Tratar por "tu" ou por "você"? | De Mãe para Mãe

Tratar por "tu" ou por "você"?

Responda
45 mensagens
mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Como é que os vossos pequeninos vos tratam?
E vocês a eles?
Nós fomos habituados de formas diferentes e já estou a ver que vai dar chatice agora com a filhota...
Eu soa-me estranho pais e filhos a tratar-se por você porque parece tão impessoal Cara séria
O maridinho foi habituado a tratar por você e até com a bebé tem a mania a de tratar assim. Diz que por tu parece desrespeitoso Triste

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Pois, aqui "você" é que nos parece desrespeitoso, parece que não há á vontade e confiança na família, não há proximidade. Claro que sei que nem sempre é o caso, mas é o que realmente vem logo á cabeça.... Usar uma palavra (você) que indica logo afastamento não me parece correcto numa família.

Mas, foi assim que fui criada... Se tivesse sido criada com o você não teria essa perspectiva. Penso que é algo que vocês têm mesmo de falar... Não te invejo a situação.

ines89 -
Offline
Desde 16 Abr 2013

Olá mamã, bem eu acho que cada pessoa tem a sua opinião e maneiras diferentes de criarmos e de como fomos criados. Mas na minha opinião e tendo eu 4 filhotes não me via a ser chamada por você nem eu trata Los por você e não acho nada que me faltem ao respeito, trata o por tu os meus pais fomos assim educados e nao lhes falto ao respeito. A minha avó materna trato por você e já os paternos não sei se por terem estado sempre perto de nós e também porque assim fomos educados trato por tu e jamais faltei ou falto ao respeito a eles.. Acho que vai tudo da forma como falámos e como ensinamos os pequenos a falar seja com quem for. Mas lá está cada um sabe de si, e tem que chegar aí a um consenso..
Beijinhos

Sobre ines89

Razões da minha vida ♡♡

CFFA -
Offline
Desde 08 Maio 2018

Eu e o meu namorado tratamos os nossos pais e avós por tu e não faltamos ao respeito a ninguem! Aliás acho muito impessoal e dá a sensação de distância entre pais e filhos! Mas cada um com a sua opinião! 😊 Ainda há dias estava numa loja e vi uma mãe a tratar a filha de dois anos por você... Achei muito estranho, mas isso tem a ver com a minha opinião pessoal. Cada um educa os filhos da maneira que achar mais correto!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Sempre tratei os meus pais por tu (e já tenho quase 50 anos..,) e as minhas filhas tratam quer os pais quer as avós por tu também (e uma das avós já tem 90 anos, mas todos os netos a tratam assim). O tratamento por "você", hoje em dia, soa a "pedante", porque se associa a determinados estratos sociais elevados (para simplificar, as famosas "tias de Cascais").
Vão ter mesmo de chegar a um acordo, mas penso que um argumento que pode usar é o facto de a generalidade dos pais e filhos se tratarem por tu e a estranheza que pode criar na criança ser diferente na sua família. Mostre-lhe também que, por causa da ideia que "você" e para as "tias", a menina corre o risco de ser gozada ou pelo menos acharem (ainda que injustamente) que estão a "armar-se ao pingarelho".

BiaC -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Tratamos por tu, a nossa filha trata-nos por tu.
Na minha família é tudo tu, na família do meu marido os pais tratam os filhos por você os filhos tratam os pais por tu Sorriso
Não vejo razão para dar chatice, cada qual tratará pela forma que entender, é um assunto que não há necessidade de nenhum ceder.

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

So de imaginar tratar o meu filho por você parece que sou a lili caneças Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir não imagino parece que não há conceito de familia são desconhecidos em uma casa...

