Uso de desinfetante para mãos em crianças de tenra idade | De Mãe para Mãe

Uso de desinfetante para mãos em crianças de tenra idade

Responda
3 mensagens
Isabellitas -
Offline
Desde 03 Abr 2017

Bom dia mães,
Descobri à uns meses que no colégio do meu filho utilizam álcool desinfetante para mãos antes das refeições nas mãos das crianças...O meu filho tem 24 meses mas há crianças na sala dele bem mais novas que acabaram de iniciar a marcha...Apesar de não ser permitida a entrada dos pais na zona das salas, percebi esta situação no "dia da mãe" e na comemoração do aniversário do meu filho...Da última vez que lá entrei, senti uma lufada de álcool no rosto, um cheiro extremamente forte e desde aí não estou descansada quanto à segurança deste procedimento. Penso que o correto seria colocar as crianças a lavar as mãos no lavatório com água e sabão antes das refeições, até porque não adianta de muito estes procedimentos quando as crianças constantemente colocam brinquedos na boca e tossem diretamente para o rosto de outras, assim como tossem para as mãos seguindo-se o toque em várias superfícies. Para além deste "problema" o meu filho desenvolveu no colégio uma dermatite peri-oral e peri-nazal, da constante manipulação da pele ao redor da boca e nariz (diagnosticado por pediatras e uma dermatologista), situação que está "difícil" de resolver no colégio devido à falta de cuidado e cumprimento dos meus pedidos...lembrei-me então de mais este pormenor do álcool a evaporar para as vias respiratórias....O que acham disto? Todos estes problemas me fizeram considerar mudar o meu filho de creche já no próximo mês (apesar de ele frequentar aquele sítio desde os 9 meses)....Gostava muito que me dessem a vossa opinião de mães, será muito importante para mim saber que estou a fazer o que é seguro para o meu filho. Um grande beijinho para todas!

Isabellitas -
Offline
Desde 03 Abr 2017

Bom dia mães,
Descobri à uns meses que no colégio do meu filho utilizam álcool desinfetante para mãos antes das refeições nas mãos das crianças...O meu filho tem 24 meses mas há crianças na sala dele bem mais novas que acabaram de iniciar a marcha...Apesar de não ser permitida a entrada dos pais na zona das salas, percebi esta situação no "dia da mãe" e na comemoração do aniversário do meu filho...Da última vez que lá entrei, senti uma lufada de álcool no rosto, um cheiro extremamente forte e desde aí não estou descansada quanto à segurança deste procedimento. Penso que o correto seria colocar as crianças a lavar as mãos no lavatório com água e sabão antes das refeições, até porque não adianta de muito estes procedimentos quando as crianças constantemente colocam brinquedos na boca e tossem diretamente para o rosto de outras, assim como tossem para as mãos seguindo-se o toque em várias superfícies. Para além deste "problema" o meu filho desenvolveu no colégio uma dermatite perioral e perinasal, da constante manipulação da pele ao redor da boca e nariz (diagnosticado por pediatras e uma dermatologista), situação que está "difícil" de resolver no colégio devido à falta de cuidado e cumprimento dos meus pedidos...lembrei-me então de mais este pormenor do álcool a evaporar para as vias respiratórias....O que acham disto? Todos estes problemas me fizeram considerar mudar o meu filho de creche já no próximo mês (apesar de ele frequentar aquele sítio desde os 9 meses)....Gostava muito que me dessem a vossa opinião de mães, será muito importante para mim saber que estou a fazer o que é seguro para o meu filho. Um grande beijinho para todas!

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Pode estar a fazer reação ao álcool.
Eu quando era pequena era muito sensível a determinados componentes dos detergentes/desinfectantes/gel de banho. Eu chegava a ficar com a pele das mãos quase em carne viva. Depois passou com o crescimento. Não sei dizer exatamente ao que era porque na altura não havia tanta sensibilidade para investigar as alergias e depois passou. Pode realmente o seu filho estar a fazer alguma reação a algo que usem lá.
Eu acho que uma pessoa antes de mudar deve tentar resolver, mas no seu caso que já falou várias vezes, que é uma questão geral, de andar muito álcool lá, eles não vão deixar de.usar por causa do seu...talvez passe por mudá-lo. É complicado ele andar sempre com essas reações.
É uma situação complicada. Se ele não está, nem se sente segura, experimente mudar.