O tic-tac não para | De Mãe para Mãe

O tic-tac não para

Responda
60 mensagens
Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Bem, só venho cá deixar um desabafo. Já sei que vai soar a falta de sensatez. Mas também é preciso às vezes dizer sem grandes filtros o que o nos vem à cabeça. Pelo menos ajuda a limpar.

Terceiro ciclo de tentativas e os sintomas de TPM chegaram hoje ao final da manhã. Lá vieram as moinhas, as dores na lombar, e a lágrima fácil que já cá andava desde ontem. Gravidez à primeira tentativa em 2019 com perda às 6 semanas e meia. 35 anos. Ciclos menstruais de 24 dias… (Estarei a entrar na menopausa precocemente? Que medo tenho que isso me aconteça.) O corpo funciona. Sem quistos nos ovários, sem miomas, “um útero muito jovem”, diz o médico (o quê que isso quererá dizer?). E uma gravidez à primeira com aquela experiência horrível nas urgências. “Perdi o bebé? – Qual bebé? Isso nem uma gravidez foi!” (Sim, não se chegou a ver sequer o saco, foi tida como química). O raio da médica era mais nova do que eu. Disse-me aquilo com uma expressão de obviedade e sarcasmo típica de adolescente em fase da estupidez. Só faltou um “daah!” no final. Apeteceu-me ser bem maternal na altura e dar-lhe uma boa lição de moral, já que se esqueceu da ética e da deontologia que aprendeu na faculdade. Pateta da miúda. Não estivesse eu um caco a suster um choro compulsivo que durou uma semana.
Um ano depois e uma reviravolta na vida e cá estamos nós a tentar. O rapaz está cheio de otimismo. Quer três filhos. Duas meninas no mínimo (como se pudéssemos escolher!). Já anda a ver casas maiores. Já viu de tudo. Já sabe que há carrinhos duo e trio e que o trio é melhor porque a alcofa serve para não-sei-quê. Mas o que ele quer mesmo é um marsúpio. Mais cama de viagem para quando formos aos avós; mais os nomes, que não consegue decidir para menino. Mais dar beijinhos na barriga para dar boa sorte… E eu, lá nos confins escondidos das minhas entranhas, estou cheia de medo. Ciclos a encurtar – será que estou a entrar na menopausa? Oh pá, nunca saiu daqui uma criança, o meu útero convenceu-se de que não serve para nada? Cansou? Fechou a loja? Está em greve? E que raio da M que vem religiosamente certa e nem uma porcaria de um susto me prega? Tenho um cronómetro cá dentro, ãh? Será da água de hortelã que bebo ao almoço e ao jantar…? Li não sei onde que a hortelã não se deve consumir quando se tenta engravidar porque ajuda a vir o período. Acabou-se a água de hortelã! Não bebo mais. E o inhame, que diz que faz bem a regular o ciclo. Lá vai ela à procura do inhame no supermercado, para regular um ciclo num corpo que veio com cronómetro grátis incorporado. Oh céus, que afinal o que faz mesmo bem é o abacaxi. Come até fazer aftas na língua. Não beber álcool. Não tomar café. Não fumar. Não enervar. Evitar o Stress. O quê? Evitar o stress? Que bricandeira!
A M vem daqui a dois dias. Por este andar amanhã está cá, só para me lembrar que os anos estão a passar e ela está cá desde os 10 anos de idade, a estourar-me os óvulos todos os meses, como se aos dez aos eu me fosse reproduzir. Parvoíce de biologia! E no ciclo passado gastei a porra toda dos testes onestep de 50 cêntimos e agora só tenho dos mais caros. Recuso-me a usar o Clear Blue. Ainda tenho a foto do clearblue que fiz no ano passado. Nunca um sinal mais (+) me pareceu tão bonito. E se se repete tudo outra vez? Agora só quero testes de linhas paralelas.
Porquê que ninguém nos explicou um dia que isto não é nada fácil e nos coloca sob tanta pressão? Já leram aqueles artigos sobre “o que fazer antes de engravidar”? Mas é que nenhum manda ir fazer psicanálise, pá? A sério? Nem psicoterapia? Nem uma consultinha de 15 minutos com um psicólogo só para ver se aparentemente está tudo bem cá nos circuitos internos da parte mais alta do sistema, para ver se tanta pressão não vai fazer curto-circuito? Que raio! Andamos nós tantos anos a evitar uma gravidez para depois chegar à hora e ser assim? Ah, agora não dá que ainda estou a estudar. Ah, agora não dá que estou em estágio. Depois os contratos de 6 meses – “Porra um filho é pra vida toda. É melhor esperar. E se acaba o contrato? Como é que é?” Depois é o mercado de arrendamento que passa a exclusivo dos 10% mais ricos do mundo ou é convertido em camaratas hippie-chic para os broncos dos turistas ingleses virem mirar as miúdas. E depois finalmente um contrato sem data de fim, mas a centenas de km de casa. Vai de malas e bagagens – “pelo menos já podemos ter filhos”. Oh pá, que piada! E agora, que tudo isso está secundarizado porque já se percebeu que a crise é permanente, que até um raio de uma pandemia de um vírus com nome de tabaco reles nos veio acontecer porque não podemos não estar em crise, e que “o momento ideal” é um artefacto para nos pôr a trabalhar sem qualquer outro objetivo de vida, o útero está em greve! Hibernou!