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Eu sempre tratei a minha mãe e avós por "você" (o que, CatiaS_S, obviamente não implica utilizar a palavra "você"). Já os meus filhos tratam-nos por tu, talvez por influência da família do meu marido (não me lembro de alguma vez termos pensado sobre qual o tipo de tratamento que deveriam utilizar). Não é por isso que existe mais ou menos respeito, ou mais ou menos proximidade. A forma de tratamento não muda absolutamente nada.
É normal que quem não esteja habituado a determinado tipo de tratamento o possa estranhar, tal como eu estranho quando ouço pais a tratarem os filhos por "você" (porque não fui habituada dessa forma), mas não me parece que exista uma forma mais certa do que a outra de tratar pais e filhos. É mesmo uma questão de chegarem a acordo. Em último caso, podem sempre fazer como um amigo meu que trata a mãe por você (e a mãe também o trata por "você") e o pai por tu. Embora isso me pareça mais estranho.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Por "tu"...por todos os motivos já apresentados e também porque é super complicado para uma criança pequena acertar as conjugações todas dos imensos verbos irregulares que temos, e fazê-lo na terceira pessoa além de o fazer na segunda pessoa, e ainda por cima ter de se lembrar constantemente de quando o deve fazer é super complicado lol eu sei porque a minha mãe sempre me obrigou desde muito nova a tratar as pessoas estranhas (não família) por senhora/senhor/menina e eu lembro-me claramente de pensar que era super complicado com 4 ou 5 anos estar a ir buscar as conjugações da 3ª pessoa quando no dia-a-dia usava a 2ª pessoa em quase todas as situações, e lembro-me de me aproveitar da minha mãe sair do local para começar a tratar as pessoas por tu lol isto até aos meus 5 anos, a partir daí torna-se provavelmente mais simples. É que mesmo que ambos insistam no tratamento na 3ª pessoa, as outras pessoas vão tratar a criança na 2ª pessoa, no seu dia-a-dia, e vão esperar que a criança o faça (mesmo os próprios colegas), pelo que nos primeiros anos a 2ª pessoa muito possivelmente irá prevalecer.
Ah e sim, só a Ana referiu que o tratamento vulgarmente designado por "você" não implica o uso da palavra "você". Eu sei que está a ser vulgarizado e que a linguagem é viva e em constante mutação, mas é daquelas alterações que me custa um pouco a aceitar Careta portanto eu diria que seja na 2ª ou na 3ª pessoa, só torço para que o tratamento não implique o uso da palavra "você" Careta
Com a exceção do uso de "você" no Português Brasileiro que tem uma conotação completamente diferente...aqui em casa o meu filho usa literalmente as duas formas de tratamento incluíndo a palavra "você", mas é porque sou casada com uma pessoa brasileira e, embora não tenha havido qualquer pressão da nossa parte para que ele o fizesse, ele fala Português Europeu comigo, com os colegas, na escolinha, e no dia-a-dia, e Português Brasileiro com a família brasileira xD é super engraçado por acaso! Mas sinceramente até ele ter 3 anos falava tão pouco que fosse qual fosse a forma de tratamento só queríamos mesmo era que ele falasse xD desejo realizado, pronto, agora fala sem parar, até a dormir!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Já agora uma curiosidade, quem se habituou a tratar por você (ou 3 pessoa..), havia grande diferença de idades? Porque eu realmente sempre tratei as pessoas da família mais velhas na 3 pessoa (excepto os avós), por uma questão de respeito aos mais velhos, mas quando nasci a minha mãe tinha 23 anos, por isso era bastante nova quando comecei a falar, acho que um tratamento na 3 pessoa seria estranho para os ouvidos de qualquer pessoa...

(E agora que me puseram a pensar nisto.... Opah, o meu rapaz já vai "sofrer" bastante pois tanto eu como o pai somos bastante sarcásticos e vai haver coisas que não vai perceber... E às vezes falamos um com o outro na 3 pessoa no gozo.... Xiiii.... Temos de moderar isto ou o miúdo vai-se confundir todo Choque! )

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Era o que mais faltava ter que tratar os meus filhos por Você ou eles a mim!

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

CatiaS_S escreveu:
Já agora uma curiosidade, quem se habituou a tratar por você (ou 3 pessoa..), havia grande diferença de idades? Porque eu realmente sempre tratei as pessoas da família mais velhas na 3 pessoa (excepto os avós), por uma questão de respeito aos mais velhos, mas quando nasci a minha mãe tinha 23 anos, por isso era bastante nova quando comecei a falar, acho que um tratamento na 3 pessoa seria estranho para os ouvidos de qualquer pessoa...
(E agora que me puseram a pensar nisto.... Opah, o meu rapaz já vai "sofrer" bastante pois tanto eu como o pai somos bastante sarcásticos e vai haver coisas que não vai perceber... E às vezes falamos um com o outro na 3 pessoa no gozo.... Xiiii.... Temos de moderar isto ou o miúdo vai-se confundir todo )

Não, a minha mãe estava quase a fazer 28 anos quando eu nasci. Tinha 23 quando nasceu a minha irmã. Tratar na 3.ª pessoa era o normal na família dela e, como o meu pai não é português, não havia outro lado da família a influenciar a forma de tratamento. Para nós, sempre foi natural assim, mas acredito que algumas pessoas de fora pudessem achar estranho ao ouvir-nos falar.

