Tema polémico - sogros :) | De Mãe para Mãe

Tema polémico - sogros :)

Responda
8 mensagens
Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Olá meninas,

Ja era para ter feito este post, mas como achava que ia ser um texto gigante andei a adiar. Obrigada a quem tiver paciência para ler e debater este assunto:)
Então, como podem ver tive uma bebé quase à 3 meses. Contámos à nossa família pelas 9 semanas de gravidez e a notícia foi recebida por muita felicidade por toda a gente de ambos os lados… os pais do meu namorado são separados e cada um tem o seu companheiro/a. Acontece que desde que contámos ao pai do meu namorado e respetiva companheira (que não tem filhos), começou por ser uma obsessão muito grande da parte dela, não percebi isso logo, só com o passar do tempo.
Às 12 semanas de gravidez ja nos tinha comprado o berço, banheira, muda fraldas… achei demasiado cedo, mas nao levei a mal, achei que estava contente porque não tinha filhos e estava a aproveitar para se “vingar” no bom sentido de preparar a chegada de um bebé… o problema começou quando montámos o quarto da bebe… ela decidiu fazer uma colcha personalizada, proteção de berço e umas decorações para a parede, sem nos perguntar se gostávamos! Por respeito ao trabalho e dedicação que ela teve, adaptei a decoração à colcha e à proteção de berço, mas a decoração que ela fez para a parede não usei porque sinceramente não gostei e achei que usar tudo o resto ja era uma forma de agradecimento… Não me faz confusão darem roupa mesmo que não seja 100% ao nosso gosto, mas basicamente ela quis decorar ela o quarto da bebé! Não me interpretem mal, sou muito agradecida por todos os presentes que os familiares nos deram.
Quando enviei fotografias do quarto sem a tal decoração de parede, respondeu a dizer “falta o que fiz para a parede”, respondi educadamente que infelizmente não fazia sentido na decoração que pensámos mas que futuramente tentaríamos usar noutra ocasião. Dias depois disse ao meu namorado que eu lhe estava a dar respostas tortas! O meu namorado não percebeu até porque falamos é num grupo que temos de Whatsap e eu Juro que foi só isto que eu disse, até porque nem falo com ela diariamente… comprou um berço para a casa dela, uma cama de viagem, espreguiçadeira… não entendo para que sinceramente, a bebé vai pra a creche!
Passando à frente para não ser muita coisa, desde que q bebe nasceu começou o inferno!!!!!!!! Mal a bebé nasceu quis vir vê-la logo no dia a seguir que saímos do hospital e acreditam que ja trazia um quadro feito a ponto cruz com a data de nascimento, peso altura etc! E disse “toma, mete na parede”. Por acaso eu ja tinha pensado mandar fazer, mas era em madeira e não em ponto cruz!! Mais uma vez como agradecimento meti aquilo na parede do quarto dela…
Queria que fôssemos lá a casa dia sim dia não para ela estar com a bebé, mas… começou a atacar-me! A bebé não pegava na mama então eu extraía com bomba e dava-lhe, mas como a minha produção de leite era baixa dava formula também (recomendado pela medica). Então aquela senhora começou a dizer coisas do género “ é assim tens de dar mama, porque é o papel das mães “ eu expliquei calmamente que tirava com a bomba e que assim até o pai da bebé podia dar e dividíamos as tarefas, a senhora responde “então mas querias ir pra onde para não puderes ser tu a dar leite à bebe??” Ignorei não respondi, comecei a falar para o meu namorado, até que ela diz entre dentes “pois tou a ver que é tudo à tua maneira, a bebe é que devia importar” ??!?!?!?! Pela forma como ela falou parece que ninguém dava de comer à bebe ou que eu a deixava para ir para a borga! O assunto amamentação foi tema mais 2x à terceira eu disse-lhe “não compreendo essa perseguição como a forma como eu alimento a minha filha. Diga-me quais as suas duvidas ou preocupações que eu respondo e assim conseguimos concluir este tema”.depois estava sempre com aquela coisa do “pois, dao muito colo e depois admiram se”. A bebe tava a chorar la vem ela a correr e pega nela, sendo que eu ja estava a caminho do berço e ainda me diz “não ha diferença do teu colo pra o meu, ela vai se acalmar aqui” passado uns 2min com a bebe a chorar pedi que me desse e tive quase que arrancar a bebe do colo dela e obvio que a bebe se acalmou. A ultima que foi a gota de agua, foi quando o meu namorado disse no tal grupo de Whatsap (apos 1 dia da consulta que tivemos) que a bebe tinha displasia da anca e estava muito preocupado com o
Futuro, não sabia o que ia acontecer dali para a frente. A madrastra responde “ epá, mas guardaste segredo disso tudo foi?? Porque estás a contar agora se foi ontem?” Disse isto mesmo assim! Nós aqui tristes com a situação e ela diz-nos isto sem um “vai correr bem”! Para mim acabou nesse dia, disse ao meu namorado que pedia desculpas, porque sabia que era madrastra dele, mas que ela não tem qualquer tipo de noções e magoa tudo o que faz e diz. Ele também nunca se deu muito bem com a madrastra e por isso também concorda comigo e desde essa altura nunca mais viu a bebé, ja la vai mais de um mês. Como nos cortámos a dois jantares lá, ela nunca mais convidou nem quis aparecer aqui… O pai dele vem aqui às vezes enquanto a madrastra está a trabalhar, ja quiseram vir os 2 quando eu iria estar sozinha com a bebé, mas inventei uma desculpa pra isso não acontecer. A minha verdadeira sogra, que eu detestava no passado porque era inconveniente, esta-se a revelar uma avó excelente e já confiei a minha bebé a ela para ir ao médico! Compreende tudo o que sinto e aconselha-me e eu tenho prazer de a ouvir e acabo por seguir muitos conselhos que me dá. Pode parecer coisa pouca, mas ainda tenho muito receio de deixar a minha bebé sem ser com o pai! Nunca pensei dizer isto da minha verdadadeira sogra, mas estou a adorar ve-la neste papel de avó babada.
Para não me adiantar mais, digam-me… eu estou a exagerar?? Eu estou mal? A madrastra quer competir comigo porque não tem filhos ou eu estou a ver coisas onde não existem?

