Toxoplasmose | De Mãe para Mãe

Toxoplasmose

Responda
28 mensagens
Helena Isabel3 -
Offline
Desde 02 Nov 2021

Meninas não sou imune, tenho muitas dúvidas na alimentação.... que fiambre posso comer? Obrigada

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

O fiambre é cozido a temperatura alta o suficiente para destruir o parasita da toxoplasmose. Podes comer às vontade.

Helena Isabel3 -
Offline
Desde 02 Nov 2021

Todo tipo? Dizem que fumado não... sou mãe de primeira viagem. Tenho muita dúvida....

PatríciaSFMartins -
Offline
Desde 18 Fev 2014

Helena Isabel3 escreveu:
Todo tipo? Dizem que fumado não... sou mãe de primeira viagem. Tenho muita dúvida....

Helena, pelo sim pelo não, congela o fiambre e descongela no frigorífico na noite anterior.. foi assim que fiz na minha anterior gravidez, desta ainda não fiz exame logo não sei mas ando a evitar enchidos, fiambres e alface só lavada com água e vinagre.
Beijinhos tudo a correr bem

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Helena Isabel3 escreveu:
Todo tipo? Dizem que fumado não... sou mãe de primeira viagem. Tenho muita dúvida....

O processo de fumagem industrial, em princípio, atinge temperaturas altas o suficiente para destruir o parasita. Mas na dúvida, talvez seja preferível congelar a carne antes de a consumir, ou então optar por fiambre cozido.

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

Posso dar uma sugestão? Gosta de queijo? Coma queijo. O fiambre é um alimento muito processado.

Portanto coisas importantes: peixe e carne bem cozinhados. Bifes bem passados. Alfaces e legumes crus comer só em casa, pq assim tem a certeza que são bem lavados (nos restaurantes não temos como saber). Ter o cuidado de não utilizar álcool na comida ( muita gente esquece isto, porque acredita que com a cozedura o álcool evapora, no entanto não evapora na totalidade - mesmo assados com 2h de forno ainda tem 5% álcool utilizado). Evitar enchidos, embutidos, pates. Não comer sushi ou carne e peixe crus.
Para lavar os vegetais em casa só utilizo água abundante. Lavo bem e depois deixo uns minutos de molho na água. Há quem ponha 1 a 2 gotas de lixívia por cada litro de água ( indicação de obstetra, para quando a mukina está esgotada ou quem não puder comprar). Eu só utilizo água.
Espero ter ajudado Sorriso
Tudo de bom:)

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

PatríciaSFMartins escreveu:

Helena Isabel3 escreveu:Todo tipo? Dizem que fumado não... sou mãe de primeira viagem. Tenho muita dúvida....

Helena, pelo sim pelo não, congela o fiambre e descongela no frigorífico na noite anterior.. foi assim que fiz na minha anterior gravidez, desta ainda não fiz exame logo não sei mas ando a evitar enchidos, fiambres e alface só lavada com água e vinagre.
Beijinhos tudo a correr bem


Tenho ideia que o vinagre não destrói o parasita. O ideal é evitar alface caseira e optar por consumir alface cultivada em estufas.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

MariaJMacedo escreveu:
Posso dar uma sugestão? Gosta de queijo? Coma queijo. O fiambre é um alimento muito processado.
Portanto coisas importantes: peixe e carne bem cozinhados. Bifes bem passados. Alfaces e legumes crus comer só em casa, pq assim tem a certeza que são bem lavados (nos restaurantes não temos como saber). Ter o cuidado de não utilizar álcool na comida ( muita gente esquece isto, porque acredita que com a cozedura o álcool evapora, no entanto não evapora na totalidade - mesmo assados com 2h de forno ainda tem 5% álcool utilizado). Evitar enchidos, embutidos, pates. Não comer sushi ou carne e peixe crus.
Para lavar os vegetais em casa só utilizo água abundante. Lavo bem e depois deixo uns minutos de molho na água. Há quem ponha 1 a 2 gotas de lixívia por cada litro de água ( indicação de obstetra, para quando a mukina está esgotada ou quem não puder comprar). Eu só utilizo água.
Espero ter ajudado
Tudo de bom:)

As gestantes podem consumir pratos onde foi utilizado álcool. A quantidade que não evapora dependerá do tipo de bebida utilizada, e estará dispersa, e nunca será uma quantidade de álcool alarmante. Por esta ordem de ideias, teríamos de evitar qualquer alimento fermentado, como o molho de soja. O sumo de laranja também começa a fermentar ao fim de algum tempo, por exemplo.

