Vaginismo = sozinha pra sempre? | De Mãe para Mãe

Vaginismo = sozinha pra sempre?

Responda
6 mensagens
C@rolin@ -
Offline
Desde 30 Dez 2020

Olá todas,

Há muitos anos que procuro por ajuda neste campo, mas nunca tive muita sorte... 😣 Peço-vos, por favor, que se me puderem dar uma mão que o façam... já não aguento mais. 😢😩

Iniciei a minha vida sexual aos 21 anos, tenho agora 32 e NUNCA consegui ter penetração.

Preciso muito de falar sobre tudo o que este problema envolve com uma sexóloga (psicóloga especializada na área da sexualidade).

Sei que a Dra. Sandra Vilarinho é excelente, mas o preço de cada consulta (85€) é impensável para mim.

Alguém conhece uma boa sexóloga (boa profissional, experiência em problemas de disfunções sexuais como o vaginismo, empatica e meiga?) ? Ah, e que o valor das consultas seja mais acessível que o que disse acima.

Sou do Norte mas acho que agora quase todos fazem consultas online...

Por favor, se souberem ajudem-me... sinto-me tão sozinha. 😢 Se preferirem podem mandar-me mensagem privada.

Obrigada

DanielaSMoreira -
Offline
Desde 08 Abr 2020

Quanto ao assunto não posso ajudar muito porque não conheço nenhum especialista, mas a Carolina não tem consulta em hospital público? Não foi encaminhada pela médica de família?

C@rolin@ -
Offline
Desde 30 Dez 2020

O meu médico de família só me encaminhou para a ginecologista para perceber se estava tudo bem fisicamente, fui e ela só me disse que estava tudo normal e que a única coisa a fazer era "continuar a tentar". 😢 Fui a uma segunda gine que me disse que a única solução era o meu parceiro fazer-me sexo oral para assim conseguir relaxar... Enfim, nada disto resultou e eu, já com tantos problemas em outras áreas da minha vida, acabei por desistir de mim. A minha relação da altura terminou e cá estou eu... solteira. Só em 2018 é que descobri as consultas de sexologia do hospital de São João e consegui uma consulta (o meu médico de família nem sabia da existência destas consultas!). Estou a ser seguida por uma gine especialista em disfunções sexuais e estou em lista de espera para ser chamada para a fisio pélvica, mas sinto que preciso muito de tratar também a minha cabeça em relação a estes assuntos... Lá no hospital só há o Dr. Manuel Esteves e não consigo falar com um médico (homem) sobre tudo o que vai aqui dentro.
Já percebi que tenho de procurar no privado mas em vez de estar a gastar dinheiro a correr "todas" as terapeutas que encontro pela net, gostava que alguém me desse uma recomendação...

Sinto-me meia mulher e terrivelmente sozinha. 😢😭

smargarida.guedes -
Offline
Desde 20 Abr 2013

É importante entender se o vaginismo tem causas fisicas, pode ter uma situação de contraturas internas, etc e essa avaliação é feita por fisioterapeutas com especialização em pavimento pelvico, e não por ginecologistas que não fazem a avaliação do pavimento pelvico. O vaginismo também pode ter causas psicológicas e aí é importante perceber se houve algo que causou algum tipo de trauma.
Falo abertamente sobre isto, porque passei pelo mesmo, e a ginecologista também dizia que não tinha nada fisico, e apos ser consultada por fisioterapeuta especialista em pavimento pelvico e saude da mulher percebi que afinal o meu vaginismo era derivado aos musculos internos do pavimento pelvico, tive várias sessões que me ajudaram muito.
Não sei se toma alguma pilula, mas a pilula influencia também. Neste momento estou muito melhor.

Desde 19 Jun 2021

Alguém pode recomendar um médico especialista nesta área na zona de Coimbra? Triste por favor

bagois8 -
Offline
Desde 29 Nov 2023

Olá Carolina,

Não estás sozinha nesse caminho! Vim aqui a fórum pesquisar sobre vaginismo e encontrei este post mas confesso que ainda não sei se tenho vaginismo ou não. Tenho muitas dificuldades de penetração há anos e afecta a minha vida sexual com o parceiro. Tento com brinquedos mas é difícil alargar a vagina pois fico logo com dores.
Tive consulta com uma ginecologista pela primeira vez há uns meses mas não gostei da abordagem da médica e quero uma segunda opinião mas o problema é que não sei como encontrar um profissional que me ajude a tirar dúvidas sobre a penetração.
Estou na zona de lisboa. Alguém recomenda algum profissional?

Obrigada