Tabaco - Testemunho / Conselho | De Mãe para Mãe

Tabaco - Testemunho / Conselho

Responda
17 mensagens
Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá a todas,

Decidi criar este tópico para dar o meu testemunho e um conselho a todas as mamãs e futuras mamãs fumadoras.
Eu sei que este é um assunto muito polémico e espero não receber muitas críticas, pois so eu sei o que passei.

Sempre pensei que assim que engravidasse deixaria de fumar, deixaria de sentir vontade, mas isso não aconteceu.
Comecei cada vez a ficar mais e mais nervosa com este meu pensamento de deixar de fumar, que estaria a fazer mal a minha filha e a prejudicá-la, e este meu pensamento acabou por estar sempre a fazer me pensar em fumar fumar fumar.
Até que parei e pensei, mais vale eu fumar e andar calma, do que fumar e andar ansiosa. E sim, eu sei que o ideal seria eu não fumar e andar calma, mas era o melhor que eu podia fazer.
E assim foi, fumava 10 cigarros por dia mas andava calma.
Agora já sou mamã e continuo a fumar, mas tenho a certeza que assim que planear ter mais um filho primeiro deixarei de fumar e só depois vem o filho.

Queria finalizar este tópico com dois conselhos:
- Deixar de fumar antes de engravidar, não adiar!
- Deixar de fumar quando se está grávida é muito difícil, por isso se não deixarem de fumar antes de engravidar tentem reduzir aos poucos, se conseguirem deixar melhor, se não, qualquer cigarro a menos é ótimo!

Não hesitem em partilhar as vossas experiências!
Se se sentirem mais à vontade ou quiserem ajuda mandem mensagem privada.

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Olá.
Por acaso para mim o difícil foi não voltar a fumar depois da gravidez. De ambas as vezes deixei assim que soube que estava grávida, não me custou muito, mas voltei após o nascimento. Desta última vez até estava a correr bem, mas este confinamento deixou-me tão ansiosa que acabei por não resistir. O facto de o marido também ser fumador não ajuda, mas pronto, a responsabilidade é minha, não posso culpar ninguém Preocupado
Pelo menos durantes as gravidezes consegui, sei que para algumas mulheres não é fácil e quanto mais se pensa nisso pior. Eu tentava distrair-me com outras coisas e evitava o que me fazia apetecer mais fumar (os cafés, por exemplo).

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá @Telma Isabel
Sim compreendo que seja difícil não voltar depois da gravidez, pois na maior parte as mães deixam de fumar pelos filhos, não por elas, muitas ate gostam de fumar, não sei se é o seu caso.
Obrigada pela partilha

Andreiapmb -
Offline
Desde 14 Dez 2015

Para mim foi muito fácil em qualquer gravidez.
Claro que as vezes depois de almoçar da vontade
Mas tinha e tenho mais vontade de os ter saudáveis
Não condeno, cada pessoa é uma pessoa.

Mas a força da mente é extraordinária.

Beijinhos

POSITIVO: 29.02.16
A.E: 08.03.16
Positivo: 10.03.17
A.R: 9.05.2017
Positivo: 20.05.20

ritinhamag -
Offline
Desde 03 Fev 2010

Boa tarde...
Das minhas 2 gravidezes foi instantâneo... Deixei de fumar nos dias em que descobri que estava grávida.
Voltei a fumar qnd deixei de amamentar. Ainda assim, bastante menos. Fumava cerca de 10 cigarros por dia antes de engravidar, agora fumo 1 cigarro por dia, à noite, já depois do meu bebé estar a dormir!!!... Não somos todas iguais e parece.me que neste tema a força de vontade é a nossa maior aliada!

KittySky -
Offline
Desde 08 Fev 2019

Olá,
Deixei de fumar facilmente mal soube que estava grávida e não me custou, assim cm não devemos comer carne crua tb n devemos fumar, dp de deixar de amamentar voltei ,aí é que foi mais difícil, mas pelo bebé que temos dentro de nós temos que conseguir largar o vício.

Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá a todas, antes de mais obrigada pela partilha!
Sim a força de vontade é sem duvida a nossa maior aliada, quer para reduzir quer para deixar!
Beijinhos a todas!

Melinha -
Offline
Desde 16 Fev 2010

Concordo em pleno com o timming, mas nem sempre é fácil mesmo quando já estamos na fase de treinos.

Eu por exemplo tive a sorte de deixar de fumar uns dias antes de saber que estava grávida, mas porque foi um dos efeitos, enjoei ao tabaco, deixava me muito mal disposta e com tremores.

Mas sim, quando planeiam engravidar pensem em aplicar e deixar de fumar, não é nada fácil mas é possível.

Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá @Melinha!
Sim às vezes nos treinos já é difícil!
Às vezes enjoar é uma sorte!
Beijinhos

saisa -
Offline
Desde 26 Nov 2019

Só passei aqui para dizer que se fosses a RLL já tinhas sido comida viva 🙄

🎶🕺🏾🕺🏽⚰️🕺🏿🕺🏿🎶

MarinaLX -
Offline
Desde 03 Jan 2019

Olá! E porque não começa já a tentar deixar de fumar? Visto que tem dificuldade, esperar até planear a gravidez só está a adiar um problema...ou seja vai entrar em stress na mesma.
Não me leve a mal, é só uma ideia, assim com tempo e calma pode tentar várias estratégias para deixar o vício.

