Testemunho parto no CMIN (Maternidade Júlio Dinis) | De Mãe para Mãe

Testemunho parto no CMIN (Maternidade Júlio Dinis)

Responda
13 mensagens
inesrv -
Offline
Desde 13 Fev 2020

Olá a todas!
Estou a escrever este tópico porque acho que todas queremos ouvir/ler testemunhos positivos sobre partos quando estamos grávidas...
Tive a minha bebé no CMIN no passado dia 15/01/2020.
Já estava grávida de 40s+5d e fui à urgência pq o desconforto já era para lá do suportável (tinha indução marcada para 2 dias depois, como é suposto ter). Quando lá cheguei, já depois de ter sido observada e de estar tudo ok, a bolsa de águas estoirou. Por isso, em vez de regressar quietinha a casa, fui para a sala de dilatação onde comecei a fazer medicação para iniciar as contrações.
As contrações e a dilatação começaram a evoluir bem e até de forma "rápida" e umas horas depois, já com cerca de 6 dedos de dilatação e contrações regulares a 5min, colocaram-me epidural.

Colocaram-me a epidural para aí em 5 minutos e não tive qualquer dor ou desconforto (só um formigueiro na perna direita, mas a médica avisou antes que poderia sentir isso e para não me mexer e consegui cumprir). Só que depois da epidural o trabalho de parto abrandou imenso... E estive praticamente 7h com a mesma dilatação e as contrações ficaram irregulares.
Só depois disso, é que a coisa voltou a evoluir e ouvi da parteira um "vamos lá fazer nascer a sua bebé!".
O parto foi muito melhor do que qualquer vez em que pensei sobre o assunto (e pensei muitas vezes...). Foi feito por 2 parteiras, o pai assistiu, tive 3 médicos internos de ginecologia e 1 estagiária de enfermagem a assistir também (não se assustem, só ficaram porque eu aceitei e não me incomodou nada).
As pessoas foram sempre super prestáveis e simpáticas comigo, e confesso que isso ajudou muito a sentir-me confiante e sem medo (era a minha primeira bebé e o meu primeiro parto...).
Demorou cerca de 2h até ouvir o choro da criança, mas sempre com muita boa disposição (eu estava realmente muito feliz por finalmente a minha criança ir nascer e acho que contagiei a "comitiva" toda), muito cansaço meu (foi muito tempo em trabalho de parto - 19h no total), muita ajuda do pai (foi tão bom tê-lo comigo) e 2 parteiras excecionais (que não conhecia de lado nenhum, mas que nunca vou esquecer).
Senti sempre que elas iam fazer o melhor por mim, que iam decidir bem, que ia estar "protegida".
Tiveram que fazer episiotomia pq a bebé era grandita (nasceu com 51cm e quase 4kg), mas sem dores - não doeu nada nem o corte nem a coser e passado 1 mês estou impecável.

Espero que as vossas experiências sejam tão boas como a minha... Só posso dizer bem de todas as pessoas que encontrei lá: desde as senhoras da limpeza aos médicos e enfermeiros. Sinceramente, mudou radicalmente a minha maneira de olhar para os enfermeiros (parteiras e enfermeiras do internamento) e agradeci o tempo todo o facto de terem tornado a minha experiência tão positiva).

Esperança lopes -
Offline
Desde 12 Jul 2019

Ola adorei a forma como descreveu o seu parto , e fico feliz por si por ter corrido tudo bem , estou gravida quase de 19 semanas e sei que ainda me falta um bom bocado pra a hora do parto , mas é a minha primeira gravidez e sou tao nova nisto de gravidez e bebés e partos e prontos dou por mim a sofrer de ansiedade quando penso que ainda falta me umas semanas pra fazer a eco do 2° trimestre ( so de pensar que algo de mau pode acontecer e acabar com o meu sonho deixa me com pensamentos negativos ) mas pronto
O parto ha de ser aqui no Hospital Garcia de Orta em almada , e nao sei como sao la as coisas e se os medicos e enfermeiros sao pessoas responsaveis e com bom senso enfim .. bom era se todos os partos fossem assim como o seu 😉😉 , porque basta olhar pra as historias que se ouvem de pura negligência da parte dos médicos ou enfermeiros ... mas prontos eu espero ter a sua sorte 😊😊
Felicidades pra si e para o seu bebezinho 🙂

Joana Carvalho ... -
Offline
Desde 06 Dez 2018

Olá mamã. Fico feliz por si. Eu também vou ter na maternidade Júlio Dinis. No entanto tenho algumas dúvidas.

