Vender coelho | De Mãe para Mãe

Vender coelho

Responda
20 mensagens
MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Olá a todas,
Tenho estado num impasse e precisava da vossa ajuda.
Adquiri um coelho no mês de Junho porque queria muito um animal de estimação, tanto para mim como para a minha filhota, mas confesso que a experiência não tem sido como eu esperava pois nunca tinha tido um.
A manutenção tem de ser regular e para além disso agora começou a marcar território (É um macho...) e eu fiquei de pé atrás com isto.. além disso ele não é muito amigável... mas já noto uma afinidade entre ele e a minha filha.
Tenho pensado em vende lo mas custa me faze lo.. até porque até eu já me afeiçoei a ele Triste
O que fazer?

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

E por favor não me julgem porque eu já me sinto suficientemente mal e culpada com toda esta situação....

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu ficaria com ele, é mesmo assim, nem sempre é como esperamos. Veja como compromisso.
Também ando num dilema, a minha filha quer muito um gato e um cão. O cão está fora de questão neste momento, o gato é uma hipótese, mas ...a casa é nova, tudo é novo! Ainda estamos a estudar o assunto, mas depois se não correr bem, ficarmos com ele na mesma.

carinasalgueiro -
Offline
Desde 23 Out 2013

Boa noite
Não pode esperar que o coelho seja tão “amigável” como um cão e um gato porque nem sequer interagem da mesma forma.
Quanto a sua manutenção, todos os animais têm a sua: cão tem de ir várias vezes a rua, gato trocar a areia, etc.

O meu conselho é que encare isso como um compromisso , até mesmo que inclua a sua filha nisso pois só a vai responsabilizar e a meu ver é um ponto positivo.
E afinal de contas é como tudo: ao início custa mas depois torna-se um hábito 😉
Em relação a manutenção do mesmo, aposte numa boa areia por causa dos cheiros e não a solte tantas vezes por causa de marcar território, depois pode sempre por optar por castrar.
Não desista!!! Os animais acrescentam muita felicidade a qualquer lar 🤩

Tânia Rosário -
Offline
Desde 02 Nov 2014

Olá, eu tive uma coelha durante 8 anos. A areia e o pêlo precisam de manutenção constante. A minha estava numa gaiola e qd chegava a casa soltava a um bocadinho. Eles têm olhos sensíveis e também vao ao veterinário levar vacinas. Não convém dar mt alface, embora eles adorem porque pode provocar diarreia. E a minha não era nada amistosa, nunca se tornou dócil, até bufava... quase que me arrancava os dedos quando lhe ia dar a comida de manhã. Era suposto ser anã, mas cresceu e ficou do tamanho normal. Não tive muitos problemas com xixis, lá fazia um mas nada de especial. Em compensação tenho um cão com 7 anos que é um descalabro, faz xixi em TODO o lado, lavo o chão com lixivia 2 vezes por dia, fora os xixis que apanho, lavo almofadas do sofá, mantas, tirei cortinados e tapetes e mesmo assim vem da rua e faz em casa em vários sítios. Sei que a lixívia não é o melhor produto, mas no meu nariz é o único que me tira o cheiro do xixi. Em relação a dar/vender o animal acho que só lhe cabe a si a decisão, mas infelizmente as coisas nem sempre são como idealizamos. Não vou dar o meu cão que apesar de ser um porquito e de me fazer ter o triplo do trabalho é um membro da família mas também já disse que não quero nunca mais cães em casa (eu vivo num apartamento).

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

Bem vou lhe dar o exemplo de uma amiga minha que quis um gato e quando ele caiu da varanda abaixo, partiu uma perna e teve um problema no estômago ela não o quis levar ao veterinário nem dar lhe ração própria para o problema dele porque era muito caro . Acabei por lhe perguntar se ao arranjar um gato ela estava à espera que fosse tipo um boneco de peluche com o qual não se gasta dinheiro nem se tem preocupações . Antes de se ter um animal tem de se ponderar muito bem e não pensar que vai ser tudo muito bonito. Adoro animais mas por isso mesmo nunca arranjei nenhum. Agora se não arranjar ninguém que fique com o coelho não tem outro remédio se não a ficar mesmo com ele. Pensasse entes de o comprar.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Se arranjar alguém que fique com o coelho,faça -o e quanto mais depressa melhor. Se não arranjar novos donos, não tem outro remédio senão ficar com ele.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Se não arranjar quem o queira não vai fazer um arrozinho não é?
É uma questão de tempo até se adaptar, e se tanto a sua filha como vcs já se estão a afeiçoar ao animal, as coisas vão começar a melhorar com o tempo.