Sobre MarinaLX

Último anticoncepcional: Setembro 2018

MarinaLX -
Offline
Desde 03 Jan 2019

Olá! E porque não começa já a tentar deixar de fumar? Visto que tem dificuldade, esperar até planear a gravidez só está a adiar um problema...ou seja vai entrar em stress na mesma.
Não me leve a mal, é só uma ideia, assim com tempo e calma pode tentar várias estratégias para deixar o vício.

Sobre MarinaLX

Último anticoncepcional: Setembro 2018

Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá Marina,
Sim concordo plenamente.
Obrigada pela partilha a todas

Maggie1st -
Offline
Desde 07 Dez 2019

Olá Mary!
Sou fundadora há muitos anos com algumas paragens pelo meio.
Da 1a vez que fiquei grávida, e apesar de ter sido planeado, aconteceu tudo tão de repente que agora, olhando para trás, sinto que não estava preparada. Tentei deixar de fumar mas a ansiedade era tanta que fumava cerca de 3/4 cigarros por dia. Infelizmente a minha lentilha não vingou e tive um AE por volta das 8 semanas.
Hoje estou novamente grávida de 12+2. No dia em que fiz o teste e deu positivo enjoei de tal forma o cigarro que nunca mais me apeteceu 🤷🏻‍♀️
Somos todas diferentes e na minha opinião não devemos julgar ninguém!! Todas nós sabemos que não devemos fumar, principalmente quando estamos grávidas e a amamentar!! Acho que termos que lidar com a nossa consciência já é julgamento suficiente!!
Beijinhos 😘

Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá!
O caso da tua 1ª gravidez foi muito semelhante á minha! Com toda a ansiedade da gravidez não consegui deixar!
Ainda bem que conseguiste enjoar...
A nossa consciência já é suficiente, não precisamos de mais ninguém a julgar-nos.
Beijinho

Aritc -
Offline
Desde 04 Jan 2020

Olá mamã
Eu nisso considero-me uma valente. Não vou estar aqui com falsa modéstia, porque eu própria vejo que consegui algo muito difícil. Fumei durante 20 anos. No dia 29 de Dezembro de 2016 decidi que não ia fumar mais, porque daí a 3 anos queria engravidar. E foi assim de um dia para o outro. Chorei, tive pesadelos, noites sem dormir, andava insuportável. Foi complicado mesmo, durante várias semanas. Mas mantive sempre o meu foco. Às vezes é difícil ir buscar a força de vontade que é precisa, porque é precisa mesmo muita, mas bastava-me imaginar um bebé cheio de fios por ter nascido prematuro, que a vontade ia passando. Sei que as mães fumadoras já têm a sua própria consciência a julgá-las, e que para não conseguirem é porque a ansiedade é mesmo muita mas, mesmo que ainda não estejamos grávidas, temos de nos agarrar à ideia de que é o nosso primeiro acto de amor. E sim, para além na consciência de cada uma, a sociedade também julga. A mim pessoalmente faz-me muita impressão ver uma grávida a fumar, sempre fez, mesmo quando eu era fumadora. Acabava e acabo por julgar, acho que é algo intrínseco à condição humana. Quem nunca errou que atire a primeira pedra, e quem nunca julgou que atire também... Temos mesmo de nos esforçar, ainda que não seja por nós, que seja por eles, que merecem tudo o que de melhor lhes conseguirmos dar... E a cada cigarro a menos que fumarmos, é mais tempo de vida que nos sobra para estarmos com eles no futuro. Muita força, espero que consiga e que corra tudo bem!

Mary.santos -
Offline
Desde 07 Jul 2019

Olá!
Dou-lhe os meus parabéns! A sua determinação e força de vontade são de facto muito fortes!!
Obrigada pela partilha, que irá certamente inspirar outras mamas que estão na mesma situação que eu!

Outros tópicos relacionados

Ginecologistas em Setubal..... recomendam alguem?
Olá! Estou a pensar arranhar um ginecologista/obstetra em Setubal. Alguma recomendação? Estou a pensar aderir a um seguro que tem acordos com estas clinicas: Clinica Centenarium - Serviços Médicos de Setubal Lda. - Clinica Centenarium Ginecologia/...
Berçários em Setubal
Olá! É a primeira vez que venho aqui. Estou grávida de 8 semanas e queria a vossa opiniao sobre berçarios em Setubal. Alguem conhece? Será ainda cedo para procurar berçario? Quanto custam? Ai meu Deus! Tanta pergunta! Ajudem-me com opinioes.....
Dra. Cristina Costa - Setubal
Olá! Alguem aqui conhece esta medica? Quero escolher uma e ando tao indecisa... Eu quero um/a onde possa fazer la os exames para nao andar de um lado para o outro e que tenha acordo com seguros (vou tratar disso tambem)..... Bjinhos Estela
Dra. Ana Paula
Bom dia Alguem conhece a Dra Ana Paula? Ela é médica na MAC mas dá consultas em Setubal. Ja marquei consulta com ela apesar de ter pena de nao dar consultas no hospital em Setubal. Mas como consegui consulta com ela (sou cliente na clinica noutra...
Médicos do hospital de Setubal
Olá! Alguem conhece algum medico que trabalhe no Hospital em Setúbal que tenha consultorio nesta cidade? E já agora que tenha acordos com seguros de saúde? Ouvi falar bem do Dr Camarinha e eu ja fui paciente da Dra. cidalia martins mas penso que nao...
ICSI - Testemunhos...
Olá! Soube à pouco tempo que provavelmente vamos ter de recorrer à icsi para podermos ter o nosso bebe. Isto porque no espermograma viu-se que apenas 1% dos zoides sao normais. Como só na proxima semana vamos poder inscrevermos no público e enquanto...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?