Helena Isabel3 -
Offline
Desde 02 Nov 2021

Obrigada pela atenção queridas . Estou de 7 semanas segundo a app gravidez +, vou dia 28 primeira consulta obstreta 🙏 ansiosa.

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

As gestantes podem consumir pratos onde foi utilizado álcool. A quantidade que não evapora dependerá do tipo de bebida utilizada, e estará dispersa, e nunca será uma quantidade de álcool alarmante. Por esta ordem de ideias, teríamos de evitar qualquer alimento fermentado, como o molho de soja. O sumo de laranja também começa a fermentar ao fim de algum tempo, por exemplo.[/quote]

Lamento mas o que escreveu não faz sentido. Eu estou a falar de álcool, de bebidas alcoólicas, não estou a falar de molho de soja nem sumo de laranja. E estou a falar com base em artigos científicos que terei todo o gosto em disponibilizar porque dei-me ao trabalho de procurar.
Ponto 1 - não se sabe a quantidade de álcool considerada segura para a grávida e por essa mesma razão é desaconselhada a ingestão de bebidas alcoólicas na gravidez.
Ponto 2 - ao contrário do que muita gente acredita, as bebidas alcoólicas utilizadas na preparação dos alimentos (ex: assados, risottos) não evaporam completamente durante o cozimento. Este caso que falei estava descrito no artigo: carne assada com álcool ao fim de 2 horas ainda tinha uma percentagem de álcool.

Estou a partilhar convosco o que li e aprendi. Não me baseio geralmente no “acho que “ e “ penso que”. Quando não sei vou ler.
Mas as pessoas são livres de fazerem como querem.
Vou procurar os artigos e coloco aqui para quem quiser:)
Tudo de bom.

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021
Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

MariaJMacedo escreveu:
As gestantes podem consumir pratos onde foi utilizado álcool. A quantidade que não evapora dependerá do tipo de bebida utilizada, e estará dispersa, e nunca será uma quantidade de álcool alarmante. Por esta ordem de ideias, teríamos de evitar qualquer alimento fermentado, como o molho de soja. O sumo de laranja também começa a fermentar ao fim de algum tempo, por exemplo.

Lamento mas o que escreveu não faz sentido. Eu estou a falar de álcool, de bebidas alcoólicas, não estou a falar de molho de soja nem sumo de laranja. E estou a falar com base em artigos científicos que terei todo o gosto em disponibilizar porque dei-me ao trabalho de procurar.
Ponto 1 - não se sabe a quantidade de álcool considerada segura para a grávida e por essa mesma razão é desaconselhada a ingestão de bebidas alcoólicas na gravidez.
Ponto 2 - ao contrário do que muita gente acredita, as bebidas alcoólicas utilizadas na preparação dos alimentos (ex: assados, risottos) não evaporam completamente durante o cozimento. Este caso que falei estava descrito no artigo: carne assada com álcool ao fim de 2 horas ainda tinha uma percentagem de álcool.
Estou a partilhar convosco o que li e aprendi. Não me baseio geralmente no “acho que “ e “ penso que”. Quando não sei vou ler.
Mas as pessoas são livres de fazerem como querem.
Vou procurar os artigos e coloco aqui para quem quiser:)
Tudo de bom.[/quote]
Eu não estou a sugerir o álcool evapora todo, estou a explicar que a quantidade que permanece (que varia dependendo do tipo de bebida utilizada) não é alarmante para a grávida.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

MariaJMacedo escreveu:
Aqui estão alguns links para quem quiser ver:)
https://www.nal.usda.gov/sites/default/files/fnic_uploads/Alcohol-Retent...
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1878450X16300427
https://www.ars.usda.gov/ARSUserFiles/80400525/Data/retn/retn06.pdf ( ver pag12)

Não consegui encontrar a parte que afirma que a quantidade de álcool que não evapora é prejudicial ao desenvolvimento do feto.

