinião? Eu sinceramente até concordo e acho que devia ser replicado a todas as escolas. Vejo muitas adolescentes vestidas como se fossem para uma noitada, não me parece, adequado para o espaço em questão. Nem irem de chinelos de dedo como se fossem para a praia... Mas... Posso ter uma visão retrógrada.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Acho que não se pode definir assim o que cada um vai vestir e ainda menos se só incluir roupa feminina. Ao se impor entra-se por caminhos difíceis.
Concordo que tem de haver bom senso e isso é tarefa dos pais. É necessário que se adeque a roupa à situação e nem sempre o fazem.
Eu nunca entendi como algumas pessoas iam às aulas trajadas, como não entendo que meninas de 11 anos usem saias que se vê as cuecas (literalmente), etc, etc.
Também não acho correto convites de casamento que definem roupa ou noivas que escolhem a cor e/ou os vestidos das damas de honor...tantos exemplos.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

O problema é o que dita a moda. A moda agora parece ser andar de top/soutien no dia a dia. Eu não acho mal nem bem, sinceramente, depende da idade/circunstância em questão. Eu tive dificuldade em comprar roupa para a minha filha este verão. Era só tops curtíssimos, bodys e outras coisas que achei completamente desadequadas para a idade dela.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Não me choca.
Isso foi numa escola na Amadora.
Há uns anos no tribunal da Amadora uma juíza virou-se para uma senhora e disse-lhe que da próxima vez que fosse a um tribunal se vestisse como se fosse à missa. Que numa próxima vez não a ouvia assim vestida (a senhora ia de top curto e via-se um pouco da barriga).
É uma cidade multicultural, vê-se muito chinelo no dedo, mini saia, pestana e unha postiça, extensões, perucas. 🤷‍♀️

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Publiquei sem terminar. Pessoalmente não me incomoda ver nos outros mas eu gosto de passar despercebida. Não sei como seria se tivesse uma filha adolescente, sinceramente.

Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Olá a todas!
.
Eu fiz a minha escola no Algarve já há uns belos anos atrás e confirmo que efectivamente no verão iamos praticamente todos de havaianas e calções para as aulas, isto até ao e12° ano... Isto porque muitos de nós iamos para a praia logo a seguir às aulas, ainda me lembro que cada um tinha a sua scooter e lá andavamos de um lado para o outro... ai que belos tempos e que saudades...
.
Na faculdade recordo-me que havia professores que não gostavam muito da maneira como nos vestiamos no verão mas também nunca nos impediram de o fazer. Por respeito, sempre tive o cuidado de não ir de havaianas e tentar ir o mais formal dentro das roupas que se usava para a minha idade.
.
Sinto-me sortuda de não ter tido uma "farda" escolar imposta, como por exemplo se tem no Reino Unido. Por um lado é bom para os pais, pois evita a chatice do "o que vou vestir ao miudo hoje?", mas também no sentido de familas menos favorecidas, os miudos são menos "discriminados" (as crianças são terríveis) quando não têm umas sapatilhas ou uma camisola da moda porque os pais não têm possibilidades. Todos se vestem igual, ponto.
Contudo, existe ali uma lacuna na parte da expressão pessoal e do estilo único de cada um, infelizmente ainda não temos filhos mas acredito que poder escolher o que se gosta ou não vestir seja uma fase importante do desenvolvimento individual...
.
Não sei... Acho que como uma de vocês disse acima, cabe aos pais direccionar os filhos para as boas escolhas em termos do que vestir. Mas depois lá está... os miudos querem estar em concordância com os amigos que se vestem de determinada forma, para não se sentirem postos de parte...

