Testemunho de um I.V.G. | De Mãe para Mãe

Testemunho de um I.V.G.

Responda
33 mensagens
Happy.Ness -
Offline
Desde 17 Abr 2011

Sei que este assunto irá gerar grande polémica,que muitas de vós me irão condenar com as vossas palavras, mas antes que isso aconteça, quero que saibam que, com este testemunho, a minha única intenção é elucidar as futuras mamãs do que realmente é um I.V.G., e tudo o que acarreta.Faço-o porque desejo que alguém tivesse feito o mesmo comigo quando precisei duma luz que me guiasse.Não tive essa sorte.Infelizmente, quando tive de tomar a difícil decisão de fazer um I.V.G., tudo apontava para que essa fosse, de facto, a decisão mais acertada.Aquela que traria menos consequências para mim, para o pai do meu filho, e mais importante ainda, para o ser que ainda não tinha nascido, e que a cada dia que passava crescia mais um pouco no meu ventre.Hoje sei o quão ingénua fui.Hoje tenho o coração cheio de amargura e arrependimento, e o pior de tudo é sentir que não mereço nada melhor, pois afinal fui eu que assinei a sentença de morte do meu filho. Fui eu que consenti que alterassem os desígnios da Natureza, e o arrancassem de dentro de mim.
Que tipo de mulher impede uma criança de nascer só porque é o mais conveniente?Uma assassina.Estava eu longe de imaginar que um dia me encontraria em tal situação e já tinha essa questão no meu consciente.Por muito que tentasse não conseguia compreender as razões que levam uma mulher a tal acto.Numa questão de minutos passei a fazer parte desse grupo de mulheres assassinas, o que fez de mim uma hipócrita também.Não querendo justificar o injustificável, irei apenas enumerar os factos para que tudo o que acabei de vos dizer faça algum sentido.
Engravidei sem planear, e por muito que o povo diga que "hoje em dia só engravida quem quer", a verdade é que não tomei precauções por estar convicta de que jamais iria ficar grávida. Tinha acabado uma relação de 2 anos, em que só tinha tomado a pílula nos primeiros meses e nunca tinha ficado grávida.Estupidamente pensei para mim que talvez fosse estéril, embora nunca tenha consultado um médico por não querer ter essa certeza oficialmente.
Quando fiquei grávida só conhecia o pai do meu filho há 2 meses e nunca estivemos numa relação.Tinha sido uma noite que não se iria repetir.Apesar disso, imediatamente decidi que não iria abortar.Comecei a acompanhar os testemunhos de mães e futuras mães que vibravam com os seus positivos, e enchia o coração de ternura.
Rapidamente tudo se transformou num pesadelo.Quando contei ao pai do meu filho que naquela noite tinha ficado grávida, as suas primeiras palavras foram "eu apoio-te em tudo".Senti que podia respirar de alívio, senti que não estava sozinha e que iria poder viver a minha gravidez com serenidade.Segundos depois apercebi-me que o apoio de que ele falava, só se aplicava se eu fizesse o aborto.Nem tive tempo para assimilar a felicidade que é suposto uma mulher sentir quando descobre que foi abençoada com um filho.
Fiquei completamente destroçada, mas ainda assim consegui unir forças para lhe dizer que não iria ceder à vontade dele.Foi aí que o pai do meu filho me afogou com as suas lágrimas.Nunca tinha visto um homem chorar com tanto fervor.Chorava porque não estava preparado para ser pai, porque sentia que não iria conseguir amar o filho, porque não tinha estabilidade financeira para sustentar uma criança, porque só nos conhecíamos há 2 meses e não sabíamos nada um do outro...porque, porque, porque.Enfim, ele tinha mil razões para que eu matasse o meu filho, e zero para que o deixasse viver.
A chantagem emocional foi de tal forma intensa que acabei por me sentir tal e qual ele me descrevera: egoísta, traidora, mentirosa, medíocre, basicamente um ser humano do mais baixo nível.Comecei a acreditar que, de facto, não tinha o direito de ignorar a vontade dele, que não tinha o direito de colocar uma criança no mundo contrariamente ao seu desejo.Estava estampado no seu olhar o sofrimento que esta gravidez lhe estava a causar, de tal forma que, aos poucos, mentalizei-me que a melhor solução seria, inevitavelmente, abortar.
Concordei em fazê-lo, mas quando chegou o dia da consulta não fui capaz e deixei-o sozinho no hospital.Virei-lhe as costas com a certeza de que eu iria ser uma MÃE com M GRANDE, e que o meu filho nunca iria sentir a falta do pai porque eu tinha amor suficiente pelos dois.Escolhi o nome, tinha aquele pressentimento que era um menino.
Contudo, ao aperceber-me que estava a colocar as minhas convicções num patamar mais alto do que as dele, e que isso lhe causava um sofrimento extremo, duvidei novamente do direito que tinha de decidir sobre a vida ou morte dum filho que não era desejado pelo pai.Mais tarde fui assaltada pela realidade, e a realidade é que eu estava sozinha no mundo desde os meus tenros 5 aninhos.Eu própria nunca tinha tido um pai, ou uma mãe.O mais próximo que tive duma família foi uma madrasta que se viu forçada a aceitar uma criança que não a dela, e que, apesar de ter feito o melhor que estava ao seu alcance, esteve sempre aquém do que se espera duma mãe.Comecei a imaginar o pior dos cenários.E se eu adoeço, e se morro prematuramente?Quem cuidará do meu filho?Quem lhe dará o amor que ele merece?Ninguém tem o poder de substituir amor de mãe, nem amor de pai, e o meu filho, antes ainda de nascer, já tinha perdido o amor do pai.
Por todo o sofrimento que estava a causar ao pai do meu filho, e por todo o sofrimento que poderia causar ao meu filho, decidi interromper-lhe a vida no dia 18 de Março de 2011, às 8 semanas e 5 dias de gestação.
Fi-lo na Clínica dos Arcos em Lisboa e pedi anestesia geral na esperança de nunca mais acordar e não ter que lidar com a minha decisão. Mas acordei...arregalei os olhos e perguntei já acabou?Uma auxiliar dirigiu-se a mim e respondeu "Sim.Estão aqui as suas roupas, vista-se e espere lá fora pela médica".Imediatamente comecei a chorar compulsivamente.Não tenho memória do que aconteceu a seguir, só sei que quando dei por mim já estava numa sala de espera a enxugar as lágrimas para que o pai do meu filho não me visse a chorar.
Ao final da tarde, já em casa, comecei a sentir dores fortíssimas, que me levaram a vomitar e a perder o controlo do meu próprio corpo.Não sabia até que ponto era espectável sentir dores tão intensas, nem conseguia perceber se aquelas dores eram o reflexo da mutilação emocional que me estava a consumir por ter morto o meu próprio filho.A verdade é que após 3 dias e alguma febre cheguei ao meu limite.Fui internada com uma infecção uterina e, após estar medicada, fui submetida a uma curetagem.Posso afirmar com toda a certeza que, pior que a dor física, foi a dor que senti quando um dos médicos apontou para o monitor, aquando duma ecografia, e me disse "isto são restos, vamos raspar".Pareciam cacos a preto e branco.O que restava do meu filho eram cacos e eu era a única responsável. Quis ter o poder de unir aqueles cacos, como se fossem um puzzle, e voltar a ter o meu filho a crescer dentro de mim...
Tomei a decisão de fazer um I.V.G. porque achei que fosse o melhor para os três, mas a verdade é que olho para trás e não compreendo como fui capaz de tamanha atrocidade.
Todos os dias tenho pesadelos, e todos os dias dou por mim a chorar a morte do meu filho.
Dedico este testemunho a todas as mulheres que ponderam a hipótese de interromper a vida dos seus filhos.
O meu Isaac faria hoje 13 semanas...

