União de facto - dúvida!! | De Mãe para Mãe

União de facto - dúvida!!

Responda
11 mensagens
Luisinha e Meggy -
Offline
Desde 30 Nov 2010

Estava a ler as informações sobre "como adoptar uma criança em Portugal" (só por curiosidade Gargalhadas ) e há acesso a um questionário, que a certa altura pergunta:

"Qual a data do seu casamento ou união de facto? Se houver casamento ou união de facto anterior, refira-os e mencione as respectivas datas."

A minha dúvida é: Como é que se confirma uma união de facto? Será na Junta de Freguesia? Mas que data se põe? Data de quando se começou a namorar, data em que se foi morar juntos, ou nenhuma destas Gargalhadas

Desculpem a "dúvida parva", mas deu-me que pensar... A pensar

liliana andreia -
Offline
Desde 12 Maio 2008

ola... eu ja precisei duma dec. de uniao pa irs... e fui á junta... o curioso é que eles nao me pediram doc. nenhum, ia eu preparada com escritura da casa pensando que eles só iam contar a partir dai... qual quê... perguntaram-me qual a data de inicio de união, eu disse e pronto, foi só o pres. da junta assinar. agora nao sei se será assim em todas!!! beijinho
ha... eu disse a data em ke nos juntámos!

Luisinha e Meggy -
Offline
Desde 30 Nov 2010

Pois, "cheira-me" que na Junta daqui também será assim, o que querem é um papel e tá a andar! Cair ao chão de tanto rir Mas convenhamos que é uma coisa não muito fácil de provar, quem é que tem um "fiscal" à porta quando nos juntamos? Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Por isso só devem fazer isso mesmo, perguntar uma data e já está. Por um lado ainda bem, facilita a nossa vida! (ou a de quem precisa).

liliana andreia -
Offline
Desde 12 Maio 2008

ha pois... para kem precisa e convem por mais tempo ate é bom:) beijo

debora sofia -
Offline
Desde 14 Jan 2010

sim eles na junta passam o papel assim sem comprovativos nenhuns, mas para esse tipo de "coisas", adopçoes e assim eles tem como saber a data da uniao de facto.

Por exemplo, na segurança social ou nas finanças a qto tempo tem a mesma morada, pq qd se juntam ha que mudar a morada nestes serviços e eles basta ir a esses serviços e vem logo em q data alteraram a morada e logo ai vem quando iniciaram a uniao de facto. atençao a isso.

Se alguem qiser é so adicionar [email protected]

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Penso q podes fazer prova de 2 maneiras: ou através de declaração de coabitação da Junta Freguesia (q eles supostamente passam mediante a confirmação de 2 testemunhas, q têm obrigatoriamente de residir na freguesia), embora eu tenha conhecimento de casos em q simplesmente perguntaram ''estão juntos desde quando?' e passaram a declaração...lol; ou através do comprovativo da declaração conjunta de IRS. Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

My little life -
Offline
Desde 04 Mar 2010

Pelo que sei é desde quando têm a mesma morada. Eu tive um ano sem a mudar e arrependi-me. Mas claro que deve haver quem pergunte só e pronto (:

Es uma princesa
07.09.2010

xuva -
Offline
Desde 20 Jul 2007

Olá

Julgo que em termos legais a união de facto é provada após 2 anos em residência comum, ou seja, os 2 têm de ter a mesma morada.

Na JF passam o papel por passar, já uma vez pedi à muitos anos e nem sequer tinhamos a mesma morada, lol.

Mesmo que vivam juntos à vários anos, se não tiverem morada comum à 2 anos, também não podem pôr IRS em conjunto.

Beijinhos

My little life -
Offline
Desde 04 Mar 2010

Sim é mesmo isso. Têm que passar dois anos depois de se ter mudado de morada ou seja ter a morada em comum.
È por estas e por outras que as vezes me apetece ir ate ao registo civil eheh

Es uma princesa
07.09.2010

liliana andreia -
Offline
Desde 12 Maio 2008

eu desconhecia a lei de fazer irs juntos só depois de 2anos em comum e levei por tabela!!! pagaram-me e passado uns tempos vieram pedir de volta o euro porque não tava certo a união de facto... ora vejam... grande lata, primeiro o reembolso e depois devolver... claro como ja não o tinha, paguei em prestações e claro com juros!!! beijinho

Luisinha e Meggy -
Offline
Desde 30 Nov 2010

Obrigada a todas pelas respostas, fiquei esclarecida em várias coisas! Sorriso