Toxoplasmose e os gatos domésticos | De Mãe para Mãe

Toxoplasmose e os gatos domésticos

Responda
18 mensagens
Sarasoares89 -
Offline
Desde 08 Jul 2019

Olá 👋,

Estou grávida de 5 semanas, e ainda não fiz as análises da Toxoplasmose mas como tenho um gato, o médico aconselhou me não contactar com ele... o meu gato é tratado e bem cuidado desde pequeno no entanto já lhes fizemos as análises para saber se já teve contacto com o parasita, estou à espera dos resultados 😟.

Alguém aqui teve gatos durante a gravidez? Deixaram de contactar com eles?

Obrigado

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Ó MEU DEUS! Eu fico estúpida com tanta falta de informação que os médicos têm.
.
Um gato que não vai à rua e que não come carne crua contaminada, muito, mas mesmo muito dificilmente será infetado pelo parasita da toxo.
.
Caso tenha sido infetado, o organismo do gato vai combater a infecção. Portanto, um gato não é hospedeiro para sempre, apenas durante um período de tempo.
.
Os ooquistos do parasita são expelidos pelas fezes do gato e só ao fim de 72h é que esporulam, e só então constituem risco de contaminação. Tens por hábito deixar as fezes do gato na caixa de areia por mais do que 24h? Não creio que seja o caso.
.
Compra umas luvas se preferires, ou melhor, o teu companheiro que limpe os cocós.
.
Tens maior probabilidade de contrair toxo comendo legumes ou frutas mal lavadas, ou comendo carne mal passada, ou mesmo fazendo jardinagem/trabalhando a terra, do que através de um gato.
.
Por favor, não isoles o bichinho! Eles sentem-se com isso.

ju_ju_ju -
Offline
Desde 09 Jul 2010

Olá. Tenho 3 gatas, não sou imune a toxoplasmose. Os médicos são os próprios a estar mal informados e depois dizem coisas que não são verdade Triste a toxoplasmose em gatos domésticos, que comem ração e não saem de casa é rara, alias eu diria praticamente nula...depois a forma de transmissão é pelas fezes pois o gato elimina o parasita nas fezes ou o que faço apenas como forma de precaução é limpar a areia delas com luvas e lavar bem as mãos ou simplesmente deixar essa tarefa para o meu marido...de resto é tudo igual...as vezes dormem comigo, una dela e adoro dormir em cima da minha barriga 😍😍😍 Eu sempre lidei com gatos e muitos eram de rua que eu alimentava no meu antigo trabalho e nunca apanhei a toxoplasmose...claro que agora temos de ter mais cuidados, mas acho que os nossos gatinhos domésticos são o mínimo das preocupações Sorriso

Sobre ju_ju_ju

Desde 2009...2 FIVS negativas/Tec +...aborto 7 semanas Triste 3° Fiv Julho: + são gémeos <3
Parto prematuro Triste os meus anjinhos foram para o céu
Gravidez Março 2018...Aborto as 9 semanas Triste
2 GQ...síndrome de ashermen...positivo Março 2019 <3

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Não tive gatos mas posso desde já dizer que isso é estúpido. A única coisa que tem de ter cuidado é com os cocós, nada que umas luvas não resolvam (ou meter o marido a fazer esse trabalho). Basta pesquisar aqui sobre gatos e toxoplasmose para ver inúmeros relatos reais de pessoas com gatos e basta uma pesquisa no Google para ver também que deixar de contactar com o gato é algo que já não é recomendado (aliás, nem sei se alguma vez foi). Relaxe, e boa gravidez Piscar o olho

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Olá Sara,

Quanta ignorância, desse e de tantos outros médicos por aí... não é por tocar no gato que vai ficar infetada.
Eu nao sou imune à toxoplasmose. Tive 2 gravidezes com 3 gatos em casa. A única coisa que deixei de fazer em relação a eles, foi deixar de mudar a areia.
Dormiram sempre connosco e muitas vezes em cima da minha barriga.
O toxoplasma está (pode estar) presente nas fezes dos gatos. Ora, não vai andar com o coco deles na mão nem nada que se pareça, certo? Não tenha medo de lhe tocar. Vais ver que vais receber umas turrinhas deiliciosas na barriga.