Madrinha da Linda vimz*Que a força da sabedoria esteja contigo

agcor85 -
Offline
Desde 01 Jun 2010

muita força linda! é só o que te desejo! e que a vida te sorria mais vezes! as vezes mais vale agir com o nosso coraçao! quando me deparei com uma situaçao identica, quando pensei no ivg imediatamente pensei, vou-me arrepender para o resto da vida e decidi ter o meu filho que é a minha alegria de viver!

beijinhos fofos!

Sobre agcor85

Foste a surpresa mais maravilhosa que a vida me deu!15-11-2010 Salvador Gabriel és a luz da vida dos papás!
MANA DE GRAVIDEZ DA QUERIDA MAMA CRIS E RICA!SALVADOR TENS UM PRIMINHO DE LUXO (FRANCISCO)!
PARABENS MADRINHA!A TUA ESTRELINHA JA BRILHAAAAA! Sorriso
VOU TER SAUDADES TUAS AFILHADA LINDA(GABRIELA)! Sorriso MADRINHA FELIZ DA NEXITA1982!A TUA FÉ E GARRA VAO AJUDAR-TE A FAZER BRILHAR A TUA ESTRELINHA! Sorriso
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63889 Piscar o olho obrigada pela visita e pela preferência! Sorriso neste blog há cada coisa! Finalmente novidades no meu blog! agora é que é: http://gracinhasemiminhos.blogspot.com/ novidades em alta! é só espreitar! e agora tambem miminhos feitos por mim =)porta-chaves personalizados! vejam alguns exemplos no meu blog, mas tb posso incluir nomes ou qualquer outra coisa! ;D