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

Minha querida, isso está explicado no ponto 1. Não se sabe a quantidade de álcool considerada segura na gravidez, e como tal qualquer consumo de álcool é desencorajado.

Acho que a quantidade mínima será algo difícil de estudar, pq sabendo que o álcool atravessa a placenta e é tóxico para o feto e está associado a vários problemas durante a gravidez e após, dificilmente alguma vez saberemos, porque eticamente seria reprovável testar em grávidas as quantidades.

O importante é evitar.
Espero ter ajudado.
Um beijinho a todas e tudo a correr bem Sorriso

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Se é preferível cozinhar sem álcool durante a gravidez? Sim.
Se é razão para entrar em pânico por ter consumido um pedaço de carne assada que esteve a marinar em vinho branco, ou uma lasanha à bolonhesa? Não!
Alguém vai andar a cozinhar diariamente com álcool? Eu acredito que não.
Se devem comer um crepe Susette? Se calhar não seria boa ideia...
Se deve evitar panquecas confeccionadas com extracto de baunilha? Não!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

A título de curiosidade, o molho de soja contém entre 1.5 e 3% de álcool.
Outros alimentos que contêm uma pequena percentagem de álcool:
Certas frutas madura, como banana e pêra
Pão de centeio
Iogurte de cereja
Vinagre
Sumo de maçã

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

Está a confundir álcool etílico com o álcool como composto orgânico presente naturalmente em alguns alimentos:/

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

MariaJMacedo escreveu:
Está a confundir álcool etílico com o álcool como composto orgânico presente naturalmente em alguns alimentos:/

= Etanol

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

O meu intuito aqui foi escrever de forma a ajudar a Helena Isabel que estava com dúvidas.
Eu não entendo sinceramente o seu objectivo.
Alguma vez impediram-na de comer banana, pera ou sumo de maçã na gravidez?? NÃO! Alguma vez falaram-lhe dos cuidados com a toma de bebidas alcoólicas na gravidez? SIM!! Eu falei no uso de bebidas alcoólicas nos cozinhados pq chamaram-me a atenção e como eu não sabia fui pesquisar, e tenho uma opinião fundamentada cientificamente sobre isso.
O meu intuito foi sempre ajudar. E é só. Cada um é livre e faz como quer.
Tudo de bom.

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

Nisto dou-lhe razão: o álcool que resta após um assado de carne e tendo em conta que não o come todo e o que fica no molho, é mesmo uma coisa ínfima. Não creio que seja motivo de preocupação. Mas é algo que eu não sabia e se calhar pode ajudar alguém que costuma comer por ex bifes grelhados temperados com vinho e que agora já sabe e vai evitar. O meu objectivo foi só alertar, informar e ajudar. Tudo de bom para todas nós:)

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

MariaJMacedo escreveu:
O meu intuito aqui foi escrever de forma a ajudar a Helena Isabel que estava com dúvidas.
Eu não entendo sinceramente o seu objectivo.
Alguma vez impediram-na de comer banana, pera ou sumo de maçã na gravidez?? NÃO! Alguma vez falaram-lhe dos cuidados com a toma de bebidas alcoólicas na gravidez? SIM!! Eu falei no uso de bebidas alcoólicas nos cozinhados pq chamaram-me a atenção e como eu não sabia fui pesquisar, e tenho uma opinião fundamentada cientificamente sobre isso.
O meu intuito foi sempre ajudar. E é só. Cada um é livre e faz como quer.
Tudo de bom.

