THDA - ajuda | De Mãe para Mãe

THDA - ajuda

Responda
12 mensagens
Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Boa noite a todas

Tenho sofrido muito com o meu filho de agora 10 anos. Toma ritalina LA há dois anos mas agora deixou de fazer efeito. Desempenho escolar a vir por água abaixo, muita desatenção e agitação. Alguma violência a lidar com os manos e problemas na escola com colegas (bullying). Anda na psicóloga da escola e esta diz que ele sofre muito a pressão dos pares (gozações provocações etc) e tem a auto estima muito em baixo. Ele disse me hoje: mãe sou um menino mau e não devia ter nascido. Deixou me de rastos. Preciso mesmo de ouvir histórias vossas, conselhos. Não tenho dormido, não tenho conseguido trabalhar como deve ser . …

Beijinhos a todas
Boa noite

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Boa noite Rita,
Já falou com o/a pedopsiquiatra sobre essa questão da medicação?
O que tem feito a psicóloga com ele para trabalhar a auto-estima e estratégias para lidar com essas gozações e provocações dos colegas? E a escola, o que faz com os outros miúdos?
Um grande abraço ❤

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Lamento muito e imagino o sufoco por que está a passar. Ele é seguido por um neuropediatra ou pedopsiquiatra? O que diz o médico que o segue?
Embora a psicóloga da, escola seja uma ajuda, parece - me que o seu filho precisará de uma terapia mais especializada e intensiva. Tente que seja seguido em psicologia clínica no hospital de referência ou, se tiver possibilidade económica, em consultas privadas por um bom profissional.

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Além do que já foi respondido eu iria o quanto antes falar com a diretora de turma, o bullying só tenderá a piorar a situação dele, o que deve sofrer...

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Olá Rita,

Só posso ajudar um pouco, pois só fui diagnosticada recentemente, mas posso falar em alguns pontos fulcrais:

Quando diz que a Ritalina deixou de fazer efeito não é bem assim😉 existem imensos ajustes a serem feitos nas dosagens, e como o meu neurologista diz: o "tratamento" da TDAH é 70% terapia e 30% medicação.
O seu filho tem de fazer terapia cognitiva comportamental, a psicóloga da escola tem esta componente? Se não, é claramente insuficiente.
Fale com o pedopsiquiatra e peça referências de terapeutas desta área.
Enquanto marca e não marca consulta para o seu filho, dou-lhe aqui algumas ferramentas que vão funcionando com TDAH:
- reforço positivo, o cérebro de quem tem TDAH funciona muito melhor com elogios, reforço positivo ao invés dos castigos e palavras menos bonitas (atenção, não estou a dizer para não ralhar com o seu filho quando tem de ser, mas ter bastante atenção nas palavras)
- estimulação, o cérebro TDHA precisa de maiores doses de dopamina do que o da maioria das pessoas, tentem que ela faça mais vezes as coisas que lhe dão prazer (desporto, video jogos, actividades em família, etc)
- Rotina, apesar de se achar quem tem TDHA não gosta de rotinas (até nós próprios achamos isso😂) as rotinas são fundamentais para o nosso dia a dia correr de uma forma mais fluída.

Apesar de ser um canal em inglês, pesquise no YouTube por How to ADHD, foi uma mãe aqui do fórum que me aconselhou e estou-lhe bastante agradecida pois tem sido uma auto descoberta fascinante. Veja os vídeos com atenção e ponha o seu filho a ver também, para que ele perceba bem a condição dele e as coisas espetaculares que ele pode atingir (o canal é super engraçado).

Se precisar, esteja à vontade para me mandar mensagem se tiver alguma dúvida, mas não hesite em procurar uma boa terapeuta para ele.

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Olá Rita, lamento muito a situação, acredito que esteja com o coração nas mãos.
A acrescentar ao que as meninas acima escreveram, não incidindo sobre o TDHA mas apoiando nas questões de calma, atenção, auto-estima o Mindfulness, com um BOM profissional, pode ser um apoio grande.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Não venho acrescentar muito mais do que foi dito pelas meninas em cima porque foi o que nos foi aconselhado pela pedopsiquiatra e pediatra da minha pequena.
No nosso caso para além do acompanhamento psicológico dela também nos falaram da importância de nós pais sermos orientados e instruídos.

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Boa tarde

ele vai iniciar uma medicação nova amanha. Já vos digo o nome. É nova ca em Portugal e cara. Diz que resulta muito bem e tem menos efeitos secundários. Estou esperançosa. Tive também reunião com a psicóloga que me deu instruções para trabalhar com ele a atenção e a auto estima. Beijinhos e obrigada a todas

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Olá de novo

o medicamente é o Elvanse e é muito conhecido lá fora. Dizem que resulta muito bem mas custa 57€. É o que dizem ser o único senão. Chegou a Portugal só em 2020. Dei hoje a primeira vez. E de 30 mg mas estou a dar metade durante 10 dias.

Depois conto-vos. Já ouviram falar deste medicamento?

beijinhos

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá Rita,
Com a questão da medicação não consigo ajudar mas vou fazer uma leitura. A minha filha é pequena (idade pré escolar ainda) e não é medicada. Só vai começar com a psicóloga. Segundo a pedopsiquiatria para já é a única coisa a fazer enquanto isto não afetar o desenvolvimento (para já tudo ok) e com o ingresso na primária veremos.
Acho interessante o seu tópico, sempre podemos trocar umas ideias 🙂

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Os Fóruns servem para isso mesmo Sorriso troca de ideias e experiencias Sorriso disponível para qualquer duvida ou curiosidade. beijinhos e tudo a correr bem com a sua filha.(O meu só começou com medicação no final do 2ºano).

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Obrigada pela sua abertura e leveza 🙂
Sempre que quiser venha cá, nem que seja para desanuviar e desabafar.
Desejo sinceramente que o seu menino melhore com esta nova medicação e estratégias. Por acaso é a pré adolescência/ adolescência que me atormentam mais e estas questões do bullyng. Li que esse medicamento é prescrito quando a Ritalina não está a ser adequada à situação. Depois de notícias do rapaz 😊
Um grande beijinho.