Desculpem-me. Isto é só um grande parêntesis ao otimismo que nos deve acompanhar nesta fase de tentativas.Mas é assim que nos confins das minhas entranhas os medos intrusivos por vezes se sucedem. Num emaranhado irracional e sem nexo nenhum. É que, caramba, o tic-tac não para mesmo, e não consigo evitar ficar preocupada.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Para ser breve e pragmática (e com a experiência de 4 anos de infertilidade):peça análises hormonais ao seu ginecologista,incluindo a anti mulleriaba. Acaba-se já o fantasma da menopausa precoce.
O resto já sabe, 3 ciclos ao 35 anos não é indicador de nada e já ter engravidado uma vez é um bom prognóstico.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

*anti-mulleriana

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Também para ser breve e pragmática: tenho ciclos de 23-24 dias e sempre os vi como uma vantagem: se não engravido neste ciclo, tenho menos para esperar pelo próximo. Não tive qualquer dificuldade de engravidar nos meus filhos (o primeiro no primeiro ciclo e a segunda no terceiro). Calma e boa sorte Sorriso

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Sorriso obrigada pela boa dose de pragmatismo! O meu médico só assume que há um problema quando houver indícios disso. Portanto, só ao fim de 6 meses. E bem, porque não há razão médica para assumir problemas por enquanto. E espero que não venha a haver! Apesar destes anseios, também tenho o coração cheio de esperança de que vai correr tudo bem. Esta fase é uma grande mistela de emoções!

Não me levem a mal as mães que passaram por longas batalhas de infertilidade. Até me senti pequenina agora. 4 anos nesta batalha é duro, Guialmi. Deu-me uma boa lição de humildade, esse número. Espero que tudo tenha terminado bem.

Obrigada a todas vós que participam neste fórum. Está repleto de mulheres cheias de força.

Foncita -
Offline
Desde 17 Abr 2020

Passei só para dizer que se calhar em vez de consultas de psicanálise ou psicólogos manhosos, se calhar a escrita pode te fazer bem à alma, e ajudar a canalizar tudo o q sentes aí dentro. Gostei de ler o teu texto e tens uma escrita cativante! Aposta num blog!
Desculpa não dizer nada relacionado com o teu tema propriamente dito, mas quis deixar está opinião.
Boa sorte e que tenhas o teu positivo em breve 😘

Milady_ -
Offline
Desde 18 Jun 2014

Desejo-te muito boa sorte, infelizmente sei o que é a infertilidade e se estás assim insegura o melhor mesmo é procurar um bom GO especialista em infertilidade, para que te possa guiar e acalmar.
Eu acalmo sempre que estou bem orientado medicamente.
Muita força!

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Olá antes de mais revive-me no seu texto. Aos 30 anos após terminar mestrado e especialidade, casada a 3 anos era altura de ter um filho. Na inocência que o tema me tinha sido incutido ao longo dos anos no mês seguinte de deixar a pílula, foi altura de ir a uma consulta de planeamento familiar e tive relações protegidas, iniciei o ácido fólico e no mês seguinte começamos os treinos.... Passaram-se meses e nada por volta dos 9 meses sem nada, nova consulta com a médica de familia... Não te preocupes ainda és nova, faz a medicação de temperatura, as análises básicas e ecografia endovaginal estava normal. Não convencida fui a uma médica ginecologista... Diagnóstico possível ovários policisticos, receitou dikirigen e no fim de 3 meses se não engravidar, procure um médico especialista em infertilidade. Foi o k fiz... Diagnóstico final endometriose e alterações significativas na mobilidade e vitalidade do espermograma. Com isto vários tratamentos negativos... Já lá vão 4 anos e 3 meses... Mtas lágrimas. Isto para dizer k procure um especialista em infertilidade e não qualquer ginecologista, façam um estudo de casal.

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Adorei o seu texto e a forma como escreve 🙂 passei apenas para desejar boa sorte e dizer aquilo que provavelmente já ouviu dezenas de vezes. Um aborto na primeira gravidez é muito comum (também tive um) e 3 meses de tentativas é muito pouco. Certamente ainda nos vamos rir deste tópico daqui a uns meses com a vinda de um positivo!