O meu objetivo é não causar alarme sem razão. Não estamos a falar em ingerir um copo de vinho, ou uma mini, ou um shot de rum, pois não? Não. E porquê? Porque acredito que não há necessidade de alertar para o riscos de ingestão de bebidas alcoólicas na gravidez.
Estamos a discutir se é ou não seguro consumir pratos cozinhados com uma pequena quantidade de álcool. E a minha posição é, é sempre preferível evitar, mas não há motivo para pânico se acontecer. Penso que é evidente que estamos a considerar um consumo ocasional.
Está é a minha opinião, e também a opinião de muitos profissionais de saúde.
Uma vez que não podemos medir que quantidade de álcool é segura na gravidez, ou confiamos que a quantidade residual de álcool nos cozinhados não é prejudicial ao feto, ou adoptamos uma postura de tolerância zero. Mas então neste caso faz sentido evitar todo o tipo de alimentos que contenham álcool, e mencionei o molho de soja a título de exemplo, pois para mim não faz sentido ser tão rigorosa apenas com uns e não com os outros.
Eu percebo que a sua intenção é querer ajudar, alertando para um facto certamente desconhecido da maioria de nós, mas... As grávidas são extremamente ansiosas e preocupadas por natureza, e eu não vejo razão de alarmar ninguém com esta informação, porque efetivamente, não há evidência.

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

Eu acho que você está mais interessada em ter razão do que propriamente ajudar.
A sua opinião não é evidência científica e também não é a mesma de muitos médicos como disse anteriormente, pois foi o obstetra quem me chamou a atenção.
Não tenho mais a acrescentar. Fique bem.

Joana Silva33 -
Offline
Desde 17 Dez 2020

Bom dia. Os médicos sempre me disseram que não poderia ingerir álcool mas nunca me falaram nos cozinhados. Não sabia.. Achei que o álcool evaporava na totalidade com a temperatura dos cozinhados.. Raramente coloco, mas já aconteceu colocar um pouco de vinho 😒 vou deixar de colocar.. Mas sempre que janto/almoço fora de casa não consigo controlar isso 😬😬 uma grávida não consegue controlar tudo 😵😵😵

MariaJMacedo -
Offline
Desde 23 Nov 2021

Pois, eu também desconhecia. Por isso achei importante avisar. É impossível controlar tudo, mas se estivermos informadas reduzimos pelo menos em casa.

Mbia -
Offline
Desde 08 Dez 2017

Bom dia. Também não sou imune e apenas tenho indicações expressas para- resumidamente:
- Proibido: álcool, sushi e outros peixes crus, carnes mal passadas
- Marisco muito bem cozido (preferência em casa)
- fruta Sempre descascada (tentar evitar morangos e frutos da terra)
- legumes bem lavados (proibido na rua)
- queijos/leites não pasteurizados
- controlar enchidos
- ovos crus (ou seja, pratos em que os ovos não são cozinhados como mousses, molhos..)
- dar preferência a ovos cozinhados (ovos cozidos)
- comer com MUITA moderação: peixes com elevado mercúrio (atum), carne porco, café, refrigerantes, fritos e açúcares.

Ou seja, manter uma alimentação dita saudável e nada de dramatizar!

Helena Isabel3 -
Offline
Desde 02 Nov 2021

Obrigada a todas. Tenho uma questão com o bacalhau a bras, leva os ovos cujos são batidos e metidos por cima apenas... é cru ... não posso??

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Helena Isabel3 escreveu:
Obrigada a todas. Tenho uma questão com o bacalhau a bras, leva os ovos cujos são batidos e metidos por cima apenas... é cru ... não posso??

Sim e não. Se tiver a certeza que os ovos são frescos, e estiver mesmo com vontade de comer um bacalhau à Brás, não há problema. Até pode deixar o bacalhau com os ovos cozinhar mais tempo antes de servir.
O problema dos ovos é o risco de intoxicação por salmonela. Este risco é grande em ovos de aviário, mas é menor em ovos de galinhas criadas ao ar livre e caseiros.

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Os ovos não são só deitados em cima, eles cozem na realidade, não complique