teste de paternidade | De Mãe para Mãe

teste de paternidade

Responda
34 mensagens
danizinha alex -
Offline
Desde 25 Fev 2010

necessito da V. ajuda: o pai do meu bebe (nao vivemos juntos) agora tem duvida em relacao ao nosso filho e pretende fazer o teste antes de registar o bebe. O teste pode ser feito aquando do parto pelos medicos que nos assistem? quanto tempo é necessário esperar pelo resultado? e como se faz entretanto o registo do bebe?
agradecida

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

O pai é obrigado a registar o bebé, se não o fizer, deverás por uma acção em tribunal, para averiguação de paternidade e o tribunal ordenará então a realização do teste. Até isso acontecer, se o pai não quiser registar o bebé, ele fica por registar.
Pelo menos, penso que seja assim que fncione.
Beijinho

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

3Rs -
Offline
Desde 12 Jan 2010

ola, olha ja ouvi dizer aki no forum k esse teste custa a volta dos mil euros. se for por acçao judicial axo k é de borla nao sei.

boa sorte,

Sobre 3Rs

*Raquel*
A 17 de Outubro de 2009 as 13h55 nasceu o meu lindo menino com 3532gr e 52cm chamado Rodrigo. Amo-te muito meu filho.
http://demaeparamae.pt/forum/historio-pequeno-rodrigo-princepe-guerreiro
Madrinha do "pikatchu" Da thinkerbell

nucamato -
Offline
Desde 24 Nov 2009

por nãos erem casados e por haver dúvida por parte do pai, o bebé deve ser registado por ti, ficado o pai como incógnito. assim que venha o resultado do teste o pai poderá proceder à sua inscrição no registo civil como pai do bebé.
Caso não o queira fazer, poderás rapidamente interpor acção em tribunal. Caso ele nem o teste queira fazer, poderás interpor logo a acção.
Se forem casados (mesmo não vivendo juntos) há presunção legal de paternidade e o pai e a sua ida ao registo é desnecessária.

A maternidade faz o teste de paternidade, sim. Pelo menos a MAC faz de certeza (uma amiga minha trabalha lá e um dia fizeram 6 testes para o mesmo bebé :)). Quanto tempo demora, não sei, lamento. E ela está fora não posso perguntar.
Mas de certeza alguma mamã já aí vem responder! Sorriso

Sobre nucamato

A Constança é o terror Sorriso
A Leonor agora é Clara.
E nós somos um pais tolos apaixonados por vocês!!!
20*(*)**25****30****35****
www.receitassecretas.webnode.pt

3Rs -
Offline
Desde 12 Jan 2010

nucamato olha desculpa mas eu nao sei se pode ser so ela a registar, porque eu registei o meu logo no hospital na estefania e como eles tem um sensor anti rapto e a sala de registos fica perto da porta de incendio entao os bebes nao podem ir para akele lado que apita logo e o meu "marido" foi la e levou o meu BI e eu fikei no kuarto e a senhora disse que nao podia aceitar o registo sem a minh assinatura por acaso como a senhora ja me tinha visto deixou ele levar o papel ate ao kuarto e depois eu tb acabei por ir la entregar logo de seguida enkuanto ele ficou com o rodrigo no kuarto mas eu axo que se fosse ao contrario era igual pois ela disse que se fossemos casados nao era necessario autorizaçao kk um dos progenitores o poderiam fazer mas uma vez que nao somos casados é preciso a autorizaçao dos dois. nao sabia que a mae pode registar sem autorizaçaodo pai.