Pilar87 -
Offline
Desde 09 Dez 2015

Nada contra, eu fui habituada ao tratamento por tu, portanto não faria sentido para mim estar a utilizar o você, mas para quem foi assim educado, é perfeitamente natural. Não acho nada que seja uma coisa só das "tias" de Cascais, conheço imensa gente que trata os filhos por você e a relação de intimidade não se perdeu.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Sempre ouvi dizer que : “você é estrebaria!” (Não me perguntem a origem pois não faço a mínima).

O que existe é a 3• pessoa do singular. Não acho nem bem nem mal o tratamento pela 2 ou 3 pessoa, nem que o vulgo “você “ seja associado aos tios de Cascais.
Acho que o tratamento que cada um terá com os filhos, deverá de ser algo natural e nunca forçado, nem temos o direito de ficar escandalizadas por outros tratarem os filhos por “você “.
Em relação ao distanciamento/desrespeito acho que não faz sentido nenhum 😉

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Eu não gosto de ouvir os pais a tratar os filhos na 3a pessoa, e também penso que soa a pedante. Quanto aos filhos tratarem os pais na 3a pessoa, também não gosto nem considero que possa ser desrespeitoso (o respeito vai certamente muito mais além da forma de tratamento).
Em determinadas línguas (inglês) nem existe essa diferenciação, quanto muito, se os pais pretenderem exigir um tratamento mais formal, são tratados por “father”/“mother” (ou “sir”) em vez de dad/mom.
Em espanhol é muito estranho tratar alguém da família por “usted”. A forma normal de tratamento (mesmo fora das relações familiares e de amizade) é usando a 2a pessoa. O mesmo acontece com os holandeses, o uso do pronome “uw”-correspondente ao “você”- é reservado apenas para situações mais fomais.
É uma questão cultural, que como tantas outras, se vai modificando.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu no início tratava a minha sogra por voce (em alemao), até que ela me deu uma descompostura, toda a gente a tratava por tu e eu tinha era que a tratar também por tu. Sorriso Aqui tratamos todos por tu, tanto em portugues como em alemao. Só algumas pessoas mais velhinhas e com quem tenho pouco contacto é que sao na 3. pessoa. Mais giro é na terrinha, quando a minha mae e tia comecam a usar o "vós". No trabalho também sao todos "tus", só trabalhei numa empresa em que era "sr. engenheiro" para todo o lado, e só me apetecia mandá-los a um certo sítio porque eramos todos engenheiros. Ah, a minha filha também baralha as conjugacoes todas, e já tem quase 4 anos.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá,
Não acho que tratar por tu seja desrespeitoso. Eu trato os meus pais e avó por tu e eles igual. Com a minha filha será igual. O "você" soa-me sinceramente a "tia de Cascais". Há uns tempos na praia ouvi uma mãe tratar o filho pequenino por "você" e tive de conter umas gargalhadas.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

“Você” é uma contração de “Vossa Mercê”, que era uma forma de tratamento dada a quem não tinha direito ser tratado por “Vossa Senhoria” (reservado para os nobres). Pessoalmente, considero que o uso de tratamento por “você”, ou por outro termo que o substitua, muitas vezes recorrendo à 3a pessoa (“o que é a mãe acha?” ou “o que é que o menino quer comer”), cria um certo distanciamento emocional. Já o uso de “tu” encoraja à intimidade.

BiaC -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Quando se falou em "tratar por você" imaginei que seria tratar pela 3a pessoa, como disseram, o "você" não se usa, é feio, é agressivo. No entanto, a forma continua a ser "tratar por você".
As formas de tratamento não têm qualquer relação com intimidade, distanciamento, amor, afeto... Têm porque cada pessoa as distingue assim, mas na essência não.
Eu uso o tu, não seria capaz do você, mas isso sou eu, a minha forma. Não tem qualquer mal, não é razão para gozo ou julgamentos.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

BiaC escreveu:
Quando se falou em "tratar por você" imaginei que seria tratar pela 3a pessoa, como disseram, o "você" não se usa, é feio, é agressivo. No entanto, a forma continua a ser "tratar por você".
As formas de tratamento não têm qualquer relação com intimidade, distanciamento, amor, afeto... Têm porque cada pessoa as distingue assim, mas na essência não.
Eu uso o tu, não seria capaz do você, mas isso sou eu, a minha forma. Não tem qualquer mal, não é razão para gozo ou julgamentos.

