As sestas aos 15m | De Mãe para Mãe

As sestas aos 15m

Responda
9 mensagens
Filipa Brites -
Offline
Desde 20 Jul 2019

Olá mamãs. Sou nova neste grupo mas já o sigo desde da minha gravidez ☺️ o que me traz aqui hoje são as sestas do meu piolho. O meu bebecas tem qse 15m e desde os 12m que as sestas têm sido um inferno. Durante a smn fica com a avó e dorme 2 boas sestinhas de 1h30 a 2h cada e durante a noite faz 10h seguidas. Mas tenho notado que sp que fica cmg ao fds é um castigo pô.lo a dormir. Sei q está com sono e até bate certo com a hora a que costuma fazer a sestinha mas demoro 1h é tal a adormecê.lo! Nem com mama, colo, no berço.... Já não sei o que faça mas sinto.me muito desgastada pois preciso fazer as tarefas cá em casa e gostava de conseguir sair dps da sesta da tarde mas desta forma n consigo pq perco muito tempo c ele. É um desespero 😢 contem.me a vossa experiência mamãs. Até já ponderei se estar a reduzir a quantidade de sestas...mas não sei como perceber. Ufffff..... 😔 Obrigada a todas❤️

Sansa -
Online
Desde 18 Jan 2018

Se demora muito a adormecer é porque está preparado para largar a segunda sesta. Costuma ser por volta desta idade. Tenta pô-lo a dormir 4h depois de acordar.
No entanto, também pode recusar dormir porque quer a tua companhia e não quer perder tempo a dormir a sesta.

Asofiam -
Offline
Desde 03 Jun 2019

O meu filhote tem 20 meses e passou pelo mesmo.. E só comigo.. Acho que de facto é a adaptação das sestas, mas também um teste à nossa paciência. Ainda hoje tem dias que faz duas sestas, outros só uma depois do almoço.. E quando está mais tortito já nem tento, saio com ele e quando volta já está mais relaxado e adormece melhor.
Paciência mamã 🙃. Vai ver que é uma fase.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A minha deixou de fazer a sesta da manhã com essa idade. O sinal foi mesmo esse: começou a demorar horas para adormecer. Podem sempre deitá-lo mais cedo à tarde se virem que ele está demasiado cansado por não ter dormido de manhã.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

A minha era igual, por mais voltas que desse era assim e cheguei a uma conclusão: eles querem a mãe, não querem dormir.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Passei exatamente por o que descreve, às vezes só dormia se eu dormisse com ela. Talvez por volta dessa idade ou dos 16 meses deixou de fazer a sesta da manhã, dou-lhe o almoço mais cedo e deito-a logo.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

A minha também deixou de fazer 2 destas há coisa de 1 mês. Faz 1 sesta por volta das 11/11.30, depende da hora a que acordar de manhã. Fazia duas mas começou a demoras seculos a adormecer e então passou a fazer só uma, durante a hora de almoço, porque acorda por volta das 7.30/8.00. Se acordar mais tarde dorme no fim do almoço (14.30/15.00) mas depois à noite adormece muito tarde (22.30). Eu o que fiz foi deixá-la a cair de sono. Tanto que ela até pede para ir dormir 😅 geralmente não passa das 11.30/12.00 e dorme cerca de 1.30/2.00.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Ainda hoje eu sou a pessoa que mais demoro a conseguir colocar a minha filha para dormir... todos conseguem colocar num instante e comigo ela fica horas a lutar contra o sono, sempre foi assim. A minha mãe diz que é porque ela gosta muito de estar comigo e por isso não quer dormir, acho simpático ela me dizer isso, não sei se é, mas a verdade é que as avós demoram minutos para a adormecer e eu demoro mais de 1h.
Seja como for a minha filha com 15 meses já só fazia uma sesta, na escola já era assim e em casa também ajustei. Com 15 meses passou a dormir das 12h à 14h na escola e eu em casa colocava para dormir um pouco mais tarde mas só uma sesta.

Filipa Brites -
Offline
Desde 20 Jul 2019

Mamãs, muito obrigada pelas vossas partilhas. Pelo que percebi este fim de semana o problema é só ao sabado. O miúdo percebe que vamos ficar com ele o dia todo e liga as pilhas. Quer estar connosco tal como algumas mamãs o disseram. O Domingo já correu dentro da normalidade. Acordou às 7h30, fez a 1ª sestinha às 10h30 (até às 12h20) e depois às 15h já dormia a segunda sestinha, O normal portanto. Ele em Setembro entra para a creche e acredito que até lá reduza as sestas mas para já é assim que funciona connosco. De 3h em 3h pede para ir dormir. Até porque segundo evidencias cientificas só por volta dos 15m 16m é que os bebés largam a segunda sesta. Caso o demonstrem antes provavelmente trata-se de uma fase e por isso os pais devem continuar a tentar colocá-los a dormir. Mais uma vez muito obrigada pelas vossas partilhas <3