Sobre 3Rs

*Raquel*
A 17 de Outubro de 2009 as 13h55 nasceu o meu lindo menino com 3532gr e 52cm chamado Rodrigo. Amo-te muito meu filho.
http://demaeparamae.pt/forum/historio-pequeno-rodrigo-princepe-guerreiro
Madrinha do "pikatchu" Da thinkerbell

Angelzinha_Ca -
Offline
Desde 27 Fev 2010

Olá Sorriso

Penso que o teste de paternidade pode ser feito logo após o bebé nascer e até antes dele nascer. No entanto, neste último caso, é muito arriscado tanto para a mãe como para a criança e, por isso, é melhor esperar que nasça. Os resultados não devem demorar muito a sair uma vez que são feitos através de uma recolha sanguinea ou de outro material genético e analisados logo em laboratório.

Bem, é tudo o que sei.

Espero ter podido ajudar.

Desde já, desejo-vos as maiores felicidades.

Ca

loureiromarta -
Offline
Desde 08 Ago 2009

o melhor é ligares p um lab a perguntar o tempo e o $ q fica fazer um teste desses.
em relação ao registo, n existem em portugal filhos de pai incógnito. sendo assim, qd registares, ao q sei até daquele caso q andou na tv da esmeralda, se o pai n quer registar, fica só c o teu parestesco e eles perguntam quem pensas q será o pai e dizes o nome dele e o ministério público vai investigar. em havendo base p ser provável q seja ele - testemunhas da vossa relação, ele pp aceder etc - faz-se o teste de paternidade. caso seja afirmativo, como é o caso, fica então ele como o pai legal da criança, c as obrigações q isso implica - em princípio a regulação do poder paternal diz q o bebé fica ctg e ele terá q participar de algumas despesas e tem direito tb a contacto p ele e p a família dele.
tudo de bom, linda, esta é um situação mt difícil p passar numa altura destas em q estamos tão fragilizadas.
beijo

Marta

Vi_Martim -
Offline
Desde 28 Jan 2010

minha querida infelizmente passei por isso, qd saíres do hospital com o teu bebé podes e deves logo regista-lo... Levas duas testemunhas( eu levei)e ele fica registado só com o teu nome! Mas na conservatoria pedes logo ajuda do ministério público pois o pai não quer registar! É um processo relativamente rápido(1 mês) recebes uma carta para ires a tribunal levas nomes e moradas de 2 ou 3 testemunhas como foram namorados , levas postais ou cartas que ele te tenha mandado ou seja provas da vossa relação ! Ele depois vai ser chamado e se não der o nome ao filho o tribunal manda fazer o teste de ADN que é pago 70% pelos os dois e os outros 30 % pelo o tribunal.
Recebes uma carta com a data para fazerem o teste prepara te pk vais vê-lo, entram os 3 para fazerem exames!
E o resultado demora cerca de 50 dias !

Espero ter ajudado se precisares de alguma coisa avisa estou aqui ! Para o que precisares pois sei k édificil ao início mas acredita qd ele/a nascer tu esqueces td !
Agora eu tremo é com medo k ele queira leva lo de 15 em 15 dias mas vou a tribunal fazer td o k eu puder para ele não dormir na casa do pai, pode estar com ele mas vem dormir a casa da mama! Lol
Vamos ver !
Beijinhos minha querida

Sobre Vi_Martim

o meu blog com as roupinhas do meu pimpolho:

http://ostarecosdomartim.blogspot.com

Vi_Martim -
Offline
Desde 28 Jan 2010

ahhhh esqueci-me de dizer mesmo que tenhas dinheiro para pagar metade do teste diz logo no tribunal que estas a passar por dificuldades financeiras! Eles que paguem afinal de contas eles é que gostam de brincar mas não gostam de assumir... É uma tristeza!
Beijinhos

Sobre Vi_Martim

o meu blog com as roupinhas do meu pimpolho:

http://ostarecosdomartim.blogspot.com

nessa26 -
Offline
Desde 10 Ago 2009

O meu filho nasceu há 8 meses, o pai depois dos 4meses de gestação nunca mais quiz saber! Nem sequer o registou, na conservatória como ele nao compareceu foi dito que eles iriam informar o tribunal e que eles proprios iriam abrir um processo de averiguação oficiosa e foi o que eles fizeram... Levei 3 testemunhas, respondi ao processo, e ja la vão 8 meses e o meu filho ainda nao tem o nome do pai!!! Ainda por cima sem isso nao ha regulação de poder paternal e pensão de alimentos... São processos que demoram tempo!!! sabem como é a justiça em Portugal não é!!!! É muito triste quando acontecem estas coisas e ainda para mais esta maldade que fazem a quem é tão indefeso como os nossos filhotes... Há muita crueldade neste Mundo!!!