O tratamento por “Vossa Mercê” era dado à burguesia que, querendo ser tratada por “Senhoria” se sentia desconsiderada. O termo acabou por se popularizar, e é por isso que (especialmente no Norte de Portugal) é considerado rude o uso do mesmo.
Sempre me ensinaram que não se deve usar esse termo, e portanto, sempre evitei o seu uso, mas não considero mesmo nada que seja um termo feio ou agressivo.
Quanto às formas de tratamento terem ou não influência na forma como nos relacionamos, é discutível.

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Eu, que sou bastante próxima dos meus pais, trato-os na terceira pessoa (sem nunca pronunciar o você). Nunca houve pressão para escolher uma forma de tratar (o meu irmão, na adolescência, até tentou passar a tratar por tu, mas não foi bem sucedido). Acho que teve muito a ver com a forma como sempre ouvi a minha mãe tratar o meu avô. Tive colegas a quem fazia imensa confusão ouvir-me falar com a minha mãe pois, segundo eles, era como se tivesse a falar com uma amiga que tratava na terceira pessoa (sem formalismos e o distanciamento que, noutras relações pessoais, o "você" pode implicar).
O meu marido trata a mãe por tu e o pai na terceira pessoa.
Nós tratamos a nossa filha por tu e esperamos que ela nos trate por tu também. Ela tem 2 anos e é engraçado como por vezes chama o pai pelo nome próprio (eles são super próximos e ela tem uma paixão enorme por ele).
A forma como as pessoas se tratam não tem que necessariamente estar relacionado com o respeito ou a proximidade que existe entre elas.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Acho inútil estarmos aqui a discutir as formas de tratamento utilizadas noutras línguas, já que o que está em causa é uma família portuguesa.
Quanto a achar que tratar na 3.ª pessoa cria distanciamento, é uma ideia tão preconceituosa como achar que há menos respeito quando se trata por “tu”. Não é, de todo, isso que define a relação.
De qualquer forma, não deixa de ser verdade que muita gente associa (precisamente porque as pessoas tendem a ser preconceituosas) o tratamento por “você” à imagem que existe, também ela demasiado estereotipada, das “tias da Cascais”.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

O meu caso é igual ao da Skill e da Ana.
Sempre tratei os meus pais na terceira pessoa, pq o meu pai assim o quis. Tb ele tratava os pais dele, e não são de Cascais, são da beira alta Sorriso
Tb sempre fui questionada pelos colegas da escola que não entendiam.
Mas cá em casa tratamos o filho por tu e ele a nós tb.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Eu não acho estranho filhos a tratarem os pais na 3ªpessoa (apesar de sempre ter tratado os meus pais e avós por tu), já que antigamente era uma tido como uma forma de respeito, agora o inverso faz-me alguma confusão, porque, para mim, não faz sentido algum. No pré-escolar que a minha filha frequentou tratavam as crianças por você :D, mal não lhe fez, obviamente, mas nós sempre achamos um pouco sem sentido., visto que em casa não havia essas "etiquetas". Explicamos depois, quando se começou a aperceber, que o você era só na escola lol
Tem de falar bem com seu marido e chegarem a um consenso, porque um tratar de uma forma e outro de outra, pode ser confuso para a criança Sorriso

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

Nos cá em casa é tu cá tu lá com o devido respeito.
À pouco tempo recebemos a minha prima, ainda adolescente, e começou a tratar o meu marido por você o que gerou logo uma série de piadas.
Como os miúdos são muito cruéis e maioritariamente se tratam por tu habitua lá ao você pode gerar algum desconforto na escola.
Claro que se isso for aquilo que vocês entendem para a educação dela nada mais importa. Mas parece-me, pelo que dizes, que é apenas o teu marido logo terao que chegar algum consenso que só pode ser ou é ou não é. Tenta usar argumentos como "hoje em dia é mais ofensivo tratar por você do que por tu" ou "ela vai ser gozada na escola"

