Tratamento para engravidar_ SNS | De Mãe para Mãe

Tratamento para engravidar_ SNS

Responda
6 mensagens
TOO -
Offline
Desde 11 Maio 2010

Boa tarde meninas

Peço vos ajuda para o seguinte,

Como funciona o tratamento medicamente assistido através do SNS, ou seja, para dar entrada do processo nos hospitais públicos tenho que ter alguma carta da minha ginecologista, a contar a minha situação? ou basta marcar por minha iniciativa?
Quanto tempo é (mais de ou menos) é de espera até á primeira consulta?
Qual é a idade máxima para tratamento?
Quais são os hospitais (caso saibam) em Lisboa / Zona oeste que têm esse tipo de tratamento ( fiv OU inseminação artificial)
Paga se algum valor extra consulta?
Obrigada pela vossa ajuda.

Sobre TOO

Sofia o papá a e mamã estão á tua espera Sorriso
POS 29/11/2010 (A minha melhor prenda de aniversário de sempre)
DPP 06/08/2011 1***5****10****15****20****25****30****35*(*)**40
a uma semana de te conhecer filha..
Parto induzido a 22/07/2011

Beatriz121212 -
Offline
Desde 13 Maio 2019

Olá.
Quanto ao tempo de espera pela primeira consulta, acho que ronda 1 ano.
Quanto à idade, acho que no público é até aos 40 anos.
O resto não sei, mas boa sorte.

29.04.2019 POSITIVO, vem aí o nosso primeiro bebé.
13.07.2019 Vem aí um menino.
19.01.2020 Nasceu o Pedro.
09.04.2020 Ups, positivo. A maior surpresa das nossas vidas. Vem aí o nosso segundo amor. Mafalda M. ou Xavier
04.06.2020 MAFALDA MARIA. 😍

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Vou tentar responder a algumas das suas duvidas:
Deve ser encaminhada para consultas de apoio à fertilidade pelo seu médico de familia (envio directo para o hospital de referência) ou pela sua ginecologista (preenche um impresso próprio, que depois vai entregar pessoalmente no hospital mencionado).
O tempo de espera varia de hospital para hospital e depende do factor urgência. (a minha consulta demorou cerca de 3 meses) Só será admitida para consulta no hospital publico se tiver idade inferior a 40 anos (sendo os 40 anos a idade limite para tratamentos pelo sns).
Consulte as listas de espera para consulta de apoio à fertilidade no link que indico abaixo (você tem direito a escolher o hospital onde quer ser tratada, mesmo que more em Lisboa e queira ser tratada no Porto (custo de deslocação são da sua responsabilidade), não se deixe enganar pois os médicos estão relutantes em deixar os doentes escolherem o hospital).
As consultas tem o preço de uma consulta normal no hospital (ou até isentas dependendo do caso), terá os custos com a medicação que lhe prescreverem.
http://tempos.min-saude.pt/#/instituicao/218
http://tempos.min-saude.pt/#/instituicao/229
http://tempos.min-saude.pt/#/instituicao/225
Estes são alguns exemplos, sou do norte por isso desconheço quais os hospitais da sua zona, procure na sua zona neste link http://tempos.min-saude.pt/#/instituicoes por consulta de Ginecologia-Apoio à fertilidade

AppleCinnamon -
Offline
Desde 28 Fev 2019

Há hospitais em que pode fazer inscrição para consulta sem ser encaminhada pelo médico de família. Faz directamente por e-mail. O Santa Maria acho que é um deles. O tempo de espera pelas consultas varia de hospital para hospital, sendo que alguns ronda um ano, outros menos...
Pode inscrever-se em vários e optar pelo que chamar primeiro, por exemplo.
Quanto ao tipo de tratamento depende do diagnóstico, mas à partida todos os com PMA devem ter fiv e iiu. A idade limite para o tratamento é como já disseram 40 anos, sendo que depois da consulta ainda há uma espera grandinha até o tratamento.
A associação portuguesa de fertilidade ajuda imenso a esclarecer todo o tipo de dúvidas e respondem super rápido tanto por mail.como por telefone Sorriso

Diagnóstico de Infertilidade - +/- 2014
Diagnóstico de adenomiose e endometriose - 2019
FIV/ICSI - Junho 2019 sem transferência
TEC - Outubro 2019 - beta 564 🙏🤞🍀

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Ou factor a ter em conta: não reparei inicialmente que já tinha duas filhas, mas acho que dão prioridade a quem esteja a tentar ter o primeiro filho.

SL36 -
Offline
Desde 21 Jul 2017

Olá. Posso lhe dizer da minha experiência: não espere que a encaminhem, marque diretamente. Santa Maria e Alfredo a Costa tem impressos e inscrições autónomas (eu fiz) e Garcia de horta tem que ser encaminhados pelo médico família (depois de tentativas de 1 ano ou superior). Pode efetivamente escolher o hospital que quiser, veja os links acima. Sugiro que escolha logo um onde façam os tratamentos todos (fiv e inseminação) . Por exemplo eu sou do Algarve é como o hospital de referência tinha lista de espera de cerca de 2 anos para 1@ consulta de infertilidade escolhi Beja (mas na altura não sabia que lá não faziam tratAmentos + específicos). Inscrevi me depois no Santa Maria através de Mail que vi aqui no grupo. 3 meses p 1.ª consulta.
Espero ter ajudado

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?