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Honestamente, eu acho que isto é terreno minado. Não me parece que caiba à escola, a menos que seja privada e haja um regulamento prévio reconhecido que impõe farda, fazer este tipo de controlo. Acho que cabe aos pais (muito embora, naturalmente, secalhar alguns deles não se importam com o que os miúdos vestem).
Isto vai tocar outras matérias, como o direito individual, a questão do feminino (porque claro, são logo as miúdas a ser mais censuradas!... UF, sociedade patriarcal!...), para além de que tudo o que se proíbe torna um copo de água numa tempestade.
Parte tudo da educação em casa. De se saber a diferença entre expressão individual e sexualização. Saberão os putos porque é que, de facto, se vestem assim? A roupa expressa o seu sentir ou é um eco do sentir dos outros?
Isto dava pano para mangas e um excelente tema para trabalhar nos liceus com os miúdos (e como eu gosto disto!).
Na verdade, choca-me muito menos que uns noivos peçam dress code para o seu casamento (o dia é deles e quem quer vai quem não quer não vai) do que uma juíza a emitir juízos de valor a uma arguida. Sabe lá ela se a senhora tem dinheiro para mais, se a roupa foi doada, etc. Lá está a dificuldade em colocarmo-nos nos sapatos dos outros. Eu também não conheço as circunstâncias mas não ajuízo de imediato. E o facto de ela ir de umbigo ao léu não significa que seja culpada do que quer que seja nem deve ser impeditivo de ter um julgamento completo. Desculpem, achei detestável.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Há vinte e tal anos, na minha altura, não me lembro de haver esta discussão.
Não me lembro da minha mãe ligar muito. Irritava-se mais facilmente de ter Marilyn Manson aos berros no quarto do que pintar as unhas e os olhos de preto.
Também nunca nenhum professor ligou.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Em relação aos pais controlarem as roupas, bem... Conheci casos em que saiam de casa de uma maneira e chegavam à escola de outra: desde sair de casa com uma saia pelo joelho e chegar lá com uma super mini saia.. Etc etc Não é assim tão fácil.
Eu na minha adolescência também não gostava que opinassem no que eu vestia, calhou ser sempre discreta, embora nem sempre consensual nas escolhas. Em relação a casamentos nunca respeitei dress codes nenhuns (embora nunca tenham sido impostos) ora ia de calcas de ganga, ou se ia de saia ou vestidos, levava umas dr martens. Os meus pais não adoravam, mas também nunca tentaram escolher por mim.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

País livre, cada um se veste como quer. A roupa dos outros não interfere em nada no nosso bem estar. Implicar com isso é do mais retrógrado que há. Temos tempo de ser adultos e nos vestirmos apropriadamente. Não me faz a mínima diferença se as adolescentes vão mais ou menos produzidas, que cada um ande como se sente bem e feliz. Respeitemos a liberdade individual, especialmente quando não interfere com a de mais ninguém.

Deia 16 -
Offline
Desde 12 Out 2017

Acho ridículo, tantos problemas que existem nas escolas e preocuparem se com isto sinceramente. Chover dentro das salas de aula, um frio q n se aguenta em muitas, pouca higiene nos wc, comida muitas vezes crua, pouca sensibilização para o bullying, coloração de professores q e o q e etc... há muito para se preocuparem, para mim o vestuário ha q ter bom senso mas claro q os miúdos gostam de se exibir, eu usei muita mini saia sentia me bem e isso e q interessa. Agora nem posso ve las n gosto n me sinto bem e tenho algum complexo. As modas também n ajudam, como uma mae em cima disse, trabalho numa loja e confirmo q roupa de miudas apartir dos 6 anos e muito " adulta " tudo isto influencia.

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Bom dia!
Acho que o caminho é demasiado perigoso. Cabe a cada um decidir o que veste, lá porque há pessoas que gostam de usar calças de ganga e t-shirt larga, não quer dizer que outras não gostem de tops curtos e mini saias... Até porque o que vestimos, NÃO diz absolutamente nada sobre nós! Queremos controlar tudo e depois culmina no excesso!
Eu sou casada à 15 anos, mãe de dois filhos e gosto imenso de tops curtos, calções curtos, vestidos, mini saias e na praia uso fio dental... E daí??? Seria proibida de ir a uma reunião da escola do meu filho? Com que fundamento?
Cada um é como cada qual e veste-se como quer, a não ser que haja um uniforme da escola.
Caminhos muito apertados estes........

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Mas qual é o fundamento dessa proibição?