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Tanto faz, desde que haja respeito.
Eu estranho quando o meu filho mais velho me chama mamã. Até o irmão começar a falar era mãe, agora sou mamã. Sorriso
Se eles quiserem até me podem tratar pelo nome próprio, desde que sejam bons meninos.
Fora de casa vão aprendendo como devem tratar as pessoas, senão sofrerão as consequências.
Quando mudei do interior para a grande Lisboa ainda levei umas bocas por usar a segunda pessoa do plural (na altura nem percebi pq gozavam). Mal eles imaginavam que tratava os meus pais por você. Espertalhão

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá!
É uma questão muito relacionada com os hábitos familiares. Cada um a seu jeito e numa nova família é simplesmente definir como se vão tratar entre todos, chegar a um acordo.
Na minha família os filhos/netos/sobrinhos tratam os mais velhos por "você", os mais velhos tratam os mais novos por "tu". É um hábito, sempre se fez assim.
Sinceramente não acho que tenha que ser mau uma forma ou outra, nem que seja passível de crítica como li algumas em cima, cada um que faça como lhe dá jeito ou lhe parece bem.
Eu tratar os meus pais por "você" não implica nenhum distanciamento, somos uma família muito próxima e não acho que a proximidade ou intimidade seja definida pela forma como as pessoas se tratam mas sim pelos afectos e pelo respeito.
Acho que devemos nos respeitar nas diferenças...

Sobre AneteS

Anete

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Ana Svensson escreveu:
Acho inútil estarmos aqui a discutir as formas de tratamento utilizadas noutras línguas, já que o que está em causa é uma família portuguesa.

Deve haver mais famílias portuguesas no estrangeiro a ter que falar 2 ou mais línguas com a família do que famílias portuguesas com moradia de vários andares, quintal, piscina, empregada a tempo inteiro todos os dias, ascendencia sueca e mais uma quantidade de coisas que nao se cansa de anunciar. Já alguém lhe sugeriu neste fórum que os seus comentários sao inúteis por nao pertencer a uma típica família portuguesa?!

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

BagaLaranja escreveu:

Ana Svensson escreveu:Acho inútil estarmos aqui a discutir as formas de tratamento utilizadas noutras línguas, já que o que está em causa é uma família portuguesa.

Deve haver mais famílias portuguesas no estrangeiro a ter que falar 2 ou mais línguas com a família do que famílias portuguesas com moradia de vários andares, quintal, piscina, empregada a tempo inteiro todos os dias, ascendencia sueca e mais uma quantidade de coisas que nao se cansa de anunciar. Já alguém lhe sugeriu neste fórum que os seus comentários sao inúteis por nao pertencer a uma típica família portuguesa?!


Existem, com certeza, muitas famílias portuguesas a ter de falar várias línguas. E até acho que, noutro contexto, poderia ser interessante discutir as diferenças entre os tratamentos utilizados nos vários países. Terei todo o gosto em utilizar a minha ascendência sueca para dar o meu contributo nessa discussão (aqui não me parece relevante). Simplesmente, não acho que o facto de haver países e línguas onde o tratamento tende a ser mais “informal” (todos sabemos que há), ajude alguém que fala português a decidir entre o “tu” e o “você”.
Vejo que anda muito atenta à minha vida, mas pelos vistos apenas a alguns aspectos que foram referidos numa clara minoria dos tópicos em que participei. A minha família é típica numas coisas, não tão típica noutas, como qualquer outra família. Este seu comentário, sim, foi totalmente despropositado e claramente um ataque pessoal.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Ana, não é preciso estar atenta à sua vida, se calhar não tem noção mas está sempre a mencionar que tem empregada a tempo inteiro nos diversos posts, coisa que não ajuda em nada o comum dos mortais e as suas dificuldades. Já todas tivemos de ler isso tanta vez... E pronto, mais não digo.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Marina4 escreveu:
Ana, não é preciso estar atenta à sua vida, se calhar não tem noção mas está sempre a mencionar que tem empregada a tempo inteiro nos diversos posts, coisa que não ajuda em nada o comum dos mortais e as suas dificuldades. Já todas tivemos de ler isso tanta vez... E pronto, mais não digo.

Tem empregada a tempo inteiro e casa com piscina e daí? Tem de esconder a sua situação económica para não melindrar as utilizadoras do fórum? Ter empregada é a solução mágica para todas as dificuldades? Sinceramente, não percebo o ataque, mas ok.