Joana692 -
Offline
Desde 15 Nov 2019

Olá, esta fase dos treinos, descrita por algumas pessoas como "gira" e "divertida", para mim não tem sido muito assim... É um misto de ansiedade, medo, esperança, frustração... Tenho pena de não a conseguir encarar na "desportiva", com calma, sem grandes expectativas. Tenho pena de não ter deixado a pílula e deixar-me andar, sem fazer planos. Sou demasiado controladora, ansiosa, pés na terra e empenhada. Quero sempre fazer o melhor e esforçar-me o mais possível para atingir os meus objetivos e nesta fase, infelizmente, não estou a conseguir ser diferente. Não consigo não pensar nas mil possibilidades e em como poderei superar os eventuais obstáculos. Não consigo relaxar e deixar na mão do acaso, não faz parte de mim, nunca fui assim com nada e agora também não consigo. E é lixado. É lixado não conseguir controlar, não saber, ver o tempo a passar e os nossos sonhos milimetricamente planeados a serem adiados. É lixado ver o marido a dizer frases iniciadas por "quando tivermos um bebé...", a dar como certo aquilo que mais tememos que não aconteça. Compreendo bem esse medo, mas temos de colocar as coisas em perspetiva e pensar positivo quando conseguirmos. Não te sintas sozinha, estamos no mesmo barco, vai correr tudo bem. Muita muita sorte 🍀🍀🍀

a_lola -
Offline
Desde 30 Set 2015

Adorei o texto 😉 como disseram 3 mês não é nada .... Vai correr bem 🤞

Sobre a_lola

26.11.2015 treinos > 27.01.2016 HCG 576 > meu ❤️
03.2020 HCG+ > AR 13s * 09.2020 HCG+ > AE 6s+3
10.2022 HCG+ > AE 6s+2 * 01.2023 HCG+ > GQ 4+5
24.04.2023 HCG 985 agarra-te meu 🌈🙏🏻
Tiroidite de Hashimoto + trombofilia

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Anotski85 escreveu:
obrigada pela boa dose de pragmatismo! O meu médico só assume que há um problema quando houver indícios disso. Portanto, só ao fim de 6 meses. E bem, porque não há razão médica para assumir problemas por enquanto. E espero que não venha a haver! Apesar destes anseios, também tenho o coração cheio de esperança de que vai correr tudo bem. Esta fase é uma grande mistela de emoções!
Não me levem a mal as mães que passaram por longas batalhas de infertilidade. Até me senti pequenina agora. 4 anos nesta batalha é duro, Guialmi. Deu-me uma boa lição de humildade, esse número. Espero que tudo tenha terminado bem.
Obrigada a todas vós que participam neste fórum. Está repleto de mulheres cheias de força.

Tudo acabou bem, felizmente:) engravidei de gémeas, que já têm 16 anos.
O melhor é não fazer muitas contas nem cronometrar tudo. E estabelecer uma meta realista, o seu médico tem razão em falar em 6 meses. Muito boa sorte!

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

é tão bom ter-vos aí desse lado, nem imaginam. Não me sinto sozinha, não! Sorriso
Uma das coisas que nos aconteceu na 1ª vez foi que, com tanta felicidade, contamos a amigos e família. Somos bastante amigos de alguns familiares e, embora a medo, lá deixei o rapaz partilhar a notícia. E depois, tivemos de ter toda a conversa triste de explicar que afinal não e tal... Agora nem me atrevi a contar a ninguém. Ficou entre nós. Tenho medo de passar por aquilo outra vez. Por isso vocês são mesmo as únicas mulheres com quem troco ideias sobre esta fase, as suas angústias e as suas esperanças.

O meu GO é espetacular. Infelizmente vou ter mudar porque mudei de cidade. Vou tentar marcar consulta com a Dra. Guida Sousa Gomes, é GO na MAC também. Gostava de marcar com a Dra. Maria José Alves, mas não sei se dá consultas no privado. Vocês sabem? Tenho as melhores referências dela. Dizem-me que é espetacular, como pessoa e como médica. De qualquer maneira, eu sou muito certinha nas consultas de ginecologia. Desde que comecei a ter relações sexuais que vou ao GO pelo menos uma vez por ano para fazer citologia e ecografia. Se tivesse sinais de quistos, endometriose ou qualquer coisa assim já se saberia, não?

Quanto à escrita, obrigada, mas não é nada de especial. A maior parte do meu trabalho de profissão é escrever, o que eu adoro fazer, é verdade. Mas não sobre estes temas. Aqui são só desabafos, bem ou mal escritos, o que me importa mesmo é partilhar convosco esta jornada. E apoiar-vos também no que puder. Já me chega a preocupação com a escrita, a sua correção, estilo, etc., no trabalho de todos os dias. Como passatempo prefiro qualquer coisa que me permita desligar o computador.