fabipaulo -
Offline
Desde 20 Jan 2011

a mha gravidez comecou como a tua tendo eu 19anos e ngm k m apoie mesmo assim por muito amar o meu namurado adquidei dele pelo meu filho todos m viraram as costas foi um inferno os primeiros 3meses e tudoo pk kiis seguri a mha gravidez, hj estou de 18semanas continuo a seguir sozinha mas com a diferenca de k agora o meu namurado ja ker ser pai mas nao estams juntos apenas viu k nao era crianca nhuma eu fiz vou assumir, chorei mt, tive mal de dnheiro tive dois principios de aborto passei por tudo sozinha mas estou aki e o meu filho vira e tera mt amor. e por mt medo do futuro que eu tnha orgulho me de ter tomado a decisao k tomei.

Sobre fabipaulo

Amo te mt minha cristiana que estas pra chegar Espertalhão a ti e ao pápa super babadão Piscar o olho vces sao a mha razão de viver <3

Butterfly20 -
Offline
Desde 25 Mar 2011

Ola Sorriso

Assim que li o teu tópico lembrei-me do que se passou cmg Preocupado
Foi exactamente a mesma coisa, exactamente na mesma altura!
O meu namorado, apenas há 4 meses, virou'se para mim e disse: Se quiseres continuar cmg vais ter que fazer um aborto, so assim puderemos continuar uma relação!! Nao estou preparado para ser pai!!!

Bem o mundo caiu, eu chorei, chorei, e estava desesperada Preocupado Estive quase a ceder, mas não o fiz!!
Hoje estou grávida de 13 semanas, e ele apoia'me em tudo, nunca me abandonou, está um pai babado, e a toda a hora me pede desculpa e diz que nos ama imenso Careta

Querida, ás vezes as pessoas reagem pelo choque do momento,dizem coisas que não querem ... Depois passa!
Mas olha, o tempo cura tudo Espertalhão Com certeza vais receber um dia, o teu POSITIVO e vai ser mt desejado! Não te sacrifiques mais, pq não foste egoista, simplesmente pensaste no teu bebé ...
Se precisare de alguma coisa diz Sorriso

Beijinhos

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥(♥)♥♥40

CFMS -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Ola..
Tiveste imensa coragem para fazer o que fizeste, não me pediste opinião mas mesmo assim, acho que não foi a melhor atitude.
Contudo,não sou ninguém para te recriminar e longe de mim estar a dizer te o que deves ou não fazer.. Espero de coração que recuperes bem, pois assim poderás ter uma vida melhor..mas a dor que sentes agora vai te perseguir sempre..
Pensaste realmente em tudo, mas acho que no fundo não pensaste em ti..
Eu perdi o meu bebé as 10semanas e senti me mal comigo mesma porque tive que o tirar de dentro de mim..
Não penses que estás sozinha no mundo porque de certeza que alguém te deita a mão..
Não sei se continuas com esse rapaz, mas não devias ter pensado aceitado a chantagem que ele fez..
Mas ,olha tem força para seguir a tua vida.. um dia ela vai te sorrir de uma maneira melhor..
Desculpa qualquer coisa, não foi minha intenção julgar te mas é só a minha opinião.
Beijocas.

BabyFlower -
Offline
Desde 03 Dez 2010

So te tenho isto a dizer Palmas! Palmas! Palmas! Palmas!
*
Foste uma mulher forte por tentar lutar pelos dois,
Foste-te a baixo por tamanha chantagem,
e hoje es uma mulher forte proque viste que erras-te.
*
agora so te desejo forças para lutares contra esse arrependimento
Palmas! Palmas! Palmas! Palmas! Palmas!

A minha Maria já nasceu no dia 14 de Janeiro às 15h59m com 47cm e 2,650kg.
Amo-te filhota Apaixonado Apaixonado Apaixonado

alessaefilhote -
Offline
Desde 09 Maio 2010

Sinto muito pelo que estas a passar!

No inicio da minha gravidez tambem o pai do meu bebe no meio duma discusão acessa,em frente ao centro de saude,e nao ouviu quem nao quis,para eu abortar!

Sofri com essas palavras.Encostei-o a parede e disse que se quisesse fazer parte da nossa vida muito bem,senao seguisse em frente!

Também eu minha querida,desde cedo me vi so no mundo!Mas hoje estou perdida na felicidade de ser mae!

Hoje sofres como ninguem e nao sei o que isso é!Lamento muito e desejo que encontres paz e sigas em frente!

Ninguem tem de criticar ninguem...Já basta a culpa,o arrependimento...Por isso minha querida,segue em frente!

Nao sei a tua idade mas tens muito tempo pela frente para colcar neste mudo uma criança que vai ser bem amada!