SaraP3 -
Offline
Desde 23 Jun 2018

Estou grávida, tenho 2 gatos e a única coisa que não faço é trocar a areia deles. De resto, dou festinhas, beijinhos, durmo com eles... E já sei que não sou imune à toxoplasmose. Isso de não contactar de todo com o gato é altamente ridículo até porque mais depressa apanha a toxoplasmose através de alimentos mal lavados do que através dos gatos! O importante é não ter contacto com as fezes! Sorriso

aniloraczinha -
Offline
Desde 15 Jun 2019

Minha querida, isso é pura ignorância médica. Não tem de deixar de contactar com ele, mas mesmo os gatos domésticos podem ser transmissores. No entanto, só se transmite pelas fezes. Apenas deve evitar trocar a areia, o pai pode ajudar nisso. Ou usar luvas quando o faz.
Evite também beijinhos na boca do bixano pois ele pode ter estado a lamber o rabinho.
Eu tenho uma gata, 2 cães e 2 pombos! São da família e sempre serão Sorriso

Não ligue aos exageros! Provavelmente como sempre contactlu com eles até será imune!! Eu sou Sorriso

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Tenho duas e fiz vida normal, tendo cuidado na limpeza da areia

MegiePrincess -
Offline
Desde 09 Jan 2019

Ai que coisa tão estúpida que esse médico disse. É o mal dos médicos. Quando não sabem previnem-se e dizem só disparates!

Pois bem! Tenho 5 gatas em casa! E não sou imune à Toxoplasmose! Li imenso sobre o assunto e vi que o único cuidado a ter é com as fezes. Era eu que limpava os 2 WC e passou o marido a limpar um wc e a minha filha o outro. De resto lido com as gatas como sempre. Com mil mimos ihihihihih

É bem pior a fruta por exemplo. Ou as saladas.

Desfruta das tuas gatinhas à vontade!

1ª TEC (04.06.2019) Positivo!! (14.06.2019) Beta 183.5 (16.07.2019) AR às 8 semanas
2ª TEC (04.09.2019) Negativo (16.09.2019)
3ª TEC (07.10.2019) Positivo !! (18.10.2019) Beta 487.2

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Já disseram tudo.
Mas fez análises ao gato? Se fez as suas já vai ter a resposta. Se for imune, está tudo resolvido, se não for então o gato também não tem.
Tenha os cuidados, como é óbvio, mas a probabilidade de apanhar toxoplasmose é bem menor da de apanhar uma pneumonia, tuberculose, sarampo, etc.

Anne Crystal -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Acho que as pessoas levam tudo demasiado ao extremo. Óbvio que a toxoplasmose é muito perigosa para um embrião em crescimento, mas como me disseram uma vez: se não apanhaste toxoplasmose em 28 anos sem "cuidados nenhuns", dificilmente vais apanhar em 9 meses com alguns cuidados extra.
Eu não sou imune à toxoplasmose, tenho uma gata que "vive" praticamente no quintal (só dentro do nosso quintal, os muros são altos e ela não consegue saltar para fora). Faz as necessidades no quintal e a única coisa que mudou desde que estou grávida é que todas as vezes que lhe pego, toco, faço uma festinha, logo a seguir tenho o cuidado de ir lavar as mãos... de resto continuo a conviver com ela normalmente. Além disso, como andamos a semear gramão no quintal, não tenho sido eu a plantar efetivamente os pés de gramão, para não mexer na areia onde ela faz as necessidades... mas isto, porque o meu marido não quer, porque por mim calçava umas luvas e continuava a fazê-lo sem problema!

PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Da primeira vez que engravidei, quando estive com a enfermeira que me deu as primeiras recomendações, ela perguntou se tinha gatos. Respondi afirmativamente e disse-lhe que a alimentação dela era exclusivamente ração. As únicas alturas em que ela sai de casa é quando vai ao veterinário, não vai sequer à varanda, porque tem medo (não tem olhos e tem medo do ruído dos carros). Bem, só me faltou dizer para a dar para adoção. Pela forma como falou parecia que tinha a causa de um apoclipse dentro de casa. Como naquela altura a minha gata tinha de ir à vacina aproveitei e falei com a veterinária sobre o assunto e de facto, para gatos domésticos, o maior cuidado prende-se mesmo com a manipulação das fezes, em que o uso de umas luvas na limpeza da caixa de areia é o suficiente para tranquilizar.
A desinformação que grassa em alguns assuntos que deveriam ser do conhecimento dos profissionais de saúde é assustadora, levando-nos a ouvir algumas pérolas. Mas esse é um assunto que merecia um tópico próprio.

O seu pequeno vai ser um companheirão na gravidez, não o ponha de parte.

Um beijinho e felicidades!

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com

Tix989 -
Offline
Desde 01 Abr 2019

Olha, também tenho um gato, a única coisa que deixei de fazer foi limpar a areia mas porque o meu namorado não me deixava ahahah
A minha médica apenas me disse para lavar as mãos com frequência.

Sendo um gato doméstico quase de certeza não tem o parasita. Além disso, o contágio é feito pela ingestão. Acho que ninguém anda por aí a comer as fezes do gato....

Mais facilmente se apanha toxoplasmose com legumes mal lavados ou a mexer na terra do que através de um gato doméstico.

Não se preocupe e brinque com o bichano como sempre fez Sorriso

Tix989 -
Offline
Desde 01 Abr 2019

Olha, também tenho um gato, a única coisa que deixei de fazer foi limpar a areia mas porque o meu namorado não me deixava ahahah
A minha médica apenas me disse para lavar as mãos com frequência.

Sendo um gato doméstico quase de certeza não tem o parasita. Além disso, o contágio é feito pela ingestão. Acho que ninguém anda por aí a comer as fezes do gato....

Mais facilmente se apanha toxoplasmose com legumes mal lavados ou a mexer na terra do que através de um gato doméstico.

Não se preocupe e brinque com o bichano como sempre fez Sorriso

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

A probabilidade de os gatos transmitirem toxoplasmose é tão baixa que eu, com 39 anos e convivi muito de perto com dezenas gatos desde os 15 anos, muitos deles recolhidos da rua, e na Quinta tenho uma colónia de quase 40 gatos que andam livremente nas nossas hortas, não sou imune... A contaminação acontece mt mais pelo consumo de carnes mal passadas (talvez tb por isso não tenha sido infectada visto que sou vegetariana).
O único cuidado a ter é com as fezes dos Gatos: usar luvas para trocar a areia e lavar mt bem os vegetais crus antes de comer.

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

A probabilidade de os gatos transmitirem toxoplasmose é tão baixa que eu, com 39 anos e convivi muito de perto com dezenas gatos desde os 15 anos, muitos deles recolhidos da rua, e na Quinta tenho uma colónia de quase 40 gatos que andam livremente nas nossas hortas, não sou imune... A contaminação acontece mt mais pelo consumo de carnes mal passadas (talvez tb por isso não tenha sido infectada visto que sou vegetariana).
O único cuidado a ter é com as fezes dos Gatos: usar luvas para trocar a areia e lavar mt bem os vegetais crus antes de comer.

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Clau_leiria -
Offline
Desde 09 Dez 2012

Oh meu deus. Toxoplasmose a toda a hora. Os gatos se sao seus e estão em.casa e são bem cuidados nao transmite nada para si nem para ninguém apenas ter cuidado ao limpar as fezes do mesmo. Não levem tudo a extremos . Eu n sou imune e montes de amigos meus tem gatos e vou a casa deles na mesma é brinco com eles. Não tem problema algum .

Clau_leiria

Clau_leiria -
Offline
Desde 09 Dez 2012

Atenção nao lhe va dar alguma vontade ou desejo esquisito de querer comer as fezes do gato..ai sim 😂

Clau_leiria