THDA - ajuda | De Mãe para Mãe

THDA - ajuda

Responda
12 mensagens
Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Boa noite a todas

Tenho sofrido muito com o meu filho de agora 10 anos. Toma ritalina LA há dois anos mas agora deixou de fazer efeito. Desempenho escolar a vir por água abaixo, muita desatenção e agitação. Alguma violência a lidar com os manos e problemas na escola com colegas (bullying). Anda na psicóloga da escola e esta diz que ele sofre muito a pressão dos pares (gozações provocações etc) e tem a auto estima muito em baixo. Ele disse me hoje: mãe sou um menino mau e não devia ter nascido. Deixou me de rastos. Preciso mesmo de ouvir histórias vossas, conselhos. Não tenho dormido, não tenho conseguido trabalhar como deve ser . …

Beijinhos a todas
Boa noite

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Boa noite Rita,
Já falou com o/a pedopsiquiatra sobre essa questão da medicação?
O que tem feito a psicóloga com ele para trabalhar a auto-estima e estratégias para lidar com essas gozações e provocações dos colegas? E a escola, o que faz com os outros miúdos?
Um grande abraço ❤

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Lamento muito e imagino o sufoco por que está a passar. Ele é seguido por um neuropediatra ou pedopsiquiatra? O que diz o médico que o segue?
Embora a psicóloga da, escola seja uma ajuda, parece - me que o seu filho precisará de uma terapia mais especializada e intensiva. Tente que seja seguido em psicologia clínica no hospital de referência ou, se tiver possibilidade económica, em consultas privadas por um bom profissional.

Ana Maria Costa1 -
Online
Desde 01 Fev 2019

Além do que já foi respondido eu iria o quanto antes falar com a diretora de turma, o bullying só tenderá a piorar a situação dele, o que deve sofrer...

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Olá Rita,

Só posso ajudar um pouco, pois só fui diagnosticada recentemente, mas posso falar em alguns pontos fulcrais:

Quando diz que a Ritalina deixou de fazer efeito não é bem assim😉 existem imensos ajustes a serem feitos nas dosagens, e como o meu neurologista diz: o "tratamento" da TDAH é 70% terapia e 30% medicação.
O seu filho tem de fazer terapia cognitiva comportamental, a psicóloga da escola tem esta componente? Se não, é claramente insuficiente.
Fale com o pedopsiquiatra e peça referências de terapeutas desta área.
Enquanto marca e não marca consulta para o seu filho, dou-lhe aqui algumas ferramentas que vão funcionando com TDAH:
- reforço positivo, o cérebro de quem tem TDAH funciona muito melhor com elogios, reforço positivo ao invés dos castigos e palavras menos bonitas (atenção, não estou a dizer para não ralhar com o seu filho quando tem de ser, mas ter bastante atenção nas palavras)
- estimulação, o cérebro TDHA precisa de maiores doses de dopamina do que o da maioria das pessoas, tentem que ela faça mais vezes as coisas que lhe dão prazer (desporto, video jogos, actividades em família, etc)
- Rotina, apesar de se achar quem tem TDHA não gosta de rotinas (até nós próprios achamos isso😂) as rotinas são fundamentais para o nosso dia a dia correr de uma forma mais fluída.

Apesar de ser um canal em inglês, pesquise no YouTube por How to ADHD, foi uma mãe aqui do fórum que me aconselhou e estou-lhe bastante agradecida pois tem sido uma auto descoberta fascinante. Veja os vídeos com atenção e ponha o seu filho a ver também, para que ele perceba bem a condição dele e as coisas espetaculares que ele pode atingir (o canal é super engraçado).

Se precisar, esteja à vontade para me mandar mensagem se tiver alguma dúvida, mas não hesite em procurar uma boa terapeuta para ele.