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Eu concordo com tudo mas no dia-a-dia. Em relação à escola acho que já deve existir o mínimo de bom senso como existe também nos trabalhos. Não me passaria ir trabalhar de chinelo como também não meto minha filha a ir de chinelos para a escola. Acho que nos temos de vestir de acordo com o meio que estamos inseridos e a escola não foge disso... Vão ter aulas, não vão para a praia... Por isso, até acho que faz sentido esse tipo de regras. Agora no dia a dia acho que, sim, cada um que se vista como quer e se sente bem. Também não levo isso como um questão da sociedade patriarcal. A verdade é que roupa masculina não são muito do mesmo registo, a roupa Femina ja sai. Diferença existia se aos meninos fosse permitido chinelo de dedo e às meninas só sandalias, o que nao é o caso Sorriso Tema que dá pano para mangas.

Desde 26 Out 2019

Na minha opinião, acho que se deve usar roupas adequadas a cada situação.
Acho , que os pais devem ensinar isso aos filhos,sim...mas também os pais poderão até ensinar isso aos filhos mas , não quer dizer que os filhos vão seguir o que os pais dizem. Até porque muitos jovens saiem de casa vestidos duma forma e depois na escola andam vestidos totalmente diferentes.
E talvez seja por isso,que essa escola impôs esta medida.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Mas qual é o problema do chinelo de dedo? E desde quando é que apenas na praia é adequado usar chinelo?

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

A implementação deste tipo de proibição é perigosa. Estamos a querer ensinar aos nossos jovens, principalmente as raparigas (e escusam de vir dizer que a medida também é dirigida aos rapazes da mesma forma) que o corpo deve ser escondido, que mostrar a pele é sinónimo de leviana e provocadora. A proibição do uso de roupa curta e decotada ensina aos jovens que o corpo da mulher é um objecto e motivo de distração.
Isto é tão perigoso ao ponto de promover a crença de que se uma mulher for violada é porque não se soube proteger, expô-se ao usar roupas curtas e decotadas.
Este tipo de proibição levanta muita questões e preocupações.

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Sansa escreveu:
A implementação deste tipo de proibição é perigosa. Estamos a querer ensinar aos nossos jovens, principalmente as raparigas (e escusam de vir dizer que a medida também é dirigida aos rapazes da mesma forma) que o corpo deve ser escondido, que mostrar a pele é sinónimo de leviana e provocadora. A proibição do uso de roupa curta e decotada ensina aos jovens que o corpo da mulher é um objecto e motivo de distração.
Isto é tão perigoso ao ponto de promover a crença de que se uma mulher for violada é porque não se soube proteger, expô-se ao usar roupas curtas e decotadas.
Este tipo de proibição levanta muita questões e preocupações.

Oh Sansa, acho que não sou deste mundo..... xiça!!!!
Tenho uma tatuagem na parte de cima da coxa que diz: "Meu corpo, minhas regras. Brilha menina!"
Nunca ela fez tanto sentido..........

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Fico parva com a ideia de que deve haver roupa adequada para isto e aquilo. Quem decide isso? Como sabemos o que é adequado a quê? É que por exemplo para educação física está estabelecida a roupa pelo seu conforto, de resto não vejo como uma saia não dê jeito para sentar numa cadeira e assistir a uma aula.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

P.S.: Não acho a roupa das crianças atualmente nada de mal... O que tem um top?! No meu tempo usavam os calções de licra e fatos de banho por cima... Usávamos aquelas calças de elástico no pé que exibia os camel toes das miúdas... Andava com calças de cinta hiper baixa que ao mínimo dobrar ficava-se com o mealheiro à mostra. Como é que agora com calças de cinta subida é pior? Por se ver uma tirinha de barriga entre a calça e o top?...

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Sansa escreveu:
A implementação deste tipo de proibição é perigosa. Estamos a querer ensinar aos nossos jovens, principalmente as raparigas (e escusam de vir dizer que a medida também é dirigida aos rapazes da mesma forma) que o corpo deve ser escondido, que mostrar a pele é sinónimo de leviana e provocadora. A proibição do uso de roupa curta e decotada ensina aos jovens que o corpo da mulher é um objecto e motivo de distração.
Isto é tão perigoso ao ponto de promover a crença de que se uma mulher for violada é porque não se soube proteger, expô-se ao usar roupas curtas e decotadas.
Este tipo de proibição levanta muita questões e preocupações.