Sobre nessa26

Ne&Di

Vi_Martim -
Offline
Desde 28 Jan 2010

Nessa26 pk está a demorar tanto tempo?
Fizeram o teste de adn?
Es de onde?
Beijinhos

Sobre Vi_Martim

o meu blog com as roupinhas do meu pimpolho:

http://ostarecosdomartim.blogspot.com

Canguru -
Offline
Desde 01 Set 2009

da vossa situação, nem consigo imaginar o que é ter um filho sem o pai por perto.
Esses homens não são dignos de o serem como podem recusar dar o nome e participar no crescimento de uma nova vida que eles próprios criaram?
Não digo que vivessem juntos mas pai é pai, deveriam ter a consciência muito pesada, pelo que vos fazem passar.

Beijinho e toda a minha admiração para todas as MÃES que contra tudo e todos assumem e amam os seus filhos sem ninguém ao lado.

Sobre Canguru

Mimocas

j.miranda -
Offline
Desde 25 Fev 2009

Sem bem pelo que estás a passar pois passei pelo mesmo com apenas 18 aninhos e grávida de gémeos. Com o desgosto, perdi um dos bebés...
Mas o que já outras mamãs postaram aqui está correcto. Como és solteira, não há presunção da paternidade. Logo, o bebé ficará apenas registado no teu nome até ser feita a averiguação oficiosa de paternidade.
Serás chamada ao tribunal, testemunhas, provas em como namoraram, ele também será chamado, teste de ADN, blábláblá ...
No meu caso demorou 11 meses até o teste e mais 6 para o registo.
Mas isto já foi há 10 anos, n sei se agora é mais célere.

Bjks e mta força!!

P.S.: O "pai" do meu filho só o viu no dia do teste de ADN. Em 10 anos nunca o procurou ...

Sobre j.miranda

Guilherme *** 21/06/2000 *** O meu principe lutador!
Margarida *** 30/04/2003 *** A minha princesa refilona mais linda!
O nosso dia mágico: 11/06/2011
O nosso positivo: 30/07/2011!! DPP: 04/04/2012
*** Madrinha babada do principe Henrique da SofiaFCosta!! ***

nessa26 -
Offline
Desde 10 Ago 2009

Este forum de facto ajuda-nos a encontrar mulheres, amigas, maes, extraordinarias e dou os meus parabéns a ti mamã j. miranda e a todas aquelas que de certa forma conseguiram vencer perante tantos problemas que surgem em suas vidas... Porque quando uma tempestade surge como esta que surgiu pensamos em tudo... Eu pensei em tudo, em cometer loucuras, isolei-me e ainda me isolo de certa forma... São muitos os medos... que nos levam ao isolamento... Ainda é recente! So passaram meses e desejo ter força para superar isto tudo e dar ao meu filhote a estabilidade que ele necessita!!! Voces mamãs ajudam bastante eu tb estou aqui para ajudar no que for preciso... Não desistam tb aquelas que estão no inicio, lutem, procurem informações... tudo para vencer!!!