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Tenho duas gatas, uma adoptada em Dezembro do ano passado. Foram ambas muito desejadas! A mais velha tem 8 anos enquanto que a mais nova cerca de 10 meses! E a mais nova é terrível. Nada a ver com a mais velha, que mesmo em idade mais nova se comportava lindamente! Mas eu tenho um defeito: animal é um compromisso e como tal encarado até ao fim. Era preciso muito para as dar mas se o tivesse de fazer faria a uma família que pelo menos as amasse tanto como nós. Tal como já disseram, todo o animal dá trabalho! Só se for de pelúcia ou de loiça é que não. Decida o que melhor achar por vocês mas na minha mera opinião, um animal de estimação tem muito para dar.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

carlaper escreveu:
Se não arranjar quem o queira não vai fazer um arrozinho não é?
É uma questão de tempo até se adaptar, e se tanto a sua filha como vcs já se estão a afeiçoar ao animal, as coisas vão começar a melhorar com o tempo.

Sou só eu que acha esquisito um coelho como animal de estimação? 😳 . Quando era pequena o meu avô tinha vários coelhos (e galinhas) e era assim que acabavam....

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Seja como for, hoje em dia há tantos grupos de FB e etc, concerteza encontra algum de adoção de animais domésticos na sua zona (ou então no OLX).

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

Se acha que um coelho dá demasiado trabalho, não tenha um cão! Se está a ver que a situação é mais difícil do que parece tente dar o coelho a alguém que o vá estimar o quanto antes, e da próxima vez que pensar dar um animal à sua filha não o faça, os animais exigem muito dos donos e a pessoa ou está preparada para essa responsabilidade ou simplesmente não se aventura, porque infelizmente é o que mais acontece. Já tive 2 coelhos e não acho que exijam assim tanto, é os cuidados básicos de higiene e alimentação, mas pronto.

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Sem qualquer tipo de julgamento e retirando do assunto o mais importante que é o animal, se o der ou vender, o que está a transmitir à sua filha é que um animal é descartável, quando não está dentro das nossas expectativas pode sempre "livra-se" dele. Com isto retira da experiencia o essencial, que é o compromisso que o animal trás consigo. A partir do momento que assumem essa responsabilidade terão que o fazer de forma consciente, para o melhor e para o pior.
Eu apesar de gostar e do meu filho me pedir não tenho animais, porque sim são uma prisão, quando vamos de ferias temos que encontrar sítios onde os deixar ou temos que os levar connosco, para além de tudo o que temos que fazer no dia a dia com a sua higiene e alimentação, mas não seria capaz de me comprometer com um animal e depois descartá-lo.
Boas decisões.

SamCast -
Offline
Desde 17 Set 2016

Olá mamã, olha eu sou uma pessoa que cá em casa tem uma cadela de porte médio e um gato de 4 meses, isto aqui às vezes é uma correria mas foi isto que quisemos. Todos os animais requerem a sua manutenção, considero os coelhos bastante semelhantes aos gatos, limpeza da areia, escovar o pêlo caso seja de pêlo grande. A manutenção por vezes é chata mas o bom é criar rotinas. Quanto ao coelho, já tive uma e sim, deves sempre manter o pêlo escovado e bem tratado, gaiola igualmente. Ela estava na gaiola e depois abria para vir para ao pé de nós e assim vice-versa. Quanto à marcação de território já ponderou ir ao veterinário e perguntar se é possível esteriliza-lo?