LAMF, espero, de coração, que o teu positivo chegue em breve. Imagino o quão dura esteja a ser a tua jornada. Mas espero que neste caminho encontres as forças de que precisas. Nisso, como diz a Joana692, estamos no mesmo barco e remamos todas para o mesmo lado. Não estamos sozinhas.

Um abraço apertado!

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Que bom Gialmi! Gémeas Sorriso Oh pá, vocês são um exemplo! Ainda bem que vos encontrei!

guialmi escreveu:

Anotski85 escreveu: obrigada pela boa dose de pragmatismo! O meu médico só assume que há um problema quando houver indícios disso. Portanto, só ao fim de 6 meses. E bem, porque não há razão médica para assumir problemas por enquanto. E espero que não venha a haver! Apesar destes anseios, também tenho o coração cheio de esperança de que vai correr tudo bem. Esta fase é uma grande mistela de emoções!
Não me levem a mal as mães que passaram por longas batalhas de infertilidade. Até me senti pequenina agora. 4 anos nesta batalha é duro, Guialmi. Deu-me uma boa lição de humildade, esse número. Espero que tudo tenha terminado bem.
Obrigada a todas vós que participam neste fórum. Está repleto de mulheres cheias de força.

Tudo acabou bem, felizmente:) engravidei de gémeas, que já têm 16 anos.
O melhor é não fazer muitas contas nem cronometrar tudo. E estabelecer uma meta realista, o seu médico tem razão em falar em 6 meses. Muito boa sorte!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Adorei lê-la. Gostei em especial do humor e só tem de o usar a seu favor. Vamos ser pragmáticas como o seu texto:
35/36 anos? E quê? Hoje em dia diria que o maior stress vem com as tentativas de um primeiro aos 40, antes disso virou banal. Ainda agora uma amiga de 39 teve bebé. E depois veja bem, já engravidou uma vez portanto consegue!!! Pesquise quaaaantas pessoas têm abortos antes de ter o primeiro filho... Muitas, é normal.
Por que carga de água há de achar que vai entrar na menopausa preços?! Por ter menstruado aos 10?! Também é comum... Ciclos curtos são presságio de menopausa? Achei sempre que eram os longos... Não pense nisso, a média de idades é bem acima da sua. Se é para focar nas estatísticas olhe para as que estão a seu favor!!!
O marido está ao rubro, que bom!!! É triste quando lemos que as grávidas vivem muitos momentos "sozinhas" porque o pai não mostra entusiasmo nestas pequenas coisas, o seu mostra, que fixe!!!
Só vai no terceiro ciclo de tentativas, a média são 12 portanto chill.... Ainda por cima pode chillar à vontade porque tem alguém que a lembra de fazer testes e assim... em vez de pressão olhe como se tivesse um Siri ou uma Alexa em casa a fazer lembrete pelo sistema de som... Vai correr bem, desligue o complicómetro!

Menina do calhau -
Offline
Desde 03 Jun 2020

Joana692 escreveu:
Olá, esta fase dos treinos, descrita por algumas pessoas como "gira" e "divertida", para mim não tem sido muito assim... É um misto de ansiedade, medo, esperança, frustração... Tenho pena de não a conseguir encarar na "desportiva", com calma, sem grandes expectativas. Tenho pena de não ter deixado a pílula e deixar-me andar, sem fazer planos. Sou demasiado controladora, ansiosa, pés na terra e empenhada. Quero sempre fazer o melhor e esforçar-me o mais possível para atingir os meus objetivos e nesta fase, infelizmente, não estou a conseguir ser diferente. Não consigo não pensar nas mil possibilidades e em como poderei superar os eventuais obstáculos. Não consigo relaxar e deixar na mão do acaso, não faz parte de mim, nunca fui assim com nada e agora também não consigo. E é lixado. É lixado não conseguir controlar, não saber, ver o tempo a passar e os nossos sonhos milimetricamente planeados a serem adiados. É lixado ver o marido a dizer frases iniciadas por "quando tivermos um bebé...", a dar como certo aquilo que mais tememos que não aconteça. Compreendo bem esse medo, mas temos de colocar as coisas em perspetiva e pensar positivo quando conseguirmos. Não te sintas sozinha, estamos no mesmo barco, vai correr tudo bem. Muita muita sorte 🍀🍀🍀

Revi-me muito neste texto Joana! Sou igualzinha, control freak e ansiosa. Já estou há 10 meses em tentativas e até agora nada. E também adorei o texto da Anotski, muito bem escrito e muito real. Mas desistir nunca e apesar da frustração, tentar manter o optimismo e a esperança, é o que tento sempre fazer! Juntas vamos todas conseguir Sorriso