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Olá Rita, lamento muito a situação, acredito que esteja com o coração nas mãos.
A acrescentar ao que as meninas acima escreveram, não incidindo sobre o TDHA mas apoiando nas questões de calma, atenção, auto-estima o Mindfulness, com um BOM profissional, pode ser um apoio grande.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Não venho acrescentar muito mais do que foi dito pelas meninas em cima porque foi o que nos foi aconselhado pela pedopsiquiatra e pediatra da minha pequena.
No nosso caso para além do acompanhamento psicológico dela também nos falaram da importância de nós pais sermos orientados e instruídos.

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Boa tarde

ele vai iniciar uma medicação nova amanha. Já vos digo o nome. É nova ca em Portugal e cara. Diz que resulta muito bem e tem menos efeitos secundários. Estou esperançosa. Tive também reunião com a psicóloga que me deu instruções para trabalhar com ele a atenção e a auto estima. Beijinhos e obrigada a todas

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Olá de novo

o medicamente é o Elvanse e é muito conhecido lá fora. Dizem que resulta muito bem mas custa 57€. É o que dizem ser o único senão. Chegou a Portugal só em 2020. Dei hoje a primeira vez. E de 30 mg mas estou a dar metade durante 10 dias.

Depois conto-vos. Já ouviram falar deste medicamento?

beijinhos

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá Rita,
Com a questão da medicação não consigo ajudar mas vou fazer uma leitura. A minha filha é pequena (idade pré escolar ainda) e não é medicada. Só vai começar com a psicóloga. Segundo a pedopsiquiatria para já é a única coisa a fazer enquanto isto não afetar o desenvolvimento (para já tudo ok) e com o ingresso na primária veremos.
Acho interessante o seu tópico, sempre podemos trocar umas ideias 🙂

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Os Fóruns servem para isso mesmo Sorriso troca de ideias e experiencias Sorriso disponível para qualquer duvida ou curiosidade. beijinhos e tudo a correr bem com a sua filha.(O meu só começou com medicação no final do 2ºano).

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Obrigada pela sua abertura e leveza 🙂
Sempre que quiser venha cá, nem que seja para desanuviar e desabafar.
Desejo sinceramente que o seu menino melhore com esta nova medicação e estratégias. Por acaso é a pré adolescência/ adolescência que me atormentam mais e estas questões do bullyng. Li que esse medicamento é prescrito quando a Ritalina não está a ser adequada à situação. Depois de notícias do rapaz 😊
Um grande beijinho.

Outros tópicos relacionados

Indecisa infantario
Olá, estou indecisa em qual infantario por a minha filha, fui ver dois em setubal As Joaninhas ou a Andorinha Nova embora um seja comparticipado as mensalidades sao muito parecidas. Gostaria de saber algumas opniões sobre estes infantarios para...
ama
Olá mamas, tenho duas filhas uma de 5 anos e outra de 12 meses. Desisti de trabalhar para ficar com a minha filha por isso vou tomar conta de crianças pois e algo que adoro. Se precisarem contactem so comecei agora e estou a espera de um menino que...
ofertas na feira de santiago
Ola meninas, hoje fui a feira de santiago (setubal) e estão a oferecer alguns productos da Nestle, no saco vinha um pacote de farinha pepitas de chocolate apartir dos 15 messes (valido ate 02/2012, uma embalaem (dois pacotes)de cereais lacteos de...
o que fazer?
Olá meninas, quero batizar a minha princesa e queria que fosse no proximo mes mas estou com um problema e que não sou batizada. Alguem sabe se eu poderia ser batizada ate ao batizado dela ou como sou adulta tenho que fazer catequese ou algo do...
espaço batizado
Olá, mais uma vez venho pedir o vossa ajuda. Estou a organizar o batizado da minha princesa, iria ser ca em casa até ja começei a comprar as coisas so que a lista de convidados aumentou e tenho receio que nao caibam todos e nao da para excluir...
indecisa
Olá a todas, como ja disse num outro tópico, vou batizar a minha bebecas, sera no dia 18 deste mês. Depois de muito procurar arranjei um espaço, tem tudo incluindo decoração, acontece que agora a minha tia arranjou um outro espaço muito mais barato...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?