Tirar sempre o leite com a bomba para dar ao bebé - alguém passou pelo mesmo? | De Mãe para Mãe

Tirar sempre o leite com a bomba para dar ao bebé - alguém passou pelo mesmo?

Responda
6 mensagens
MInesLP -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Boa tarde Mamãs,

Desde o nascimento da minha bebé que tenho tido muitas dificuldades com a amamentação. Ela sempre foi muito preguiçosa para mamar e como tive de lhe dar biberão quer com suplemento de LA quer com o leite que eu conseguia extrair com a bomba (pois não aumentava quase de peso), ela foi-se habituando ao biberão. hoje em dia cada vez menos pega no peito. Já pensei em extrair sempre o leite com a bomba a cada mamada e ir dando. Sei que há pessoas que fazem isto.
Alguma de vocês já passou pelo mesmo? sem sim, como faziam? Queria muito continuar a dar-lhe o meu leite (seja através da mama ou através do biberão)
Obrigada

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Olá mamã,

Não passei exatamente por isso, mas o meu filho só mamava com os mamilos de silicone, nunca consegui que pegasse diretamente no peito, e adorava o biberão. Já experimentou os mamilos?

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Mamã,
Quanto tempo tem a bebé? Pode ser que ainda consiga ensiná-la a agarrar na mama. Peça ajuda a uma CAM ou às enfermeiras no centro de saúde.
Usar a bomba dá algum trabalho e não é tão eficiente como o bebé. Acabará por se fartar e desistir.
Os meus filhos eram preguiçosos. O mais velho demorou a aprender (tb tive de aprender) e usei o bico de silicone (um erro, pois não estimulava quase nada). Aos 3 meses ainda recorria à bomba para ser mais rápido.
Com o mais novo só custou nos primeiros dias, aí tirava e dava com o biberão. Mas consegui ensiná-lo rapidamente.

À falta de melhor, pode recorrer à bomba, mas dá trabalho. Tente ter o leite seguinte para não ter a pressão de tirar no momento em que ela pede (ex. agora tira o leite que irá beber daqui a 4 h e bebe o que tirou anteriormente). O stress é inimigo da amamentação.
Boa sorte!

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Tive essa experiência, respondo mais tarde.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, boa tarde, a minha não mamava, por causa dos bicos ou porque era malandra ou eu nao sabia dar de mamar. nem sei. Facto é que tive de tirar com a bomba. Ia sempre a colocando ao peito, mas já ia com 3 semanas e já estava desistindo porque ela só berrava. Até que um dia uma tia minha ficou chocada e me disse que devia colocar ela ao peito que ela ja estava maiorzinha e que tirar com a bomba era um martírio. Lá voltei a insistir com mais vontade e nesse mesmo dia ela mamou pela 1º vez. Numa mama. Depois fui insistindo com a outra e depois ela começou a mamar nas duas. Esqueci a bomba e dei exclusivamente do peito até 5 meses. Altura em que ela fazia já muito coco, muito mole e ficava toda suja e era muita roupa para lavar por dia, entao decidi introduzir a sopa. Por isso, o meu conselho é que siga o seu instinto de mãe e não desanime Sorriso

Sarita A -
Offline
Desde 09 Out 2017

Olá
Como o meu primeiro filho não conseguia mamar na mama, eu extraia o leite para lho dar por biberão. Fiz isso por 10 meses.
Tem vantagens. Outra pessoa pode dar-lhe o biberão, sabes sempre quanto bebe, não ficas na dúvida se está ou não a beber o suficiente..., mas se fosse hoje, tentaria sempre que ele mamasse na mama, pela vinculação, pelo miminho, é muito mais prático, e menos cansativo, e a amamentação é muito mais gratificante (experiência com a minha filha).
Se tiveres mesmo de o fazer, extrai leite sempre que o bebé beber leite. Eu dava-lhe leite, adormecia-o, e de seguida extraia o leite para a próxima refeição. Convém ter sempre pelo menos uma refeição de avanço para não stressar....
É natural que das primeiras vezes não saia a quantidade que pretendes, pois a extração requer calma, confiança e prática, e nem todos os extratores são iguais (o que resultou melhor para mim foi um manual de uma marca menos conhecida). Se puderes tenta testar alguns na maternidade. Depois é tentar nunca desistir, e extrair sempre e regularmente. Eu extraia o leite, regularmente, com intervalos máximos de 2, 3 ou 4 horas (consoante a idade do bebé), a produção acabou por aumentar até ao desejado, durante o tempo que foi necessário.
Como é um processo mais cansativo, pois estás a recolher leite numa altura em que poderias estar a descansar, podes pedir ao pai, à avó, etc, que dê o biberão, para poderes extrair leite ao mesmo tempo e descansares com o bebé (o que também facilita a produção de leite).
Não lhe "facilites" a vida, e usa os biberões com as tetinas que recomendam, mesmo que o bebé pareça fazer muito esforço a sugar. Esse esforço é benéfico e necessário (até para a estrutura maxilar), e facilita o regresso à mama.
Se puderes, quer na mama, quer no biberão, o teu leite será o melhor para o teu bebé, o que compensa o sacrifício...
Se não puderes, o teu amor será mais que suficiente.
Felicidades.