Um beijinho muito grande para ti

♥♥♥Mama de 3♥♥♥

nayr -
Offline
Desde 18 Out 2010

Posso dizer que chorei a ler o teu testemunho... nao é que alguma vez tenha passado pr tal situação...mas pela veracidade emocional que tu colocas-te em cada palavra. Digo-te que és uma mulher de coragem, por teres partilhado este pedaço da tua vida connosco, muitas se limitariam a guradar essa mágoa so para elas.
Por isso és um mulher corajosa.
Eu em particular, tenho uma opiniao bem forte sobre a IVG, no entanto compreendo e respeito que cada mulher tenha o poder decisao sobre o seu corpo.
Neste momento, tens que conseguir aceitar, e no fundo perdoares-te a ti própria para conseguires recuperar a tua serenidade.
Não te quero julgar...ninguem tem esse direito... mas quando falamos de um bebé...eu penso que realemnte é o melhor "dom" que uma mulher pode ter...o de conceber um filho...
As vezes adversidades da vida pregam-nos partidas...e fazem-nos "escorregar"... agora só resta...recompores-te... construires uma relação....e desejares ter um bebé Sorriso
Um beijinho grande
*

P.s: (Isaac...vai ser o nome do meu bebé)

Sobre nayr

nayr*

palexandre -
Offline
Desde 27 Mar 2011

Olá,

O maior castigo de um ser humano é o peso na sua própria consciencia e os remorsos. Ninguém tem o direito de lhe apontar o dedo, o q fez foi errado é um facto, mas isso não dá o direito a julgarem-na. Felizmente nunca passei por uma situação semelhante, hoje até posso dizer q jamais o faria, mas as circunstâncias por vezes geram os actos. Não se penalize mais, isso não vai emendar o erro já cometido, concentre-se no futuro e no que a vida ainda tem para lhe dar, poderá entender q é fácil falar pq estou "de fora", mas eu não sei o meu dia amanhã, ninguém o sabe, e com toda a certeza estas seriam as palavras q eu gostaria de ouvir. Levante a cabeça e encare a situação de frente, errou e agora?Não há mais nada a fazer, apenas poderá redimir-se do seu erro tomando, de futuro, as devidas precauções para que situações como estas não se repitam na sua vida: Muitas felicidades e sorte na sua vida. Um beijinho

Patrícia M. Alexandre

vimaria -
Offline
Desde 08 Out 2010

Que tenhas muita força para ultrapassar e saber lidar com a tua decisão, bjs grandes.

Sobre vimaria

13/11/1996 nasceu o meu João; 16/04/2004 nasceu o meu Diogo; 28/11/2010 nasceu a minha Bruna
Já tenho madrinhas a linda Isa.( a minha joaninha) e afilhadas Joana (a minha joaninha), a Laís da minha querida Miriamrodrigues, o Salvador da linda mijbp e a Kikara (que é muito querida)
-------------------------------------------------------------------
http://roupinhasdavimaria.blogspot.com/

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Arrepiei-me ao ler-te...
Votei sim no referendo do aborto, mas era incapaz de o fazer...
O teu testemunho é dos mais arrepiantes que já li...
Muita força!
Beijinhos

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

Mãe.BaBaDa -
Offline
Desde 09 Maio 2010

Olá
Eu não sou ninguem para te criticar portanto prefiro não comentar o que fizes te, apenas contar um pouco da historia da minha gravidez.

Eu engravidei com 15 anos, já namorava com o pai do meu filho a 8 meses e pouco, ele na altura tinha 14 anos.
Descobri que estava gravida, contei ao pai do meu filho e ao resto da familia dele, fizeram me chatagem, dizeram que era uma egoista e que ia estragar a vida do filho, e bla bla. Alias eles queriam me arranjar um clinica particular para abortar. Eu no iniciu nem disse nem disse que fazia nem que não fazia, fui a MAC para confirmar a gravidez, estava de 9 semanas, ainda podia fazer ivg, mas quando o vi na eco, comecei a pensar tanto, que dize para mim.
-Filho nunca te vou fazer mal, vou lutar por ti, ate nap poder mais.
E assim foi, contei aos pois dele que não iria abortar, eles ficaram todos contra a minha mãe porque ela me devia ter obrigado a aborta. Desde esse momento ate o nascimento do meu filho nunca mais dei noticias, quando ele nasceu a minha mae mandou sms a dizer a avo , que já era avo. Ah e mais uma coisa, a minha familia tambem ficou contra mim, tios e primos, mas minha mãe fez o que eu achava certo Espertalhão
Hoje não me arrependo de nada, sou a mãe mais babada do mundo. E a familia paterna adoram todos o meu filho, e somos uma familia feliz

Purple -
Offline
Desde 30 Out 2008

...ao ler o teu relato.

Imaginando a dor que sentes neste momento não me parece que exista alguém capaz de te criticar.