2BeHappy -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Olá!! Primeiro parabéns pelo texto, tem o dom da escrita... sente-se a alma!!
Depois quero apenas deixar-te algumas palavras.. mas não te iludas que eu não tenho o mesmo Dom que tu.. por isso lê as entrelinhas Careta
Acho que a ansiedade não é de todo nossa amiga.. 1 mês parece 1 ano... 2 meses 3 anos.. é uma eternidade. Passamos parte da vida a pensar que temos controlo de tudo na nossa vida... o que é certo é que pouco ou nada controlamos!! Tomar a pillula (no meu caso) é fácil... um comprido todos os dias e não há que ter medo... o pior é depois perceber que quando o deixamos de tomar não vemos o positivo quando queremos! E aí entramos numa batalha connosco.. tudo nos parece um problema (ás vezes é) e talvez o maior problema mesmo é não dar tempo ao tempo.. querer tudo para ontem.. e aceitar,respirar e não pirar Careta
Fui mãe pela primeira vez aos 31 anos... demorou 6 meses (normal portanto), eu andava descontraída já o manorido stressava que tinha" pólvora seca" (palavras dele ! :D). Gravidez santa assim como o parto. Segunda gravidez aos 35 foi a terceira ... ficamos admirados de ser "tão rápido"... e depois 2 anjinhos no céu que nos tirou o chão. Aí começaram os nossos medos e fantasmas... a inocencia de gravidez santa desapareceu... e o medo quando o positivo aparece veio para ficar. É certo que nada é certo... acredito muito no "o que é para nós está reservado" e tudo é uma aprendizagem!
Viver um dia de cada vez e aproveitar , tentar gerir os nosso medos e receios da melhor forma e principalmente não nos culparmos pela demora do resultado esperado, nós mulheres somos "um bicho" maravilhoso e a roçar na perfeição Careta o nosso corpo é maravilhoso! Se sempre teve tudo bem contigo não há o porquê de pensares que algo está errado. Sorriso
Tive uma colega que tentou engravidar durante 5 anos... fez exames e tratamentos.. nada!
Deixou de ser uma preocupação para o casal.. a vida dela mudou foi para espanha.. passado 2 meses teve o positivo!!! Com 38 anos! Hoje tem um casal! Sorriso
Vai chegar o teu positivo... Sorriso Tem esperança !! Cada uma de nós tem os seu receios e todos são válidos, mas na maior parte das vezes se calhar está um pouco ligado também a nossa frustração de não conseguirmos o resultado desejado!
Um beijinho grande e acalma o teu coração! Sorriso
Quando há empatia tudo é mais fácil e vemos que afinal não estamos sozinhas Sorriso

2BeHappy -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Xiiii desculpa o testamento... juro que ninguem morreu !! Careta

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Obrigada, Diana. É verdade, o meu marido é um pilar nesta jornada. E é um otimista. Ele não me pressiona. Só está a viver esta fase com muito amor e esperança, que é como tem de ser. Eu é que não quero estar sempre a falar dos receios com ele. Não quero minar o modo como ele está a viver esta fase. Acho que tem direito a vivê-la assim, de forma mais despreocupada.

Eu sei que devo ter soado a maníaco-compulsiva! Mas não sou! Mal de mim se não conseguisse por estes receios de lado. Vão ficando em stand by, mas às vezes aparecem...

Só dizer que tb gosto muito de ler as intervenções da Diana cá no fórum. É muito prática e assertiva, eu aprecio muito isso!

Um beijinho

uote=DianaES]Adorei lê-la. Gostei em especial do humor e só tem de o usar a seu favor. Vamos ser pragmáticas como o seu texto:
35/36 anos? E quê? Hoje em dia diria que o maior stress vem com as tentativas de um primeiro aos 40, antes disso virou banal. Ainda agora uma amiga de 39 teve bebé. E depois veja bem, já engravidou uma vez portanto consegue!!! Pesquise quaaaantas pessoas têm abortos antes de ter o primeiro filho... Muitas, é normal.
Por que carga de água há de achar que vai entrar na menopausa preços?! Por ter menstruado aos 10?! Também é comum... Ciclos curtos são presságio de menopausa? Achei sempre que eram os longos... Não pense nisso, a média de idades é bem acima da sua. Se é para focar nas estatísticas olhe para as que estão a seu favor!!!
O marido está ao rubro, que bom!!! É triste quando lemos que as grávidas vivem muitos momentos "sozinhas" porque o pai não mostra entusiasmo nestas pequenas coisas, o seu mostra, que fixe!!!
Só vai no terceiro ciclo de tentativas, a média são 12 portanto chill.... Ainda por cima pode chillar à vontade porque tem alguém que a lembra de fazer testes e assim... em vez de pressão olhe como se tivesse um Siri ou uma Alexa em casa a fazer lembrete pelo sistema de som... Vai correr bem, desligue o complicómetro![/quote]