Só pode assistir uma pessoa ao parto (pai ou familiar) certo?
Após ter o bebê sai para a o quarto? Ou dão algum banho ao bebê.... Já ouvi dizer tanta coisa. O pai pode ficar consigo o tempo todo? Eu estou com 31 semanas, e anciosa.

TA2020 -
Offline
Desde 23 Set 2019

Olá.
Obrigada pelo teu testemunho. Vou ter a minha bebé na MJD em Agosto e é bom ler relatos de pessoas que passaram por lá.
Felicidades para a família. Sorriso

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ainda bem que tudo correu espetacularmente bem!
Eu tb tive essa sorte no primeiro parto.
So espero que o 2o seja igual.
Agora disfrute! Sorriso

inesrv -
Offline
Desde 13 Fev 2020

Esperança, é impossível não ficar nervosa... É uma situação pela qual nunca passámos e queremos o melhor para o bebé que temos na barriga Sorriso
Olhe, o Garcia de Orta é dos melhores hospitais para ter bebé, por isso tem tudo para correr bem Sorriso

inesrv -
Offline
Desde 13 Fev 2020

Olá Joana!
Sim, a não ser que seja uma cesariana de emergência ( e esse é o pior cenário, é quando o bebé ou a mãe correm risco de vida), o pai pode sempre assistir. Ou seja, mesmo que seja uma cesariana sem perigo, pode assistir também.
Só pode assistir 1 pessoa, mas pode ser quem a Joana quiser: a sua mãe, uma amiga, o pai do bebé..
O pai só saiu na altura em que colocaram a epidural, mas no restante tempo esteve comigo. E depois de ter o bebé,se tiver a sorte de ter um quarto individual (peça à enfermeira quando entrar para ter o seu bebé, se houver algum quarto livre pode ficar para si), então até durante a noite o pai do bebé pode ficar consigo.

Quando a minha bebé nasceu, o pai depois ajudou a limpá-la e a vesti-la. Não dão banho à bebé logo quando nasce, mas a bebé fica limpinha (a minha ficou só com um bocadinho de sangue do parto seco na cabeça, mas no dia seguinte saiu tudo no banho). O bebé nunca sai da sua vista.

Não fique ansiosa que não vale a pena! Prepare tudo com tempo para o seu bebé, e aproveite da melhor forma esse período mágico Sorriso

Joana Carvalho Alvadia escreveu:
Olá mamã. Fico feliz por si. Eu também vou ter na maternidade Júlio Dinis. No entanto tenho algumas dúvidas.
Só pode assistir uma pessoa ao parto (pai ou familiar) certo?
Após ter o bebê sai para a o quarto? Ou dão algum banho ao bebê.... Já ouvi dizer tanta coisa. O pai pode ficar consigo o tempo todo? Eu estou com 31 semanas, e anciosa.

Joana Carvalho ... -
Offline
Desde 06 Dez 2018

Ola mamas obrigada pelas vossas experiências!!!

Cátia Eiras -
Offline
Desde 15 Fev 2020

Boa noite.
Pode-me dizer o que é preciso levar para a mala de maternidade?
Obrigada Sorriso

Joana Carvalho ... -
Offline
Desde 06 Dez 2018

Cátia Eiras escreveu:
Boa noite.
Pode-me dizer o que é preciso levar para a mala de maternidade?
Obrigada

Eles pedem isto!!!!

Cátia Eiras -
Offline
Desde 15 Fev 2020

Muito obrigada Sorriso

Joana Carvalho ... -
Offline
Desde 06 Dez 2018

Cátia Eiras escreveu:
Muito obrigada

De nada mamã

TA2020 -
Offline
Desde 23 Set 2019

inesrv escreveu:
E depois de ter o bebé,se tiver a sorte de ter um quarto individual (peça à enfermeira quando entrar para ter o seu bebé, se houver algum quarto livre pode ficar para si), então até durante a noite o pai do bebé pode ficar consigo.

Olá Inês. Vou ter a minha bebé na MJD nos primeiros dias de Agosto e, na última consulta, por acaso este assunto calhou em conversa com a enfermeira. O que ela nos explicou foi que os quartos individuais estão, normalmente, destinados a casos muito específicos (mães adolescentes, casos sociais difíceis, etc.) e que era bastante difícil conseguir ficar num.
A Inês chegou a ficar num quarto desses? Bastou referir à enfermeira que, se houvesse disponibilidade, gostaria?

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?