Acredito que a dor vai melhorar, um dia de cada vez, até conseguires viver conformada com o que se passou. Até lá desejo-te muita força.

Beijinhos

Sobre Purple

"Believe in life and life will believe in you."

Afilhada a triplicar da Rita Anti, marçalves e Anacpr Sorriso

Happy.Ness -
Offline
Desde 17 Abr 2011

Às mães que, apesar das adversidades, levaram as suas gravidezes até ao fim, não tenho nada senão elogios.
São verdadeiras MÃES-CORAGEM, e quem me dera a mim ter sido inundada de sabedoria quando fiquei grávida.
Criei este tópico precisamente por saber que cometi um erro terrível. Todos os dias sou atormentada com uma miscelânea de sentimentos que me atiram ao chão e me resumem à minha insignificância.Mesmo a dormir não tenho descanso, pois todas as noites é um pesadelo diferente.
A essas mesmas mães agradeço o vosso testemunho, as vossas palavras poderão mudar o destino de muitas crianças que ainda estão por nascer

Madrinha da Linda vimz*Que a força da sabedoria esteja contigo

Martuxa84 -
Offline
Desde 28 Jan 2011

Minha querida ninguém é ninguém para te julgar!
Desejo-te tudo de bom, força e um beijinho grande!

Sobre Martuxa84

Positivo: 9/11/2010
DPP: 28/06/2011

A Maria João nasceu dia 18-06-2011 às 14h 27m!
2,600kg, 46cm!

Happy.Ness -
Offline
Desde 17 Abr 2011

Não estou preocupada com julgamentos, até porque eu própria já me condenei.
Apenas abro o meu coração porque gostaria que alguém tivesse feito o mesmo comigo.

Madrinha da Linda vimz*Que a força da sabedoria esteja contigo

soniaclaro -
Offline
Desde 06 Abr 2011

aqui ninguem e ninguem para te julgar ja basta o teu sofimento pois e horrivel,tambem passei por um aborto se bem k espontaneo mas tambem tive infeçao e vi tudo o k tu viste,e so te desejo muita sorte e que sigas em frente amanha sera outro dia e outro e outro...
mas quanto a mim e sobre o teu namorado,e nao sou ninguem para julgar pensa se sera a pessoa certa para ti...
muita força corajosa e sejas felizzz
beijinhoss

**Madrinha babada da F M**Força afilhadinha**:)
Vem ai uma Beatriz amamos-te filhaa
***Madrinha orgulhosa da Sarasousa e Matilde..****:)
***Afilhada da querida twin_mumy!..:))

Nelita c -
Offline
Desde 04 Abr 2010

Bem sei que não à dor no mundo que possa ser pior que a que sentes.
É dificil para quem está de fora e longe da situação perceber o que fizes-te, mas eu conheço quem já o tenha feito, e digo-te o arrependimento e a dor que as pessoas que o fazem sentem, é o pior castigo. Não é preciso que ninguem critique , para quem o fa não se perdoar nunca mais
Das poucas palavras de apoio que te posso dar, apenas te queria dar força e capacidade para que te possas perdoar a ti msm

Beijinhos e a maior felicidade do mundo

claudiaflora -
Offline
Desde 16 Nov 2009

olá,não consegui ficar indiferente ao teu testemunho:-(
sofro de sindrome de ovarios poliquisticos e esperei 2 anos para conseguir engravidar atraves de inseminação arteficial. foi maravilhoso saber que estava grávida e ter toda uma corrente de familia e amigos a festejar comigo.Estou de quase 29 semanas.não consigo imaginar um sofrimento como o que tu passas-t. Ao contrário de mim a minha irmã engravidou quando tinha 17 anos,isto há 26 anos atrás. Ela só teve coragem de contar aos meus pais quando tinha 7 meses, imagina. nessa altura um assunto destes, imagina!! Ela teve a sorte de seguir em frente com a gravidez, imagino o que terá ela sofrido em silêncio. Teve uma linda menina, e que ironia do destino faleceu vai fazer 3 anos com uma leucemia. Já estava criada, curso tirado e a trabalhar e morre estupidamente aos 23 anos com uma leucemia. a minha irmã sofre diariamente com esta perda. TAL COMO TU SOFRES A PERDA DO TEU FILHOTE!!
Minha linda, nem imagino o quanto possas estar a sofrer, mas tens de seguir em frente, nunca esquecer o teu isaac, e da próxima vez que engravidares dar ao teu outro filhote todo o amor que tens para dar.
Ninguém tem o direito de te criticar, e nunca deixes que o façam. do pai do teu filho devias afastar-te para fazeres o luto do teu bebe e seguires em frente.

Um beijinho de muita força e lamento mt a tua perda.

