Tentante de segunda viagem | De Mãe para Mãe

Tentante de segunda viagem

Responda
3 mensagens
Mae de uma -
Offline
Desde 21 Jan 2020

Olá mamãs..
Gostaria de saber se existe por aqui alguma mamã que na primeira gravidez tivesse tido colo do utero curto. E numa segunda gravidez como correu. Beijinhos

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu tive na primeira e na segunda também. Normalmente depois de uma também se tem nas seguintes e tende a piorar.
Eu tive os dois de termo e nunca fiz repouso absoluto, mas na segunda gravidez consegui entrar de baixa logo no início o que me permitiu chegar a meio numa medida dita normal, tinha 30mm na morfológica. O meu problema é que a partir daí é sempre a cair e como eles encaixam muito cedo ficam a fazer peso. Às 30 e pouco tinha 15mm e às 36 já tinha 70% do colo e 3cm de dilatação.
Aspeto bom, partos super fáceis 😀

catleal -
Offline
Desde 14 Abr 2014

Tive do 1o e fiquei de repouso absoluto e a fazer progesterona a partir das 23 semanas com um colo de 15mm. Nesta gravidez a minha ob já estava atenta e não gostou das medidas na morfológica (apesar de estar dentro dos parâmetros é um valor baixo) e como tenho muitas contrações fiquei de baixa às 22 semanas. O 1o nasceu às 41 semanas e estou confiante que este também se vai aguentar bem.
A probabilidade de ter um colo curto numa 2a gravidez é maior se já o teve numa 1a. Mas é uma questão de estar atenta e alertar a sua ob nas consultas, de certeza que o acompanhamento vai ser mais detalhado e se houver necessidade entra de baixa antes de estar numa fase de risco mais acentuada.