Tribunal e paternidade | De Mãe para Mãe

Tribunal e paternidade

Responda
9 mensagens
natasha312 -
Offline
Desde 30 Jan 2019

Ola mamas.
O meu bebé nasceu ha 3 semanas..
O pai do bebe esta fora do país, e nao se interessa muito pelo bebé. Passei a minha gravidez sozinha.. sem a ajuda e suporte dele. E nao o quero nas nossas vidas, e nem tinha pensado em por o nome dele nos documentos do bebe, porque nao merece. Mais vale sozinha do que com uma pessoa dessas.
Mas como tambem estive fora do pais ate as 30 semanas de gravidez, nao sabia que em Portugal .. todos os bebês têm que ter pai.
Registei o bebe sozinha, sem o pai. E disseram-me que ia receber uma carta para ir declarar quem é o pai da criança.
A questão é que eu nao quero declarar quem é essa pessoa. Nao precisamos dele.
Queria saber como fazer para evitar isso.
Ele nao esta em Portugal nem nunca esteve.. nao é português. Esta na Moldavia. Sera que depois de dar o nome dele.. eles procuram ate na Moldavia?
Eu tambem quero voltar para la de aqui a uns meses, vou poder sair do pais.. depois de ir declarar quem é o pai do bebe?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Pode sempre fingir que não sabe quem é o pai do bebé mas a lei portuguesa passou a exigir o nome do pai do bebé porque a criança tem o direito de saber quem é o pai, mesmo que a mãe ache que isso não interessa. Até pode não querer esse homem nas vossas vidas, ele também não parece particularmente interessado, mas o seu filho tem o direito de não ter escrito « pai incógnito » no seu cartão de cidadão. Já que não vai privar com o pai, ao menos que saiba como se chama caso um dia, mais tarde, queira saber quem ele é. E se acha que ele não quer saber de si nem do vosso filho, qual é o mal de o registar como pai da criança? Acha que é isso que o vai fazer mudar de opinião? Tem medo que ele queira exercer os seus direitos (e deveres) de pai? É que ele tem tanto direito de ser pai do vosso filho como você mãe dele. E mais do que o que a mães quer, o seu filho tem o direito de ter uma mãe e um pai (nem que seja no registo).

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Pode sempre dizer que não sabe quem é o pai. Mas esta não é uma questão sua é do bebé, pense por ele. Pense que ele tem direito a ter o nome do pai e a saber quem ele é, depois ele próprio se entender aos 18 anos pode retirar o nome do pai.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Vou apenas referir que o sistema está feito desta forma, no meu entender justa porque não é uma mãe que decide se um filho tem ou não um pai... um filho tem um direito a ter um pai, o nome do pai, o registo do pai e essa criança quando crescer é que pode decidir se quer ou não um pai...
Seja equilibrada e madura e dê o nome do pai, registe correctamente como é de direito do seu filho e depois independentemente disso se o pai não quer estar presente que não esteja, vocês serão felizes sozinhos com certeza, não está a punir o pai a não dar o nome, acha que está mas não está, está a punir o seu filho... temos que separar as coisas e resolver as nossas amarguras sem ser através dos filhos.

natasha312 -
Offline
Desde 30 Jan 2019

Obrigado pelas respostas.. as minhas questões foram outras..
Se posso sair do país depois de declarar quem é o pai.. ou tenho que esperar que o chamem e resto.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Isso é uma questão que terá que fazer o lugar devido ou a um advogado.
Para viajar para o estrangeiro é preciso um papel do pai a autorizar que pode sair não sei como será no caso de não ter pai declarado. O que aparece neste momento no cartão de cidadão? Não sei se vão pedir declaração no aeroporto e complicar a saída.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Parece-me que tanto pode ter problemas em sair do país declarando o nome do pai como não declarando, porque em ambos os casos estará em curso um processo de averiguação de paternidade. É uma questão para colocar no ministério público, no tribunal ou noutra instância competente.
O pai da criança sabe que o filho nasceu? Negou-se a dar o nome ou é uma decisão sua mantê-lo na ignorância acerca do nascimento do filho? Como já foi dito, o direito a ter pai é do seu filho, o que ele fará um dia com essa informação não lhe compete avaliar. Na minha opinião, o que deveria antes de mais fazer era solicitar ao pai da criança que regularize a situação (deve ser possível fazê-lo através de um advogado, sem a presença física dele). E depois ele até pode declarar que renuncia ao exercício dos deveres e direitos parentais, ou simplesmente fica a mãe com a guarda exclusiva e nunca mais tem problemas. Informe-se bem.

natasha312 -
Offline
Desde 30 Jan 2019

Sim , o pai do bebe sabe. E eu ate lhe pedi para ele vir cá para fazer o registo do bebe .. no registo cívil sem chegar ao tribunal. Inicialmente ele disse que vinha.. depois mudou de ideias e desapareceu. Ja nao responde nem a sms nem chamadas nem nada.

natasha312 -
Offline
Desde 30 Jan 2019

Sim , o pai do bebe sabe. E eu ate lhe pedi para ele vir cá para fazer o registo do bebe .. no registo cívil sem chegar ao tribunal. Inicialmente ele disse que vinha.. depois mudou de ideias e desapareceu. Ja nao responde nem a sms nem chamadas nem nada.
Tambem nao ia esconder o nome do pai do bebe. So nao vejo motivo nenhum para ele ter la o nome de uma pessoa que nao quer saber dele. Se um dia o meu filho quiser conhecê-lo, é claro que eu vou apoiar e dar as informações que tiver sobre ele.