Claudia Flora
Obrigada IVI(1ªIIU A 11 e 12 de Outubro 2010) DPP- 6/07/2011

cri1980 -
Offline
Desde 09 Jan 2011

Como eu te compreendo, estive prestes a seguir os teus passos, o pai da minha filha e futura filha por isso ignora-nos, e sabes o que me levou a não o fazer ? eu aos 18a pasai por um mas na altura ainda era ilegal, e por isso compreendo a tua dor, não á dia que não passe que não me arrependo do que fiz,mas tambem sei que se não o tivesse feito hoje não tinha conhecido a minha filha nem a minhaa futuraa princesinha, vais sentir essa dor muito tempo , quando chegar a altura em que o teu filho devia nascer vais chorar assim como cada vez que veres um bebé, mas garanto que apesar dessse vazio e ódio que sentes por ti agora um dia vai atenuar, acredita que esse dia vais chegar e quando voltares a engravidar vais amar o teu filho logo após o teste positivo e vais encontrar forças extraórdinárias pra enfrentar toda gente, um beijinho muito grande e muita força!

Sobre cri1980

03-10-2008- finalmente encontrei o que tanto procurava http://sonhos-tecidos.blogspot.com/, miminhos para os nossos tesouros

Lyli -
Offline
Desde 26 Ago 2010

Fiquei emocionada, arrepiada e sem palavras com o teu testemunho.
Desejo te muita força! Acredito q um dia irás ser muito muito feliz!
Não tenhas dúvidas disso Sorriso
O teu Isaac estará a olhar por ti sempre...

Sobre Lyli

Positivo 09/09/10! É uma meninaa!! A minha Lylianne nasceu dia 18 de Maio 2011 às 04h15, com 3680kg e 51cm, às 40semanas + 4! Amo te tanto filha!
♥ O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA ♥
Madrinha e afilhada da Margarida, da Lillys e da T Sofia Beijinho
E madrinha da Andreýýa!

Desde 25 Ago 2010

Falaste de coração aberto para todas nós. Por isso as tuas palavras foram muito comoventes. Imagino a angústia de engravidar num momento em que nunca se pensou em filhos e em que não há uma relação estável. julgo que numa circunstância dessas qualquer mulher viveria o mesmo dilema do que tu...
Sei que a decisão que tomaste como tu já própria reconheceste não foi a melhor, mas o importante foi teres reconhecido isso!
Agora a vida continua, não te martirizes tanto, concerteza terás uma nova oportunidade para te redimires!
Eu fiz uma interrupção médica da gravidez ás 23 semanas e tanto eu cm o meu marido desejavamos mto este bebe, mas o destino, Deus, sei lá... assim não o entendeu e eu acredito que se aconteceu é porque me estava destinado, por isso tds os dias limpo as lágrimas e sorrio com a esperança de que o próximo filho será abençoado...
Se te conforta pensa como eu, pensa que este não te estava destinado e lembra-te que tu podes ter sido responsável pelo que aconteceu, mas mais responsável foi o pai que nunca te apoiou, nem tão pouco ponderou deixar o seu pp filho nascer, ele sim manipulou-te numa altura em que tão vulnerável estavas.
Sei o quanto custa perder um filho e cm é dificl viver com essa perda e conformarmo-nos... mas faz cm eu não te conformes e continua a viver em busca de uma nova benção!
Muita força!

IMG - ás 22 semanas e 6 dias(3/02/2011)

Afilhada da querida aifos83.Madrinha de uma mamã mto especial,a querida amaia e da querida Malu_ka!!!

Happy.Ness -
Offline
Desde 17 Abr 2011

Sim estou a fazer o luto do meu filho sozinha.Cada dia que passa é uma batalha.Até porque o Universo se está a encarregar de me presentear com pequenos lembretes do que fiz.No meu 1º dia de trabalho após o I.V.G., o 1º cliente que atendi chamava-se Isaac.Hoje, exactamente 1 mês depois de ter assassinado o meu filho, a 1ª cliente foi uma rapariga da minha idade que trazia nos braços um filhote de poucos meses.Tudo isto podem parecer banalidades, mas para quem se arrepende veemente do que fez, torna-se bastante duro.
O pai do meu filho não faz a mais pequena ideia do que tenho passado. Sempre fiz questão de ocultar o meu sofrimento, de forma a evitar preocupa-lo, e hoje já mal o vejo.
Algumas de vós podem não conseguir compreender isso.É certamente menos trabalhoso encher o coração de ódio e culpabilizá-lo por tudo o que estou a passar.Mas quem sou eu para julgar a sua atitude?Também tenho defeitos, e também já magoei alguém, de uma forma ou de outra.Quem nunca o fez?Afinal, como humanos que somos, basta uma situação inesperada, aliada à pressão, para que ajamos erroneamente.Em vez de o crucificar prefiro perdoá-lo por não ter conseguido desejar a vida do filho.Só assim terei paz.Tenho a certeza que um dia ele será um excelente pai.
Quanto a mim, não sei se algum dia merecerei ser abençoada com um filho, mas se isso acontecer será certamente muito amado por mim. Daquele amor incondicional que só uma mãe tem o privilégio de sentir.

