E vamos lá para a sopa! | De Mãe para Mãe

E vamos lá para a sopa!

Responda
10 mensagens
Cris_A -
Offline
Desde 29 Fev 2012

Olá mamãs!
O meu bebé vai fazer 6 meses daqui a dois dias e, tendo estado até agora a LM exclusivo (sinto-me orgulhosa... :))está na hora de começar com a sopa e a papa. Sinto que se avizinham grandes aventuras (e muita sopa e papa espalhadas por toda a parte...)!
O pediatra fez um esquema, mas gostava mesmo assim de tirar algumas dúvidas! Quais foram os legumes que usaram inicialmente na sopa? Quais é que foram acrescentando depois? Davam a sopa ao almoço ou ao jantar? E a fruta?
Enfim, sacar da mama é tão mais fácil... Piscar o olho
Obrigada!

Tekinhas -
Offline
Desde 13 Mar 2010

Muitos parabéns pela conquista!! Também amamentei o meu menino até quase aos 6 meses Espertalhão

As primeiras sopas devem ser básicas e com poucos ingredientes para o bebé se adaptar à nova textura e sabores.

A primeira sopa do meu menino foi: batata + cenoura + cebola. Depois por indicação da pediatra substitui a cenoura por courgete com casca pois ele sofria/sofre de obstipação.

Os alimentos devem ser introduzidos com 3 dias (pelo menos) de espaço entre eles para o bebé se adaptar ao sabor e também por causa das alergias.

Quando introduzes 1 legume novo, substituis o anterior.

Agora nos primeiros dias fazes a sopa básica. Ao fim de 3 dias (ou mais) introduzes os bróculos por exemplo. Passados outros 3 dias substituis por outro legume.

Atenção que há legumes que têm mais tendência para deixar os bebecas assados por isso não deves "abusar" na quantidade: alho francês e feijão verde.

Boa sorte Espertalhão

Tekinhas -
Offline
Desde 13 Mar 2010

Uma vez que eu trabalhava por turnos, ora dávamos a sopa+fruta ao almoço, ora ao jantar (ele comia sopa+fruta quanto eu estava a trabalhar).

A fruta deverá ser maça e/ou pêra.

AnaRod7 -
Offline
Desde 09 Out 2010

Comecei com abóbora, cenoura e batata, mas entretanto disseram-me que n deveria juntar 2 legumes laranjas na sopa então a próxima foi de batata, cenoura e alface. Depois optei por tirar a cenoura e dar abóbora, pois a cenoura estava a prender-lhe mt os intestinos! Fui introduzindo mais legumes, courgette, alho francês, feijão-verde, brócolos, couve-flor...a carne só introduzi aos 6 meses (mas porque comecei com a sopa aos 4) no teu caso n sei quando deverás dar. Dava sempre a sopa ao almoço e a frutinha era maçã, pêra, ou banana podes cozer, ou então dar crua passada com a varinha! Depois podes ir introduzindo mais frutas, mas lá está eu introduzi mais frutas com 6 meses...depois passei a dar-lhe melão, meloa, pêssego, manga, papaia...tudo menos citrinos e frutos vermelhos!

Sobre AnaRod7

A espera continua...Positivo a 18-10-2011 - Aborto espontâneo a 23-10-2011...
Novo positivo a 18-05-2012!! A rezar para que desta vez corra tudo bem... Sorriso

Afilhada da mariadavid:) E da minha linda, única, fofinha e maluca bolacha-de-canela...Obrigado pelo apoio e por tudo:):)

Tekinhas -
Offline
Desde 13 Mar 2010

Ah!! Deves colocar o azeite em cru no prato para não perder as suas propriedades Sorriso

Cristina Duarte -
Offline
Desde 23 Mar 2012

Por aqui começaram as sopinhas aos 4 meses. E foi assim: batata + cenoura + alface. A indicação que tinha era para de 4 em 4 dias alternar a cenoura com abóbora, e de 8 em 8 dias mudar o legume verde.

(agora praticamente aos 7 meses, faço com aquilo que tiver no frigorífico e já não me preocupo tanto com as alternâncias).

O Henrique já comeu alface, cebola, bróculos, agrião, feijão-verde, courgette e alho francês. Aos 5 meses e meio (sensivelmente), comecei a pôr pequenas doses de carne - peitinho de frango). E a partir dos 6 tive autorização para introduzir um bocadinho de arroz, bem como dois novos legumes: nabo e couve-flor.

**
Positivo em 15/07/2012
O meu bombom nasceu a 15/03/2013 Sorriso Sorriso Sorriso
-------
1.º bebecas do casal Duarte-Vilela [aparição por ordem alfabética...hehehe] Sorriso

Psousa -
Offline
Desde 15 Set 2012

Olha dá uma espreitadela aqui.... http://demaeparamae.pt/forum/diversificacao-alimentar-0

Boa Sorte Sorriso

Cris_A -
Offline
Desde 29 Fev 2012

Mamãs,
Obrigada a todas pelas respostas!
O pediatra disse para começar com abóbora, batata e alface, como uma mamã também referiu.
Quanto tempo depois de começarem a sopa é que iniciaram a papa? Alguma mamã deu papa não láctea com leite materno?

AnaRod7 -
Offline
Desde 09 Out 2010

Eu iniciei a papa mais ou menos 3 semanas depois, o médico só aconselhou a dar papa quando ele comesse bem a sopa...as papas comecei com as não lácteas, mas dei com LA é o leite que ele bebe Sorriso

Sobre AnaRod7

A espera continua...Positivo a 18-10-2011 - Aborto espontâneo a 23-10-2011...
Novo positivo a 18-05-2012!! A rezar para que desta vez corra tudo bem... Sorriso

Afilhada da mariadavid:) E da minha linda, única, fofinha e maluca bolacha-de-canela...Obrigado pelo apoio e por tudo:):)

Tekinhas -
Offline
Desde 13 Mar 2010

Eu também iniciei a papa umas 3/4 semanas depois de começar com a sopa. Felizmente desde o segundo dia que o meu pequenote come bem a sopa e esteve (e está) sempre acima do peso dele por isso só dávamos papa esporadicamente. Eu usava papa láctea (juntava água)

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?