Subsidio desemprego e gravidez | De Mãe para Mãe

Subsidio desemprego e gravidez

Responda
5 mensagens
Rache -
Offline
Desde 27 Ago 2021

Boa noite a todas,li este topico mas estou numa situacao um bocadinho diferente mas pode see que alguém possa ajudar por favor. Estou finalmente gravida:) mas de muito pouco tempo ainda e estou no final de receber subsídio desemprego,acaba em setembro. Sei que normalmente nao se perde o subsidio mas o que acontece quando ja nao temos direito ao subsidio,perco tambem o direito ao subsidio de maternidade? Porque pelo que li so posso informar as 12 semanas entao nessa altura ja nao estarei a receber acho eu. Fiz o beta na sexta feira… se alguem puder ajudar agradeco🙏🏻 Obrigada

susana_miguel -
Offline
Desde 03 Set 2012

Olá
muitos parabéns Sorriso
a licença de maternidade é atribuída após o bebe nascer e penso que terá de ter rendimentos registados, se não tiver, existe a licença social parental, pode consultar aqui:
https://www.seg-social.pt/subsidio-social-parental
Quando terminar o subsidio desemprego e até que nasça o bebé, ou arranja emprego, ou tenta uma baixa antes do subsidio de desemprego acabar, ou então fica sem qualquer rendimento.
Mas deve haver mamã que a possa ajudar com informações mais precisas, pois não passei por essa situação.
Tente procurar informações junto de algum gabinete de contabilidade na sua zona, ou diretamente na SS

Inícios treinos 05/03/2016
*positivo* 29/12/2016 DPP 06/09/2017
Já nasceu Espertalhão 18/08/2017 2.420kg e 44cm de muita ternura
*positivo* 28/10/2021 AR a 16/12/2021 (11 sem)
*positivo* 12/02/2022 DPP 22/10/2022

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Acabando em Setembro, acabou. Poderá ter direito ao subsídio social de desemprego mas aí ja conta os rendimentos do seu agregado.
Ou seja, pode ter direto ou não.
Subsídio de maternidade? Está a falar da licença de quando o bebé nascer? Para ter direto penso que terá que ter 6 meses de descontos antes do bebe nascer..o que se não começar a trabalhar não terá. Mesmo que lhe seja atribuído não irá receber grande coisa tendo em conta que esteve desempregada.

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

-Se o subsidio de desemprego termina em Setembro, poderá pedir o subsidio de desemprego subsequente se cumprir os requisitos, pode ser pedido 1 mês antes de terminar o subsidio de desemprego (informe-se no IEFP)
-A licença de maternidade só pode pedir após o bebé nascer, mas se não tiver descontos para a segurança social nos 6 meses antes do nascimento, acho que não terá direito. Poderá pedir a licença de maternidade social mas para isso irão ter em conta os rendimentos do agregado familiar.
-A partir das 13 semanas de gravidez pode pedir o abono pré natal, o médico emite a declaração após a ecografia do 1º trimestre e você faz o pedido junto da segurança social. O escalão é calculado com base nos rendimentos do agregado familiar.
-Após o bebé nascer pede o abono de familia que é calculado com base nos rendimentos do agregado familiar. Se o pai do bebé não fizer parte do seu agregado familiar terá de apresentar a regulação do poder paternal.

Rache -
Offline
Desde 27 Ago 2021

Obrigada a todas,ajudaram imenso! @soniamst @leticia_29 @susana_miguel