Sobre nessa26

Ne&Di

Navamãe -
Offline
Desde 10 Jan 2010

Olá!
Eu também estou a passar por um caso semelhante. Namorei um tempo com um rapaz e depois separamo-nos. no final do ano passado tivemos uma espécie de caso e eu engravidei.
Ele ñ quis sabe diz ñ pode ser pai, não quer ser pai e não esta para ser pai (foi mais ou menos o q me escreveu no ultimo e-mail que me escreveu! sim pq ele nunca quis falar cmg!).
Pensei em fazer um aborto (coisa q ele tb sugeriu dizendo: " ainda vais a tempo de não estragar a tua vida e de terceiro!"), mas não fui capaz.
Eu sei q o meu bebe (é um rapaz! :-p) tem de ter um pai, mas sinceramente não a vontade de ter o nome dele no registo de nascimento e ter de lhe dar direito a ele e a família (q também não m apoiou em nada!). Sim, pq deveres sei q à partida ele não os vai cumprir.
Passei um mau bocado até pq tive uns problemas de saúde e tive de tomar decisões difíceis sozinha.
Neste momento acho q ñ preciso dele pra nada...
Alem disso tnh imenso medo q ele a família me tentem tirar o meu menino....
Bem, não sei bem o que fazer.
Estou a pensar procurar um advogado e levar todos os e-mails com as “patacuadas” que ele me escreveu…
Que acham???
Abrigado por partilharem as vossas experiencias.
Bjs.
Susana

Sobre Navamãe

NOVA mãe

Navamãe -
Offline
Desde 10 Jan 2010

Olá!
Eu também estou a passar por um caso semelhante. Namorei um tempo com um rapaz e depois separamo-nos. no final do ano passado tivemos uma espécie de caso e eu engravidei.
Ele ñ quis sabe diz ñ pode ser pai, não quer ser pai e não esta para ser pai (foi mais ou menos o q me escreveu no ultimo e-mail que me escreveu! sim pq ele nunca quis falar cmg!).
Pensei em fazer um aborto (coisa q ele tb sugeriu dizendo: " ainda vais a tempo de não estragar a tua vida e de terceiro!"), mas não fui capaz.
Eu sei q o meu bebe (é um rapaz! :-p) tem de ter um pai, mas sinceramente não a vontade de ter o nome dele no registo de nascimento e ter de lhe dar direito a ele e a família (q também não m apoiou em nada!). Sim, pq deveres sei q à partida ele não os vai cumprir.
Passei um mau bocado até pq tive uns problemas de saúde e tive de tomar decisões difíceis sozinha.
Neste momento acho q ñ preciso dele pra nada...
Alem disso tnh imenso medo q ele a família me tentem tirar o meu menino....
Bem, não sei bem o que fazer.
Estou a pensar procurar um advogado e levar todos os e-mails com as “patacuadas” que ele me escreveu…
Que acham???
Abrigado por partilharem as vossas experiencias.
Bjs.
Susana

Sobre Navamãe

NOVA mãe

mikasS -
Offline
Desde 22 Maio 2011

Olá a todas,
Venho partilhar a minha história e pedir ajuda a alguém que já passou por isto.

Fui violada há uns anos e na altura já namorava.
Engravidei, o meu namorado e eu sabiamos que podia haver a possibilidade de o bebe n ser dele, no entanto ele foi uma homem e assumiu desde logo a paternidade, isto porque a minha mae n kis dar keixa da pessoa.

Passado 4 anos senti de deviamos fazer o teste de paternidade e deu que o meu namorado n era o pai, no entanto e ele continuo a querer a assumir. a minha filha tinha na altura 4 anos.

Há 3 anos casei com ele mas kis o destino de as coisas nao dessem certo de separámo-nos a minha filha tinha então 8 anos.~

Pediu-me para não colocar restrições nas visitas à pekenita e eu acedi visto k eles eram unha com carne.

ele arranjou uma namorada nova, deixou de ligar à filha,e agora deixou de ter kk significado para ele.
Hoje tem uma filha com ela k nasceu há 1 mes.

Ele ligou.me na semana passada a dizer que ia por um processo em tribunal que não ker mais ter o seu nome ligado à filha k criou durante 10 anos.

Não estou preocupada comigo mas como vou explicar à minha filha esta situação?