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Tens toda a razão, 2BeHappy! Temos o tempo todo comprimido e queremos tudo no imediato. É verdade. E isso misturado com a ingenuidade de desconhecer a complexidade destes processos, gera todas estas ansiedades. Mas é difícil ser inocente depois de uma perda. Perdi a minha inocência toda nesse momento e ainda ando a restaurar o que havia de bom nela, e que nos permite viver tudo isto de forma mais leve.

Mas são várias as histórias de casais que conseguem o positivo quando se deixam de preocupar. Talvez o segredo esteja mesmo aí. Pode ser que as férias de verão nos dêem um ajudinha.😜

Um grande beijinho!
E viste como o dia 7 já trouxe dois positivos no outro tópico? O 7 não falha 😄

quote=2BeHappy]Olá!! Primeiro parabéns pelo texto, tem o dom da escrita... sente-se a alma!!
Depois quero apenas deixar-te algumas palavras.. mas não te iludas que eu não tenho o mesmo Dom que tu.. por isso lê as entrelinhas
Acho que a ansiedade não é de todo nossa amiga.. 1 mês parece 1 ano... 2 meses 3 anos.. é uma eternidade. Passamos parte da vida a pensar que temos controlo de tudo na nossa vida... o que é certo é que pouco ou nada controlamos!! Tomar a pillula (no meu caso) é fácil... um comprido todos os dias e não há que ter medo... o pior é depois perceber que quando o deixamos de tomar não vemos o positivo quando queremos! E aí entramos numa batalha connosco.. tudo nos parece um problema (ás vezes é) e talvez o maior problema mesmo é não dar tempo ao tempo.. querer tudo para ontem.. e aceitar,respirar e não pirar
Fui mãe pela primeira vez aos 31 anos... demorou 6 meses (normal portanto), eu andava descontraída já o manorido stressava que tinha" pólvora seca" (palavras dele ! :D). Gravidez santa assim como o parto. Segunda gravidez aos 35 foi a terceira ... ficamos admirados de ser "tão rápido"... e depois 2 anjinhos no céu que nos tirou o chão. Aí começaram os nossos medos e fantasmas... a inocencia de gravidez santa desapareceu... e o medo quando o positivo aparece veio para ficar. É certo que nada é certo... acredito muito no "o que é para nós está reservado" e tudo é uma aprendizagem!
Viver um dia de cada vez e aproveitar , tentar gerir os nosso medos e receios da melhor forma e principalmente não nos culparmos pela demora do resultado esperado, nós mulheres somos "um bicho" maravilhoso e a roçar na perfeição o nosso corpo é maravilhoso! Se sempre teve tudo bem contigo não há o porquê de pensares que algo está errado.
Tive uma colega que tentou engravidar durante 5 anos... fez exames e tratamentos.. nada!
Deixou de ser uma preocupação para o casal.. a vida dela mudou foi para espanha.. passado 2 meses teve o positivo!!! Com 38 anos! Hoje tem um casal!
Vai chegar o teu positivo... Tem esperança !! Cada uma de nós tem os seu receios e todos são válidos, mas na maior parte das vezes se calhar está um pouco ligado também a nossa frustração de não conseguirmos o resultado desejado!
Um beijinho grande e acalma o teu coração!
Quando há empatia tudo é mais fácil e vemos que afinal não estamos sozinhas [/quote]

2BeHappy -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Já vi sim! Nunca desilude o 7 Careta

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Olá a todas!

Venho só dizer-vos que o cronómetro desafiou neste ciclo! ☺️ Dia de vir a M e nada de M! Achava eu que estava a ficar com sintomas de TPM quando abri este tópico. Pois no dia seguinte tinham desaparecido. Ontem também nada, nicles bitaites de sintomas de TPM e nicles sintomas de gravidez. Hoje é dia de vir a M e não há sinais de estar a chegar. De manhã acordei com muito muco tipo hidratante e estava ligeiramente cor de rosa. E continuo com bastante muco mas com tonalidade normal.

Bem, estou outra vez com um bocadinho de esperança, porque de facto a única vez na vida que tive um atraso menstrual estava grávida (foi química como sabem). E uma das coisas que me fez o clique na altura, para além do atraso de um dia, foi precisamente não ter aqueles sintomas de TPM normais (cólicas, dores lombares). Portanto, não sei que pensar. Sei que ando um bocadinho ansiosa e que isso pode provocar atraso, por isso ainda não testei. Devo esperar quantos dias de atraso? O que vos parece? Ontem estava tentada a comprar um teste de detecção precoce, mas como tenho o ciclo curto tenho receio de ter um falso negativo... E além disso esses testes são da clearblue, que eu ando a tentar boicotar 😋 e que costumam dar falsos negativos...

