Sopa / Bebé Obstipada | De Mãe para Mãe

Sopa / Bebé Obstipada

Responda
11 mensagens
scgt10 -
Offline
Desde 21 Fev 2010

Olá a todas,
mais uma vez peço a vossa ajuda.
A minha bebé desde os 15 dias de vida que deixou de fazer cocó sozinha, todos os dias tinha de a estimular, às vezes com bebegel, mas a maioria das vezes não era necessário, quando fez 3 meses e mais ou menos uma semana, começou a fazer cocó sozinha todos os dias.
Aos 4 meses certinhos começou a comer papas e desde essa altura que voltei a ter que a estimular, fez Sábado 8 dias comecei com as sopinhas e ainda não faz cocó sozinha, já retirei a cenoura (dizem que não ajuda) que substitui por abobora e começei a colocar alho frances no Sábado.
Agora digam-me de acordo com a vossa experiência quais os melhores legumes para a obstipação? Como fazem a sopinha dos vossos bebekas obstipados?
A Pedi disse-me que era normal, nos primeiros tempos dos sólidos a Clara ficar obstipada outra vez, mas eu quero ajudar a minha menina. Ajudem-me voces, please!!!

Desde já obrigado

Grande abraço

Sofia

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

Felizmente não passei por isso até hoje e o Gustavo tem quase 5 meses.

Os legumes que ajudam não sei. Mas posso pesquisar na net.

Mas sei que a papaia é muito boa. Podes lhe dar depois da sopinha.

scgt10 -
Offline
Desde 21 Fev 2010

a minha bebekas só vai começar com a fruta aos 5 meses, cada pediatra tem a sua mania, de qualquer forma obrigado pela dica, já sei que banana prende o intestino e que papaia solta Gargalhadas
Grande abraço

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

A Sopa pode provocar obstipaçao?

Hoje considero pertinente apresentar-vos este artigo que foca mais algumas soluções para os problemas de obstipação que se verificam muito frequentemente nos bebés, sobretudo no primeiro ano de vida. Este facto tem origem essencialmente em 2 aspectos: na imaturidade do sistema digestivo da criança e que condiciona a diminuição dos movimentos peristálticos que impelem as fezes ao longo do intestino, permitindo que percam água e fiquem mais secas (dificultando a sua evacuação) e, por outro lado, a riqueza em ferro que o leite da mamã possa oferecer ou os leites de fórmula certamente possuem.

Por isso, presencio muito frequentemente a preocupação de progenitoras tentando encontrar medidas efectivas que reduzam este mal-estar no seu bebé. Constato também que, se por um lado a dieta tão restritiva nos primeiros meses de vida infantil condiciona a ingestão qualitativa e quantitativa da fruta e legumes por outro lado, quando meses depois isso acontece, o efeito também nao se evidencia.

Mas então o que se passa?
Embora, de facto, em alguns casos a ingestão de fruta crua ainda seja diminuta e quase sempre sem casca, a verdade é que a sopa representa dos primeiros alimentos a receber uma forte implementação e portanto pelo menos algum efeito se deveria notar no trânsito intestinal...
Aliás, sendo a sopa um bom veículo de grande parte de legumes, seria de facto um alimento que oferecesse rapidamente benefício para o Bebé na resolução dos sucessivos episódios de obstipação que padece.
Este assunto merece pois alguma reflexão.
Se de facto ja tenho alertado no Blog BabySOL para a necessidade de suavizar a preparação culinária da sopa, disponibilizando apenas 3 legumes base e um legume verde, a verdade é que a ideia de a tornar mais substancial é comum nas progenitoras e condiciona o excesso de legumes, e consequentemente de fitoquimicos (substâncias existentes nos legumes, naturais e de efeito benéfico no organismo se em baixa quantidade) que, ao interagirem entre si e, se em excesso, podem dificultar a acção digestiva e diminuir a vantagem nutricional que este alimento, supostamente, deveria oferecer.
Por outro lado, e complementando a ideia anterior, é o erro frequente de cozinhar demasiado os legumes durante a preparação da sopa, amaciando-os em exagero. A cozedura prolongada destrói os tecidos fibrosos e com isso diminui-se drasticamente o poder da fibra no trânsito intestinal. Resultado: a sopa deixa de oferecer vantagem sobre a obstipação porque o seu teor em fibra é quase nulo! Este facto acontece frequentemente quando, erradamente, se confecciona os legumes por períodos superiores a 20 minutos que devem, obviamente, aumentar a sua digestibilidade e eliminar a carga microbiológica...mas apenas isso! Portanto, cozinhe tapado, em lume brando, depois de juntar os legumes e levantar fervura. Adicione sempre o azeite no fim, que actua como lubrificante intestinal e nunca cozinhe os legumes e a carne ao mesmo tempo pois são necessários tempos diferentes de cozedura para estes alimentos.

Saiba tambem que a adição de abóbora e de legumes de folha verde escura, se já autorizados pelo médico assistente, representam um boa medida na luta contra a obstipação. Por sua vez, alimentos que provocam mais gases como a cebola, o alho francês e a couve-flor devem ser adicionados à sopa com parcimónia, sobretudo se a criança é muito pequena e cuja maturidade intestinal pode ainda ressentir-se.