Sei k ele inda não começou a tratar e sei k as despesas de tribunal ainda são bastantes, mesmo com apoio juridico as despesas com um novo teste, mais outros custos sao a cargo do requerente.

A minha pergunta é: kto tempo pode demorar uma processo destes? E se é possivel ele fazer este tipo de pedido.

A todas as maes que lerem isto não se fiem a 100% nos namorados, quem sofre são os nossos filhos.

Beijinhos a todas.

AnocasPinheiro -
Offline
Desde 24 Abr 2011

Olá. O teste de paternidade a meu ver pode ser feito a qualquer altura. No meu caso quando fui registar o meu filho ele ficou sem o nome do pai porque este não o assumiu. Mas como em portugal não aceitam filhos de pai incognito eu dei o nome e morada do pai e a conservatoria tratou do assunto.Passado uns meses recebi uma carta em casa para ir fazer o teste de paternidade. Felizmente ficou marcada em dias diferentes. O meu filhote nasceu em junho e foi novamente registado em janeiro com o nome do pai. Não demorou assim muito tempo. Mas também já foi a 8 anos. Desejo-te força, pois sei que não é facil passar por uma situação destas.

Navamãe -
Offline
Desde 10 Jan 2010

Olá!
Não sei te dizer se o teste pode ou não ser feito durante o parto. terás de perguntar isso ao teu medico assistente. o inconveniente é que o pai tem de estar presente para o fazer. e provavelmente terás de acarretar com os custos.
o que se passou comigo foi o seguinte:
o meu menino nasceu e eu antes de sair da maternidade fui regista-lo. como o pai não estava presente e eu não era casada o menino ficou registado só com o meu nome. nessa altura a conservadora informou o ministério publico do sucedido. posteriormente fui indiciada num processo de averiguação de paternidade.
fui chamada a prestar declarações (necessitava de dizer quem era o pai e foi-me pedido provas de como tivemos uma relação. eu levei também os dados de 3 testemunhas).
como o pai de mostrou interessado em fazer os testes e eu não me opus fomos intimados a dirigir-nos ao instituto de medicina legal, por ordem do tribunal de família de menores, os três para fazer os testes.
o teste é muito simples e os resultados, no meu caso ficaram prontos muito rápido.
como foi o tribunal de pediu os exames tiveram custo zero. se fores tu ou o pai a pedir já são pagos.
depois de saírem os resultados são ambos contactados e o pai terá de dar autorização para proceder ao averbamento do registo, constando depois o nome dele e dos pais dele.
tu não tens de fazer nada. o ministério publico desencadeia o processo e trata de tudo.
Vais, mais cedo ou mais tarde, de ver o pai do teu filho!
Posteriormente, se nem tu nem o pai desencadearem o processo de regulação do poder paternal, o próprio ministério o fará.
Pelo menos é o que me informaram (ainda não cheguei a essa fase!:P).
Resumindo, e para não teres arrelias durante a fase de gravidez, aconselho-te a esperar até a criança nascer. depois fazes o registo normalmente e o resto o ministério publico trata.
Quem sabe o pai não muda de ideias e ele próprio toma a iniciativa de o registar!!!;)
se quiseres envia-me um um mail ou assim com o teu endereço no msn. Podemos conversar um pouco mais
Bjs e boa sorte!

Sobre Navamãe

NOVA mãe

r1976 -
Offline
Desde 02 Mar 2011

Olá a todas.
Infelizmente a minha história é parecida com a vossa. Estou grávida de 21 semanas, e desde que o pai soube da gravidez que se afastou e nunca mais deu sinal...vivo atormentada com esta situação e com o que ainda vou passar. Como é possível alguém ignorar um filho????? São uns monstros mesmo. O que quero dele é apenas que dê o nome à filha, (é uma menina), mas de qualquer maneira vou consultar um advogado. O nosso envolvimento durou pouco tempo e poucas pessoas sabem. Não quero que mais tarde me diga que nem sabia da gravidez, pois, para se defender, será capaz de tudo. Prefiro que seja um advogado a acompanhar o assunto, mesmo que isso implique um esforço financeiro. Todas merecemos viver uma gravidez em paz, e eu nem isso tenho conseguido.
Beijinho grande e muita força para vocês!