É que é mesmo isto.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Por alguma razão há roupa infantil. Uma coisa são tops, mini saias, calções adequados à idade, com motivos/corte adequados à idade. Não roupa adulta em miniatura, como vi nesta época, numa loja que até comprava bastante.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Falando como mãe, por mim pode maquilhar-se à vontade, pintar o cabelo da cor que quiser e vestir o que lhe apetecer.
Se me perguntarem: faz-te confusão que vistam um top/soutien? Não, não faz, para mim é igual ao litro porque EU não meto essa maldade.
Na minha filha? Tenho algum receio, sim. Sobretudo com alguns tarados.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

fmmartins escreveu:
Falando como mãe, por mim pode maquilhar-se à vontade, pintar o cabelo da cor que quiser e vestir o que lhe apetecer.
Se me perguntarem: faz-te confusão que vistam um top/soutien? Não, não faz, para mim é igual ao litro porque EU não meto essa maldade.
Na minha filha? Tenho algum receio, sim. Sobretudo com alguns tarados.

Existe o receio porque vivemos numa cultura que exige modestia e recato à mulher sob pena de não ter defesa nenhuma caso seja violada. Em vez de ensinarem os jovens a esconder o corpo para não tentarem os homens a terem desejos carnais, que tal ensinar os filhos a respeitar o corpo do outro, a não achar que se pode deixar levar pela luxúria e agredir sexualmente uma mulher só porque esta não tapou a pele. Estamos a criar tarados que não se sabem controlar?
Mas compreendo perfeitamente que tenhas receio, porque infelizmente existe ainda muito a "rape culture" na nossa sociedade.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Sansa escreveu:

fmmartins escreveu:Falando como mãe, por mim pode maquilhar-se à vontade, pintar o cabelo da cor que quiser e vestir o que lhe apetecer.
Se me perguntarem: faz-te confusão que vistam um top/soutien? Não, não faz, para mim é igual ao litro porque EU não meto essa maldade.
Na minha filha? Tenho algum receio, sim. Sobretudo com alguns tarados.

Existe o receio porque vivemos numa cultura que exige modestia e recato à mulher sob pena de não ter defesa nenhuma caso seja violada. Em vez de ensinarem os jovens a esconder o corpo para não tentarem os homens a terem desejos carnais, que tal ensinar os filhos a respeitar o corpo do outro, a não achar que se pode deixar levar pela luxúria e agredir sexualmente uma mulher só porque esta não tapou a pele. Estamos a criar tarados que não se sabem controlar?
Mas compreendo perfeitamente que tenhas receio, porque infelizmente existe ainda muito a "rape culture" na nossa sociedade.

É um bocadinho o produto da minha vivência como adolescente e jovem adulta. Não fui violada mas já fui assediada entre outras tantas coisas.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Sem dúvida alguma que se tem de ser livre de usar tops, mini saias, etc, e isso não pode fazer de uma pessoa "oferecida", não acho que a questão da escola fosse o mostrar o corpo, mas não concordo de todo com o cartaz. O que acho é que muitas vezes não se adequa aos momentos e denota alguma falta de brio, de elegância, de cuidado, de profissionalismo, etc. Também não me parece que os pais se devam "meter" nas roupas e gostos, mas incentivar a algum cuidado, eles podem usar tudo e devem exigir respeito para com eles independentemente do que usam, e respeitar os outros igualmente, podem é fazer alguma seleção de quando usar o quê. De outra forma numa sociedade não "nos entendemos".
Não é deselegante receber alguém numa entrevista de emprego saída da praia, de boné e cabelo molhado? Também acho que usar shorts com metade das nádegas à mostra para ir ao quadro numa sala de aula... Deve ser proibido? Não deve entrar? Não.

Steppy88 -
Offline
Desde 22 Set 2016

Este tema vai gerar muita polémica e cada um terá a sua opinião mas cá vai a minha que vale o que vale: fui uma dessas miudas (e ainda sou) que adora minissaias, tops justinhos e decotes. Sensação de liberdade e frescura :D. E na altura não se falava tanto destas coisas... aliás não havia outra opção de roupas! Apanhei as míticas calças de cintura descaída e ficava sempre com o fio dental a ver-se quando me sentava, mesmo que não quisesse.