CatiACC -
Offline
Desde 20 Abr 2011

Olá mamã.
Por aqui passamos por algo semelhante mas com um cão. A grande diferença foi que a filhota nunca se adaptou ao bichinho. Tinha um medo a roçar o pânico. Acabamos por desistir e dá-lo...
Agora tenho um coelho também macho. Nunca marcou território e desde que a gaiola esteja limpa faz sempre as necessidades lá. Costuma estar solto na cozinha e só é preso na gaiola quando está de castigo. Ele próprio já sabe que fez asneira e basta ralhar que ele próprio vai para a gaiola. 😆
O pior é que roi tudo o que apanha: inclusivé o fio de ligação à terra do frigorífico e várias capas de livros, resultado das suas fugas para a sala...
De amistoso não têm nada mas com o tempo e persistência acabou por aceitar ser pego ao colo.
No fundo da gaiola costumo usar peletes. Aguentam mais tempo e não estão sempre a ficar agarradas aos pés e pêlo e a cair da gaiola sempre que ele se mexe.

Anita24 -
Offline
Desde 09 Jun 2010

Ola, eu se fosse a si não vendia nem dava ficava mm com ele.
Nós somos uma família com muitos animais (entre cães e gatos e porquinhos das índia e ate pássaros:))

Eu tive um cao que durou 12 anos mas infelizmente quando faleceu eu fiquei de rastos pk adoro mm caes e aquele era mt especial ate que chatiei mt o meu marido que este ano nos meus anos ele ofereceu me a minha cadelinha (que é a princesa da casa):) mas também já tive hamster, adorava, todos os anos me ofereciam nos meus anos, so que entretanto quando me morreu o ultimo eu não quis mais e optei por so ter um cãozinho, sim da trabalho e limpeza mas axo k todos os animais quando compramos ou adoptamos já são considerados da família:) mas faça o que axar melhor ah e vivo num apartamento que todos os dias limpo o chao da casa por causa do pelo dela que larga mt pois ela e mt limpinha:))

claudia2223 -
Offline
Desde 11 Ago 2019

De Junho até agora não me parece suficiente para ter conclusões, mas se já de inicio tenciona vende-lo por ele não ser amigável, um coelho não é um cão nem um gato que se "domestica", nem mesmo cães e gatos, são seres que têm a sua personalidade assim como nós. Em relação a vendê-lo acho errado a mesma coisa com os outros animais, só por si o ato de o ter comprado (se comprou) já é errado e o facto de o querer vender também não faz muito sentido, isto no meu ponto de vista. Se já nota um carinho da sua filha com ele parece-me que ela provavelmente não vá "aceitar" isso bem..porque não dar uma segunda oportunidade?

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

CatiaS_S escreveu:

carlaper escreveu:Se não arranjar quem o queira não vai fazer um arrozinho não é?
É uma questão de tempo até se adaptar, e se tanto a sua filha como vcs já se estão a afeiçoar ao animal, as coisas vão começar a melhorar com o tempo.

Sou só eu que acha esquisito um coelho como animal de estimação? 😳 . Quando era pequena o meu avô tinha vários coelhos (e galinhas) e era assim que acabavam....


Ainda hoje eu como coelhos de criação, mas desde logo a sua função era essa.
Mas quem adquire um coelho como animal doméstico, começa a ver que dá trabalho e depois quer vendê-lo (nem é arranjar um lar, é mesmo vender) e ainda pergunta o que o há - de fazer com ele(sem ser julgada pff).. Não sei, talvez arroz, ou com batatinhas novas, sei lá.

MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Obrigada a todas pelas respostas embora algumas tenham sido mais em tom de julgamento que outra coisa mas pronto... Já decidimos o que fazer. Obrigada pela ajuda

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

CatiaS_S escreveu:

carlaper escreveu:Se não arranjar quem o queira não vai fazer um arrozinho não é?
É uma questão de tempo até se adaptar, e se tanto a sua filha como vcs já se estão a afeiçoar ao animal, as coisas vão começar a melhorar com o tempo.

Sou só eu que acha esquisito um coelho como animal de estimação? 😳 . Quando era pequena o meu avô tinha vários coelhos (e galinhas) e era assim que acabavam....


Não tem nada de esquisito , ter um coelho é o mesmo que ter um porco da Índia ou um hamster, imensa gente tem , inclusive a minha cunhada teve um durante muitos anos em casa , é normalissimo .

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?