Obrigada e desculpem

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Sónia S. Silva -
Offline
Desde 21 Set 2021

Bem... Filipa!!
Estou aqui eu cheia de insónias grávida entrei agora nos 6 meses apenas e só de pensar no que já aturaste... Gabo-te mesmo a paciência e digo-te não estás nada a exagerar, pelo contrário... Acho que foste é boazinha demais desde o início, sabendo o que sabes agora não tinha aceitado nem berços nem nada sequer, e é mesmo importante que definas limites claros e lhe faças ver que a mãe és tu para ela se colocar no lugar dela, que pessoa intrusiva e sem noção. Acho muito bem que tenhas cortado, eu tb o teria feito, sem inventar qq desculpa, acho que diria muito frontalmente para não se meter na minha vida nem se impor na educação da bebé, nem comprar ou fazer mais coisas sem te perguntar se precisas... Chiça que paciência que tens!
Usufrui da tua bebé e do teu tempo bolha com ela e esquece essas más energias, deixa falar. Há pessoas assim infelizmente não gastes o teu latim nem sanidade a tentar entender ou compreender ou a explicar as tuas escolhas, foca-te em aproveitares a tua menina e descansares, tudo o resto é acessório.
Em relacao à displasia da anca, não te preocupes, tive 2 primitos que tiveram à nascença e são hj adultos perfeitamente normais e felizes cheios de sucesso, acho que só tiveram de andar com uma cinta correctora uns meses, mas isso tem solução e corrige-se.
Muitos parabéns pela tua bebé. Rodeia-te de pessoas que te fazem bem e te passam boas energias e não percas tempo com quem não o faz, nao tens obrigação de agradar, segue o teu instinto e coração e põe-te/vos em primeiro lugar. Beijinhos!

Sónia Silva

AlexaManarte -
Offline
Desde 08 Abr 2021

Para uma pessoa que nem sequer é a avó biológica da bebe tiveste foi bastante paciência. Eu confesso que já me tinha saltado a tampa para a minha sogra se fosse assim, quanto mais se eu me lembrasse que nem avó é tecnicamente e ainda juntado a cena que o marido nem sequer é muito próximo dela. Por isso, tiveste foi bastante bem até agora e não tens que te sentir culpada de nada muito pelo contrário. A que saber por o travão já, senão a situação só tende a pior dia após dia

Positivo - Setembro 2015
15-06-16 as 21:30 nasceu o meu príncipe as 40+4 com 3.580kg 💙
Positivo - Abril 2021
17-12- 21 as 03:29 nasceu a minha princesa as 40+5 com 3.160kg 💗

Anissa. -
Offline
Desde 24 Jun 2022

Tiveste foi muita paciência até agora com essa senhora. Esses comentários que ela fez são mesmo para deitar abaixo. Nada de positivo foi mencionado. Fizeste bem em cortar o laço, se não era um apoio, era só uma dor de cabeça.

Sónia S. Silva -
Offline
Desde 21 Set 2021

PS-tb saía do grupo de whatsapp sinceramente, odeio grupos de whatsapp e além disso, partilhar coisas tão pessoais e privadas em grupo para depois ainda ouvirem bocas e cobranças...Oi? Protejam-se enquanto casal. Quanto mais se conta... mais querem saber.