Madrinha da Linda vimz*Que a força da sabedoria esteja contigo

cri1980 -
Offline
Desde 09 Jan 2011

Happy.Ness escreveu:
Sim estou a fazer o luto do meu filho sozinha.Cada dia que passa é uma batalha.Até porque o Universo se está a encarregar de me presentear com pequenos lembretes do que fiz.No meu 1º dia de trabalho após o I.V.G., o 1º cliente que atendi chamava-se Isaac.Hoje, exactamente 1 mês depois de ter assassinado o meu filho, a 1ª cliente foi uma rapariga da minha idade que trazia nos braços um filhote de poucos meses.Tudo isto podem parecer banalidades, mas para quem se arrepende veemente do que fez, torna-se bastante duro.
O pai do meu filho não faz a mais pequena ideia do que tenho passado. Sempre fiz questão de ocultar o meu sofrimento, de forma a evitar preocupa-lo, e hoje já mal o vejo.
Algumas de vós podem não conseguir compreender isso.É certamente menos trabalhoso encher o coração de ódio e culpabilizá-lo por tudo o que estou a passar.Mas quem sou eu para julgar a sua atitude?Também tenho defeitos, e também já magoei alguém, de uma forma ou de outra.Quem nunca o fez?Afinal, como humanos que somos, basta uma situação inesperada, aliada à pressão, para que ajamos erroneamente.Em vez de o crucificar prefiro perdoá-lo por não ter conseguido desejar a vida do filho.Só assim terei paz.Tenho a certeza que um dia ele será um excelente pai.
Quanto a mim, não sei se algum dia merecerei ser abençoada com um filho, mas se isso acontecer será certamente muito amado por mim. Daquele amor incondicional que só uma mãe tem o privilégio de sentir.

Claro que mereces e quando isso acontecer vais sentir uma estrema felicidade, é normal agora ainda te sentires mal, foi exactamente o que te falei no outro comentário!
Quanto ao "pai" do isaac, não deves poupa-lo tudo o que sentires em relação a ele deves-lhe dizer, podes não te sentir melhor mas guardares tudo dentro de ti acredita que é pior, ele teve culpa nos sentimentos que tens agora , nunca se sabe o futuro, podem ficar juntos para o resto da vida como não, agora fingires que esta tudo bem so te vai fazer sentir pior!
Eu sei o que é sermos influenciados por terceiros e acharmos que não somos merecedores de ter um bebé nas nossas vidas, depois de eu o ter feito andei anos a pensas que não podia ter filhos, até ser abençoadaa com estas duas luzes da minha vida, um dia vais engravidar e vais tomar a melhor decisão para ti! Qualquer coisa que precises podes desabafar aqui ou mesmo se quiseres podes-me falar aqui, jinhos muito grandes e muita força é o que te desejo!

Sobre cri1980

03-10-2008- finalmente encontrei o que tanto procurava http://sonhos-tecidos.blogspot.com/, miminhos para os nossos tesouros

BeT25 -
Offline
Desde 22 Jan 2011

Li o teu topico....
Estou numa situaçao parecida com a tua, mas nao fiz a IVG (ainda)...

Espero do fundo do coração que consigas ultrapassar esse sofrimento!
É exactamente isso que nao me deixa tomar a decisao final, o peso na consciencia, o sentimento de culpa, mas conhecendo-me como conheço acho que nao vou ser capaz de fazer IVG...

Ontem fui ao medico informar-me de tudo, ja tenho quase tudo o que e preciso para marcar a IVG, mas estou sempre a adiar o telefonema...

Bem, espero que encontres a força que tanto precisas nesta altura e se precisares de conversar, podes contar comigo!!

Happy.Ness -
Offline
Desde 17 Abr 2011

Obrigada pela força.É sempre reconfortante ver histórias com um final feliz.
Bet25 se sabes que te vais arrepender não faças.Por acaso já tinha lido o teu tópico e só não o comentei porque reparei nas críticas que te fizeram e não queria pôr mais lenha na fogueira.
Eu também sabia que me iria arrepender e ainda assim fi-lo.Acredita que não há um dia que não chore a morte do meu filho.
É demasiado doloroso, demasiado macrabro..só te posso dizer que espero do fundo do coração que tenhas forças para não te colocares numa situação destas.
Bjs

Madrinha da Linda vimz*Que a força da sabedoria esteja contigo

Afilipa2012 -
Offline
Desde 24 Out 2012

.....