Que dizeis, mamãs mais experientes? Espero quê, 3 dias, uma semana?

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Eu fiz no dia que era para aparecer a menstruação, a meio da tarde e deu positivo. Uma risca clarinha (tinha bebido água para conseguir fazer o teste). Experimenta 😀 fiz um normal e depois lá fui fazer o famoso digital para ter a certeza. Depois vem cá contar 🤗

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Sorriso Obrigada pela resposta Fmmartins. Eu prefiro esperar o dia de hoje, pelo menos. Afinal, até acabar o dia a menstruação ainda pode vir e não pode ser considerado atraso.

Vamos ver. Se não vier amanhã testo. Vou dando notícias, sim Sorriso

fmmartins escreveu:
Eu fiz no dia que era para aparecer a menstruação, a meio da tarde e deu positivo. Uma risca clarinha (tinha bebido água para conseguir fazer o teste). Experimenta 😀 fiz um normal e depois lá fui fazer o famoso digital para ter a certeza. Depois vem cá contar 🤗

Reino Perdido -
Offline
Desde 24 Jun 2019

Boa tarde, pessoal!
Gosto desta conversa e destes desabafos! Sorriso
Por aqui também há 35 anos de idade e 1 ano de tentativas, com toma de proggefik 200mg. Até hoje nada de atrasos nem positivos... Bem, minto. Neste momento era suposto a M já cá estar. Era suposto já cá estar desde segunda feira, mas nada. Tive a dor de cabeça típica na sexta, no sábado e no domingo, mas nada de M. Tenho apenas assim uma coisa castanha no penso diário já há uma semana. Mas não sai nada no papel higiénico quando me limpo. E não tenho qualquer sintoma de nada. Creio que vou fazer o teste no sábado. (Nota: os meus ciclos variam entre os 30 e os 34 dias. Hoje é o dia 38 do ciclo.)

Boa energia para todas!!

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Bem vinda, Reino Perdido! Aqui pode desabafar e disparatar à vontade, que faz muito bem para desopilar! 😉

Esse muco com tonalidade mais acastanhada pode aparecer por várias razões, inclusive implantação. Se já está assim há uns dias e na altura de vir a M (portanto, 15 ou mais dias da ovulação) pode testar porque o resultado já será fiável.

Entretanto, desde o meu último post (há uma horas atrás!) também me começou a aparecer muco com tonalidade mais caramelo/acastanhado. Não sei se é a M ou não, mas já pus um penso higiénico caso seja. Olha, que se lixe! Fiquei rabugenta e já tenho na calha um bom vinho para o jantar. Hoje não sou mais treinante! Eita! Se isto vai durar um ano ou mais , não vou andar com estas restrições todas essa imensidão de tempo. Até me esqueço de ser eu própria. Hoje vamos beber um copo de um bom vinho ao jantar!

quote=Reino Perdido]Boa tarde, pessoal!
Gosto desta conversa e destes desabafos!
Por aqui também há 35 anos de idade e 1 ano de tentativas, com toma de proggefik 200mg. Até hoje nada de atrasos nem positivos... Bem, minto. Neste momento era suposto a M já cá estar. Era suposto já cá estar desde segunda feira, mas nada. Tive a dor de cabeça típica na sexta, no sábado e no domingo, mas nada de M. Tenho apenas assim uma coisa castanha no penso diário já há uma semana. Mas não sai nada no papel higiénico quando me limpo. E não tenho qualquer sintoma de nada. Creio que vou fazer o teste no sábado. (Nota: os meus ciclos variam entre os 30 e os 34 dias. Hoje é o dia 38 do ciclo.)
Boa energia para todas!![/quote]

Reino Perdido -
Offline
Desde 24 Jun 2019

Até tomei ácido fólico ao início, mas da última vez que fui à GO disse-lhe que essa toma me causava ansiedade, que me sentia pressionada, e ela disse para eu parar.
Não deixe de beber o seu vinho durante estes tempos de treinante, que podem ser longos. Vivamos a vida😉

Pat123 -
Offline
Desde 16 Jul 2019

Olá meninas!
Anotski85.... Que palavras ! Tens mesmo um dom! Revejo-me em cada uma das tuas palavras.
Temos a mesma idade...o mesmo percurso e forma de "organizar" a vida!
Infelizmente já passei por dois abortos retidos....neste último ano....
Pensei que a realização do sonho de ser mãe fosse mais simples...mas afinal n tem sido assim.
Neste momento estou animada e vou voltar aos treinos!!! Estamos juntas! Sempre! Bjs

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Não, já me convenci de que só aumenta o stress e o stress não traz vantagem nenhuma neste processo. Mas o ácido fólico não me pressionada nada. Já o estou a tomar há imenso tempo. Aliás, como fiquei grávida no ano passado andei a tomar multivitaminicos próprios para grávidas durante imenso tempo, porque os tinha comprado na altura e achei que mal não me havia de fazer!