Sónia Silva

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Muito obrigada a todas pela paciência em lerem o texto gigante e darem a vossa opinião Sorriso

Eu estava com receio de realmente estar a ver mal as coisas, sendo que as hormonas no pós parto são tramadas.
Quando a madrastra me criticava devido ao assunto amamentação sentia-me sempre mal e apesar de saber que estava a fazer tudo o que podia, o que ela dizia ficava a remoer. Uma das vezes que la fomos jantar dissemos que estávamos muito cansados porque a bebé não andava a dormir, uma coisa que era normal e expectável de acontecer visto que ela tinha nascido à pouquinho tempo. A senhora achou por bem propor que a deixássemos lá dois dias para descansarmos. Obviamente eu disse que a bebé não iria ficar lá, não nos estávamos a queixar, estava só a comentar. E ela muito prontamente disse “mas qual é o problema?? Tratamos dela bem. Deixem aí a fórmula e vão à vossa vida”! Alguma vez eu deixava um bebé acabado de nascer na casa de alguém??! Obvio que não.
Depois era a obsessão por me ver a trocar-lhe a fralda. Dizia “então não vais trocar a fralda?? Quero ver” quer ver o quê?! Escusado será dizer que nem lhe trocava a fralda na casa dela.
Em relação às coisas que nos deu, berço, banheira etc… ainda nos vai mandar à cara. Da mesma forma que nos mandou à cara quando comprámos a nossa casa e ela veio ajudar a limpar e a meter as coisas no sitio. Como não a convidámos para vir almoçar ou jantar aqui nos meses seguintes disse assim desta forma “uma pessoa gosta de ajudar, mas depois nunca tem o retorno. Passado tantos meses nem um almoço ou jantar nos convidam”.
A relação entre o meu namorado e o pai ja esteve muito tremida devido a esta senhora e com certeza vai acontecer novamente. Sei que ele responde pouco às criticas com medo disso, mas não é ele que está mal. O pai é que devia ter papel ativo e dizer à sua companheira que é extremamente inconveniente. A competição dela é comigo, porque eu já tenho uma filha, uma coisa que ela nunca teve… o meu sogro nunca quis ter mais um filho e ela aceitou não ter filhos para ficar com ele e agora é uma pessoa com esse assunto mal resolvido.

Realmente o melhor que fizemos foi cortar as idas à casa deles e simplesmente não os convidar aos dois para vir aqui. Vem só o meu sogro durante a semana, mas ela com certeza ja percebeu que o nosso “problema” é só com ela. Precisamos de pessoas boas ao nosso lado e não pessoas que nos deitem abaixo.

Muito obrigada a todas pelos vossos conselhos, sinto-me muito mais descansada agora, mesmo sabendo que ja aturei mais do que devia, sei que não agi mal.
Beijinhos ❤️

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

O problema é que você fez conversa desses assuntos, amamentação etc.. quando fazemos conversa disso, as pessoas acham que podem opinar. Eu evitava essas conversas, falava de assuntos gerais, e se perguntassem, dava resposta curta e.mudava de divisão. Não tenho paciência para os conselhos veste assim veste assado, deve mamar mais deve mamar menos.

ana.dsilva14 -
Offline
Desde 04 Jul 2022

Olá, revi-me completamente na tua história, parecia que tinha sido eu a escrever!

Os meus pais estão separados e a namorada do meu pai (que também não tem filhos mas tem uma obsessão estranha por bebés) fez exatamente a mesma coisa.
Contei-lhe a ela e ao meu pai também por volta das 10 semanas de gravidez e passado 1 dia ela estava na minha casa com uma caixa gigante de enxoval de bebé.

Agradeci a oferta porque eram realmente muitas coisas e ia ser útil no entanto passado uns dias ela já tinha quase outra quantidade idêntica de coisas para trazer e já tinha comprado a mala de maternidade e a primeira roupinha do bebé sem sequer me consultar antes. Quando ela me falou da primeira roupinha do bebé passei-me porque andava todos os dias a receber mensagens dela a dizer “já tenho mais isto” sem sequer me perguntar.

Não querendo ser mal agradecida (tal como tu 😂) disse-lhe simpaticamente que existiam outras pessoas na família que também gostavam de oferecer algumas coisas mas ela não entendeu e tive de cortar relações durante algum tempo.

Entretanto já falamos novamente e ela vem cá com o meu pai a casa regularmente (prai 1 vez por semana) mas sempre que vem traz um saco gigante de coisas (tipo produtos de higiene do bebé todas as semanas como se ele gastasse 1 embalagem por semana). Para não voltar a parecer rude agora simplesmente mando tudo o que tenho a mais para a minha mãe (ela tem uma garagem, que eu uso um pouco como meu armazém para o bebé 😂).
A verdade é que muitas das coisas que ela traz são úteis (tipo fraldas que até hoje ainda não comprei nem 1 para o meu filho) no entanto é um pouco sufocante às vezes não comprar nada para o meu filho porque penso que já tenho a casa a abarrotar de coisas.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?