Cassandra Moura -
Offline
Desde 18 Fev 2017

Olá mamas será que o meu atual companheiro poderá dar o nome a minha filha mesmo não sendo o pai? Ajudem me pfv

Cristiana22 -
Offline
Desde 20 Mar 2013

Em portugal nao sei mas aqui na suica, homem k registra um bebe em k sabe bem k nao è o pai biologico è CRIME.

Meu príncipe nasceu a 03.09.2014
3.700kgs 51cm 40s+2d
Minha princesa nasceu a 30.04.2017
2.870kgs 47cm 38s+4d

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

Danizynha Alex falo por experiência própria (aconteceu com a minha irmã) a criança nasce tu vais registá-la e quando perguntarem pelo pai dizes que o pai tem dúvidas e não quer aperfilhar a criança, fica só com o teu nome, depois tens de por a situação em tribunal e o tribunal ordena que façam teste de ADN e depois dando como filho dele ele pode ir ao registo e meter o nome dele como pai, mas para por sobrenomes dele no bebé tem de pagar 50€

Estrelastar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

Olá. Tou na mesma situação já fui a tribunal e demoram mt tempo o pão a ser chamado?e para o teste?

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

Estrelastar escreveu:
Olá. Tou na mesma situação já fui a tribunal e demoram mt tempo o pão a ser chamado?e para o teste?

A minha irmã tinha quase dois meses quando o pai recebeu a carta do tribunal a dar a hipótese de ir registar a criança ou ir fazer o teste de ADN,na altura ele optou por ir registar a criança mas como meter sobrenomes dele tinha de se pagar e como ele não fazia parte da vida da minha irmã a minha mãe não o deixou mudar o nome da bebé, e mesmo dizendo que ele é pai no papel a verdade é que a minha irmã nunca conheceu o pai tem hoje três anos e quando falam no pai dela, ela diz prontamente que o pai é o P... (senhor com quem a minha mãe é casada)

Estrelastar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

Ele registou a criança no tribunal qd foi chamado? A tua irmã como soube que ele registou? Recebe alguma carta a informar?

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

Estrelastar escreveu:
Ele registou a criança no tribunal qd foi chamado? A tua irmã como soube que ele registou? Recebe alguma carta a informar?

A carta basicamente dizia que se ele não regista-se a criança iam para testes de ADN ele decidiu que ia registá-le, foram ao registo civil ele e a minha mãe claro e ele registou a menina (visto ele não poder ir sozinho, a mãe da criança tem de estar disponível) depois foi só informar o tribunal e pronto

Estrelastar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

Ele deve querer fazer teste ...depois nos os dois devemos ser chamados outra vez para o teste achas que demoram mt a chamar.nos?

Estrelastar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

E sobre o abono..quando a tua irmã foi pedir o abono eles não disseram nada que não podia receber ainda por não ter nome do pai?

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

Estrelastar escreveu:
E sobre o abono..quando a tua irmã foi pedir o abono eles não disseram nada que não podia receber ainda por não ter nome do pai?

A minha mãe quando pediu o abono não levantaram problemas até porque tinha os papéis do tribunal, a minha irmã tem agora 3 anos e o pai decidiu que agora já não é o pai é o processo está a ser rápido já para saber o resultado dos testes já avisaram que pode demorar até 9 meses a serem chamados para saber os resultados

Claudia Madureira -
Offline
Desde 26 Fev 2018

Boas preciso da vossa opinião quando engravidei o tempó de gravidez nunca deu a certeza de quem era o pai do meu filho mas o meu companheiro quis assumir sem testes mas já não estamos juntos e tem falhado com a pensão de alimentos como posso me mexer trará complicações para mim tenho testemunhas

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?