Mara1981 -
Offline
Desde 26 Set 2012

Ola nao t vou censurar o q esta feito esta feito,nao ha volta a dar. Sinto nas tuas palavras q estas a sofrer, s o fizeste deus quiz assim porque s ele nao quizesse tu nao o farias. Ja nao era para vir ao mundo esse bebe,nunca fiz nem era capaz. Tenho dois filhos tm engravidei cedo e fiquei sozinha com eles tinha 22 anos quando fiquei sozinha com dois filhos o pai nao quiz saber e com a ajuda dos meus pais e tbm do meu marido q estamos juntos a quase 8 anos estamos a tentar ter um bebe a 2 anos e ja abortei 3 x nao ha explicacao. o meu marido nao tem filhos e entao queremos muito completar a nossa felicidade mas nao conseguimos a cada aborto q m acontecia eu cada vez mais a ir ao fundo mas nao vou desistir eu ou ser mae outra vez tenho fe em deus. E tu levanta a cabeca e com muita fe vais ver que vais ser muito feliz,ainda tens uma vida pela frente forca e nao caias no mesmo erro ok? bjs

Maria ines678 -
Offline
Desde 16 Nov 2015

Boa tarde,
Sei que não é directamente relacionado mas tenho que contar a minha história.
Tenho 26 anos, hoje fui à primeira consulta de IVG. Descobri que estava grávida há cerca de uma semana. Estou de 7 semanas e é me completamente impossível para mim e para o meu namorado neste momento ter uma criança e portanto, a decisão foi desde o início bem clara. Tenho ainda a dizer, que apesar desta certeza sempre houve uma parte de mim que gostava que as coisas fossem diferentes e poder levar está gravidez para a frente.
Na minha primeira consulta, fiquei paralisada de culpa e com medo. Fui atendida pessimamente por uma pessoa que, não sendo objectora de consciencia, me tratou de uma forma que eu achava impossível no mundo civilizado e humano em que vivemos.Para além de me terem introduzido o ultrassom antes sequer de me posicionar correctamente na marquesa, fui tratada de forma arrogante,tendo a médica falado comigo à base da ironia e do sarcasmo. Perante o meu choque (e digo que não sou uma pessoa propriamente sensível que chora por tudo e por nada), comecei a chorar, o que não comoveu muito a senhora que me despachou rapidamente com um "vá se lá embora".
Sou de Matosinhos e isto ocorreu em Gaia. Do restante pessoal, desde o atendimento na recepção até a enfermeira que me aparou a queda da marquesa só tenho boas coisas a dizer.
Infelizmente, tenho que lá voltar para concluir o processo. Respeito quem seja contra a IVG, só não consigo perceber, quem por opção própria (visto que os médicos tem direito a recusa) trata alguém numa situação delicada e difícil desta forma.
Sei que fui irresponsável na minha contracepção e não arranjo desculpas para isso, mas ninguém interrompe a gravidez de ânimo leve. Há algo em nós que nos impele a proteger este ser vivo tão sagrado e só mesmo a realidade da vida nos permite tomar uma decisão destas.
Perante isto, só desejo sorte as futuras mamas e também, a quem como eu se viu nesta situação.

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Maria Inês infelizmente existem pessoas que simplesmente já não conseguem ser imparciais perante uma IVG. Eu nunca fiz porque tive sempre os cuidados máximos para não engravidar mas existe sempre a possibilidade visto nenhum método ser 100% fiável. Eu acho que neste momento em portugal existem muitas pessoas que pensam que a IVG é levada como forma de anti concepcional e, como sempre, metem todos dentro do mesmo saco! às vezes é complicado uma pessoa ser-se imparcial devido às experiências da vida. Por exemplo podem existir mulheres como eu em que demoraram e tiveram de passar por muita dor e sofrimento até que conseguissem engravidar. Ou seja para algumas não é "estalar" os dedos e já está (infelizmente) e o facto de andar a viver só para esse objectivo torna muito mas muito complicado a pessoa não sentir um pouco de inveja ou até raiva e daí a levar a imparcialidade. Eu vou ser sincera felizmente pude fazer tudo o que estava ao meu alcance para engravidar e apesar de ter sido um percurso um pouco demorado e com muitos tratamentos e dinheiro à mistura mas consigo compreender a tua posição pois eu também não queria ter um filho antes de ter todas as condições possíveis e imaginárias. Afinal de contas queremos é o melhor para eles. Sou é contra aquilo que te disse no inicio em de se usar a IVG como método anti concepcional porque existem pessoas que o fazem...tal e qual como a pilula do dia seguinte!

Beijinhos e força Beijinho

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Vinha de Raquel -
Offline
Desde 05 Nov 2019

Ninguém esquece um filho que não nasceu. Há um luto a fazer, uma dor para curar. Na Vinha de Raquel podemos ajudar. www.vinhaderaquel.org