Sobre Steppy88

Positivo a 22/9/2016 - DPP: 23/5/2017
Nasceu a AL a 26/5/2017 com 48 cm e 3170 g
Positivo a 15/11/2020 - DPP: 24/7/2021
Nasceu o EF a 6/7/2021 com 49 cm e 3080g

moomis -
Offline
Desde 01 Out 2017

Sou completamente contra a proibição. Aliás faz-me lembrar as escolas americanas onde as miúdas não podem andar com camisolas de alças ou barriga à mostra ( porque distrai os rapazes) - até calções acima do joelho- mas os rapazes podem e aparentemente não distraem as meninas... Faz-me sempre lembrar os outros que não podem ver um tornozelo, o cabelo ou a face da mulher senão é sinal que ELA o está a levar para o pecado. A m**** é a mesma, só que como é com a cultura que nós estamos habituadas já não vemos o quão machista é e quanta da nossa liberdade está a ser posta em causa com estas práticas.

.
Eu não sou pessoa de mini saia, barriga à mostra, calções a mostrar as nádegas ou seja o que for curto e/ou extremamente justo mas essa é uma opção de estilo minha. Não é por uma mulher/adolescente as usar que tem menos valor ou menos decência do que eu.
.
Por acaso só tenho filhos rapazes em casa mas se tentarem colocar essa idiotice como lei serei das pessoas que se irão manifestar contra.
.
Se os meus filhos ficarem demasiado distraídos pelas "malvadas" das meninas usarem decotes ou calções curtos efectivamente falhei na educação deles e obviamente tenho trogloditas machistas em casa em vez de adolescentes normais que saberão viver como adultos com amigas e colegas e tratá-las como iguais.
.
E também dispenso que proíbam os miúdos de se vestirem de forma adequada para as condições climatéricas. Querem crianças todas tapadas no verão? É favor meter Ar Condicionado em todas as escolas, salas, corredores e casas de banho do país... Até lá também não admito que proíbam os meus filhos de usarem roupa adequada ao clima.
.

Susye -
Offline
Desde 08 Fev 2015

ainda hoje fui de birkenstocks para o trabalho, nem sabia que andar de chinelos era andar mal vestido…
É tudo uma questão cultural… Já tenho tido umas valentes discussões porque sou uma valente defensora de que homens podem usar o que querem, como saia. Por outro lado, tenho a sensação que há 20 anos atrás, o top less não gerava tanto incómodo como hoje…
Nem me lembro de, há 20 anos atrás, algum professor chamar alguma aluna à atenção pelo comprimento da saia…

Sobre Susye

1ª FIV (HUC 2017-2018): 5 blastos | TEF (-), TEC (-), TEC (-)
2ª FIV (IVI 2018): 3 blastos | TEC (-), TEC (-)
3ª FIV DO (IVI 2019): 3 blastos | TEC (+)

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

A mim parece-me que estão a sexualizar demasiado a questão quando acho que o cerne não reside nisso. Vou dar um exemplo: Um casamento. Sempre que há um casamento as pessoas, na sua maioria, vão vestidas de acordo com a cerimónia. Não vemos ou eu nunca vejo pessoas de havaianas ou fato treino. Num ambiente escolar a lógica é a mesma. Concordava com essa abordagem em torno da sexualizacao se fosse uma lei geral para qualquer local fechado ou aberto. Sim, aí, concordo inteiramente. Agora na escola não. Aliás, não foi unicamente a roupa feminina a ter regras, a masculina também. É também n podemos ser hipócritas e achar que roupa masculina tem tantas nuances como a roupa feminina. É é normal haver um dress code para cada meio que estamos inseridos. Nunca vi num escritório de advogados alguém de micro calções com os bolsos a sair, nem no meu escritório, nem em situações similares. Aliás, eu tenho um calção justo e curto que adoro e anda no dia a dia mas nunca o levaria para trabalhar. E isso para mim nada tem a ver com questões levantadas mas sim com o facto que se estamos inseridos num meio poderá haver algumas regras e n há mal nenhum nisso.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Por acaso gostava de ver a cara da minha antiga chefe se um dia tivesse chegado ao escritório (advogados) de chinelo e calção 😂
Uma vez pintei a unhaca de rosa vivo e notei uma ligeira inquietação 🙊