Lembre-se contudo que a alimentação do Bebé não deve ser restrita apenas aos alimentos que, aparentemente, não lhe causam resistência metabólica ou sensorial. É importante oferecer pequenas quantidades para estimular a diversificaçao alimentar, promover uma evolução sensorial mais rápida e disponibilizar ao organismo a rotatividade nutricional que necessita.

A não esquecer!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação de Grupos de Risco

Suzinha_77 -
Offline
Desde 10 Fev 2011

O meu nome também é Sofia e o meu Gabriel tambem sempre foi um bebe 'preguiçoso' assim que deixou de ser amamentado.
Sim, é verdade, a cenoura na sopa nao ajuda nada. Poe pouca ou substitui por abobora, muita abobora. Podes tambem comprar inhame (tem nos hiper junto à batata doce) que nao tem gluten, é apropriado para alimentaçao infantil, nao da mau sabor à sopa e tem fibra. A batata doce tambem tem mais conteudo em fibra do que a batata normal. Concordo com a outra menina que no post frisa em nao ferver muito tempo os legumes e adicionar azeite. Experimenta nao dar a sopa muito 'grossa' de modo a hidratares bem a tua bebé, agua q.b. é preciso para evitar as fezes duras. Quanto à fruta, se ela aceitar fruta crua moida (com um pouco de água para ficar mais macia principalmente a maça, a pera nao precisa) ao inves da fruta cozida tambem é melhor. A desvantagem é ter de preparar na hora para nao deixar a oxidar.
E finalmente ter paciencia e ir ajudando a bebe com estimulaçao pois é uma fase que vai melhorando à medida que ela se vai adaptando. Daí a uns meses já vais poder variar mais o menu, principalmente com iogurtes que costumam ajudar mais do que as papas.
Tens ainda um laxante natural que é a ameixa preta. Mas é melhor consultar a pediatra pois ameixa o Gabriel só pode começar depois dos 7 meses. Ainda hoje o meu filhote tem dificuldade em evacuar pois faz auto-obstipaçao, ou seja, retem as fezes pois associa à dor de fazer. o que faço é dar-lhe todos os dias agua de ameixa com as ameixas moidas nessa mesma agua (até 4 ameixas) que ajuda muito a amolecer as fezes.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.

2009 Apaixonado Nasce o Gabriel, finalmente vivo o amor de mãe
2011 Triste Duas estrelinhas no céu (12Jan;27Set)
2012 Apaixonado Janeiro traz a prenda desejada... a princesa Magda
Afilhadas: Mariadavid(Martinha),Mari(Gugas),Ysa(Mat),Estela(Ritinha),Docinho(Sofia), Paty( Apaixonado ) | Madrinhas: Marta(Rodrigo),DMaria( Apaixonado )

scgt10 -
Offline
Desde 21 Fev 2010

A minha pipoka ontém estava cheia de gases, deve ser do alho francês.
Artigo muito interessante!!!
Sofia

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

Pois é, a meixa preta é muito boa.

Eu nunca dou fruta cozida ao Gustavo, é sempre só passada na varinha mágica. Enquanto a sopinha dele aquece eu trituro a fruta.

Sonjabel -
Offline
Desde 09 Fev 2010

Aqui em casa aconteceu o contrário...desde que a Eva começou a comer sopa nunca mais andou aflita da barriga. Faz cocó todos os dias, várias vezes ao dia Espertalhão

Sobre Sonjabel

29/12/2009 POSITIVO----------09/09/2010 Nasceu a Eva (49 cm e 3335g)
Positivo a 17/01/2017 - AE a 3/02/2017
POSITIVO a 7/3/2017 A torcer para que tudo corra bem Espertalhão

andreines -
Offline
Desde 09 Fev 2011

Ola Sofia a minha bebekas Inês tem 4 meses nasceu a 23/09/2010 2 dias depois da tua Clara, comecei a dar-lhe as papas ainda não tinha 4 meses com a indicação da pediatra uma vez que ela não e apreciadora do leite, passadas 2 semanas inseri-lhe a sopa. Graças a Deus a minha menina não e presa no entanto sempre ouvi dizer que para bebes com obstipação deveria-se evitar arroz na sopa, evitar a banana como sobremesa e deveria-se colocar uma folha de alface na sopinha para ajudar. Experimenta pode ser que resulte mal não faz .
bjox

...............................
Guilherme nasceu a 05/03/2003
Inês nasceu a 23/09/2010

seventh -
Offline
Desde 20 Abr 2010

Muito interessante, vou seguir pk o meu menino sofre do mesmo mal...

Sobre seventh

1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40(♥)♥ Nasceu dia 4/11/2010 ás 23:35!!!
Afilhada da Burmeca e madrinha da Motherstar e do seu Rafael, e da Isobral e da sua Matilde... Um casalinho fofo de afilhados lindos!!! Espertalhão Já tenho mais afilhadas, sou uma sortuda! são beck_rebelde89 e a mama_mar!!
Tia dos cerejas!! Espertalhão

scgt10 -
Offline
Desde 21 Fev 2010

obrigado pela vossa ajuda, a Clara ontém já conseguiu fazer cocó sozinha, mas muito pouco e muito rijo, hoje tive que a ajudar outra vez porque ela estava aflita, ela consegue fazer o problema é que é mesmo muitooooooooo rijo, coitadinha da minha bebekas Chorão .

Mais algumas dicas, para amolecer as fezes da Clarinha? Já lhe dou o 100cc de Alivit Gases, no meio das refeições.

Vá lá meninas ajudem, please Grande abraço