De qualquer maneira, este próximo ciclo talvez não vá ser de tenativas para mim, porque vou estar fora de casa na próxima semana. A minha M acabou por vir ontem e como tenho o ciclo curto vou estar no PF na próxima semana. Até me dava jeito que esta M fosse um bocadinho mais longa, portanto. Se for normal, estou fora neste novo ciclo, porque não vai haver cambalhota nenhuma no PF... A via digital ainda não resolve esse problema!
Mas, honestamente, até me vai saber bem parar este ciclo. Fico triste por não poder tentar, mas por outro lado também sinto um certo alívio. Tirar um break vai fazer-me bem. Sorriso

Reino Perdido escreveu:
Até tomei ácido fólico ao início, mas da última vez que fui à GO disse-lhe que essa toma me causava ansiedade, que me sentia pressionada, e ela disse para eu parar.
Não deixe de beber o seu vinho durante estes tempos de treinante, que podem ser longos. Vivamos a vida😉

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Sorriso Olá Pat123!

Imagino que sim, que partilhemos muito de comum. Sorriso Eu costumo dizer que mesmo as pessoas que fazem muito segredo das suas vidas não têm segredos nenhuns! A maior parte de nós tem muito mais em comum do que julga e, por efeito dessa regularidade, rapidamente conhecemos os segredos e as trajectórias dos outros. Segredos de verdade são muito poucos.

Lamento muito que tenhas passado por dois abortos retidos. Não deve ter sido nada fácil e imagino que, tal como foi para mim a perda, tenham sido uma dura dose de realidade. Mas tenta restaurar um bocadinho da inocência que tinha antes de passar isso. Há muito de bom nessa inocência - o espaço para sonhar, a liberdade para ser otimista, a atitude despreocupada. São disposições de que precisamos nesta fase.
Sabes, eu ando sempre numa contradição, como creio que se percebe: volta e meia estou nas nuvens com uma atitude confiante e sonhadora, noutras - normalmente quando vem a M - fico um bocado disfórica e rabugenta, e só me vêm parvoíces à cabeça. Mas bem, isso faz parte. Faz parte do processo. E o que eu acho que é mesmo importante é esta capacidade de regeneração da esperança. O móbil é tão lindo que tem esse efeito em nós. E se for assim a vida toda, ser mãe há-de ser a melhor coisa do mundo. Portanto, continua animada! Espertalhão

Nós estamos por cá!

Pat123 escreveu:
Olá meninas!
Anotski85.... Que palavras ! Tens mesmo um dom! Revejo-me em cada uma das tuas palavras.
Temos a mesma idade...o mesmo percurso e forma de "organizar" a vida!
Infelizmente já passei por dois abortos retidos....neste último ano....
Pensei que a realização do sonho de ser mãe fosse mais simples...mas afinal n tem sido assim.
Neste momento estou animada e vou voltar aos treinos!!! Estamos juntas! Sempre! Bjs

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Olá a todas

Vim só atualizar este tópico do tic-tac... que continua a tocar.
Desde julho até agora já se foram uns tantos ciclos e nada. Mudei de GO e fui fazer análises à tiroide. Esta semana tive o resultado e estou com um quadro de hipotiroidismo subclínico. Penso que não é nada de muito alarmante porque felizmente há tratamentos adequados e simples. Mas fez-me remexer nas memórias da perda gestacional de há um ano e fiquei tão chateada porque tinha este mesmo quadro na altura e todos os médicos me tranquilizaram em vez de me darem medicação. Nem MF, nem endocrinologista, nem GO... E agora que, um ano depois, a TSH continua alta, os anticorpos também, e os meus ciclos estão a ficar cada vez mais curtos, felizmente percebo que a causa pode ser essa. Mas por que razão terão desvalorizado, se se sabe que com a TSH acima de 2.5 a fase lutea tende a encurtar e com ela os ciclos em geral, podendo causar anovulação e abortos espontâneos?
Caramba, isto de ficar à mercê do saber dos outros é uma grande chatice...
Na terça vou ter consulta de GO para mostrar os resultados e já verei com a médica a abordagem a adotar.
.
Alguma de vós teve, ou tem, hipotiroidismo? Querem partilhar a vossa experiência?